Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS)
Apresentação
O Estudo Internacional de Educação Cívica e Cidadania (ICCS), tradução de Internacional Civics and Citizenship Education Study (ICCS), é uma iniciativa realizada a cada seis anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.
O estudo é o maior e único estudo internacional dedicado à educação cívica e a cidadania. A edição do ICCS 2022 é a primeira em que o Brasil participa e ocorre em uma amostra de escolas públicas e privadas, abrangendo todo o território nacional.
O ICCS avalia os alunos matriculados no oitavo ano, desde que a idade média dos alunos deste ano seja igual ou superior a 13,5 anos. Além disso, o ICCS coleta informações de professores em cada escola, com ênfase nos professores que atuam em disciplinas relacionadas com a educação cívica e a cidadania. Dessa forma, contribui substancialmente para o conhecimento sobre como esses conteúdos estão sendo ensinados nas escolas e para a compreensão de como diversos países preparam os seus jovens para a cidadania.
O ICCS analisa o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre conceitos e questões relacionadas à cidadania e ao civismo, bem como suas crenças, atitudes e comportamentos em relação a esse domínio. Além disso, o ICCS coleta dados contextuais ricos sobre a organização e o conteúdo da educação cívica e para a cidadania do currículo, qualificações e experiências de professores, práticas de ensino, ambiente e clima escolar e apoio da família e da comunidade às atividades escolares.
Em face aos novos e emergentes desafios evidentes no mundo de hoje, o estudo visa melhorar a compreensão dos países sobre questões como o papel dos alunos em relação à cidadania global, sustentabilidade ambiental, interações sociais na escola, uso de novas mídias sociais para engajamento cívico, cidadania digital, migração e diversidade. A participação no ICCS fornece aos países dados confiáveis e comparativos para ajudar a moldar as políticas educacionais nessas áreas críticas. Os resultados do ICCS ajudarão os países a monitorar seu progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente a Meta 4.7, que visa garantir que até 2030 todas as meninas e meninos completem na idade adequada o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade; assegurando a oferta gratuita na rede pública, que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.
O Inep é o órgão responsável por planejar e operacionalizar o ICCS no país, o que envolve representar o Brasil perante a IEA; colaborar com a seleção de amostra; coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, a aplicação desses instrumentos nas escolas amostradas, a coleta das respostas dos participantes e a codificação dessas respostas; contribuir para a análise dos resultados e a produção do relatório nacional.
Aplicação inédita – A aplicação dos instrumentos do ICCS no Brasil abrange uma amostra de escolas públicas e privadas de todo o território nacional, conforme diretrizes amostrais e critérios estatísticos estabelecidos pela IEA, de modo a manter a padronização do estudo entre os diferentes países participantes. Os testes da edição de 2022 foram aplicados entre setembro e outubro para mais de 5 mil alunos (8º ano do ensino fundamental) de 190 escolas distribuídas por todas as unidades da Federação. No Brasil, os testes e questionários foram aplicados por meio de sistema eletrônico do ICCS.
Confira os resultados do estudo