Notícias
Dica De Destino: a exuberância do Festival de Parintins (AM), por Prince do Caprichoso
Festival Folclórico de Parintins é a DDD do Prince do Caprichoso. Crédito: reprodução/Facebook PrincedoCaprichoso
Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Essa é a Dica de Destino do Prince do Caprichoso, que é Amo do Boi da agremiação, nome dado ao cantor e compositor que faz versos desafiando o bumbá contrário. Para ele, os festejos realizados no meio da floresta oferecem qualidade e alegria que não são vistos em lugar nenhum do mundo. A websérie quinzenal DDD traz vídeos curtos de personalidades, dos mais variados segmentos, recomendando cidades e atrativos turísticos nacionais que merecem ser descobertos pelos turistas.
A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, conhecida como Boi Caprichoso, e a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, conhecida como Boi Garantido, são os bois folclóricos que competem anualmente no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Neste ano, o megaevento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho. Mais informações: https://www.festivaldeparintins.com.br/.
“Eu quero dar minha DDD pra você, que é: venha conhecer o Festival Folclórico de Parintins, o maior festival do mundo. Você vai ficar feliz e vai ver, no meio da floresta, uma produção que você não encontra em lugar nenhum do mundo”, disse Prince do Caprichoso. “Venha pra cá, venha brincar de Boi com a gente”, concluiu.
Herland de Souza Pena, o Prince do Caprichoso, tem mais de 20 anos de carreira. Começou sua carreira artística na década de 1990 e fez sucesso em bandas de Manaus. Seu talento para os versos de boi-bumbá se revelou quando integrava a banda Tucandeira, criada pelo artista plástico Juarez Lima. Prince representa no Caprichoso o item “Amo do Boi” desde 2017 no Festival de Parintins.
O município de Parintins (AM), distante 369 quilômetros da capital Manaus, é palco de umas das mais importantes celebrações culturais do país, o Festival de Parintins. No Bumbódromo, os bois Garantido e Caprichoso se enfrentam e encantam os presentes no local. A rivalidade é tanta que extrapola os limites da arena. Até a decoração das ruas entra na disputa das cores que divide a cidade. Casas, bares, postes, telefones públicos: tudo é vermelho ou azul.
No evento, os desfiles de integrantes dos Bois Caprichoso e Garantido são avaliados por jurados. Vence a agremiação que, além beleza e da organização apresentada, conseguir empolgar mais o público. A festa leva à arena um espetáculo repleto de simbolismo regional, representando os povos indígenas e o homem ribeirinho do Norte do país.
AMO DO BOI - Amo do Boi é o personagem que representa o dono da fazenda onde brinca o boi Caprichoso. O amo busca na herança nordestina dos repentes e versos de improviso, a inspiração para cantar e contar em falsetes a poesia cabocla, a história do boi de Parintins. É um personagem do auto do boi, oriundo também das brincadeiras nordestinas, migradas para Parintins junto com os fundadores, os irmãos Cid. Com isso o amo do boi Caprichoso, representa a figura de Roque Cid, o criador e primeiro dono do Boi Caprichoso.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo