Planejamento Estratégico Institucional – PEI
O Planejamento Estratégico 2020-2023 do Ministério do Turismo (MTur) representa a entrega de uma estratégia aderente às políticas do Governo Federal e às necessidades do setor turístico e cultural. Além de fundamentar as ações institucionais nestes próximos dois anos, ele também poderá orientar entes estaduais e municipais no desenvolvimento do turismo e cultura local.
O MTur buscou construir seu plano de forma democrática, envolvendo servidores e gestores, além da alta gestão. Isso permitiu uma melhor compreensão do ambiente institucional e da estrutura implementadora que influenciam diretamente no alcance dos resultados. Esse processo implicou no avanço da gestão com a concepção de uma agenda estratégica mais consistente e adequada às suas competências, bem como de um sistema de monitoramento e avaliação mais voltado para o desempenho.
Em maio de 2020, o órgão finalizou o PEI 2020-2023, o qual refletia a política de governo que se pretendia desenvolver no País em relação ao eixo turismo, à época.
Contudo, em virtude da publicação do Decreto nº 10.359, de 20 de maio de 2020 que consolidou a transferência da Secretaria Especial da Cultura (SECULT) para o MTur, tornou-se necessária a atualização do Plano Estratégico do órgão para a incorporação do eixo cultural no planejamento institucional.
Por essa razão, a Cadeia de Valor e o Mapa Estratégico da Pasta foram revisados, de forma a refletir a atual identidade do MTur. Esse processo de revisão encontra-se na etapa de construção do painel de indicadores e metas dos novos objetivos estratégicos, que após concluído será registrado no Plano juntamente com o novo portfólio de projetos o órgão.
Cadeia de Valor
Para melhor compreender a cadeia de valor, o Ministério elaborou o mapa de contexto institucional, por meio do qual é possível uma leitura de como os macroprocessos são desenvolvidos para realizar entregas e gerar valor ao público alvo definido, destacadamente, a sociedade, iniciativa privada e entes federados.
Adicionalmente, conduziu-se a análise ambiental, em que se identificou os principais fatores internos e externos que impactam, de forma positiva ou negativa, a atividade do MTur. Essa análise lançou luz sobre quais oportunidades o órgão deve aproveitar, e quais riscos deve evitar, mitigar ou reduzir, objetivando potencializar a atuação do Ministério e os resultados de suas ações.
Mapa Estratégico
Como o referencial estratégico é o principal orientador da estratégia da organização, para a declaração da missão, visão e valores, toda liderança foi envolvida na sua construção. Assim, foram definidos os objetivos estratégicos, cujos resultados pretendidos estão alinhados com o PPA 2020-2023.
Após a incorporação da SECULT, definiu-se o novo Mapa Estratégico do PEI 2020-2023, validado no âmbito da 2ª Reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles do MTur
Histórico:
- Acesse aqui a Resolução relativa ao Plano Estratégico elaborado no ano de 2020.
- Histórico: Plano Estratégico Institucional (PEI) 2020-2023, elaborado no ano de 2020
ÁREA RESPONSÁVEL
Secretaria Executiva