Notícias
FIM DE ANO
97ª Corrida de São Silvestre movimenta turismo de São Paulo (SP)
Crédito: 97ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre
Além do réveillon, o último dia do ano na capital paulista também é movimentado pela Corrida Internacional de São Silvestre. Neste ano, a 97ª edição reunirá cerca de 32 mil inscritos, além de amantes do esporte de todo o mundo, que estarão nas ruas da Grande São Paulo, incrementando o turismo da região, lotando os hotéis, bares e restaurantes.
O número de participantes neste ano já é maior que o registrado nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, a corrida recebeu apenas cerca de 16 mil pessoas, sendo a menor quantidade de todas as edições. Já em 2019, na pré-pandemia, o evento contou com pouco mais de 30 mil participantes.
Para o Ministro do Turismo, Carlos Brito esse tipo de evento tem sido essencial para a reconstrução do setor do turismo pós pandemia. “A corrida de São Silvestre atrai atletas do mundo inteiro e é transmitida ao vivo pela televisão para todo o país. Ela marca o setor por ser a maior festa do atletismo internacional impulsionando o turismo da região”, afirma o ministro.
O percurso de 15km da Corrida valoriza os pontos turísticos da cidade mais populosa do país, como a Avenida Paulista, o estádio do Pacaembu, o Largo do Arouche, a esquina das avenidas Ipiranga e São João e o Theatro Municipal. Durante a realização do evento ocorre um esquema de funcionamento especial para o trânsito da cidade, as ruas da Avenida Paulista continuarão fechadas até o Réveillon. Neste ano, serão utilizados para a estruturação do evento cerca de 1600 cavaletes, 160 cilindros, 30 cones, 85 faixas, 20 banners, 90 rolos de fita zebrada, 600 metros de gradis e 175 agentes para trabalharem no funcionamento e organização do local.
HISTÓRIA - A Corrida Internacional de São Silvestre pertence a Fundação Cásper Líbero, prédio que fica a Paulista e que foi criado pelo jornalista Cásper Líbero. O autor se inspirou em uma corrida francesa que acontecia há 97 anos em toda noite de 31 de dezembro de 1988.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo