Avaliação da Prática
O Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação dos docentes do Brasil. Uma das novidades desta edição é a Avaliação da Prática (AP), destinada a mensurar conhecimentos, competências e habilidades práticas desenvolvidos pelos estudantes de licenciatura, e aplicada durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais. A AP constitui um instrumento importante para compor o perfil dos participantes do Enade e o contexto de seus processos formativos. Nela, teremos a participação de três atores distintos:
- Estudante;
- Supervisor de estágio (docente da educação básica);
- Orientador de estágio da instituição de educação superior.
A AP será feita durante os estágios supervisionados obrigatórios, em escolas de educação básica (públicas ou privadas), no período em que o estudante de licenciatura assume a regência de classe, sob a supervisão do professor de educação básica.
Durante esse período, os três atores envolvidos responderão a questionários pelo Sistema Enade, nos quais prestarão informações pertinentes à AP, inclusive sobre a realização de uma aula pelo estudante, que será observada e avaliada pelo supervisor.
Nesta página apresentamos para consulta prévia alguns documentos que trazem orientações para a AP, como as diretrizes da edição do Enade 2024 e, ainda, o conteúdo dos instrumentos da AP que serão respondidos pelos estudantes, supervisores e orientadores.
Manual de funcionalidades da Avaliação da Prática - Estudante
Manual de funcionalidades da Avaliação da Prática - Supervisor
Manual de funcionalidades da Avaliação da Prática - Orientador
Instrumentos de Avaliação