Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS)
-
-
O que é o PIRLS?
O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), tradução de Progress in International Reading Literacy Study, é um estudo da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.
-
De quais edições do PIRLS o Brasil já participou?
A edição do PIRLS 2021 será a primeira em que o Brasil participará e ocorrerá em uma amostra de escolas públicas e privadas, abrangendo todo o território nacional.
-
Qual o objetivo do PIRLS?
O PIRLS avalia habilidades de leitura dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de analisar tendências de compreensão leitora, além de coletar informações sobre os contextos de aprendizagem, para caracterizar o processo de leitura dos estudantes avaliados nos países que participam do estudo.
-
Por que o PIRLS avalia o 4º ano do ensino fundamental?
A escolha por avaliar estudantes do 4º ano é justificada, pois nessa fase vivencia-se um importante estágio de transição no desenvolvimento da autonomia nas habilidades da leitura. Nessa etapa da escolarização, os estudantes estão superando a etapa do “aprender a ler” e passando a utilizar a leitura para aprender.
-
Quais instrumentos avaliativos compõem o PIRLS?
O PIRLS é composto por dois tipos distintos de instrumentos avaliativos: os testes cognitivos e os questionários. Os testes cognitivos visam aferir as habilidades leitoras dos estudantes e os questionários têm por objetivo identificar os contextos de aprendizagem desses estudantes.
-
Quem deverá responder aos questionários do PIRLS?
Os questionários contextuais são voltados para diretores, professores, pais (ou responsáveis) e estudantes.
-
Quem participará do PIRLS?
A aplicação dos instrumentos do PIRLS abrangerá uma amostra de escolas públicas e privadas, de todo o território nacional, conforme diretrizes amostrais e critérios estatísticos estabelecidas pela IEA, de modo a garantir a padronização do estudo entre os diferentes países participantes.
-
De quem será a responsabilidade pela aplicação do PIRLS?
A aplicação do PIRLS será realizada por uma empresa especializada contratada pelo Inep, não havendo qualquer ônus para as escolas participantes.
-
Como podem ser utilizados os resultados do PIRLS?
Os resultados do PIRLS permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de leitura de seus estudantes em relação aos demais países participantes. A troca de experiências, a partir dos resultados obtidos, pode contribuir para o permanente aprimoramento da qualidade da educação e para a equidade dos resultados de aprendizagem.
-
Qual o formato de aplicação do PIRLS?
O PIRLS é aplicado em formato eletrônico e também em papel. No Brasil a aplicação do PIRLS será em papel.
-
O que é o PIRLS?