Notícias
RECONHECIMENTO
Saiba quem são os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022
Ministério do Turismo integrou o júri da premiação. Crédito: Reprodução YouTube
No último domingo (10.04), cinco iniciativas foram anunciadas como as grandes vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022. Primeira Cittaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” - da Secretaria Municipal de Turismo de Socorro (SP); BWT - Better World Together 2020/2022 – da BWT Operadora; Conexão Baré – da Braziliando Viagens e Vivências; Vivalá durante a pandemia – da Vivalá; e Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias – da Flanar Turismo – subiram ao pódio durante evento realizado na Serra Catarinense.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabenizou os vencedores e ressaltou a importância do Prêmio, que teve o Ministério do Turismo como integrante do júri. “Iniciativas como estas nos inspiram e inspiram outras pessoas a colocarem suas ideias em prática. O Prêmio é um incentivo à inovação no turismo e um importante estímulo para a sustentabilidade do setor no nosso país”, destaca.
A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), contou com mais de 100 inscritos e teve o objetivo de reconhecer iniciativas de superação aos problemas enfrentados pelo setor frente à pandemia de Covid-19. Na edição deste ano, os participantes foram avaliados a partir de um ponto em comum: a resiliência e seus resultados práticos. Foi levada em consideração a capacidade de desenvolverem iniciativas sustentáveis em seus projetos que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia; o impacto positivo nas pessoas e no planeta; e os resultados econômicos.
“A pandemia veio e tivemos que interromper o Prêmio por dois anos. Era tempo de cooperação e não de competição. E talvez tenha sido o momento em que tivemos mais oportunidade de colocar em prática tudo o que nós aprendemos do que é ser sustentável”, comentou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, durante o anúncio dos vencedores.
Saiba mais sobre as iniciativas vencedoras:
1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”
Empresa / Organização: Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP
O objetivo foi projetar Socorro/SP nacionalmente e inseri-la no mercado estrangeiro, tornando a cidade a 1ª Cittáslow do Brasil – “Cidade do Bem Viver”, através da Rede internacional Cittaslow surgida na Itália. Para obter a certificação, foram envolvidos vários atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do 3º setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação. A certificação envolve não só uma boa gestão do destino acerca de questões sociais, ambientais e econômicas, como também contempla questões políticas e estruturais. Uma grande conquista para o município, pelo ineditismo e reconhecimento do seu desenvolvimento territorial, turístico e sustentável.
BWT - Better World Together 2020 - 2022
Empresa / Organização: BWT Operadora
Desde 2015, a BWT tem criado ações que promovem a sustentabilidade, a igualdade de gêneros e a maior qualidade de vida para as pessoas. A pandemia mudou as prioridades, porém, a operadora, acreditando plenamente na resiliência, não interrompeu suas estratégias comerciais e manteve sua preocupação constante com o meio ambiente e a sociedade, criando o BWT - Better World Together - 2020 - 2022. O programa visa promover a cultura da sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de iniciativas que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas. Para a BWT, a palavra “resiliência” foi a grande responsável por outra palavra: “sobrevivência”: dos negócios, da sociedade e do meio-ambiente.
Conexão Baré
Empresa / Organização: Braziliando Viagens e Vivências
Conexão Baré, é uma experiência de viagem imersiva, interativa e on-line, que também se mostrou inclusiva. É realizada por meio de uma videochamada de duas a três horas, mas que dura cerca de uma semana. Antes da ¨viagem¨, as pessoas recebem informações e começam a imergir na cultura indígena. Da criação do clima de voo e travessia de barco até a comunidade, à recepção por um indígena que fala sobre o local e os ¨guia¨ até os pontos onde são desenvolvidas as atividades culturais do roteiro, os viajantes virtuais podem interagir a todo momento. Uma vez que essas pessoas não precisam se deslocar até o destino, não há emissão de CO2 e é possível a participação de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e com restrições financeiras, ou até que têm medo de voar ou navegar.
Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias
Empresa / Organização: Flanar Turismo
Foi no contexto inicial da pandemia, em busca de compreensão e caminhos, que a agência Flanar Turismo (Uberlândia-MG) juntamente com um grupo de empreendedores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ligados à produção artesanal e gastronomia regional, criou o Projeto Matula Mineira, uma ação colaborativa que propõe agregar valor à produção artesanal e às experiências de Turismo Rural e viagens regionais. O projeto está construindo novos contornos para a atividade turística regional, com práticas inovadoras, concebendo o turismo como estratégia para o desenvolvimento local, fortalecimento da identidade da empresa com geração de novas oportunidades de emprego e renda.
Vivalá durante a pandemia
Empresa / Organização: Vivalá
A Vivalá destaca sua atuação resiliente no setor do turismo sustentável e de base comunitária durante a pandemia, com destaque para diversas campanhas, como: apoio emergencial a 100 famílias da sua rede de fornecedores de base comunitário; Com protocolos, voltaram a realizar viagens de base comunitária, chegando à marca de 1 mil viajantes, injetando diretamente R$ 709 mil por meio da compra de serviços de base comunitária; Realização de doação de 1,3 toneladas de alimentos para parceiros do turismo sustentável em aldeias indígenas no Acre; Por fim, venceram a Teia da FGB e expandiram o modelo de turismo sustentável da Vivalá para 7 Ucs, aumentando exponencialmente o impacto da organização durante a pandemia.
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo