Notícias
RETROSPECTIVA
Em 2021, Secretaria Executiva promoveu a inovação do turismo brasileiro e priorizou a informação como ferramenta para a retomada do setor
Desafio Turistech foi uma das ações realizadas pela Secretaria Executiva
Dando continuidade à retrospectiva das ações realizadas pelo Ministério do Turismo em 2021, a Secretaria Executiva da Pasta foi responsável por levantar e fornecer dados e informações relevantes ao setor e aos cidadãos, além de promover a inovação com o objetivo de impulsionar a retomada das atividades turísticas de maneira eficiente e competitiva para o mercado internacional.
Nesse sentido, a Secretaria Executiva, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE) lançou, em novembro, o Observatório Nacional de Turismo. Espaço que reúne dados e informações de turismo divulgados por meio de publicações, painéis, indicadores e anuários estatísticos. A plataforma ainda disponibiliza acesso aos resultados das sondagens empresariais que vem sendo desenvolvidas pela Pasta. O site permite ainda que o usuário tenha acesso aos Observatórios de Turismo existentes no Brasil. Também está disponível para consulta a série histórica de anuários estatísticos e demandas turísticas, além da revista “Dados e Informações”, disponível na íntegra.
Mais um marco de 2021 foi o avanço na revisão do Planejamento Estratégico do MTur 2020-2023 para a inclusão da Secretaria Especial da Cultura na estrutura institucional da Pasta. A nova Cadeia de Valor e o Mapa Estratégico foram validados em fevereiro e, durante todo o ano, foram realizadas oficinas com os gestores para atualização de outros tópicos como indicadores e portfólio de projetos. A consolidação do novo Planejamento deve ser validada em 2022.
“Este foi ano de êxito para o Ministério do Turismo apesar dos desafios diários que se impuseram em um ano de pandemia. Realizamos entregas nas mais variadas esferas para contribuir de maneira decisiva na retomada das atividades turísticas no nosso país, sem esquecer da melhoria dos processos internos como a participação da corregedoria do MTur no projeto Avaliação de Maturidade Correcional da Controladoria-Geral da União”, avaliou Marcos Jose Pereira, secretário-executivo do MTur.
Além de dados e informações, a inovação também foi prioridade nas ações do MTur, por meio da Secretaria Executiva com o trabalho desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação. O Desafio Turistech Brasil, realizado em parceria com o Wakalua e a OMT, premiou projetos inovadores do turismo nacional nas categorias Startups, Destinos Academia e Empresas. A área promoveu, ainda, uma consulta pública da Estratégia Nacional de Inovação do Turismo, bem como a realização de um diagnóstico do Ecossistema de Inovação em Turismo no Brasil.
No âmbito da Subsecretaria de Gestão de Fundos e Transferências foi implementado, de forma pioneira, um programa de gestão no Ministério do Turismo nos moldes das orientações passadas pelo Ministério do Turismo, além da realização de 1.299 análises financeiras de prestações de contas, entre outras.
Por Vanessa Castro