Notícias
O QUE ROLOU EM 2024
Top 5 destaques do 8º Salão do Turismo, que reuniu, no Rio de Janeiro, destinos e profissionais do setor
Flickr Ministério do Turismo
A maior vitrine do turismo brasileiro teve a sua 8ª edição marcada por importantes momentos. O evento promovido pelo Ministério do Turismo foi cheio de atrações culturais, gastronômicas e das riquezas de cada estado do país. Realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, a feira reuniu visitantes interessados em mergulhar nos destinos brasileiros.
A Agência de Notícias de Turismo separou cinco principais acontecimentos desta edição de 2024, em uma retrospectiva exclusiva. Vem conferir tudo com a gente.
PNT – A 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil foi palco do lançamento do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O documento - apresentado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino - define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais e alcançar as marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros. A elaboração do PNT reforça o protagonismo do turismo na sustentabilidade e na inclusão social.
PROMOÇÃO TURÍSTICA - Atrações culturais, artesanato, música, dança e muita brasilidade estiveram presentes no 8º Salão do Turismo. Em uma estrutura dividida por regiões, o público pode “viajar” de Norte a Sul, conhecendo as riquezas e os principais atrativos de cada estado brasileiro. Para complementar, experiências imersivas voltadas para o ecoturismo e o turismo de aventura encantaram os visitantes que passaram pelo evento e puderam conhecer e se apaixonar, ainda mais, por diversos destinos brasileiros.
GASTRONOMIA - Um espaço inteiro voltado para os produtores de chocolates, vinhos, cachaças, queijos, doces foi montado em um dos pavilhões do Salão do Turismo. Sucesso entre o público, o local ofereceu experiências gastronômicas e abriu espaço para a divulgação do trabalho dos empreendedores de várias regiões do país. Além disso, a área do Cozinha Show, realizada em parceria com o Senac, reuniu renomados chefs de todos os estados brasileiros, para ensinar aos visitantes receitas de pratos típicos de cada região.
NÚCLEO DO CONHECIMENTO – Debates não faltaram no Salão do Turismo. Com cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis com representantes do MTur e demais parceiros, o local instalado dentro da Feira promoveu um grande intercâmbio de informações e a troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva. Temas como sustentabilidade, COP30, investimentos no setor, acessibilidade e boas práticas da atividade turística marcaram os debates.
GEOPARQUES - Seis geoparques brasileiros tiveram, pela primeira vez, um local de destaque, em um evento de promoção turística nacional. Dentro do Salão do Turismo, esses territórios de importância geológica reconhecidos pela UNESCO, apresentaram ao público as experiências dos sítios de Uberaba (MG), Araripe (entre CE, PE e PI), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (SC e RS), Caçapava do Sul (RS) e Quarta Colônia (RS). Todos ajudam na preservação ambiental, educação e desenvolvimento sustentável das comunidades locais. No mundo, são 213 geoparques em 48 países.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo