Notícias
INFRAESTRUTURA
Ministério do Turismo investe na melhoria de parques em Hortolândia (SP)
Parque Irmã Dorothy Stang, um dos atrativos de Hortolândia (SP). Crédito: Prefeitura Municipal
A cidade de Hortolândia (SP), situada a aproximadamente 120 quilômetros da capital do estado, São Paulo, conta com recursos do Ministério do Turismo para aprimorar as condições de alguns de seus principais atrativos. A partir de um investimento total de R$ 863,6 mil do órgão do governo federal, o município vai promover a reforma e a construção de infraestrutura em três parques lineares, que ganharão decks ao redor de seus lagos e lagoas.
As unidades envolvidas são as da Lagoa do Jardim Amanda, o Observatório Ambiental Parque Escola Jardim Santa Clara e o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. O objetivo das obras é proporcionar boas experiências a moradores e visitantes da cidade, que buscam a região à procura de paisagens naturais e a sua grande variedade de flores e plantas, além de praças repletas de cultura e arte, a exemplo de feiras de artesanato.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destaca esforços para garantir bem-estar a comunidades locais e o adequado atendimento a visitantes no país. “Espaços como os parques de Hortolândia constituem importantes opções de lazer aos próprios moradores e contribuem para a atração de turistas de cidades próximas. E este fluxo permite movimentar a economia de várias regiões do país, com reflexos positivos na geração de emprego e renda por meio do turismo”, observa.
As intervenções nos parques de Hortolândia buscam tornar os locais mais “instagramáveis”, incentivando habitantes e turistas a utilizarem os atrativos como pontos ideais para fotos e vídeos em meio a caminhadas e outras atividades de esporte e lazer. A cidade dispõe, ainda, dos parques Chico Mendes, Renato Dobelin e Remanso das Águas, dotados de áreas a exemplo de quadras poliesportivas, academia ao ar livre, ciclovias e espaços infantis.
HORTOLÂNDIA - O município, localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos (35 quilômetros) - um dos terminais aéreos mais movimentados do país -, pertence à Região Metropolitana de Campinas, grande polo econômico do estado. Hortolândia também conta com farta ligação terrestre, por meio de rodovias como Anhanguera, dos Bandeirantes e Dom Pedro I, sediando eventos culturais nas áreas teatral e musical ao longo do ano.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo