Notícias
SETOR AÉREO
Mais de 6,5 milhões de pessoas voaram pelo país em fevereiro
Movimentação cresceu em relação ao ano passado. Crédito: Arquivo/MTur
A movimentação de passageiros no setor aéreo em fevereiro cresceu 18,2%, comparado ao mesmo período do ano passado. Foi o que apontou o Relatório de Oferta e Demanda da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo o documento, mais de 6,5 milhões de pessoas voaram pelo país durante o período. O Aeroporto Internacional de Guarulhos foi um dos que registrou maior movimentação de passageiros: 2,35 milhões, segundo a administradora do terminal.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, avalia que o crescimento foi impulsionado pelo retorno das festividades de Carnaval, que atraiu milhões de pessoas pelas ruas do país. “O brasileiro está confiante na retomada dos grandes eventos, como o Carnaval, importantes indutores de fluxo turístico. O nosso trabalho tem sido desenvolver políticas e ações que promovam e estimulem ainda mais o turismo nacional e que deem a oportunidade de que mais brasileiros voem pelos céus do país”, destacou.
No primeiro bimestre do ano, quase 15 milhões de passageiros utilizaram o modal aéreo no país, número 14,1% maior do que o registrado nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Apesar da alta em relação ao último ano, o quantitativo foi menor do que o registrado no pré-pandemia, quando mais de 16,9 milhões viajaram de avião.
Demonstrando o impacto na circulação de pessoas diante do Carnaval, estimativas do Ministério do Turismo apontaram que o setor aéreo contaria com pelo menos 1.200 voos extras durante o período do Carnaval. Entre as cidades que registraram maior movimento nos dias de folia estiveram as já tradicionais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).
CONSUMIDOR TURISTA - Os passageiros que viajam de avião têm à disposição três edições da publicação “Consumidor Turista”, produzidos pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.
Entre as informações está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, on-line ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo