Notícias
SÉRIE VERÃO
Viaje nas delícias refrescantes do Brasil
Açaí na Feira de Porto Velho (RO). Crédito: Henrique Fotógrafo/MTur
Uma das estações mais quentes do ano no Brasil, o verão é também um dos principais atrativos de turistas. Além das belíssimas praias, rios e cachoeiras, que podem ser encontradas de norte a sul, os brasileiros e estrangeiros também encontram ingredientes reconhecidos internacionalmente e que ajudam a refrescar esta temporada. É o caso do sorvete, do açaí e do cupuaçu, delícias tipicamente brasileiras que enriquecem o turismo gastronômico e tornam a experiência dos viajantes ao nosso país única e gelada.
E por falar em experiência gelada em pleno verão, a Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos nacionais que, além de atrativos naturais e culturais, valem a pena dar uma passadinha para se refrescar, e aproveitar delícias que só o Brasil tem.
Para começar, não poderíamos deixar de falar da sorveteria “Cairu”. Localizada em Belém (PA), a gelateria ocupou em 2022 a 32ª posição na lista de melhores gelaterias do mundo e angariou, ainda, por meio do chefe Armando José Lauian Filho, o título de sorveteiro “de ouro” do país. Com sabores que trazem os gostos do Brasil, o local oferta aos turistas sorvetes com ingredientes típicos da região Norte, como o Carimbó, que mistura cupuaçu e castanha do Pará, e o Paraense, que leva em sua composição açaí doce e farinha de tapioca.
Quem também apareceu na lista das melhores gelateria do mundo foi a “San Lorenzo”, de São Paulo (SP). A sorveteria se consagrou na 37ª posição do ranking e é conhecida por trazer diversidade de sabores em seu cardápio. São opções exclusivas como os sorvetes de baba de moça, gorgonzola, hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, entre outras delícias da culinária brasileira e internacional. O estabelecimento já foi premiado por ser o melhor gelato do Brasil em 2018 e em 2021, reforçando ainda mais o merecimento do posto da brasileira na lista mundial.
Os turistas do Nordeste brasileiro também podem se deliciar com um sorvete típico na gelateria “Bellucci”, de Fortaleza (CE). A sorveteria já foi eleita a melhor da capital cearense e traz delícias artesanais preparadas cuidadosamente sem conservantes, corantes ou aromas artificiais. A sorveteria Le Glacier Laporte, de Salvador (BA), também é outro estabelecimento que traz esta sobremesa refrescante sem conservantes e emulsificantes. Com mais de 50 sabores, é possível viajar pelos diversos cantos do mundo e finalizar nos sabores regionais, como o “Baianada”, que envolve doce de casca de limão com rapadura e coco, e o “Jorge Amado”, com cachaça, cravo e canela.
AÇAÍ - Difundido principalmente na região Norte, o açaí é uma outra opção refrescante da região. Pará, Amazonas, Amapá e até no Maranhão, onde é conhecido como Juçara, o fruto é uma das principais escolhas para se refrescar não só nesta estação, mas durante todo o ano. Na Península de Maraú, na Bahia, os visitantes podem tomar o açaí com menos impacto de carbono. Misturado apenas com banana, a fruta é servida acompanhada de granola orgânica e coco produzido in loco, que pode ser consumida acompanhada por um tour no local.
CUPUAÇU - Assim como o açaí, o cupuaçu é outro fruto típico da Amazônia brasileira. Servido em forma de creme ou até de sorvete nos estados do Amazonas, do Pará e em alguns outros destinos da região Norte. Outra forma em que ele pode ser encontrado é em formato de bombom, que já recebeu até premiação com o chocolate branco com cupuaçu, na Academy of Chocolate de Londres, uma das maiores referências do mundo em chocolates premium. Agora é escolher o destino, aproveitar os sabores e se refrescar com as delícias do nosso Brasil. Vamos lá?
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo