Notícias
Tocha Olímpica chega ao Vale do Aço em Minas Gerais
Por Geraldo Gurgel
Nesta quinta-feira (12), a chama da Olimpíada vai percorrer novas paisagens mineiras e passar por cidades que simbolizam uma das principais riquezas de Minas Gerais, o minério de ferro. No município, há muitas trilhas, fazendas e cachoeiras, além das águas do Rio Santo Antônio. O principal atrativo da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio. Entre os principais eventos realizados regularmente em Naque destacam-se a Festa de Santo Antônio, padroeiro municipal, e a Cavalgada com quatro dias seguidos de rodeios profissionais e espetáculos musicais com bandas regionais e nacionais.
Em Coronel Fabriciano , o símbolo máximo dos jogos será recepcionado no monumento "Terra Mãe", no início da tarde. A tocha vai percorrer várias ruas da cidade e, em diferentes pontos, haverá atrações, com banda de música, Marujada do Cocais e Fanfarra, entre outras apresentações. Na Praça da Estação, última parada da tocha, haverá uma festa de encerramento para comemorar o dia histórico no Vale do Aço com shows musicais.
O Bispo Emérito de Coronel Fabriciano e Itabira, Dom Lara, será um dos condutores da Tocha. Aos 90 anos, sendo 45 deles dedicados ao trabalho pastoral, Dom Lara é pessoa querida em todo o Vale do Aço. “Estou muito feliz e honrado por poder fazer parte desse grande momento do esporte. Tive momentos de muita emoção em minha vida, como a minha ordenação sacerdotal, minha ordenação episcopal e agora viverei mais um momento marcante”, disse o religioso. O percurso de Dom Lara será feito entre o Colégio Angélica e a Catedral de São Sebastião.
A beleza das paisagens naturais da Serra dos Cocais, composta pela biodiversidade da Mata Atlântica e pela área de reflorestamento de eucalipto encantam os turistas que visitam o município mineiro de Coronel Fabriciano. E para os turistas que desejam conhecer a cultura e a história da cidade, os principais atrativos são a Catedral de São Sebastião, com arquitetura oriental, o Colégio Angélica, que mantém a fachada original de sua fundação em 1950, e a Igreja Matriz de São Sebastião, com arquitetura eclética e um campanário.
Após deixar o Coronel Fabriciano, a tocha segue para Itabira para mais um pernoite em Minas Gerais. O revezamento da tocha pelo Brasil mostra para o mundo o que há de melhor em cada cidade, enaltecendo a cultura e o turismo local. Em Itabira, por exemplo, um dos grandes momentos da passagem da Tocha será quando diversas crianças lerão poemas de Carlos Drummond de Andrade. A Tocha percorrerá 12 quilômetros por várias avenidas, entre elas, a Carlos Drummond de Andrade. Haverá uma parada no Ginásio Poliesportivo e seguirá até o Memorial Carlos Drummond de Andrade e finalizará na avenida Mauro Ribeiro, palco dos pronunciamentos e shows na cidade celebração.
No início deste mês, Itabira ganhou o "Espaço Tocha Olímpica". A exposição fica na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A atração oferece informações, instalações e desenhos sobre a Olimpíada feitos por alunos. Itabira é conhecida por ser a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade. O gosto pelo trabalho de Drummond é tanto que alguns dos principais atrativos da cidade são baseados em sua história e trabalho, como a Casa de Drummond e o Centro Cultural Fazenda do Pontal, situado na casa onde o autor passou a infância. Merece destaque também os distritos históricos de Itabira, Ipoema e Senhora do Carmo, que fazem parte da Estrada Real.
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo investe na infraestrutura dos destinos brasileiros com o objetivo de melhorar a experiência dos moradores e turistas que visitam nosso país. Somente nas cidades por onde a tocha irá passar nesta quinta-feira, o MTur já investiu R 1,5 milhão em obras como revitalização de avenidas, praças e sinalização turística.
REVEZAMENTO EM MINAS – A chama olímpica irá passar por mais de 30 cidades mineiras. Para mais informações sobre o tour em Minas e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. O conteúdo pode ser acessado através do link http://bit.ly/1QFPUuO . Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real.
Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.