Histórico
1997 - Aplicado o Primeiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo
O Primeiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Perce) reuniu, pela primeira vez, informação comparativa sobre a aprendizagem dos alunos da América Latina e Caribe, de forma regional. O Perce contou com a participação de 13 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Honduras, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela) e envolveu 55 mil estudantes. Foram avaliadas turmas de 3ª e 4ª séries (4º e 5º anos) do ensino fundamental, com provas de leitura e matemática. Também foram administrados questionários a alunos, tutores, professores e diretores para coletar informações sobre os fatores associados aos níveis de desempenho.2006 - Segundo Estudo Regional Comparativo incorpora inovações
O Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce) reuniu 16 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, bem como o estado mexicano de Nuevo León. Mais de 196 mil estudantes das séries escolares equivalentes ao 4º e ao 7º ano do ensino fundamental participaram do estudo.
Em todos os países, foram avaliadas as aprendizagens em leitura, escrita e matemática. Adicionalmente, houve avaliação de ciências na Argentina, Colômbia, Cuba, El Salvador, Nuevo León (México), Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Os resultados de aprendizagem dos alunos no Serce 1997 e no Perce 2006 não são diretamente comparáveis devido às inovações incorporadas na segunda aplicação, como a mudança das séries escolares avaliadas; a ampliação das áreas de conhecimento avaliadas; o desenho matricial das provas e a inclusão de perguntas abertas nos testes.
2013 - Terceiro Estudo Regional Comparativo consolida avaliação
O Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce) contou com 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e o estado de Nuevo León (México).
Assim como o estudo anterior, avaliou o desempenho escolar nas séries equivalentes ao 4º e 7º ano do ensino fundamental nas áreas de matemática, leitura e escrita, além de ciências da natureza, exclusivamente para o 7º ano. O Terce contou com a participação de 195.752 estudantes.
Os resultados de aprendizagem do Terce 2013 são comparáveis com os do Serce 2006. Como inovações, foram introduzidos os “módulos nacionais” de fatores associados.
2019 - Quarto Estudo Regional Comparativo e Explicativo marca mudança no nome
O Quarto Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce 2019) teve a participação de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Foram mantidas as séries e áreas do conhecimento avaliadas. Se nos anos anteriores a sigla que identificava os estudos incorporava a letra que designava a edição do estudo (primeira, segunda e terceira para, respectivamente, Perce, Serce e Terce), a partir de 2019, o estudo passa a ser identificado apenas como Erce, seguido do ano da aplicação.