Notícias
Cultura e inclusão social de mãos dadas
Autor:Divulgação/Imparh
Jovens em situação de risco participam de projeto de inclusão social
Autor:Divulgação/Imparh
Jovens em situação de risco participam de projeto de inclusão social
Brasília (26/11) – Dança, música, vídeo e teatro em prol da inclusão social de jovens cearenses. Nesta sexta-feira (26/11), em Fortaleza (CE), 300 jovens entre 16 e 29 anos participam da cerimônia de formatura do Projeto Formação de Jovens em Atividades Culturais para o Desenvolvimento do Turismo. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh), faz parte do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur).
“O TSI já desenvolveu ações de qualificação em Fortaleza, por isso, nesse projeto, resolvemos valorizar os jovens para outra área. Identificamos que faltavam profissionais de iluminação e bons fotógrafos, por exemplo. O foco foi desenvolver habilidades, formar empreendedores, que possam se inserir no mercado de trabalho por mérito próprio”, ressaltou a coordenadora do TSI, Maria Aurélia Pinto.
Os jovens em situação de risco, vulnerabilidade social, violência e exploração sexual, participaram de cursos nas áreas de iluminação cênica e de ambientes, sonoplastia, fotografia e organização de grupos culturais. Os participantes receberam, ainda, orientações sobre gestão de carreiras e associativismo. Segundo Pinto, o objetivo foi contribuir para a formação de jovens profissionais empreendedores.
Apesar de abordarem diferentes temas, as atividades de dança, música, vídeo e teatro e as palestras e seminários, enfatizaram a temática de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante os cursos, os alunos organizaram e produziram 16 projetos de natureza cultural, social, ambiental e esportiva, que envolveram público de 3 mil expectadores.
TSI em Fortaleza
Em 2007, Fortaleza foi palco do piloto do Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional do TSI. Em uma ação inovadora, o projeto qualificou 350 jovens em cursos na área de turismo, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio (Senac).
O sucesso da iniciativa rendeu à capital cearense, na categoria aspecto social, a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010. O prêmio será entregue em 7 de dezembro, em Brasília (DF).
O Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional já qualificou 2.400 pessoas nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo. Dessas, 48% já estão trabalhando formalmente. Outros 700 jovens estão em processo de formação, em Goiás e Pernambuco.