Notícias
PARABÉNS, JOÃO PESSOA!
Capital da Paraíba completa 436 anos nesta quinta-feira
João Pessoa (PB) completa 436 anos. Crédito: Cácio Murilo/MTur
Na manhã desta quinta-feira (05.08), o sol nasceu primeiro na cidade aniversariante do dia: João Pessoa. Conhecida como a “Porta do Sol das Américas”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano, a capital da Paraíba está completando 436 anos.
Uma das capitais mais antigas do Brasil, “Jampa” é o destino ideal para quem busca história, cultura e belezas naturais. O guia de turismo regional credenciado no Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos) Nadjamar Diniz confirma: “todo mundo tem que conhecer”. Segundo ele, a capital paraibana possui atrativos que são obrigatórios em toda visita e outros roteiros menos conhecidos que merecem destaque.
Os atrativos tradicionais e “essenciais”, segundo Diniz, são o Centro Histórico, que possui igrejas em estilo barroco e rococó; as praias de Cabo Branco e Tambaú, onde se concentra o fluxo turístico da cidade, com bares, hotéis, restaurantes e comércio; e a praia do Bessa, muito procurada por turistas e moradores e sede da Associação Guajiru, projeto que trabalha na preservação de tartarugas marinhas a partir da proteção de ninhos depositados na orla paraibana.
A praia do Bessa é um dos locais imperdíveis de João Pessoa. Crédito: Cácio Murilo/MTur
Também são locais turísticos a cidade de Cabedelo, na região Norte, onde acontece o famoso pôr do sol na praia fluvial do Jacaré, e Conde, na região Sul, onde estão as praias de Coqueirinho, Tambaba e Barra de Gramame. “Apesar de não ser João Pessoa propriamente dito, as cidades estão muito próximas da capital e já fazem parte dos roteiros mais tradicionais da cidade”, explica o guia de turismo.
Mas Diniz ressalta que João Pessoa vai além. O litoral de águas mornas oferece aos turistas piscinas naturais, passeios de barco e de caiaque, além de aventuras a bordo de buggys para conhecer falésias e cânions.
“Além disso, existem praias desertas que quase ninguém conhece e que são maravilhosas, como as praias do Seixas, da Penha, do Sol e do Jacarapé que, inclusive, possui um espaço de aluguel de caiaques e pesque e pague”, destaca.
João Pessoa também é porta de entrada para diversos roteiros para o interior da Paraíba. “Os roteiros te levam a conhecer pinturas rupestres, as serras paraibanas, cidades que produzem uva e vinho, engenhos de rapadura e da cachaça de alambique - uma das melhores do país -, casas de farinhas, festas religiosas, cachoeiras e muito mais. Eu procuro entrar em contato com esses locais e visitá-los para montar roteiros diferenciados para oferecer a melhor experiência aos turistas”, pontua Diniz.
O guia de turismo conta que a cultura local é um diferencial da cidade e ainda é pouco aproveitada pelos turistas. “Existem diversas manifestações culturais como a Ciranda do Sol, o Cavalo-Marinho, o Xaxado, o Boi de Rei e as Juninas, feitas por pessoas simples de bairros populares. O turista pode conhecer e viver essa experiência única”.
Diniz não esconde que a cultura e a história locais são sua paixão. “A Paraíba tem uma história maravilhosa! Se o turista gosta e quer saber mais, eu me empolgo e sou capaz de passar horas só falando disso”, brinca.
Para aprimorar seus conhecimentos culturais, Diniz se inscreveu na Especialização Técnica em Guia em Atrativo Cultural, promovida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a guias inscritos no Cadastur. Foram ofertadas 592 vagas distribuídas entre os nove estados do Nordeste.
O guia de turismo Nadjamar Diniz faz questão de destacar a história e a cultura de João Pessoa aos turistas que visitam a cidade. Crédito: Arquivo pessoal
O guia de turismo relata que decidiu pela profissão após se ver no papel de turista da própria cidade. Nadjamar Diniz nasceu em Campina Grande, distante 127 km da capital paraibana, mas com sete anos se mudou para São Paulo. Nos 35 anos morando em terras paulistas, visitou parentes na Paraíba e cada vez que ia a João Pessoa percebia todo o potencial turístico da cidade.
“Eu nem sonhava que tinha tudo isso na Paraíba. São tantos atrativos incríveis que comecei a pesquisar sobre eles e sobre a história da cidade e, a partir disso, decidi voltar para a Paraíba e ser guia de turismo aqui”.
Mas ele dá um alerta aos turistas que desejam conhecer todas as belezas de João Pessoa. “Para conhecer todos esses atrativos imperdíveis e ter uma viagem tranquila e proveitosa, procure um guia de turismo credenciado pelo Cadastur. Muitos turistas acabam fazendo passeios turísticos com profissionais clandestinos e isso, além de não ser seguro, compromete a qualidade da viagem”, advertiu. "Ao optar por profissionais regularizados, o turista garante sua segurança, seus diretos e garante, acima de tudo, uma viagem segura”, afirma Diniz.
VIAGEM SEGURA - Para garantir um passeio seguro, o turista pode consultar os estabelecimentos e guias de turismo do destino da viagem que estão no Cadastur. Atualmente, mais de 126 mil prestadores de serviços turísticos de todo o Brasil fazem parte do cadastro nacional do Ministério do Turismo. Clique AQUI para saber mais.
É possível, também, consultar os prestadores que aderiram ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do MTur, que estabelece protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. Confira os estabelecimento e guias de turismo que aderiram ao Selo clicando AQUI .
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo