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Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas - 2022
O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas publicou, no dia 1° de junho, em sua página on-line, as convocatórias para seus concursos de 2022. São nove editais com o objetivo de incentivar o setor musical da Ibero-América – que reúne países da América Latina e Península Ibérica. O prazo de inscrições é de 15 de junho a 1º de outubro de 2022. O Ibermúsicas é representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Entre as novidades deste ano está o Prêmio Brasil Ibermúsicas, cujo propósito é reconhecer e valorizar espaços e empreendimentos que venham contribuindo para a divulgação da música brasileira nos países ibero-americanos. A ação, proposta pela Funarte, também tem o propósito de catalogar festivais, casas de espetáculos e projetos editoriais que se dediquem a difundir as manifestações musicais brasileiras no exterior, formando um cadastro.
Os concursos
Ajudas ao setor musical para a circulação na Ibero-América – O alvo da ação é o apoio e o incentivo financeiro para a circulação de “agentes do setor musical ibero-americano”, favorecendo a internacionalização dos espetáculos musicais, e “os intercâmbios de criação, de investigação e de saberes”. Cada projeto contemplado poderá receber até 8 mil dólares norte-americanos.
Ajudas ao setor musical para circulação nos Estados Unidos – Com a missão de promover o diálogo intercultural entre artistas musicais da América Latina e dos Estados Unidos, o processo seletivo, fruto de colaboração entre o Ibermúsicas e o Mid Atlantic Arts (EUA), tem por objetivo o apoio a projetos contemplados.
Ajudas ao setor musical para a programação ibero-americana – Edital destinado a programadores de salas de concerto, teatros e escolas, além de festivais, feiras de música e outros eventos e empreendimentos, que intencionem convidar artistas, técnicos e ministrantes de oficinas, oriundos de países ibero-americanos, para a participação em suas programações. O apoio financeiro se destina a cobrir despesas de transporte. Cada projeto poderá receber até oito mil dólares norte-americanos.
Ajudas à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do setor musical – O concurso é aberto a apoiar qualquer artista e técnico do setor musical ibero-americano. Destina-se a instrumentistas, cantoras e cantores, técnicas e técnicos, luthiers, compositoras e compositores, e a todos os “agentes da cadeia de valor da indústria musical” que desejem estudar, durante um período de um a seis meses, na região ibero-americana. Cada candidato(a) receberá mil dólares norte-americanos por mês para estudos na América Latina, e mil e trezentos dólares por mês para aprimoramento na Espanha e em Portugal.
Ajudas ao setor musical em modalidade virtual – O processo seletivo se destina ao fomento à produção de conteúdo para difusão em modo virtual. Visa a promover os laboratórios de criação; fortalecer a capacitação permanente do setor musical ibero-americano; e incentivar a inovação dessa área produtiva – sempre contemplando a cooperação ibero-americana entre os países-membros (um dos focos do Ibermúsicas). Cada projeto contemplado receberá até dois mil e quinhentos dólares norte-americanos.
IX Prêmio Ibermúsicas à criação de canções – O edital objetiva promover a criação de música popular e o fortalecimento de laços de cooperação entre criadores, intérpretes, compositoras e compositores do setor musical ibero-americano. Também tem como alvo estimular a cocriação de canções por parte de artistas de dois países-membros do Programa. Será concedido um prêmio de dois mil dólares norte-americanos para cada canção contemplada, sendo mil dólares para cada criador.
Prémio Ibermúsicas de composição e estreia de obra – Por meio do concurso, pretende-se reforçar as redes da música de concerto na região ibero-americana, com a promoção do diálogo entre intérpretes e compositores (as). A meta é, também, impulsionar a criação e as estreias de música “acadêmica, erudita”, contemporânea e experimental e, assim, contribuir para a ampliação do repertório da Ibero-América. A convocatória é destinada a intérpretes, ensambles, conjuntos de câmara, orquestras, agrupamentos corais e coros, entre outros coletivos. Eles deverão apresentar “um projeto de estreia de obra, composta para a sua instrumentação”. O prêmio é de cinco mil dólares americanos. Será contemplado um projeto de cada país-membro do Programa apresentado.
Concurso ibero-americano la Guarânia, banda sonora do Paraguai para o mundo – O propósito da ação é apoiar e acompanhar a postulação da guarânia como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para isso, o Governo Nacional do Paraguai e o Programa Ibermúsicas contemplarão, a partir do processo seletivo, uma canção inspirada no universo sonoro e poético da guarânia. O(a) compositor/a da obra vencedora receberá dois mil dólares americanos. O Ibermúsicas acrescenta que a composição será apresentada em estreia por uma orquestra ou ensamble do Paraguai, no primeiro semestre de 2023.
Prêmio Brasil Ibermúsicas – O edital tem por objetivo reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços dedicados, ao longo dos anos, a difundir a música brasileira na região ibero-americana. Serão concedidos seis prêmios de cinco mil dólares norte-americanos.
Acesse as convocatórias do Ibermúsicas aqui
Acesse a página oficial do Programa aqui
Fonte: Ascom/Secult
Funarte lança o Chamamento Público Município Amigo do Circo 2022
A Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou o Chamamento Público “Município Amigo do Circo 2022”, cujo objetivo é a concessão de apoio da administração pública federal para custos de infraestrutura dos circos de lona, como suporte à implementação da Campanha Respeitável Circo. Gratuitas, as inscrições foram abertas no dia 31 de maio.
Com a iniciativa, a Funarte intenciona incentivar os municípios brasileiros a apresentarem experiências de sucesso e propostas de ações, cuja meta seja contribuir para o desenvolvimento das atividades artísticas circenses itinerantes e do acesso aos direitos dos artistas de circo, durante as temporadas de apresentações nas localidades – visando ao interesse público.
Poderão participar do processo seletivo as organizações da sociedade civil (OSCs), consideradas aquelas definidas pelo art. 2º, inciso I, alínea “a” da Lei nº 13.019, de 2014 - com redação dada pela Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015 - detalhes na página do edital (link abaixo). As organizações também deverão cumprir exigências previstas no documento.
A Funarte destina ao Chamamento Público “Município Amigo do Circo 2022” um total de R$400 mil, a serem distribuídos pelas cinco regiões do país – cada uma delas sendo contemplada com um projeto, no qual serão empregados R$80 mil.
As inscrições serão exclusivamente on-line, com um prazo de 30 dias para a apresentação das propostas – contados a partir do primeiro dia útil após a data da publicação do edital no Diário Oficial da União. Ou seja: o prazo se inicia no dia 31 de maio e termina no dia 29 de junho de 2022.
A ação é realizada por meio do Edital nº 01/2022, publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de maio.
Acesse aqui a página específica
Com informações da Funarte
Ascom/Secult
CNIC: 6ª reunião 2022
A plenária final da 6ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) - 2022 será realizada nesta terça-feira (7/6/2022) às 12h26, com transmissão do áudio em tempo real pelo site da Secretaria Especial da Cultura, garantindo a transparência da discussão presente na plenária. A CNIC é responsável por analisar os projetos candidatos a receber a aprovação. Acompanhe a CNIC!
Fonte: Ascom/Secult
Casarões de Paranaguá (PR) têm projetos de restauro apresentados à Secretaria de Patrimônio da União
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, apresentou, na última segunda-feira (06), projetos para a restauração dos imóveis Casa do Brasão e Casa do Portão de Ferro, localizados na Rua da Praia, em Paranaguá (PR).
A proposta foi recebida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), proprietária de ambos os casarões. Também participaram do encontro a Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, a Prefeitura de Paranaguá e o escritório de arquitetura responsável.
Após a conclusão das obras, os imóveis devem abrigar a Casa da Cultura Caiçara, espaço de promoção e difusão de referências culturais, sobretudo o Fandango Caiçara. O local contará com tablado e infraestrutura de som e luz destinada à realização de bailes e apresentações de Fandango, além de salas multiuso para oficinas, biblioteca, espaço expositivo e sala para a comercialização do artesanato local. O objetivo é que o espaço seja cedido pela SPU à Prefeitura Municipal e administrado de forma participativa por grupos de detentores e instituições parceiras.
A gestão compartilhada é trabalhada desde o planejamento, que também foi permeado pela participação de diversos atores. O projeto contou com o acompanhamento, avaliação e consultoria de uma comissão formada por sete grupos locais de Fandango Caiçara; professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); e gestores da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur), junto com equipe multidisciplinar de servidores do Iphan. O novo uso dos casarões foi decidido a partir de debates entre os entes parceiros.
“A necessidade de restauro foi trazida ao Iphan pela própria SPU, proprietária dos imóveis. Para o Instituto, é um privilégio participar dessa iniciativa exemplar de articulação institucional e de engajamento da sociedade”, afirma Rosina Parchen, superintendente do Iphan no Paraná.
O Centro Histórico de Paranaguá (PR)
Cidade portuária, Paranaguá foi o primeiro núcleo urbano no estado do Paraná. O Centro Histórico, tombado pelo Iphan em 2009, apresenta importantes exemplares da arquitetura colonial brasileira, como as construções da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas e o Colégio dos Jesuítas. Destaca-se, ainda, o conjunto de sobrados da Rua da Praia, e as influências do neoclassicismo, observadas no Palacete Visconde de Nácar. A cidade desenvolveu-se em torno da atividade portuária, que antes da instalação do atual Porto D. Pedro II, na Baía de Paranaguá, estava concentrada na Rua da Praia, junto ao Rio Itiberê.
O Fandango Caiçara
O Fandango Caiçara é Patrimônio Cultural do Brasil desde novembro de 2012. Expressão musical-coreográfica-poética e festiva que ocorre no litoral norte do estado do Paraná e litoral sul do estado de São Paulo, possui um conjunto de práticas que envolvem trabalho, divertimento, religiosidade, música e dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. É uma prática de reiteração de identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.
Para as comunidades rurais e de pescadores estabelecidas neste território, o lugar do fandango em suas vidas vincula-se à organização do trabalho comunitário - o mutirão - e também, a todo conjunto de laços de sociabilidade produzidos na região. O fandango está presente em casamentos e batismos, festas de santos padroeiros e aniversários, e nas alianças de ajuda mútua. Nos mutirões para o trabalho na terra, para erguer uma casa, “varar” uma canoa, fazer um lanço de tainha, ou nos preparativos para um casamento, o fandango era uma das contrapartidas oferecidas, junto com alimentação farta ao longo do dia e da noite, criando um circuito de trocas “intercomunitárias” muito sólidas.
Com informações do Iphan
Ascom/Secult
Comitê Gestor é criado na cidade de Goiás para salvaguardar o Patrimônio Cultural local
Ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da superintendência em Goiás, reuniu gestores de instituições de ensino e demais órgãos municipais e estaduais na última terça-feira, 07, para a criação do Comitê Gestor do Patrimônio Cultural da cidade de Goiás (GO).
A iniciativa teve o intuito de aproximar a comunidade e definir ações para efetivar as políticas de preservação da cidade histórica. Goiás é protegida pelo Iphan desde 1978, com o tombamento do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico. Também possui o reconhecimento de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2001.
Neste primeiro encontro, participaram os representantes da Universidade Estadual de Goiás do Campos de Goiás, regional cidade de Goiás da Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - campus cidade de Goiás, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Cultura, de Educação e a Coordenação do Gabinete de Planejamento Municipal.
De acordo com a chefe do Escritório Técnico do Iphan na cidade de Goiás, Renata Galvão, “a proposta foi reunir os representantes de instituições públicas dos diferentes âmbitos e setores no intuito de traçar estratégias para mobilizar e para incluir a sociedade civil na construção do Plano de Salvaguarda para a Gestão do Patrimônio Cultural de Goiás”, destaca.
O Comitê Gestor do Patrimônio Cultural em Goiás terá como objetivo construir um espaço de mobilização, de debates, de articulação e de parcerias em prol de uma gestão participativa deste bem. Na ação, foi buscados meios de envolver a sociedade civil, com vistas a elaborar um Plano de Salvaguarda, que contenham metas, objetivos, estratégias, prazos e responsáveis pela execução de ações educativas e de preservação.
Para o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, a participação da sociedade vai nortear as ações de preservação e a gestão do patrimônio cultural do município. “É necessário conscientizar que o patrimônio cultural é de todos nós e que a manutenção se dá por meio de um processo, com ações efetivas, empoderamento e o engajamento de toda a sociedade”, pontua.
Segundo Renata, a ideia é que no próximo encontro, previsto para o mês de julho, as instituições apresentem as ações em andamento para a preservação do patrimônio da cidade de Goiás. " Vamos discutir e aprimorar o que já vem sendo feito e dialogar novas práticas", ressalta.
Centro histórico da Cidade de Goiás
O conjunto histórico da cidade de Goiás conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original e é considerado um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais ricos do país. Localizado em uma região de rara beleza natural, o município mantém, até hoje, o caráter primitivo de sua trama urbana, dos espaços públicos e privados, da escala e da volumetria das suas edificações.
A rica tradição cultural inclui não somente a arquitetura e as técnicas construtivas, mas também a música, poesia, culinária e festas populares. Entre elas se destaca a Procissão do Fogaréu, que ocorre todos os anos, na Semana Santa, e muitas dessas tradições ainda estão vivas e formam uma parte substancial da identidade cultural de Goiás.
Com informações do Iphan
Ascom/Secult
Prêmio Funarte às Famílias Circenses e às Artes nas Localidades: resultado da primeira fase é divulgado
A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 9 de junho de 2022, o resultado da etapa de habilitação do Edital Prêmio Funarte às Famílias Circenses e às Artes nas Localidades – Edição 2022. Foi publicada a relação de projetos habilitados e inabilitados e o formulário para recurso da etapa de habilitação.
Acesse abaixo os documentos relacionados a essa divulgação:
Relação de projetos habilitados e inabilitados
Anexo III - Formulário de recurso da etapa de habilitação
Conforme prevê o edital, os proponentes inabilitados poderão interpor recurso à Comissão de Habilitação, no prazo de cinco dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após a data de publicação da lista de habilitados e inabilitados, ou seja, de 10 a 17 de junho de 2022*, através do endereço eletrônico: coordenacao.bsb@funarte.gov.br
Os projetos habilitados nesta fase serão encaminhados à apreciação da Comissão de Seleção, conforme previsto no edital.
Mais informações aqui, na página do concurso
Com informações da Funarte
Ascom/Secult
Plano de Salvaguarda da Festa do Divino será entregue à comunidade de Pirenópolis
O plano de salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO) foi entregue em meio físico aos detentores na última segunda-feira, (13), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O plano, disponibilizado também na versão digital, traz as demandas e sugestões levantadas pelas comunidades detentoras para a preservação da manifestação, sendo definidas durante encontros virtuais realizados em 2021.
De acordo com a historiadora do Iphan-GO, Renata Galvão, as reuniões virtuais foram abertas para a participação da comunidade, e o intuito foi garantir uma elaboração dialógica e democrática do plano. “As políticas públicas referentes aos bens registrados em âmbito federal têm como finalidades consolidar a autonomia da produção e reprodução da manifestação cultural, bem como a sua sustentabilidade”, explica.
Os planos de salvaguarda impressos são o resultado deste trabalho participativo. O instrumento apresenta ações como a criação de um calendário anual de reuniões para a organização e planejamento da celebração da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis; a organização de um coletivo deliberativo de salvaguarda da Festa do Divino; o estabelecimento de um projeto de Educação Patrimonial contínuo nas escolas municipais e estaduais; a elaboração de um livro sobre a Festa do Divino Espírito Santo, para difusão do universo do bem cultural com ações educativas; e a organização de um Centro de Referência da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis.
O plano é uma política do Iphan que visa aumentar a participação democrática dos cidadãos na formulação, no planejamento e execução das políticas de preservação do patrimônio cultural. “Ele visa o apoio e o fomento para a continuidade e existência do bem cultural, propiciando a reprodução dos saberes e práticas associados a ele”, destaca do superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.
O retorno da Festa
Após dois anos de pandemia de Covid-19, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis retomou o seu formato original, acontecendo integralmente de forma presencial. O primeiro registro da manifestação é de 1819, realizada sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2010, a manifestação é inscrita no Livro de Registro das Celebrações. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações e diversas outras celebrações nas zonas rural e urbana.
Com informações do Iphan
Ascom/Secult
Um Brasil de belezas cinematográficas
Neste domingo (19), as luzes, as câmeras e a ação estarão focadas no Dia do Cinema Brasileiro. A data é lembrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. Faz alusão às primeiras imagens em movimento registradas no Brasil, na filmagem da "Vista da Baía da Guanabara", entre Rio de Janeiro e Niterói, no dia 19 de junho de 1898. Além de ser um importante reflexo da cultura e da história nacional, o cinema é também um aliado do turismo, por promover, nas telonas, cenários e paisagens que tiram o fôlego, encantam e emocionam brasileiros e turistas internacionais.
Em 2021, foram lançados 128 filmes brasileiros e exibidos, ao todo, 191 filmes nacionais (incluindo àqueles lançados em outros anos), o que gerou mais de R$ 15 milhões para a economia brasileira. Para estimular o desenvolvimento do segmento no país, os planos de ação para 2021 e 2022 preveem um investimento do Fundo Setorial do Audiovisual de quase R$ 1,3 bilhão. Deste total, R$ 808,2 milhões já estão disponíveis ao mercado audiovisual.
Também para apoiar o setor de audiovisual, a Ancine lançou, neste ano, uma linha de crédito de R$ 215 milhões, o que deve estimular a aceleração do crescimento no país. “Investir na nossa cultura por meio do cinema é valorizar a as nossas raízes e trazer investimentos para o setor”, destaca o ministro do Turismo, Carlos Brito.
"O governo federal vem atuando de forma intensa no setor audiovisual visual brasileiro, no nosso cinema. Isso gera grandes oportunidades, trabalho e renda no setor. Somente em 2022, o total investido pela Ancine chega a R$ 1 bilhão. É um marco valorizar a nossa cultura, a nossa história e o nosso Brasil", afirma o secretário Especial da Cultura, Hélio Ferraz.
O secretário nacional do Audiovisual, Gustavo Lopes, também enfatiza os esforços para promoção do cinema no país. "Nós sempre tivemos um olhar especial para o cinema. Desde o início do governo Bolsonaro foram investidos mais de R$ 330 milhões, por meio da Lei Rouanet, e mais de 1.490 projetos audiovisuais e R$ de 1 bilhão injetado na área audiovisual. É a retomada do cinema brasileiro pós-pandemia", disse.
Sabe aquele momento do filme em que o cenário é uma praia paradisíaca? Ou a cena de ação acontece em uma grande cidade repleta de arranha-céus? Ou, quem sabe, a imagem icônica do beijo dos protagonistas na rua mais florida e colorida da cidade? No Brasil, todos esses cenários são possíveis. A diversidade geográfica, climática e cultural do país proporciona aos amantes de cinema conhecerem paisagens que podem ser palco para cenas de cinema, de tão bonitas que são.
A Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos que podem ser cenários de filmes nacionais e internacionais. Confira:
Luz, câmera, ação! - Hora de o herói encarar desafios em grandes corporações, perseguições em carros velozes ou pular, repleto de cordas e aparatos especiais, de um dos arranha-céus de São Paulo (SP). Com mais de 12 milhões de habitantes, a maior metrópole do Brasil é uma referência quando o quesito é ser um grande centro urbano. Outro cenário de ação que pode ser utilizado para gravar as cenas de um filme é o Rio de Janeiro (RJ), um dos maiores cartões-postais do Brasil. O topo do Cristo Redentor, por exemplo, se torna o cenário ideal para o super-herói com poderes especiais salvar a mocinha indefesa.
Paraíso na Terra - As belezas naturais de Fernando de Noronha (PE), Bonito (MS), Torres (RS) e Maragogi (AL) são o cenário perfeito para filmes que mostram lindas paisagens, que enchem os olhos do amante de cinema com as cores, a tranquilidade e a diversidade que é estar em meio a atrativos naturais. Cenas como mergulho em águas cristalinas, observar golfinhos e tartarugas, conhecer cavernas ou nadar no mar são atrativos que podem ser divulgados no cinema.
De outro Planeta - Os mistérios da vida extraterreste são narrados em dois cenários brasileiros repletos de contos sobre outros planetas. É o caso de Varginha (MG), onde os moradores locais e testemunhas afirmam ser um lugar em que extraterrestres fazem visitas. O mistério também paira por São Thomé das Letras (MG), cidade conhecida pelo misticismo de suas pedras e construída em cima de um depósito de quartzito, sendo referência para recarregar as energias. Outro local para recarregar as energias e conhecer os mistérios da vida fora da Terra é a Chapada dos Veadeiros (GO).
O amor está no ar! - O amor captado pelas câmeras de cinema é ainda mais romântico quando filmado em Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) ou Petrópolis (RJ). Aquele clima de outono, com as folhas caindo, ou o momento em que as flores estão no ápice do florescimento, aliado ao estilo colonial das cidades, fazem com que os amantes do gênero romance se apaixonem ainda mais pela história de amor retratada na tela e, claro, no cenário do filme.
Brasil histórico - As raízes do Brasil estão fincadas em diversas cidades brasileiras como Salvador (BA) e São Luís (MA), além da jovem Brasília (DF), atual capital do país. As cenas gravadas nestes destinos turísticos proporcionam ao espectador e viajante o que há de melhor em documentários sobre a história do Brasil, trazendo aprendizados e uma verdadeira viagem no tempo com direito a poltrona, pipoca e refrigerante.
Aventureiros - O que falar do Monte Roraima (RR), das Cataratas do Iguaçu (PR) e da Amazônia (AM), cenários perfeitos para os aventureiros encararem uma jornada épica nos filmes que retratem superação, por exemplo? Estar em meio a esse tipo de natureza proporciona ao protagonista – e ao turista – praticar esportes radicais, como trekking, escalada, arborismo, trilha na selva, rapel... os destinos de aventura estão prontos para comporem takes que renderão imagens de tirar o fôlego.
Fonte: Ascom/Secult/Mtur
Projeto disponibiliza livros infantis acessíveis
Com o intuito de garantir a acessibilidade à leitura para crianças a partir de dois anos de idade, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) acaba de disponibilizar a Coleção AEIOU Acessibilidade. O projeto foi financiado por recursos da Lei Rouanet, sob responsabilidade do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.
Ao todo são disponibilizados seis volumes focados em estimular as primeiras leituras. Os livros ganharam vídeos com narração, trilha sonora, legenda, audiodescrição, janela para libras, além de tiragem impressa em braille.
“Essa ação do governo federal, segue a orientação do Presidente Bolsonaro e promove a inclusão das nossas crianças, além de estimular a leitura desde os primeiros anos de idade. Trata-se de um projeto inovador e prioritário, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
“ O governo federal vem trabalhando pela inclusão das crianças, levando cultura e educação. Mais uma ação priorizando o acesso da população a cultura, por meio da Lei Rouanet, é um governo que pensa nos brasileiros”, destacou o Secretário Especial da Cultura, Hélio Ferraz.
Para o desenvolvimento do projeto, foram captados R$ 286.817,10 via Lei Rouanet. Cada volume contará com uma tiragem de mil impressões, além de 500 impressões em Braille.
Ascom/ Secult
Aprovado lançamento de edital para seleção de projetos de TV/VoD via programadoras brasileiras independentes
A Diretoria Colegiada da ANCINE aprovou nesta quarta-feira, 22 de junho, o lançamento da Chamada Pública TV/VoD via Programadora, no valor de R$ 55 milhões, para seleção de projetos de produção de obras audiovisuais brasileiras independentes, seriadas e não seriadas, dos tipos de ficção, animação, documentário, variedades e reality show, destinadas ao mercado de televisão.
Os projetos serão apresentados por meio de programadoras brasileiras independentes e farão parte de sua grade de programação. As obras poderão ter seu licenciamento negociado nos segmentos de TV Paga e Vídeo sob Demanda (VoD) de uma mesma programadora, desde que preservada a veiculação nos canais de Televisão.
O objetivo é contribuir para a expansão da participação do conteúdo brasileiro nestes segmentos, estimular a regionalização da produção audiovisual, além de fortalecer as empresas brasileiras do setor.
Este é o nono edital lançado do novo FSA. Em maio deste ano, a ANCINE iniciou os lançamentos de editais voltados para TV e VoD, após a abertura das chamadas públicas para a produção cinematográfica e do lançamento de linhas de crédito para inovação e infraestrutura do setor.
Desde dezembro de 2021, já foram destinados R$ 873,2 milhões para a atividade audiovisual, de um total de R$ 1,27 bilhão aprovados nos Planos de Ação 2021 e 2022.
Os recursos serão aplicados conforme montante e critérios estabelecidos na 60ª Reunião do CGFFSA, realizada em 06 de agosto de 2021, na 61ª Reunião do CGFFSA, realizada em 29 de novembro de 2021, e na 62ª Reunião do CGFFSA, realizada em 16 de março de 2022.
No mínimo 30% dos recursos disponíveis para esta chamada pública serão destinados para projetos audiovisuais de produtoras independentes sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e no mínimo 10% dos recursos disponíveis serão para produtoras independentes sediadas na região Sul ou nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
As inscrições acontecem de 15 de agosto a 11 de novembro. Tão logo publicado, o edital será divulgado nos sites do FSA e do BRDE.
Com informações da Ancine
Ascom/Secult
Secretaria Especial da Cultura e Correios lançam Selo do Bicentenário da Independência do Brasil
Nesta sexta-feira (01) de julho a Secretaria Especial da Cultura e Correios lançaram o selo do Bicentenário da Independência do Brasil. O lançamento faz parte dos eventos comemorativos do bicentenário da independência, que será completado em 07 de setembro de 2022.
Com tiragem de 1,8 milhão de selos, o selo focaliza a marca oficial do bicentenário da independência, que traz o detalhe da espada que D. Pedro I teria bradado durante o “grito do Ipiranga” na cor amarela. O fundo do selo é verde, que juntamente com o amarelo, traz referência às cores nacionais. A técnica utilizada foi computação gráfica.
“O selo do bicentenário da independência endossa o nosso compromisso com a nossa cultura, a nossa história, a nossa educação e a nossa liberdade. Queremos que este selo chegue em todos os lares, de norte a sul do Brasil. É assim que queremos comemorar, comemorar com todos os brasileiros”, destacou o Secretário Especial da Cultura, Hélio Ferraz.
A cerimônia foi conduzida pelo superintendente dos Correios em Brasília/DF, Arnaldo Luiz Peres, que representou o presidente da empresa, Floriano Peixoto.
Em carta lida pelo superintendente, o titular da estatal comentou sobre a importância dos registros filatélicos que estão sendo anunciados este ano.
“Relembrar esse evento é uma reconexão com a nossa própria história enquanto povo que lutou para conquistar sua liberdade. Ao nos desvencilharmos do domínio estrangeiro, tornamo-nos, de fato, uma nação: um coletivo autodeterminado de compatriotas guiados por seus anseios comuns e pela incessante busca pelo engrandecimento do nosso país”, trouxe o trecho da carta.
Para o segundo semestre deste ano, estão previstos ainda os lançamentos de mais três emissões comemorativas no contexto do Bicentenário: Personalidades, Prédios Históricos e Participação dos Correios.
Confira os valores e a tiragem das estampas recém-lançadas, que, em breve, também estarão à venda no site e nas agências. A peça com a Marca Oficial do Bicentenário tem valor facial de R$0,01, com 1,8 milhão de selos disponibilizados para atender não só os colecionadores, mas o público que utiliza o serviço Carta Social, sendo uma estampa que dará ampla divulgação e visibilidade às celebrações da data.
Ascom/Secult
7ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC)
A plenária final da 7ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - (Cnic) será realizada nesta terça-feira (7) às 12:20 horas, com transmissão do áudio em tempo real pelo site da Secretaria Especial da Cultura, garantindo a transparência da discussão presente na plenária. A CNIC é responsável por analisar os projetos candidatos a receber a aprovação. Acompanhe a CNIC aqui.
Últimos dias para inscrição no Edital de Ingresso na Escola Nacional de Circo
O sonho de ter uma carreira no circo tem um passaporte certo: o ingresso na Escola Nacional de Circo, instituição representante da arte circense e que até o dia 11 de julho está com edital aberto para selecionar a próxima turma. O edital prevê a remuneração no valor total de 55 mil reais, durante o período de 22 meses consecutivos de aulas, que serão realizadas na sede da Escola, no Rio de Janeiro (RJ).
Valorizando a história da Escola Nacional de Circo no Brasil, serão destinadas cinco vagas para circenses itinerantes (membros de famílias circenses) e as outras 49 serão incluídas na categoria de “Ampla Concorrência”. A seleção é aberta a brasileiros natos ou naturalizados; e a estrangeiros que tenham concluído o ensino médio até a data de publicação do edital.
Conheça o Curso Técnico em Arte Circense
A partir do edital Processo Seletivo para Ingresso no Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo – Turma 2022/2024, a Funarte tem por objetivo possibilitar a formação de novos profissionais de circo, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão; além de promover o incentivo à cadeia produtiva dessa atividade – sobretudo nas áreas de criação, formação, difusão e memória.
Primeiro do Brasil, no gênero, a ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso Técnico em Arte Circense – com sua primeira turma em 1982 –,é ministrado pela Escola Nacional de Circo da Funarte, na parceria da instituição com o IFRJ, firmada em 2015 e renovada em 2022.
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição, cujo link está disponível abaixo.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo email: processoseletivo2022enclo@funarte.gov.br
Com informações da Funarte
Ascom/Secult
Nota de Esclarecimento:
A Secretaria Especial da Cultura comunica que o laudo de perícia da Polícia Federal referente ao incêndio do galpão anexo da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo, foi concluído e disponibilizado.
O incêndio no galpão anexo da Cinemateca, que funcionava como depósito de acervo, ocorreu em 29 de julho de 2021. Segundo o laudo da Polícia Federal os peritos consideraram a causa do incêndio como acidental, durante a manutenção do sistema de climatização realizado por empresa terceirizada.
A ocupação do anexo era parcial e sem visitação pública.
A Secretaria Especial da Cultura avalia medidas administrativas/ judiciais no sentido de apurar responsabilidades com vistas a recomposição ao dano ao patrimônio público.
Inventário Nacional de Diversidade Linguística pode incluir mais seis idiomas
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou no Diário Oficial da União (DOU) proposta de inclusão de seis línguas no Inventário Nacional de Diversidade Linguística (INDL) e o reconhecimento como Referência Cultural Brasileira. Segundo a autarquia federal, vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, os idiomas são o Iorubá, o Hunsrückisch (ou hunsriqueano) e as línguas indígenas Sakurabiat, Wari', Salamãi e Kwazá.
A sociedade pode se manifestar sobre os processos até 04 de agosto deste ano, por meio de formulários digitais. Ao final do prazo, as análises de cada uma das línguas serão submetidas à Comissão Técnica do Inventário Nacional de Diversidade Linguística (CTINL). A CTINDL, conforme o Decreto 11.119/2022, é a instância interministerial responsável pela avaliação e a deliberação a respeito do reconhecimento de idiomas como Referência Cultural Brasileira.
O INDL constitui o instrumento oficial de reconhecimento de línguas como patrimônio no Brasil. Por meio do sistema, há o mapeamento, a caracterização e o diagnóstico de situações relacionadas à pluralidade linguística. Além de possibilitarem a ampliação do mapa da diversidade linguística, os inventários fomentam a mobilização de comunidades em torno dos temas ligados aos idiomas maternos, contribuindo para o fortalecimento destas enquanto gestoras dos próprios patrimônios.
Saiba mais sobre os seis idiomas envolvidos:
Iorubá - Introduzida no território brasileiro em meados do século XVI pela etnia homônima, a língua afro-brasileira é falada sobretudo nas Casas Tradicionais de Matrizes Africanas de origem nagô/iorubá, onde rituais e liturgias ainda são processados no idioma. A língua, transmitida oralmente no contexto religioso, possui grafia própria, elaborada no século XIX.
Hunsriqueano - O Hunsrückisch, ou hunsriqueano, é uma língua desenvolvida a partir de uma base dialetal germânica, estabelecida no Brasil com a chegada de imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, em 1824. É falada por um numeroso contingente de cidadãos, principalmente em pequenos municípios e áreas rurais.
Sakurabiat - Trata-se de um dos cinco idiomas indígenas que compõem a família linguística Tupari, a segunda maior do tronco Tupi. O idioma apresenta três variedades linguísticas (Guaratira, Siokweriat e Sakurabiat), estando sua população étnica distribuída por cinco aldeias da Terra Indígena Mequéns, no estado de Rondônia.
Wari’ - Os Wari' têm uma população estimada em 4.408 indivíduos, dos quais 4.248 mantêm residência em aldeias. É um dos únicos povos cuja língua pertence ao tronco/família linguística Txapakura. Também são conhecidos como Pacaás-Novos, Pakaa-Nova ou Orowari' e estão distribuídos em terras indígenas também localizadas no estado de Rondônia.
Salamãi - A população Salamãi está dispersa pelo estado de Rondônia, e seus poucos descendentes moram nas cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim. Alguns deles se juntaram com os Cassupá (subgrupo dos Aikanã) na Comunidade Indígena Cassupá e Salamãi, nas proximidades de Porto Velho. Outros moram na Terra Indígena Sagarana, onde são identificados como Aruá.
Kwazá - A língua Kwazá foi classificada como genealogicamente isolada, sendo um idioma sem parentesco comprovado com outras línguas ou famílias linguísticas conhecidas. No território onde estão as comunidades Kwazá, nas cidades de Chupinguaia e Parecis, entre outros municípios de Rondônia, há uma grande diversidade étnica, caracterizando-o como um território multilíngue.
Clique nos links abaixo e acesse os formulários digitais para manifestações da sociedade e os pareceres técnicos sobre cada língua envolvida:
Hunsrückisch - Parecer Técnico
Com informações do MTur
Ascom/Secult
Museu ao ar livre de Orlean e Prédio do IRB são tombados pelo Iphan
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, realizou na última semana o tombamento definitivo de dois prédios históricos do país. A partir de agora, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans (SC), e o edifício do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), no Rio de Janeiro (RJ), se tornam patrimônios culturais do país e devem receber prévia consulta e autorização do Iphan para a realização de qualquer intervenção em seus locais ou arredores.
Criado para ser a memória viva da imigração e da colonização da região do Sudeste catarinense, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans (SC), teve sua proposta de tombamento aprovada em 2019. Agora, o espaço cultural, que preserva de maneira viva e dinâmica as técnicas e métodos de trabalho dos colonos dos séculos XIX e XX, teve o reconhecimento definitivo da importância histórica para o país.
Inaugurado em 1980, o espaço teve como principal idealizador o Pe. João Leonir Dall’Alba, e é o primeiro do gênero na América Latina. Seus edifícios preservam as características tradicionais das pequenas indústrias coloniais utilizadas pelos imigrantes, com diversos equipamentos que possibilitaram a fabricação de objetos para suas necessidades. Nos cerca de 20 mil m², os visitantes podem encontrar: capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, marcenaria, atafona, balsa, ferraria, monjolo e Centro de Vivências.
Já o Prédio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) havia tido aprovado o tombamento como belas artes em 2016, devido a sua importância arquitetônica, histórica e cultural e, agora, teve o reconhecimento definitivo. O IRB foi criado em 1939 pelo Presidente Getúlio Vargas com o objetivo de acabar com o domínio das seguradoras estrangeiras. Além da história, o local guarda construções modernistas cuja preservação e a adequada utilização do edifício contribuem para a defesa do patrimônio histórico nacional.
O PROCESSO DE TOMBAMENTO - O tombamento é uma ação administrativa do Poder Executivo, que começa pelo pedido de abertura de processo, por iniciativa de qualquer cidadão (pessoa física ou jurídica), instituição pública ou privada. Este processo, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação dos órgãos responsáveis pela preservação. Caso seja aprovada a intenção de proteger um bem cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário. A partir desta notificação, o bem já se encontra protegido legalmente contra destruições ou descaracterizações, até que seja tomada a decisão final. O processo termina com a inscrição em um dos Livros do Tombo e comunicação formal aos proprietários.
Não existe um prazo determinado para a deliberação final de um processo de tombamento. Por se tratar de uma decisão importante e criteriosa, muitos estudos devem ser realizados para instrução do processo e, conforme sua complexidade, cada caso demandará prazos diferenciados. Durante o processo, os proprietários, de acordo com a Lei, têm direito a manifestação.
Com informações do MTur
Ascom/Secult
Mostra em Chapada dos Veadeiros tem sua segunda edição em julho
A cidade de Vila de São Jorge (GO) recebe, entre os dias 25 e 30 de julho, a 2ª edição da Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa Chapada dos Veadeiros. Serão apresentações, cortejos e atividades com grupos locais e de outras regiões do país, além de show de grandes nomes da música como Anelis Assumpção, Mariana Aydar, Juçara Marçal com Kiko Dinucci, e a apresentação da dança típica, “Sussa Kalunga”, pela Comunidade Kalunga, o maior agrupamento quilombola do país.
A Mostra faz parte da programação do XXII Encontro de Culturas Tradicionais, que também envolve uma série de apresentações artísticas que representam a cultura da região e que terão como palco a Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa tem como destaque apresentações, cortejos e encenações com grupos locais e de outras regiões do país. O projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente, é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Sobre a Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa
A Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa é composta de ações virtuais e presenciais desenvolvidas pelo projeto Bossa Criativa nas cidades que fazem parte do roteiro definido no programa Arte de Toda Gente. Nesses eventos, são reunidos todos os elementos que envolvem a realização da arte no patrimônio, tanto cultural – físico e arquitetônico – quanto natural e imaterial. E são envolvidos os vários segmentos das artes, que são os tópicos principais do projeto Bossa Criativa, com a promoção de atividades de música, artes cênicas, artes visuais, literatura, dança e circo; de forma destacada ou combinada, estabelecendo diálogos entre si e incluindo recursos e formato audiovisual.
Programação
25/07 – Segunda-feira
20h - Reza, procissão com candeias, levantamento do mastro do Divino Espírito Santo e Sussa Kalunga - Comunidade Kalunga
Local: Praça do Encontro
21h - Kalungas.Com
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
26/07 – Terça-feira
15h - Império do Divino Espírito Santo - Comunidade Kalunga
Local: Praça do Encontro
23h - Saci Wèrè
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
27/07 – Quarta-feira
20h - Palco do Encontro (Catira de São João D’Aliança, Paula de Paula, Zé Mulato e Cassiano)
Local: Palco na Rua da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
23h - Coco de Mariô
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
28/07 – Quinta-feira
20h - Palco do Encontro (Batuque de Ponto Chique, Caiana dos Crioulos e Anelis Assumpção e Curumim)
Local: Palco na Rua da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
23h - Conrado Pera, com participação de Mariana Aydar
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
29/07 – Sexta-feira
16h - Caçada da Rainha de Colinas do Sul
Local: Praça do Encontro
20h - Palco do Encontro (Tambores do Tocantins, Glória Bomfim, Opereta Popular da Turma Que Faz e Doroty Marques, com participação de Noel Andrade)
Local: Palco na Rua da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
23h - Xaxado Novo
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
30/07 - Sábado
16h – Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio (Mostra) Congo de Niquelândia e Congo de Catalão
Local: Praça do Encontro
19h às 0h - Palco Aberto (Congo de Niquelândia, Congo de Catalão, Höröyá, “Padê”, com Juçara Marçal e Kiko Dinucci e Amaro Freitas - Mostra)
Local: Palco na Rua da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
0h - Grande Encontro de Artistas para Encerramento do XXII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Serviço
Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa Chapada dos Veadeiros - 2ª edição
Dias 25 a 30 de julho de 2022
Entrada gratuita
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Rua Bacupari, lote 19 - Quadra 4 - Vila de São Jorge - Alto Paraíso de Goiás (GO)
Com informações da Funarte
Ascom/Secult
Dois Minicursos serão ofertados pela Fundação Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional oferecerá dois minicursos no mês de agosto.
Trata-se de ação pertencente ao Programa Nacional de Apoio à Pesquisa e ambos os minicursos oferecem certificados aos presentes nas atividades.
Nos minicursos os pesquisadores do PNAP compartilharão resultados dos estudos que têm como fonte o acervo da FBN.
Abaixo seguem os links de inscrição para os minicursos:
Minicurso - Santidade e Narrativa Hagiográfica
Professora responsável: Tereza Renata Silva Rocha (PNAP-FBN 2021)
Carga horária: 8h - Lotação: 15 vagas
Encontros virtuais nos dias 01,02,03 e 04 de agosto. 18h – 20h
Inscrições: https://forms.gle/NV95LuRcqzwEBhAq7
Minicurso - Relatos de viajantes alemães no Brasil Oitocentista como objeto de pesquisa interdisciplinar
Professor responsável: Luiz Barros Montez (PNAP-FBN 2021)
Carga horária: 10h - Lotação: 15 vagas
Encontros virtuais nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto; 14 de setembro. 9h – 11h
Inscrições: https://forms.gle/NxZzd1cevaYuebo6Ahttps://forms.gle/NxZzd1cevaYuebo6A
Prêmio Funarte Olimpíadas das Artes Visuais
Foram publicados, no dia 25 de julho de 2022, no Diário Oficial da União, o edital do Prêmio Funarte Olimpíadas das Artes Visuais, bem como a portaria que autoriza o concurso.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cujo foco é o incentivo à produção artística e, ainda, à difusão de processos criativos em artes visuais no meio acadêmico.
Por meio deste concurso, será realizada uma seleção, em âmbito nacional, de projetos, nas categorias Arquitetura, Desenho, Design de Moda, Design de Produto, Arte Digital, Design Visual, Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura.
De acordo com o edital, a intenção é "valorizar a diversidade cultural brasileira e o intercâmbio entre as linguagens convencionais, contemporâneas e aplicadas" das artes visuais.
Serão contemplados cem projetos, cada um deles com um valor de R$ 2.500 – o que totaliza R$ 250 mil em premiações.
Segundo o regulamento, as propostas deverão apresentar "simplicidade dos elementos artísticos, além de gerar impacto por meio de aspectos como diferenciação, criatividade e originalidade".
Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção, composta por cinco membros, “especialistas de conhecimento comprovado e notoriedade" na área de artes visuais e mais um servidor da Funarte – prevê o edital.
Após o pagamento, os contemplados terão ainda suas obras divulgadas na página do Prêmio Funarte Olimpíadas das Artes Visuais – cujo endereço será https://olimpiadasdasartes.funarte.gov.br –, para votação popular. As três obras mais votadas por categoria receberão um certificado de reconhecimento da Funarte.
Inscrições
Para se inscrever, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
a) Ser pessoa física maior de 18 (dezoito) anos; e
b) Ser estudante, regularmente matriculado em curso de ensino superior ou técnico de Artes Visuais, bem como em cursos relacionados às categorias descritas no subitem 1.1.1 do edital, na modalidade presencial, semipresencial ou a distância (EAD), em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), de todas as regiões do Brasil".
As inscrições serão abertas no dia 26 de julho de 2022, terminando no dia 9 de setembro do mesmo ano.
O processo de inscrição será realizado exclusivamente por meio digital, no link disponível abaixo.
Acesse aqui a página de inscrições (disponível a partir do dia 26/7/2022).
Mais informações
As informações referentes ao processo seletivo podem ser consultadas no edital. Funarte lembra que é necessária a leitura atenta de todo o texto e de seus anexos.
Os documentos relativos ao concurso estão publicados nesta página, à direita, na coluna Arquivos Relacionados. Caberá ao responsável pela inscrição acompanhar a atualização das informações, nesta página.
Outros esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Centro no e-mail: polimpiadasav@funarte.gov.br
Com informações da Funarte
Ascom/Secult
Funarte divulga resultado do Prêmio Funarte Festivais de Música 2022
Foi publicado, no dia 22 de julho de 2022, o resultado da primeira fase, a Habilitação, do Prêmio Funarte Festivais de Música 2022, após a análise de recursos. Acesse abaixo o resultado:
Relação dos projetos habilitados e inabilitados após recursos
As propostas habilitadas nesta fase serão encaminhadas à Comissão de Seleção, que as avaliará, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.
Para mais informações, consulte o edital, aqui.
A Funarte lembra que é necessária a leitura atenta de todo o texto e de seus anexos. Os documentos relativos a este processo seletivo estão publicados nesta página, à direita, na coluna Arquivos Relacionados.
Caberá ao responsável pela inscrição acompanhar a atualização das informações sobre o concurso, nesta página.
Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: festivais.cemus@funarte.gov.br
Com informações da Funarte.
Ascom/Secult