Dados Abertos são dados publicados em um formato legível por máquina e sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, de modo a estarem livremente disponíveis para serem utilizados e redistribuídos à vontade.
Sabendo que todo dado público tem vocação para ser dado aberto, contanto que não possua restrições de sigilo, o Ministério do Turismo está cada vez mais se valendo desse formato, com o objetivo de facilitar o uso pelo cidadão. Uma importante utilidade dos Dados Abertos é torná-lo disponível para o desenvolvimento de soluções e aplicativos que exibem as informações de forma gráfica e interativa, ampliando assim, a transparência pública.
O Plano de Dados Abertos do MTur abrange os setores do turismo e da cultura, e é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados produzidos ou que estão sob a responsabilidade do Ministério do Turismo (MTur), em conformidade com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal, obedecendo a padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização dos dados pela sociedade.
O Plano visa orientar o planejamento para a abertura de dados, citando e disponibilizando links de acesso à literatura e materiais disponíveis sobre o ferramental técnico. Dentre os elementos integrantes do documento, estão previstos os canais de comunicação, as formas de interação com a sociedade, ações necessárias para alcance e sustentabilidade dos resultados pretendidos, cronograma com prazos e responsabilidades, bem como obediência às metodologias e padrões para a correta catalogação e publicação dos conjuntos de dados, de competência deste MTur, no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Plano de Dados Abertos do Ministério do Turismo (PDA MTur) - 2016 a 2017
Plano de Dados Abertos do Ministério da Cultura (PDA MinC) - 2017 a 2018