Notícias
DESTAQUE
Vila Madalena, na capital paulista, é eleita um dos bairros mais legais do mundo
Bar na Vila Madalena, em São Paulo (SP). Crédito: Rogerio Cassimiro/MTur Destinos
Uma região da capital paulista famosa por abrigar inúmeros bares, restaurantes e galerias de grafite, entre vários outros atrativos, acaba de conquistar reconhecimento internacional. Nesta semana, a Vila Madalena foi eleita como o 13º bairro mais legal do mundo de 2022 em um ranking de 51 destinos mundiais elaborados pela revista inglesa Time Out, especializada na área de turismo.
A lista, divulgada há cinco anos consecutivos, resulta da combinação dos dados de uma pesquisa realizada com 20 mil viajantes selecionados pela publicação e das opiniões de editores e colabores do periódico. Para a definição do ranking global são observados quesitos como cultura geral, cultura de rua, vida noturna, vida comunitária e gastronomia.
Os atributos da Vila Madalena destacados pela revista Time Out incluem o perfil boêmio do bairro, muito procurado por jovens desde a década de 1980. Além disso, a publicação aponta atrações como os bares da Rua Aspicuelta, cafés artesanais, shows de samba e o Beco do Batman, uma galeria de grafite a céu aberto que reúne o trabalho dos melhores artistas de rua de São Paulo.
A lista da publicação inglesa é encabeçada pelo bairro Colonia Americana, um distrito no centro de Guadalajara, no México, marcado por cultura, cafés e vida noturna agitada. O segundo lugar ficou com o Cais do Sodré, em Lisboa, Portugal, onde bares e discotecas proporcionam diversão para diversos públicos. (Acesse AQUI o ranking da revista Time Out)
RECONHECIMENTO - No início deste ano, a vasta culinária disponível aos visitantes e moradores da capital paulista já havia rendido outro reconhecimento internacional à cidade. São Paulo foi eleita o 7º melhor destino gastronômico do planeta em um ranking elaborado pela plataforma de viagens TripAdvisor, a partir de avaliações feitas por usuários do site.
A capital ficou à frente de cidades mundialmente conhecidas, como Nova Iorque (Estados Unidos), Florença (Itália) e Lisboa (Portugal). Segundo o Observatório da Gastronomia da Prefeitura Municipal de São Paulo, a cidade possui cerca de 9 mil restaurantes e similares, reunindo mais de 50 tipos de cozinha brasileira e estrangeira, além de chefs renomados e premiados.
TENDÊNDIAS - A capital paulista é um dos destaques da Revista Tendências do Turismo, lançada em fevereiro deste ano pelo Ministério do Turismo. A publicação reúne projeções do setor para o pós-pandemia, a exemplo do turismo de experiência, do turismo gastronômico e das viagens baseadas na segurança sanitária, e lista 25 destinos em alta. (Confira AQUI a revista do MTur).
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo