Retomada do Turismo
O Brasil está pronto para o turismo. E você pronto para o Brasil.
Conheça as principais estratégias do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, para manter empregos, negócios e a sua segurança garantidos. Está tudo pronto para você curtir suas férias no Brasil.
CRÉDITOS E INVESTIMENTOS
FUNGETUR
O Fungetur é um crédito emergencial destinado aos prestadores de serviços registrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo - Cadastur, com vistas a auxiliar os empreendimentos no momento da crise causada pela pandemia. O recurso liberado foi o maior da história para o setor.
LEI ALDIR BLANC
Apoio para a cultura de estados e municípios brasileiros, que poderá ser utilizado até o final deste ano, graças ao compromisso do nosso governo com esta atividade que é um importante indutor do turismo brasileiro. Estamos valorizando as políticas públicas da cultura para dar mais oportunidades e, assim, atingir todos os cidadãos. Este auxílio financeiro ao setor cultural, foi concedido a profissionais da área que foram impactados pelas medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia.
PORTAL DE INVESTIMENTOS
O portal de investimentos é uma plataforma com portfólio digital de projetos no setor de turismo e um marketplace, que permite aproximar investidor, empreendedor e poder público. Além das campanhas publicitárias próprias, que foram veiculadas em 2020/21, outra ação muito importante para a efetiva recuperação do turismo nacional, foi convidar os Estados a apresentarem propostas de campanha promocional, com o objetivo de divulgar seus destinos nos locais e impulsionar o turismo regional. O resultado foi o apoio a 17 projetos que totalizaram o investimento no valor de R$8.396.585,63.
AÇÕES CONTRA A COVID
SELO TURISMO RESPONSÁVEL
O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. O selo gerou mais de 29 mil cadastros de adesão aos protocolos de saúde estabelecidos em 2020.
OBRAS
INVESTIMENTO EM INFRAESTRURA
Também temos investido na melhoria da infraestrutura para turistas brasileiros e estrangeiros. Estamos reduzindo o estoque herdado de obras inacabadas e liberando equipamentos que vão gerar emprego e renda para toda a população. São mais de 3 mil obras em andamento no país. Equipamentos perenes como Orlas, Centros de Convenção, Espaços Culturais, Pavimentação de acessos, entre outros, que estão recebendo um investimento de R $3,4 bilhões do Ministério do Turismo.
REMARCAÇÃO DE PASSAGENS E INGRESSOS
NÃO CANCELE, REMARQUE
Esta campanha visou estimular a remarcação de reservas de passagens e hospedagens ao invés de cancelamento e reembolso, de modo a diminuir os impactos da pandemia para o trade turístico.
CONSUMIDOR.GOV.BR
Nesta plataforma, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de clientes em até 10 dias. A primeira fase da campanha visou estimular o cadastro de empresas do trade turístico e a segunda fase objetivou divulgar a plataforma para o público geral, incentivando negociações e resolução de problemas sem o desgaste de ações judiciais.
#RedescubraoBrasil #ViajeComResponsabilidade