Notícias
G20 SOCIAL
Ministério do Turismo destaca governança e sustentabilidade no G20 Social, no Rio de Janeiro
Divulgação MTur
Entre os dias 14 e 16 de novembro, o Rio de Janeiro (RJ) sediou o G20 Social, um encontro inédito que reuniu representantes de governos, sociedade civil e especialistas para debater inclusão social e desafios globais. Durante o evento, a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo, Juliana Paiva, participou de painéis estratégicos propostos pela sociedade civil, abordando temas como mudanças climáticas e inovação no turismo.
A representante do Ministério do Turismo esteve presente nas atividades autogestionadas realizadas pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ambas entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo.
Durante sua participação, enfatizou a importância da governança no setor de turismo e do G20 Social como espaço de diálogo entre autoridades, sociedade civil e comunidades locais. Em uma de suas falas, destacou a necessidade de fortalecer instâncias como o Conselho Nacional de Turismo e as instâncias de participação social estaduais e municipais. Além disso, ressaltou que a mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas dependem de uma colaboração intersetorial e internacional para alcançar resultados eficazes.
“A construção de soluções conjuntas entre academia, comunidades e governo é essencial para que o turismo enfrente os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirmou Paiva.
No painel, liderado pela CNC, foi debatida a aplicação de políticas públicas em destinos turísticos inteligentes. Juliana reforçou a importância de integrar inovação e sustentabilidade, alinhando o turismo às necessidades de desenvolvimento econômico e social.
A assessora Flávia Chaves também representou o Ministério do Turismo no evento como titular do Conselho da Juventude. Flávia participou dos principais painéis sobre o assunto, abordando temas relevantes, como o lançamento do Relatório de Políticas Públicas para Juventudes Negras, a Carta Climática do G20 e o Youth20 – Liderando a Construção de um Mundo Sustentável e Justo. “Esses debates foram fundamentais para aprofundar as discussões sobre o papel das juventudes na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, destacou.
Além de suas contribuições nos painéis, o Ministério do Turismo atuou como relator em um dos grupos de trabalho do evento, colaborando diretamente na elaboração do documento final entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto sintetiza as contribuições da sociedade civil e reflete o compromisso do G20 Social com inclusão e sustentabilidade.
UM MARCO DE INCLUSÃO - O G20 Social, anunciado pelo presidente Lula durante a cúpula do G20 em Nova Délhi, reforça a prioridade do Brasil em ampliar a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas globais. Sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento destacou a diversidade brasileira como exemplo de pluralidade e diálogo. Idealizado pelo governo brasileiro, o G20 Social já foi acolhido pela próxima presidência do G20, a África do Sul.
A participação do Ministério do Turismo no G20 Social reafirma o compromisso do Brasil com uma agenda global mais inclusiva e sustentável. Ao promover o turismo como ferramenta de justiça social e preservação ambiental, o evento destacou o papel do Brasil como líder em iniciativas que integram diversidade, inovação e colaboração internacional. Essa abordagem busca um futuro mais justo, equilibrado e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo crescimento econômico inclusivo, preservação ambiental e maior engajamento social.
Por Cacau Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo