Notícias
VALORIZAÇÃO
“Livro do Círio” é lançado em Belém (PA) com apoio do Ministério do Turismo
No lançamento, secretária Ana Carla Lopes apresenta também a websérie sobre o Círio de Nazaré. Crédito: Divulgação/MTur
O Ministério do Turismo apoiou o lançamento da 16ª edição do Livro do Círio Oficial, realizado na noite desta segunda-feira (09.12), em Belém (PA). A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, representou o ministro do Turismo, Celso Sabino, no evento promovido pelas editoras Verde e Guia, responsáveis pela publicação, que tem a chancela da Arquidiocese de Belém, da Congregação dos Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré.
A cerimônia no Hotel Grand Mercure reuniu autoridades, convidados, patrocinadores do livro, gestores e diretores do Círio de Nazaré.
“Apoiamos essa iniciativa porque, sem dúvida, essa é uma publicação muito importante para divulgar o Círio de Nazaré, o Pará, e ajudar a fortalecer o turismo religioso também na região Norte do nosso país, que tem vivenciado um amplo crescimento desse segmento turístico”, afirmou a secretária Ana Carla Lopes.
Na ocasião, a secretária também apresentou o vídeo inicial da websérie sobre o Círio de Nazaré, produzida pelo MTur em parceria com a Embratur. “É, para nós, um momento de muta emoção porque essa websérie conta a história do Círio desde o grande encontro do caboclo Plácido com a imagem de Nossa Senhora até o momento atual, à dimensão que essa festividade tomou, atraindo pessoas do mundo inteiro”, acrescentou Ana Carla Lopes.
A 16ª edição do Livro do Círio Oficial tem formato bilíngue e retrata com sensibilidade o olhar atento de experientes fotógrafos durante cada momento da festividade, tanto a grande procissão, que reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas da capital paraense, quanto as demais romarias que fazem parte do calendário do evento.
O jornalista Mauro Bonna, um dos editores da publicação, afirmou que o livro é uma das obras mais importantes sobre o Círio. “Esse é um livro que retrata de forma fidedigna a fé dos paraenses. Uma obra que reúne aspectos relevantes sobre toda a simbologia e história dessa manifestação, que é também a maior procissão do mundo. E que vai muito além da sua religiosidade, envolve e movimenta a cultura, a arte, a economia local, a gastronomia regional e, sobretudo, junta as pessoas das mais diversas crenças”, apontou Bonna.
PATRIMÔNIO - Lançada anualmente, a obra vem se tornando uma peça cada vez mais importante para instituições paraenses divulgarem o Círio, reconhecido desde 2013 como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e, também, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2004.
A edição deste ano do Livro do Círio traz um vasto registro fotográfico da festividade. Começando pela capa, com uma imagem do renomado artista plástico Geraldo Teixeira, que empresta anualmente o seu talento à Coleção Círio, juntando-se a artistas como Brenda Garcia, Cesar Paes Barreto, Clayton Faber, Helô Rodrigues, Jorge Eiró, Lorena Chady, Mama Quilla, Odair Mindello e Zoca.
Uma das novidades da publicação deste ano é a interatividade que as editoras Verde e Guia proporcionam ao leitor, disponibilizando QR Codes espalhados pelo livro e incluindo uma playlist do Círio.
SERVIÇO - O livro encontra-se disponível na Loja Lírio Mimoso e nas franquias da Livraria Leitura em Belém, além de compor o acervo de bibliotecas públicas, universidades e escolas da cidade. Já a websérie sobre o Círio de Nazaré terá o primeiro episódio exibido na próxima quinta-feira (12.12) nas redes sociais do Ministério do Turismo (Youtube, Facebook, Instagram, X e Tiktok).
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo