Notícias
AVIAÇÃO REGIONAL
Turistas contam com novo voo para visitarem a Serra da Capivara, no Piauí
São Raimundo Nonato (PI) é um das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Crédito: Azul Linhas Aéreas
Os turistas que quiserem visitar a Serra da Capivara, no Piauí, contarão com uma conexão inédita que ligará a região com os demais destinos do Brasil e do mundo. É que a Azul Linhas Aéreas inaugurou nesta quinta-feira (15.12) dois voos semanais que integrarão São Raimundo Nonato (PI) às cidades de Petrolina e Recife, em Pernambuco. A nova rota deverá aquecer o turismo local e impulsionar ainda mais os atrativos turísticos deste Patrimônio Mundial da Humanidade.
Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, a entrada desta nova rota estimulará o turismo no estado do Piauí e destacará a importância da aviação regional no desenvolvimento turístico nacional. “Não tenho dúvida que esse voo irá potencializar o turismo local com a atração de mais visitantes para este que é um dos principais parques do Brasil e do mundo e que traz tantas histórias de nossos antepassados. Que este seja apenas o início para a atração de novos voos nacionais e internacionais”, disparou.
A nova rota já conta com a venda de passagens desde o último mês de junho, quando foi anunciada, e terá a capacidade de transportar até 70 pessoas em cada voo. Eles serão realizados às quintas e aos domingos a partir de Recife e Petrolina, em Pernambuco, às 12h45 e às 15h05, respectivamente. A cidade será a terceira base piauiense da empresa aérea, que conta com voos para diversos outros destinos.
“É com muito orgulho que a Azul expande suas operações e inaugura essa terceira base no Piauí, como forma de reforçar ainda mais a nossa parceria com o estado. Com mais essa iniciativa, seguimos com a missão da companhia de incentivar o turismo nacional e, no caso de São Raimundo Nonato, movimentar todo o setor, incluindo rede hoteleira, restaurantes e outros pontos da cidade, além de ajudar a divulgar atrativos que orgulham os brasileiros, como o Parque Nacional Serra da Capivara”, comemora César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais a Azul.
Neste ano, o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) ganhou destaque internacional ao ser incluído em uma seleta lista que elenca 52 lugares para se visitar em 2022 divulgada anualmente pelo jornal norte-americano The New York Times. A publicação destacou ainda o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, localizados no parque, e as recentes melhorias feitas nas dependências do local para melhor receber os turistas.
O PARQUE - Intitulado Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara reúne mais de mil sítios arqueológicos - uma das maiores concentrações em todo o mundo -, sendo 173 abertos à visitação e 17 acessíveis a cadeirantes. O local guarda os vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas.
Em 1993, o Parque passou a constar no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contêm painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.
Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo