Notícias
G20
Financiamento internacional de projetos turísticos é foco do último dia de reunião técnica do G20
Roberto Castro/ Ascom MTur
Os dois dias intensos de reuniões do Grupo de Trabalho do Turismo no G20, lideradas pelo Ministério do Turismo, em Brasília, chegaram ao fim. O último encontro contou com a participação de representantes da ONU Turismo, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), além dos delegados de mais de 30 países participantes, que discutiram o financiamento do turismo como motor do desenvolvimento socioeconômico.
O presidente do GT Turismo do G20 e chefe da Assessoria de Relações Internacionais do MTur, Heitor Kadri, comemorou os resultados do encontro.
“Tivemos a oportunidade de conversar com as principais instituições internacionais de financiamento, dentre as quais CAF e BID, mas também tivemos a oportunidade de ouvir uma instituição renomada nacional, que é o BNDES, falar sobre o que o Brasil tem feito em termos de financiamento de projetos turísticos nacionalmente”, comentou.
Outro ponto de destaque foi o debate sobre o turismo como potencial de transformação social
“Nossa ideia é produzir um relatório que possa apresentar todos os benefícios que esse financiamento pode trazer para o turismo, e com isso fomentar o acesso a mais crédito, fazer mais projetos e transformar mais vidas que, afinal, é o que a gente precisa fazer aqui”, finalizou o presidente do GT.
A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representou o ministro Celso Sabino na ocasião, destacou a liderança brasileira como foco de união entre os países para a promoção do turismo como gerador de renda.
“A gente precisa ver de que forma podemos deixar o turismo mais atrativo para o financiamento. Esse é um gargalo, é uma questão de consciência, tanto do empreendedor quanto para quem vai conceder o crédito, para quem vai buscar o crédito. Como envolver a comunidade local no turismo e garantir que ela participe não apenas como força de trabalho, mas também seja protagonista e empreenda”, pontuou.
Após os últimos debates do dia, as delegações participantes e os representantes das entidades financeiras e do turismo, foram convidados para um city tour pela capital federal e seus principais pontos turísticos.
O EVENTO - A segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do G20, a primeira no formato presencial, aconteceu nos dias 02 e 03 de maio, em Brasília. O encontro, liderado pelo Ministério do Turismo, reuniu representantes de 30 delegações. Na pauta, temas urgentes como a sustentabilidade no turismo e a adoção de um modelo de financiamento para projetos turísticos entre os países do bloco. O encontro promoveu uma avaliação de tudo que já foi discutido dentro do GT do Turismo no G20 em anos anteriores para, assim, apoiar e dar seguimento as ações estratégicas da cúpula.
PRÓXIMAS AGENDAS - O próximo encontro do grupo está agendado entre os dias 30 de junho e 1° de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belém (PA). A reunião na capital paraense contará com a participação de ministros do Turismo de outros países membros. Ao longo da presidência do G20 pelo Brasil, haverá mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e forças-tarefas até novembro deste ano, quando ocorrerá a cúpula presidencial, na capital fluminense.
“Estamos muito animados para a próxima reunião presidencial no Rio de Janeiro e as delegações participantes também. Inclusive, alguns poucos que serão substituídos, seja lá por qual motivo, estão tristes de não poderem ter a oportunidade de conhecer a cidade maravilhosa. E também pela pauta, porque até lá a gente já trabalha a primeira entrega. Todas elas já estão em andamento, mas no Rio de Janeiro já vamos ter pelo menos dois produtos para discutir e tenho certeza de que o Brasil vai conseguir trazer deliberações consensuadas e proveitosas para o setor e para o mundo”, comemorou Heitor Kadri.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
LEIA MAIS:
Brasil e China mais perto! Voos direto entre os dois países já são realidade