2002.G11-Dec4118.rtf
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\par \par II - o Advogado-Geral da Uni\'e3o; e \par \par III - o Gabinete do Presidente da Rep\'fablica. \par \par \'a7 2\'ba Junto \'e0 Presid\'eancia da Rep\'fablica funcionar\'e3o, como \'f3rg\'e3os de consulta do Presidente da Rep\'fablica: \par \par I - o Conselho da Rep\'fablica; e \par \par II - o Conselho de Defesa Nacional. \par \par \'a7 3\'ba Integram ainda a Presid\'eancia da Rep\'fablica: \par \par I - a Corregedoria-Geral da Uni\'e3o; \par \par II - a Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano; e \par \par III - a Secretaria de Estado de Comunica\'e7\'e3o de Governo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o II \par \par Da Casa Civil \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 2\'ba \'c0 Casa Civil da Presid\'eancia da Rep\'fablica compete: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es, especialmente: \par \par a) na coordena\'e7\'e3o e na integra\'e7\'e3o das a\'e7\'f5es do Governo; \par \par b) na verifica\'e7\'e3o pr\'e9via da constitucionalidade e legalidade dos atos presidenciais; \par \par c) na an\'e1lise do m\'e9rito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas com as diretrizes governamentais; e \par \par d) na publica\'e7\'e3o e preserva\'e7\'e3o dos atos oficiais; \par \par II - o controle interno e a auditoria p\'fablica; \par \par III - exercer, por interm\'e9dio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informa\'e7\'e3o - ITI, a fun\'e7\'e3o de Autoridade Certificadora Raiz - AC Raiz da Infra-Estrutura de Chaves P\'fablicas Brasileira - ICP-Brasil; e \par \par IV - supervisionar e executar as atividades administrativas da Presid\'eancia da Rep\'fablica e, supletivamente, da Vice-Presid\'eancia da Rep\'fablica. \par \par Art. 3\'ba Integram a estrutura b\'e1sica da Casa Civil o Conselho do Programa Comunidade Solid\'e1ria, o Conselho Deliberativo do Sistema de Prote\'e7\'e3o da Amaz\'f4nia, o Arquivo Nacional, a Imprensa Nacional, a Comiss\'e3o de Coordena\'e7\'e3 o de Controle Interno, o Gabinete, tr\'eas Secretarias, sendo uma Executiva, at\'e9 duas Subchefias e um \'f3rg\'e3o de Controle Interno. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Integra, ainda, a Casa Civil a Secretaria-Executiva do Programa Comunidade Solid\'e1ria. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o III \par \par Da Secretaria-Geral \par \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 4\'ba \'c0 Secretaria-Geral da Presid\'eancia da Rep\'fa blica compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es, realizar a coordena\'e7\'e3o pol\'edtica do Governo, o relacionamento com o Congresso Nacional, a interlocu\'e7\'e3 o com os Estados, o Distrito Federal e os Munic\'edpios, partidos pol\'edticos e entidades da sociedade civil. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Art. 5\'ba Integram a estrutura b\'e1sica da Secretaria-Geral da Presid\'eancia da Rep\'fablica o Gabinete, a Subsecretaria-Geral e at\'e9 duas Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o IV \par \par Do Gabinete de Seguran\'e7a Institucional \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 6\'ba Ao Gabinete de Seguran\'e7a Institucional da Presid\'eancia da Rep\'fablica compete: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es; \par \par II - prevenir a ocorr\'eancia e articular o gerenciamento de crises, em caso de grave e iminente amea\'e7a \'e0 estabilidade institucional; \par \par III - realizar o assessoramento pessoal em assuntos militares e de seguran\'e7a; \par \par IV - coordenar as atividades de intelig\'eancia federal e de seguran\'e7a da informa\'e7\'e3o; \par \par V - zelar, assegurado o exerc\'edcio do poder de pol\'edcia, pela seguran\'e7a pessoal do Chefe de Estado, do Vice-Presidente da Rep\'fablica, e respectivos familiares, dos titulares dos \'f3rg\'e3os essenciais da Presid\'eancia da Rep\'fa blica, e de outras autoridades ou personalidades quando determinado pelo Presidente da Rep\'fablica, bem assim pela seguran\'e7a dos pal\'e1cios presidenciais e das resid\'eancias do Presidente e Vice-Presidente da Rep\'fablica; e \par \par VI - coordenar e integrar as a\'e7\'f5es do Governo nos aspectos relacionados com as atividades de preven\'e7\'e3o do uso indevido de subst\'e2ncias entorpecentes que causem depend\'eancia f\'edsica ou ps\'ed quica, bem como aquelas relacionadas com o tratamento, a recupera\'e7\'e3o e a reinser\'e7\'e3o social de dependentes. \par \par Art. 7\'ba Integram a estrutura b\'e1sica do Gabinete de Seguran\'e7a Institucional o Conselho Nacional Antidrogas, a Ag\'eancia Brasileira de Intelig\'eancia - ABIN, a Secretaria Nacional Antidrogas, o Gabinete, uma Secretaria e uma Subchefia. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A Secretaria Nacional Antidrogas desempenhar\'e1 as atividades de Secretaria-Executiva do Conselho Nacional Antidrogas. \par \par Art. 8\'ba Os locais onde o Chefe de Estado e o Vice-Presidente da Rep\'fablica trabalham, residem, estejam ou haja a imin\'eancia de virem a estar, e adjac\'eancias, s\'e3o \'e1reas consideradas de seguran\'e7 a das referidas autoridades, cabendo ao Gabinete de Seguran\'e7a Institucional da Presid\'eancia da Rep\'fablica, para os fins do disposto neste artigo, adotar as medidas necess\'e1rias para a sua prote\'e7\'e3o, bem como coordenar a participa\'e7\'e3 o de outros \'f3rg\'e3os de seguran\'e7a nessas a\'e7\'f5es. \par \par Art. 9\'ba O cargo de Chefe do Gabinete de Seguran\'e7a Institucional da Presid\'eancia da Rep\'fablica \'e9 de natureza militar e privativo de Oficial-General das For\'e7as Armadas. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o V \par \par Do Conselho de Governo \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 10. Ao Conselho de Governo compete assessorar o Presidente da Rep\'fablica na formula\'e7 \'e3o de diretrizes da a\'e7\'e3o governamental, dividindo-se em dois n\'edveis de atua\'e7\'e3o: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - Conselho de Governo, integrado pelos Ministros de Estado, pelos titulares dos \'f3rg\'e3os essenciais da Presid\'eancia da Rep\'fablica e pelo Advogado-Geral da Uni\'e3o, que ser\'e1 presidido pelo Presidente da Rep\'fablica, ou, por sua determina\'e7 \'e3o, pelo Chefe da Casa Civil, e secretariado por um dos membros para este fim designado pelo Presidente da Rep\'fablica; e \par \par II - C\'e2maras do Conselho de Governo, a serem criadas em ato do Poder Executivo, com a finalidade de formular pol\'edticas p\'fablicas setoriais, cujo escopo ultrapasse as compet\'eancias de um \'fanico Minist\'e9rio. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Para desenvolver as a\'e7\'f5es executivas das C\'e2maras mencionadas no inciso II, ser\'e3o constitu\'eddos Comit\'eas Executivos, cuja cria\'e7\'e3o, compet\'eancia, composi\'e7\'e3o e funcionamento ser\'e3 o definidos em ato do Presidente da Rep\'fablica. \par \par Art. 11. O Conselho de Governo reunir-se-\'e1 mediante convoca\'e7\'e3o do Presidente da Rep\'fablica. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o VI \par \par Do Advogado-Geral da Uni\'e3o \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 12. Ao Advogado-Geral da Uni\'e3o, o mais elevado \'f3rg\'e3o de assessoramento jur\'ed dico do Poder Executivo, incumbe assessorar o Presidente da Rep\'fablica em assuntos de natureza jur\'eddica, elaborando pareceres e estudos ou propondo normas, medidas, diretrizes, assisti-lo no controle interno da legalidade dos atos da Administra\'e7 \'e3o, sugerir-lhe medidas de car\'e1ter jur\'eddico reclamadas pelo interesse p\'fablico e apresentar-lhe as informa\'e7\'f5es a serem prestadas ao Poder Judici\'e1rio quando impugnado ato ou omiss\'e3o presidencial. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o VII \par \par Do Gabinete do Presidente da Rep\'fablica \par \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 13. Ao Gabinete do Presidente da Rep\'fablica, \'f3rg\'e3 o de assessoramento imediato ao Presidente da Rep\'fablica, compete: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es; \par \par II - incumbir-se das atividades de organiza\'e7\'e3o da agenda, ajud\'e2ncia-de-ordens, secretaria particular e organiza\'e7\'e3o do acervo documental privado do Presidente da Rep\'fablica; e \par \par III - coordenar as a\'e7\'f5es do Cerimonial, da Assessoria Especial e da Secretaria de Imprensa e Divulga\'e7\'e3o. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o VIII \par \par Do Conselho da Rep\'fablica \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 14. O Conselho da Rep\'fablica \'e9 \'f3rg\'e3o superior de consulta do Presidente da Rep \'fablica, com a composi\'e7\'e3o e as compet\'eancias previstas na Constitui\'e7\'e3o e a organiza\'e7\'e3o e o funcionamento regulados pela Lei no 8.041, de 5 de junho de 1990. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Par\'e1grafo \'fanico. O Conselho da Rep\'fablica tem como Secret\'e1rio-Executivo o Chefe da Casa Civil. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o IX \par \par Do Conselho de Defesa Nacional \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 15. O Conselho de Defesa Nacional \'e9 \'f3rg\'e3o de Consulta do Presidente da Rep\'fa blica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do estado democr\'e1tico, com a composi\'e7\'e3o e as compet\'eancias previstas na Constitui\'e7\'e3o e a organiza\'e7\'e3 o e o funcionamento regulados pela Lei no 8.183, de 11 de abril de 1991. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Par\'e1grafo \'fanico. O Conselho de Defesa Nacional tem como Secret\'e1rio-Executivo o Chefe do Gabinete de Seguran\'e7a Institucional. \par \par \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o X \par \par Da Corregedoria-Geral da Uni\'e3o \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 16. \'c0 Corregedoria-Geral da Uni\'e3 o compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es quanto aos assuntos e provid\'eancias que, no \'e2mbito do Poder Executivo, sejam atinentes \'e0 defesa do patrim\'f4nio p\'fablico. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Art. 17. A Corregedoria-Geral da Uni\'e3o tem, em sua estrutura b\'e1sica, o Gabinete, a Subcorregedoria-Geral e a Assessoria Jur\'eddica. \par \par Art. 18. \'c0 Corregedoria-Geral da Uni\'e3o, no exerc\'edcio de sua compet\'eancia, cabe dar o devido andamento \'e0s representa\'e7\'f5es ou den\'fancias fundamentadas que receber, relativas a les\'e3o, ou amea\'e7a de les\'e3o, ao patrim\'f4nio p\'fa blico, velando por seu integral deslinde. \par \par \'a7 1\'ba \'c0 Corregedoria-Geral da Uni\'e3o, por seu titular, sempre que constatar omiss\'e3o da autoridade competente, cumpre requisitar a instaura\'e7\'e3o de sindic\'e2ncia, procedimentos e processos administrativos outros, e avocar aqueles j\'e1 em curso em \'f3rg\'e3o ou entidade da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, para corrigir-lhes o andamento, inclusive promovendo a aplica\'e7\'e3o da penalidade administrativa cab\'edvel. \par \par \'a7 2\'ba Cumpre \'e0 Corregedoria-Geral da Uni\'e3o, na hip\'f3tese do \'a7 1\'ba, instaurar sindic\'e2ncia ou processo administrativo ou, conforme o caso, representar ao Presidente da Rep\'fablica para apurar a omiss\'e3o das autoridades respons\'e1 veis. \par \par \'a7 3\'ba A Corregedoria-Geral da Uni\'e3o encaminhar\'e1 \'e0 Advocacia-Geral da Uni\'e3o os casos que configurem improbidade administrativa e todos quantos recomendem a indisponibilidade de bens, o ressarcimento ao er\'e1rio e outras provid\'ea ncias a cargo daquela Institui\'e7\'e3o, bem assim provocar\'e1, sempre que necess\'e1ria, a atua\'e7\'e3o do Tribunal de Contas da Uni\'e3o, da Secretaria da Receita Federal, dos \'f3rg\'e3 os do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e, quando houver ind\'edcios de responsabilidade penal, do Departamento de Pol\'edcia Federal e do Minist\'e9rio P\'fablico, inclusive quanto a representa\'e7\'f5es ou den\'fa ncias que se afigurarem manifestamente caluniosas. \par \par \'a7 4\'ba Incluem-se dentre os procedimentos e processos administrativos de instaura\'e7\'e3o, e avoca\'e7\'e3o, facultados \'e0 Corregedoria-Geral da Uni\'e3o, aqueles objeto do Regime Jur\'eddico \'danico dos Servidores Federais e da Legisla\'e7\'e3 o sobre Improbidade Administrativa, assim como outros a serem desenvolvidos, ou j\'e1 em curso, em \'f3rg\'e3o ou entidade da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, desde que relacionados a les\'e3o, ou amea\'e7a de les\'e3o, ao patrim\'f4nio p\'fablico. \par \par \'a7 5\'ba Ao Corregedor-Geral da Uni\'e3o no exerc\'edcio da sua compet\'eancia incumbe, especialmente: \par \par I - decidir, preliminarmente, sobre as representa\'e7\'f5es ou den\'fancias fundamentadas que receber, indicando as provid\'eancias cab\'edveis; \par \par II - instaurar os procedimentos e processos administrativos a seu cargo, constituindo as respectivas comiss\'f5es, bem assim requisitar a instaura\'e7\'e3o daqueles que venham sendo injustificadamente retardados pela autoridade respons\'e1vel; \par \par III - acompanhar procedimentos e processos administrativos em curso em \'f3rg\'e3os ou entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal; \par \par IV - realizar inspe\'e7\'f5es e avocar procedimentos e processos em curso na Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, para exame de sua regularidade, propondo a ado\'e7\'e3o de provid\'eancias, ou a corre\'e7\'e3o de falhas; \par \par V - efetivar, ou promover, a declara\'e7\'e3o da nulidade de procedimento ou processo administrativo, bem como, se for o caso, a imediata e regular apura\'e7\'e3o dos fatos envolvidos nos autos, e na nulidade declarada; \par \par VI - requisitar procedimentos e processos administrativos j\'e1 arquivados por autoridade da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal; \par \par VII - requisitar, a \'f3rg\'e3o ou entidade da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal ou, quando for o caso, propor ao Presidente da Rep\'fablica que sejam solicitadas as informa\'e7\'f5es e os documentos necess\'e1 rios a trabalhos da Corregedoria-Geral da Uni\'e3o; \par \par VIII - requisitar, aos \'f3rg\'e3os e \'e0s entidades federais, os servidores e empregados necess\'e1rios \'e0 constitui\'e7\'e3o das comiss\'f5es objeto do inciso II, e de outras an\'e1logas, bem assim qualquer servidor ou empregado indispens\'e1vel \'e0 instru\'e7\'e3o do processo; \par \par IX - propor medidas legislativas ou administrativas e sugerir a\'e7\'f5es necess\'e1rias a evitar a repeti\'e7\'e3o de irregularidades constatadas; e \par \par X - desenvolver outras atribui\'e7\'f5es de que o incumba o Presidente da Rep\'fablica. \par \par Art. 19. Os titulares dos \'f3rg\'e3os do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal devem cientificar o Corregedor-Geral da Uni\'e3o das irregularidades verificadas e registradas em seus relat\'f3rios, atinentes a atos, ou fatos, atribu\'ed veis a agentes da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, dos quais haja resultado, ou possa resultar, preju\'edzo ao er\'e1rio, de valor superior ao limite fixado, pelo Tribunal de Contas da Uni\'e3o, relativamente \'e0 tomada de contas especial, elaborada de forma simplificada. \par \par Art. 20. Dever\'e3o ser prontamente atendidas as requisi\'e7\'f5es de pessoal, inclusive de t\'e9cnicos, pelo Corregedor-Geral da Uni\'e3o, que ser\'e3o irrecus\'e1veis. \par \par Art. 21. Os \'f3rg\'e3os e as entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal est\'e3o obrigados a atender, no prazo indicado, \'e0s demais requisi\'e7\'f5es e solicita\'e7\'f5es do Corregedor-Geral da Uni\'e3o, bem como a comunicar-lhe a instaura \'e7\'e3o de sindic\'e2ncia, ou outro processo administrativo, e o respectivo resultado. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XI \par \par Da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 22. \'c0 Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presid\'eancia da Rep\'fa blica compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es, especialmente na formula\'e7\'e3o e coordena\'e7\'e3o das pol\'edticas nacionais de desenvolvimento urbano, e promover, em articula\'e7 \'e3o com as diversas esferas de governo, com o setor privado e organiza\'e7\'f5es n\'e3o-governamentais, a\'e7\'f5es e programas de urbaniza\'e7\'e3o, de habita\'e7\'e3o, de saneamento b\'e1sico e de transporte urbano. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Art. 23. Integram a estrutura b\'e1sica da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano o Gabinete, o Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social - FDS e at\'e9 tr\'eas Secretarias. \par \par Art. 24. O Secret\'e1rio Especial de Desenvolvimento Urbano tem prerrogativas, garantias, vantagens e direitos equivalentes aos de Ministro de Estado. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XII \par \par Da Secretaria de Estado de Comunica\'e7\'e3o de Governo \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 25. \'c0 Secretaria de Estado de Comunica\'e7\'e3o de Governo da Presid\'eancia da Rep\'fa blica compete: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - assistir direta e imediatamente ao Presidente da Rep\'fablica no desempenho de suas atribui\'e7\'f5es, especialmente nos assuntos relativos \'e0 pol\'edtica de comunica\'e7\'e3o e divulga\'e7\'e3o social do Governo e de implanta\'e7\'e3o de programas informativos; \par \par II - a coordena\'e7\'e3o, supervis\'e3o e controle da publicidade dos \'f3rg\'e3os e das entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, direta e indireta, e de sociedades sob controle da Uni\'e3o; e \par \par III - convocar redes obrigat\'f3rias de r\'e1dio e televis\'e3o. \par \par Art. 26. Integram a estrutura b\'e1sica da Secretaria de Estado de Comunica\'e7\'e3o de Governo o Gabinete e at\'e9 tr\'eas Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XIII \par \par Do Programa Comunidade Solid\'e1ria \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 27. O Programa Comunidade Solid\'e1ria, vinculado \'e0 Presid\'eancia da Rep\'fa blica, tem por objetivo coordenar as a\'e7\'f5es visando ao atendimento da parcela da popula\'e7\'e3o que n\'e3o disp\'f5e de meios para prover suas necessidades b\'e1sicas, em especial o combate \'e0 fome e \'e0 pobreza. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Par\'e1grafo \'fanico. O Conselho do Programa Comunidade Solid\'e1ria tem por finalidade promover o di\'e1logo pol\'edtico e parcerias entre governo e sociedade para o enfrentamento da pobreza e da exclus\'e3o, por interm\'e9 dio de iniciativas inovadoras de desenvolvimento social. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Cap\'edtulo II \par \par DOS MINIST\'c9RIOS \par \par Se\'e7\'e3o I \par \par Da Denomina\'e7\'e3o \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 28. Os Minist\'e9rios s\'e3o os seguintes: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - da Justi\'e7a; \par \par II - da Defesa; \par \par III - das Rela\'e7\'f5es Exteriores; \par \par IV - da Fazenda; \par \par V - dos Transportes; \par \par VI - da Agricultura, Pecu\'e1ria e Abastecimento; \par \par VII - da Educa\'e7\'e3o; \par \par VIII - do Trabalho e Emprego; \par \par IX - da Sa\'fade; \par \par X - do Desenvolvimento, Ind\'fastria e Com\'e9rcio Exterior; \par \par XI - de Minas e Energia; \par \par XII - do Planejamento, Or\'e7amento e Gest\'e3o; \par \par XIII - das Comunica\'e7\'f5es; \par \par XIV - da Previd\'eancia e Assist\'eancia Social; \par \par XV - da Cultura; \par \par XVI - da Ci\'eancia e Tecnologia; \par \par XVII - do Meio Ambiente; \par \par XVIII - do Esporte e Turismo; \par \par XIX - da Integra\'e7\'e3o Nacional; e \par \par XX - do Desenvolvimento Agr\'e1rio. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. S\'e3o Ministros de Estado os titulares dos Minist\'e9rios, o Chefe da Casa Civil da Presid\'eancia da Rep\'fablica, o Chefe do Gabinete de Seguran\'e7a Institucional, o Chefe da Secretaria-Geral da Presid\'eancia da Rep\'fa blica, o Advogado-Geral da Uni\'e3o e o Corregedor-Geral da Uni\'e3o. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o II \par \par Do Minist\'e9rio da Justi\'e7a \par \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 29. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Justi\'e7a: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - defesa da ordem jur\'eddica, dos direitos pol\'edticos e das garantias constitucionais; \par \par II - pol\'edtica judici\'e1ria; \par \par III - direitos da cidadania, direitos da crian\'e7a, do adolescente, dos \'edndios e das minorias; \par \par IV - entorpecentes, seguran\'e7a p\'fablica, tr\'e2nsito, Pol\'edcias Federal, Rodovi\'e1ria e Ferrovi\'e1ria Federal e do Distrito Federal; \par \par V - defesa dos direitos das pessoas portadoras de defici\'eancia e promo\'e7\'e3o da sua integra\'e7\'e3o \'e0 vida comunit\'e1ria; \par \par VI - defesa da ordem econ\'f4mica nacional e dos direitos do consumidor; \par \par VII - planejamento, coordena\'e7\'e3o e administra\'e7\'e3o da pol\'edtica penitenci\'e1ria nacional; \par \par VIII - nacionalidade, imigra\'e7\'e3o e estrangeiros; \par \par IX - ouvidoria-geral; \par \par X - ouvidoria das pol\'edcias federais; \par \par XI - assist\'eancia jur\'eddica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados em lei; \par \par XII - defesa dos bens e dos pr\'f3prios da Uni\'e3o e das entidades integrantes da Administra\'e7\'e3o Federal indireta; \par \par XIII - articular, integrar e propor as a\'e7\'f5es do Governo nos aspectos relacionados com as atividades de repress\'e3o ao uso indevido, do tr\'e1fico il\'edcito e da produ\'e7\'e3o n\'e3o autorizada de subst\'e2 ncias entorpecentes e drogas que causem depend\'eancia f\'edsica ou ps\'edquica; e \par \par XIV - assistir ao Presidente da Rep\'fablica em todas as mat\'e9rias n\'e3o afetas a outro Minist\'e9rio. \par \par \'a7 1\'ba Os atos de nomea\'e7\'e3o de Ministro de Estado s\'e3o referendados pelo Ministro de Estado da Justi\'e7a. \par \par \'a7 2\'ba Os atos de nomea\'e7\'e3o do Ministro de Estado da Justi\'e7a e de exonera\'e7\'e3o de qualquer Ministro de Estado n\'e3o ter\'e3o referenda ministerial. \par \par \'a7 3\'ba A compet\'eancia relativa aos direitos dos \'edndios de que trata o inciso III do caput inclui o acompanhamento das a\'e7\'f5es de sa\'fade desenvolvidas em prol das comunidades ind\'edgenas. \par \par Art. 30. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Justi\'e7a a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o Conselho Nacional de Combate \'e0 Discrimina\'e7\'e3o, o Conselho Nacional de Pol \'edtica Criminal e Penitenci\'e1ria, o Conselho Nacional de Tr\'e2nsito, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o Conselho Nacional dos Direitos da Crian\'e7a e do Adolescente, o Conselho Nacional de Seguran\'e7a P\'fa blica, o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Defici\'eancia, o Departamento de Pol\'edcia Federal, o Departamento de Pol\'edcia Rodovi\'e1ria Federal, a Defensoria P\'fa blica da Uni\'e3o e at\'e9 cinco Secretarias. \par \par \'a7 1\'ba Compete \'e0 Secretaria de Estado dos Direitos Humanos: \par \par I - direitos da cidadania, direitos da crian\'e7a, do adolescente e das minorias; e \par \par II - defesa dos direitos das pessoas portadoras de defici\'eancia e promo\'e7\'e3o da sua integra\'e7\'e3o \'e0 vida comunit\'e1ria. \par \par \'a7 2\'ba A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos \'e9 composta de at\'e9 duas secretarias final\'edsticas. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o III \par \par Do Minist\'e9rio da Defesa \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 31. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Defesa: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica de defesa nacional; \par \par II - pol\'edtica e estrat\'e9gia militares; \par \par III - doutrina e planejamento de emprego das For\'e7as Armadas; \par \par IV - projetos especiais de interesse da defesa nacional; \par \par V - intelig\'eancia estrat\'e9gica e operacional no interesse da defesa; \par \par VI - opera\'e7\'f5es militares das For\'e7as Armadas; \par \par VII - relacionamento internacional das For\'e7as Armadas; \par \par VIII - or\'e7amento de defesa; \par \par IX - legisla\'e7\'e3o militar; \par \par X - pol\'edtica de mobiliza\'e7\'e3o nacional; \par \par XI - pol\'edtica de ci\'eancia e tecnologia nas For\'e7as Armadas; \par \par XII - pol\'edtica de comunica\'e7\'e3o social nas For\'e7as Armadas; \par \par XIII - pol\'edtica de remunera\'e7\'e3o dos militares e pensionistas; \par \par XIV - pol\'edtica nacional de exporta\'e7\'e3o de material de emprego militar, bem como fomento \'e0s atividades de pesquisa e desenvolvimento, produ\'e7\'e3o e exporta\'e7\'e3o em \'e1reas de interesse da defesa e controle da exporta\'e7\'e3 o de material b\'e9lico de natureza convencional; \par \par XV - atua\'e7\'e3o das For\'e7as Armadas, quando couber, na garantia da lei e da ordem, visando a preserva\'e7\'e3o da ordem p\'fablica e da incolumidade das pessoas e do patrim\'f4nio, bem como sua coopera\'e7\'e3 o com o desenvolvimento nacional e a defesa civil e ao apoio ao combate a delitos transfronteiri\'e7os e ambientais; \par \par XVI - log\'edstica militar; \par \par XVII - servi\'e7o militar; \par \par XVIII - assist\'eancia \'e0 sa\'fade, social e religiosa das For\'e7as Armadas; \par \par XIX - constitui\'e7\'e3o, organiza\'e7\'e3o, efetivos, adestramento e aprestamento das for\'e7as navais, terrestres e a\'e9reas; \par \par XX - pol\'edtica mar\'edtima nacional; \par \par XXI - seguran\'e7a da navega\'e7\'e3o a\'e9rea e do tr\'e1fego aquavi\'e1rio e salvaguarda da vida humana no mar; \par \par XXII - pol\'edtica aeron\'e1utica nacional e atua\'e7\'e3o na pol\'edtica nacional de desenvolvimento das atividades aeroespaciais; \par \par XXIII - infra-estrutura aeroespacial, aeron\'e1utica e aeroportu\'e1ria; e \par \par XXIV - ordena\'e7\'e3o territorial, em conjunto com o Minist\'e9rio da Integra\'e7\'e3o Nacional. \par \par Art. 32. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Defesa o Conselho de Avia\'e7\'e3o Civil, o Conselho Militar de Defesa, o Comando da Marinha, o Comando do Ex\'e9rcito, o Comando da Aeron\'e1 utica, o Estado-Maior de Defesa, a Escola Superior de Guerra, o Hospital das For\'e7as Armadas, o Centro de Cataloga\'e7\'e3o das For\'e7as Armadas, a Representa\'e7\'e3o Brasileira na Junta Interamericana de Defesa, at\'e9 tr\'eas Secretarias e um \'f3rg \'e3o de controle interno. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Ao Conselho de Avia\'e7\'e3o Civil, presidido pelo Ministro de Estado da Defesa e composto na forma estabelecida em regulamento, compete propor a pol\'edtica relativa ao setor de avia\'e7\'e3o civil. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o IV \par \par Do Minist\'e9rio das Rela\'e7\'f5es Exteriores \par \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 33. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio das Rela\'e7\'f5es Exteriores: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica internacional; \par \par II - rela\'e7\'f5es diplom\'e1ticas e servi\'e7os consulares; \par \par III - participa\'e7\'e3o nas negocia\'e7\'f5es comerciais, econ\'f4micas, t\'e9cnicas e culturais com governos e entidades estrangeiras; \par \par IV - programas de coopera\'e7\'e3o internacional; e \par \par V - apoio a delega\'e7\'f5es, comitivas e representa\'e7\'f5es brasileiras em ag\'eancias e organismos internacionais e multilaterais. \par \par Art. 34. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio das Rela\'e7\'f5es Exteriores a Secretaria de Planejamento Diplom\'e1tico, o Cerimonial, a Inspetoria-Geral do Servi\'e7o Exterior, a Secretaria-Geral das Rela\'e7\'f5 es Exteriores, esta composta de at\'e9 quatro Subsecretarias, a Secretaria de Controle Interno, o Instituto Rio Branco, as miss\'f5es diplom\'e1ticas permanentes, as reparti\'e7\'f5es consulares, o Conselho de Pol\'edtica Externa e a Comiss\'e3o de Promo \'e7\'f5es. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. O Conselho de Pol\'edtica Externa ser\'e1 presidido pelo Ministro de Estado das Rela\'e7\'f5es Exteriores e integrado pelo Secret\'e1rio-Geral, pelos Subsecret\'e1rios-Gerais da Secretaria-Geral das Rela\'e7\'f5 es Exteriores e pelo Chefe de Gabinete do Ministro de Estado das Rela\'e7\'f5es Exteriores. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o V \par \par Do Minist\'e9rio da Fazenda \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \par Art. 35. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Fazenda: \par \par I - moeda, cr\'e9dito, institui\'e7\'f5es financeiras, capitaliza\'e7\'e3o, poupan\'e7a popular, seguros privados e previd\'eancia privada aberta; \par \par II - pol\'edtica, administra\'e7\'e3o, fiscaliza\'e7\'e3o e arrecada\'e7\'e3o tribut\'e1ria e aduaneira; \par \par III - administra\'e7\'e3o financeira e contabilidade p\'fablica; \par \par IV - administra\'e7\'e3o das d\'edvidas p\'fablicas interna e externa; \par \par V - negocia\'e7\'f5es econ\'f4micas e financeiras com governos, organismos multilaterais e ag\'eancias governamentais; \par \par VI - pre\'e7os em geral e tarifas p\'fablicas e administradas; \par \par VII - fiscaliza\'e7\'e3o e controle do com\'e9rcio exterior; \par \par VIII - realiza\'e7\'e3o de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura econ\'f4mica; e \par \par IX - autorizar, ressalvadas as compet\'eancias do Conselho Monet\'e1rio Nacional: \par \par a) a distribui\'e7\'e3o gratuita de pr\'eamios a t\'edtulo de propaganda quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou opera\'e7\'e3o assemelhada; \par \par b) as opera\'e7\'f5es de cons\'f3rcio, fundo m\'fatuo e outras formas associativas assemelhadas, que objetivem a aquisi\'e7\'e3o de bens de qualquer natureza; \par \par c) a venda ou promessa de venda de mercadorias a varejo, mediante oferta p\'fablica e com recebimento antecipado, parcial ou total, do respectivo pre\'e7o; \par \par d) a venda ou promessa de venda de direitos, inclusive cotas de propriedade de entidades civis, tais como hospital, motel, clube, hotel, centro de recrea\'e7\'e3o ou alojamento e organiza\'e7\'e3o de servi\'e7 os de qualquer natureza com ou sem rateio de despesas de manuten\'e7\'e3o, mediante oferta p\'fablica e com pagamento antecipado do pre\'e7o; \par \par e) a venda ou promessa de venda de terrenos loteados a presta\'e7\'f5es mediante sorteio; \par \par f) qualquer outra modalidade de capta\'e7\'e3o antecipada de poupan\'e7a popular, mediante promessa de contrapresta\'e7\'e3o em bens, direitos ou servi\'e7os de qualquer natureza; e \par \par g) a explora\'e7\'e3o de loterias, inclusive os "Sweepstakes" e outras modalidades de loterias realizadas por entidades promotoras de corridas de cavalos. \par \par Art. 36. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Fazenda o Conselho Monet\'e1rio Nacional, o Conselho Nacional de Pol\'edtica Fazend\'e1ria, o Conselho de Recursos do Sis tema Financeiro Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados, o Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previd\'eancia Privada Aberta e de Capitaliza\'e7\'e3o, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, a C\'e2 mara Superior de Recursos Fiscais, os 1\'ba, 2\'ba e 3\'ba Conselhos de Contribuintes, o Conselho Diretor do Fundo de Garantia Exporta\'e7\'e3o - CFGE, o Comit\'ea Brasileiro de Nomenclatura, o Comit\'ea de Avalia\'e7\'e3o de Cr\'e9 ditos ao Exterior, o Comit\'ea de Coordena\'e7\'e3o Gerencial das Institui\'e7\'f5es Financeiras P\'fablicas Federais, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, a Escola de Administra\'e7\'e3o Fazend\'e1ria e at\'e9 cinco Secretarias. \par \par \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o VI \par \par Do Minist\'e9rio dos Transportes \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 37. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio dos Transportes: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional de transportes ferrovi\'e1rio, rodovi\'e1rio e aquavi\'e1rio; \par \par II - marinha mercante, portos e vias naveg\'e1veis; e \par \par III - participa\'e7\'e3o na coordena\'e7\'e3o dos transportes aerovi\'e1rios. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. As compet\'eancias atribu\'eddas ao Minist\'e9rio dos Transportes nos incisos "I" e "II" do caput compreendem: \par \par I - a formula\'e7\'e3o, coordena\'e7\'e3o e supervis\'e3o das pol\'edticas nacionais; \par \par II - o planejamento estrat\'e9gico, o estabelecimento de diretrizes para sua implementa\'e7\'e3o e a defini\'e7\'e3o das prioridades dos programas de investimentos; \par \par III - a aprova\'e7\'e3o dos planos de outorgas; \par \par IV - o estabelecimento de diretrizes para a representa\'e7\'e3o do Brasil nos organismos internacionais e em conven\'e7\'f5es, acordos e tratados referentes aos meios de transportes; \par \par V - a formula\'e7\'e3o e supervis\'e3o da execu\'e7\'e3o da pol\'edtica referente ao Fundo de Marinha Mercante, destinado \'e0 renova\'e7\'e3o, recupera\'e7\'e3o e amplia\'e7\'e3o da frota mercante nacional, em articula\'e7\'e3o com os Minist\'e9 rios da Fazenda, do Desenvolvimento, Ind\'fastria e Com\'e9rcio Exterior e do Planejamento, Or\'e7amento e Gest\'e3o; e \par \par VI - o estabelecimento de diretrizes para afretamento de embarca\'e7\'f5es estrangeiras por empresas brasileiras de navega\'e7\'e3o e para libera\'e7\'e3o do transporte de cargas prescritas. \par \par Art. 38. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio dos Transportes a Comiss\'e3o Federal de Transportes Ferrovi\'e1rios - COFER e at\'e9 tr\'eas Secretarias. \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Se\'e7\'e3o VII \par \par Do Minist\'e9rio da Agricultura, Pecu\'e1ria e Abastecimento \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 39. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Agricultura, Pecu\'e1 ria e Abastecimento: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica agr\'edcola, abrangendo produ\'e7\'e3o, comercializa\'e7\'e3o, abastecimento, armazenagem e garantia de pre\'e7os m\'ednimos; \par \par II - produ\'e7\'e3o e fomento agropecu\'e1rio, inclusive das atividades pesqueira e da heveicultura; \par \par III - mercado, comercializa\'e7\'e3o e abastecimento agropecu\'e1rio, inclusive estoques reguladores e estrat\'e9gicos; \par \par IV - informa\'e7\'e3o agr\'edcola; \par \par V - defesa sanit\'e1ria animal e vegetal; \par \par VI - fiscaliza\'e7\'e3o dos insumos utilizados nas atividades agropecu\'e1rias e da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os no setor; \par \par VII - classifica\'e7\'e3o e inspe\'e7\'e3o de produtos e derivados animais e vegetais, inclusive em a\'e7\'f5es de apoio \'e0s atividades exercidas pelo Minist\'e9rio da Fazenda, relativamente ao com\'e9rcio exterior; \par \par VIII - prote\'e7\'e3o, conserva\'e7\'e3o e manejo do solo, voltados ao processo produtivo agr\'edcola e pecu\'e1rio; \par \par IX - pesquisa tecnol\'f3gica em agricultura e pecu\'e1ria; \par \par X - meteorologia e climatologia; \par \par XI - cooperativismo e associativismo rural; \par \par XII - energiza\'e7\'e3o rural, agroenergia, inclusive eletrifica\'e7\'e3o rural, quando custeado com recursos do Or\'e7amento Geral da Uni\'e3o; \par \par XIII - assist\'eancia t\'e9cnica e extens\'e3o rural; \par \par XIV - pol\'edtica relativa ao caf\'e9, a\'e7\'facar e \'e1lcool; e \par \par XV - planejamento e exerc\'edcio da a\'e7\'e3o governamental nas atividades do setor agroindustrial canavieiro. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. No exerc\'edcio da compet\'eancia de que trata o inciso II do caput deste artigo, relativa ao fomento \'e0 pesca e \'e0 aq\'fcicultura, o Minist\'e9rio da Agricultura, Pecu\'e1ria e Abastecimento dever\'e1: \par \par I - organizar e manter o Registro Geral da Pesca previsto no art. 93 do Decreto-Lei n\'ba 221, de 28 de fevereiro de 1967; \par \par II - conceder licen\'e7as, permiss\'f5es e autoriza\'e7\'f5es para o exerc\'edcio da pesca comercial e artesanal e da aq\'fcicultura nas \'e1reas de pesca do Territ\'f3rio Nacional, compreendendo as \'e1 guas continentais e interiores e o mar territorial, da Plataforma Continental, da Zona Econ\'f4mica Exclusiva, \'e1reas adjacentes e \'e1guas internacionais, para captura de: \par \par a) esp\'e9cies altamente migrat\'f3rias, conforme Conven\'e7\'e3o das Na\'e7\'f5es Unidas sobre os Direitos do Mar, excetuando-se os mam\'edferos marinhos; \par \par b) esp\'e9cies subexplotadas ou inexplotadas; e \par \par c) esp\'e9cies sobreexplotadas ou amea\'e7adas de sobreexplota\'e7\'e3o, observado o disposto no \'a7 1\'ba do art. 61; \par \par III - autorizar o arrendamento de embarca\'e7\'f5es estrangeiras de pesca para operar na captura das esp\'e9cies de que tratam as al\'edneas "a" e "b" do inciso II deste par\'e1grafo, exceto nas \'e1guas interiores e no mar territorial; \par \par IV - autorizar a opera\'e7\'e3o de embarca\'e7\'f5es estrangeiras de pesca, nos casos previstos em acordos internacionais de pesca firmados pelo Brasil, a exercer suas atividades nas condi\'e7\'f5es e nos limites estabelecidos no respectivo pacto; \par \par V - estabelecer medidas que permitam o aproveitamento sustent\'e1vel dos recursos pesqueiros altamente migrat\'f3rios e dos que estejam subexplotados ou inexplotados; \par \par VI - fornecer ao Minist\'e9rio do Meio Ambiente os dados do Registro Geral da Pesca relativos \'e0s licen\'e7as, permiss\'f5es e autoriza\'e7\'f5es concedidas para pesca e aq\'fcicultura, para fins de registro autom\'e1tico dos benefici\'e1 rios no Cadastro T\'e9cnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais; \par \par VII - repassar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov\'e1veis - IBAMA cinq\'fcenta por cento das receitas das taxas ou dos servi\'e7os cobrados em decorr\'eancia das atividades relacionadas no inciso II deste par\'e1 grafo, que ser\'e3o destinados ao custeio das atividades de fiscaliza\'e7\'e3o da pesca e da aq\'fcicultura; e \par \par VIII - subsidiar, assessorar e participar, em intera\'e7\'e3o com o Minist\'e9rio das Rela\'e7\'f5es Exteriores, de negocia\'e7\'f5es e eventos que envolvam o comprometimento de direitos e a interfer\'eancia em interesses nacionais sobre a pesca, a produ \'e7\'e3o e comercializa\'e7\'e3o do pescado e interesses do setor neste particular. \par \par Art. 40. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Agricultura, Pecu\'e1ria e Abastecimento o Conselho Nacional de Pol\'edtica Agr\'edcola, o Conselho Deliberativo da Pol\'edtica do Caf\'e9, a Comiss\'e3o Especial de Recursos, a Comiss\'e3 o Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o Instituto Nacional de Meteorologia e at\'e9 quatro Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o VIII \par \par Do Minist\'e9rio da Educa\'e7\'e3o \par \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 41. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Educa\'e7\'e3o: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional de educa\'e7\'e3o; \par \par II - educa\'e7\'e3o infantil; \par \par III - educa\'e7\'e3o em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino m\'e9dio, ensino superior, educa\'e7\'e3o de jovens e adultos, educa\'e7\'e3o profissional, educa\'e7\'e3o especial e educa\'e7\'e3o a dist\'e2ncia, exceto ensino militar; \par \par IV - avalia\'e7\'e3o, informa\'e7\'e3o e pesquisa educacional; \par \par V - pesquisa e extens\'e3o universit\'e1ria; \par \par VI - magist\'e9rio; e \par \par VII - assist\'eancia financeira a fam\'edlias carentes para a escolariza\'e7\'e3o de seus filhos ou dependentes. \par \par Art. 42. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Educa\'e7\'e3o o Conselho Nacional de Educa\'e7\'e3o, o Instituto Benjamin Constant, o Instituto Nacional de Educa\'e7\'e3o de Surdos e at\'e9 seis Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o IX \par \par Do Minist\'e9rio do Trabalho e Emprego \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 43. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio do Trabalho e Emprego: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica e diretrizes para a gera\'e7\'e3o de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; \par \par II - pol\'edtica e diretrizes para a moderniza\'e7\'e3o das rela\'e7\'f5es de trabalho; \par \par III - fiscaliza\'e7\'e3o do trabalho, inclusive do trabalho portu\'e1rio, bem como aplica\'e7\'e3o das san\'e7\'f5es previstas em normas legais ou coletivas; \par \par IV - pol\'edtica salarial; \par \par V - forma\'e7\'e3o e desenvolvimento profissional; \par \par VI - seguran\'e7a e sa\'fade no trabalho; e \par \par VII - pol\'edtica de imigra\'e7\'e3o. \par \par Art. 44. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio do Trabalho e Emprego o Conselho Nacional do Trabalho, o Conselho Nacional de Imigra\'e7\'e3o, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Servi\'e7 o, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador e at\'e9 tr\'eas Secretarias. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Os \'f3rg\'e3os colegiados integrantes da estrutura do Minist\'e9rio do Trabalho e Emprego ter\'e3o composi\'e7\'e3o tripartite, observada a paridade entre representan tes dos trabalhadores e dos empregadores, na forma estabelecida em regulamento. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o X \par \par Do Minist\'e9rio da Sa\'fade \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 45. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Sa\'fade: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional de sa\'fade; \par \par II - coordena\'e7\'e3o e fiscaliza\'e7\'e3o do Sistema \'danico de Sa\'fade; \par \par III - sa\'fade ambiental e a\'e7\'f5es de promo\'e7\'e3o, prote\'e7\'e3o e recupera\'e7\'e3o da sa\'fade individual e coletiva, inclusive a dos trabalhadores e dos \'edndios; \par \par IV - informa\'e7\'f5es de sa\'fade; \par \par V - insumos cr\'edticos para a sa\'fade; \par \par VI - a\'e7\'e3o preventiva em geral, vigil\'e2ncia e controle sanit\'e1rio de fronteiras e de portos mar\'edtimos, fluviais e a\'e9reos; \par \par VII - vigil\'e2ncia de sa\'fade, especialmente drogas, medicamentos e alimentos; e \par \par VIII - pesquisa cient\'edfica e tecnologia na \'e1rea de sa\'fade. \par \par Art. 46. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Sa\'fade o Conselho Nacional de Sa\'fade e at\'e9 quatro Secretarias. \par \par \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XI \par \par Do Minist\'e9rio do Desenvolvimento, Ind\'fastria e Com\'e9rcio Exterior \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 47. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio do Desenvolvimento, Ind\'fa stria e Com\'e9rcio Exterior: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica de desenvolvimento da ind\'fastria, do com\'e9rcio e dos servi\'e7os; \par \par II - propriedade intelectual e transfer\'eancia de tecnologia; \par \par III - metrologia, normaliza\'e7\'e3o e qualidade industrial; \par \par IV - pol\'edticas de com\'e9rcio exterior; \par \par V - regulamenta\'e7\'e3o e execu\'e7\'e3o dos programas e atividades relativas ao com\'e9rcio exterior; \par \par VI - aplica\'e7\'e3o dos mecanismos de defesa comercial; \par \par VII - participa\'e7\'e3o em negocia\'e7\'f5es internacionais relativas ao com\'e9rcio exterior; \par \par VIII - formula\'e7\'e3o da pol\'edtica de apoio \'e0 microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato; e \par \par IX - execu\'e7\'e3o das atividades de registro do com\'e9rcio. \par \par Art. 48. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio do Desenvolvimento, Ind\'fastria e Com\'e9rcio Exterior o Conselho Nacional de Metrologia, Normaliza\'e7\'e3o e Qualidade Industrial, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exporta\'e7 \'e3o e at\'e9 quatro Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XII \par \par Do Minist\'e9rio de Minas e Energia \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \par Art. 49. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio de Minas e Energia: \par \par I - geologia, recursos minerais e energ\'e9ticos; \par \par II - aproveitamento da energia hidr\'e1ulica; \par \par III - minera\'e7\'e3o e metalurgia; \par \par IV - petr\'f3leo, combust\'edvel e energia el\'e9trica, inclusive nuclear; e \par \par V - energiza\'e7\'e3o rural, agroenergia, inclusive eletrifica\'e7\'e3o rural, quando custeado com recursos vinculados ao Sistema El\'e9trico Nacional. \par \par Art. 50. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio de Minas e Energia at\'e9 cinco Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XIII \par \par Do Minist\'e9rio do Planejamento, Or\'e7amento e Gest\'e3o \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 51. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio do Planejamento, Or\'e7amento e Gest \'e3o: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - formula\'e7\'e3o do planejamento estrat\'e9gico nacional; \par \par II - avalia\'e7\'e3o dos impactos s\'f3cio-econ\'f4micos das pol\'edticas e programas do Governo Federal e elabora\'e7\'e3o de estudos especiais para a reformula\'e7\'e3o de pol\'edticas; \par \par III - realiza\'e7\'e3o de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura s\'f3cio-econ\'f4mica e gest\'e3o dos sistemas cartogr\'e1ficos e estat\'edsticos nacionais; \par \par IV - elabora\'e7\'e3o, acompanhamento e avalia\'e7\'e3o do plano plurianual de investimentos e dos or\'e7amentos anuais; \par \par V - viabiliza\'e7\'e3o de novas fontes de recursos para os planos de governo; \par \par VI - formula\'e7\'e3o de diretrizes, coordena\'e7\'e3o das negocia\'e7\'f5es, acompanhamento e avalia\'e7\'e3o dos financiamentos externos de projetos p\'fablicos com organismos multilaterais e ag\'eancias governamentais; \par \par VII - coordena\'e7\'e3o e gest\'e3o dos sistemas de planejamento e or\'e7amento federal, de pessoal civil, de organiza\'e7\'e3o e moderniza\'e7\'e3o administrativa, de administra\'e7\'e3o de recursos da informa\'e7\'e3o e inform\'e1tica e de servi\'e7 os gerais; \par \par VIII - formula\'e7\'e3o de diretrizes e controle da gest\'e3o das empresas estatais; \par \par IX - acompanhamento do desempenho fiscal do setor p\'fablico; \par \par X - administra\'e7\'e3o patrimonial; e \par \par XI - pol\'edtica e diretrizes para moderniza\'e7\'e3o do Estado. \par \par Art. 52. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio do Planejamento, Or\'e7amento e Gest\'e3o a Comiss\'e3o de Financiamentos Externos, a Comiss\'e3o Nacional de Cartografia, a Comiss\'e3o Nacional de Classifica\'e7\'e3o, a Assessoria Econ\'f4 mica e at\'e9 sete Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XIV \par \par Do Minist\'e9rio das Comunica\'e7\'f5es \par \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 53. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio das Comunica\'e7\'f5es: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional de telecomunica\'e7\'f5es, inclusive radiodifus\'e3o; \par \par II - regulamenta\'e7\'e3o, outorga e fiscaliza\'e7\'e3o de servi\'e7os de telecomunica\'e7\'f5es; \par \par III - controle e administra\'e7\'e3o do uso do espectro de radiofreq\'fc\'eancias; e \par \par IV - servi\'e7os postais. \par \par Art. 54. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio das Comunica\'e7\'f5es at\'e9 duas Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XV \par \par Do Minist\'e9rio da Previd\'eancia e Assist\'eancia Social \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 55. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Previd\'eancia e Assist\'eancia Social: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - previd\'eancia social; \par \par II - previd\'eancia complementar; e \par \par III - assist\'eancia social. \par \par Art. 56. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Previd\'eancia e Assist\'eancia Social a Secretaria de Estado de Assist\'eancia Social, o Conselho Nacional de Previd\'eancia Social, o Conselho Nacional de Assist\'ea ncia Social, o Conselho de Recursos da Previd\'eancia Social, o Conselho de Gest\'e3o da Previd\'eancia Complementar e at\'e9 duas Secretarias. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. \'c0 Secretaria de Estado de Assist\'eancia Social, composta de at\'e9 duas secretarias final\'edsticas, compete: \par \par I - pol\'edtica de assist\'eancia social; e \par \par II - normatiza\'e7\'e3o, orienta\'e7\'e3o, supervis\'e3o e avalia\'e7\'e3o da execu\'e7\'e3o da pol\'edtica de assist\'eancia social. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XVI \par \par Do Minist\'e9rio da Cultura \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 57. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Cultura: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional de cultura; \par \par II - prote\'e7\'e3o do patrim\'f4nio hist\'f3rico e cultural; e \par \par III - aprovar a delimita\'e7\'e3o das terras dos remanescentes das comunidades dos quilombos, bem como determinar as suas demarca\'e7\'f5es, que ser\'e3o homologadas mediante decreto. \par \par Art. 58. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Cultura o Conselho Nacional de Pol\'edtica Cultural, a Comiss\'e3o Nacional de Incentivo \'e0 Cultura, a Comiss\'e3o de Cinema e at\'e9 quatro Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XVII \par \par Do Minist\'e9rio da Ci\'eancia e Tecnologia \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 59. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Ci\'eancia e Tecnologia: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional de pesquisa cient\'edfica e tecnol\'f3gica; \par \par II - planejamento, coordena\'e7\'e3o, supervis\'e3o e controle das atividades da ci\'eancia e tecnologia; \par \par III - pol\'edtica de desenvolvimento de inform\'e1tica e automa\'e7\'e3o; \par \par IV - pol\'edtica nacional de biosseguran\'e7a; \par \par V - pol\'edtica espacial; \par \par VI - pol\'edtica nuclear; e \par \par VII - controle da exporta\'e7\'e3o de bens e servi\'e7os sens\'edveis. \par \par Art. 60. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Ci\'eancia e Tecnologia o Conselho Nacional de Ci\'eancia e Tecnologia, o Conselho Nacional de Inform\'e1tica e Automa\'e7\'e3o, a Comiss\'e3o T\'e9cnica Nacional de Biosseguran\'e7a, a Comiss \'e3o de Coordena\'e7\'e3o das Atividades de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amaz\'f4 nia, o Instituto Nacional de Tecnologia, o Centro de Pesquisas Renato Archer e at\'e9 quatro Secretarias. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A Comiss\'e3o de Coordena\'e7\'e3o das Atividades de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia tem a finalidade de coordenar a pol\'edtica nacional para o setor, nos termos de regulamento. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XVIII \par \par Do Minist\'e9rio do Meio Ambiente \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 61. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio do Meio Ambiente: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - pol\'edtica nacional do meio ambiente e dos recursos h\'eddricos; \par \par II - pol\'edtica de preserva\'e7\'e3o, conserva\'e7\'e3o e utiliza\'e7\'e3o sustent\'e1vel de ecossistemas, e biodiversidade e florestas; \par \par III - proposi\'e7\'e3o de estrat\'e9gias, mecanismos e instrumentos econ\'f4micos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e do uso sustent\'e1vel dos recursos naturais; \par \par IV - pol\'edticas para integra\'e7\'e3o do meio ambiente e produ\'e7\'e3o; \par \par V - pol\'edticas e programas ambientais para a Amaz\'f4nia Legal; e \par \par VI - zoneamento ecol\'f3gico-econ\'f4mico. \par \par \'a7 1\'ba No exerc\'edcio da compet\'eancia de que trata o inciso II do caput deste artigo, nos aspectos relacionados \'e0 pesca, caber\'e1 ao Minist\'e9rio do Meio Ambiente: \par \par I - fixar as normas, crit\'e9rios e padr\'f5es de uso para as esp\'e9cies sobreexplotadas ou amea\'e7adas de sobreexplota\'e7\'e3o, assim definidas com base nos melhores dados cient\'edficos existentes, excetuando-se aquelas a que se refere a al\'ed nea "a" do inciso II do par\'e1grafo \'fanico do art. 39; e \par \par II - subsidiar, assessorar e participar, em intera\'e7\'e3o com o Minist\'e9rio das Rela\'e7\'f5es Exteriores, de negocia\'e7\'f5es e eventos que envolvam o comprometimento de direitos e a interfer\'eancia em interesses nacionais sobre a pesca. \par \par \'a7 2\'ba A compet\'eancia de que trata o inciso VI do caput ser\'e1 exercida em conjunto com os Minist\'e9rios da Agricultura, Pecu\'e1ria e Abastecimento, do Desenvolvimento, Ind\'fastria e Com\'e9rcio Exterior e da Integra\'e7\'e3o Nacional. \par \par Art. 62. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio do Meio Ambiente o Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conselho Nacional da Amaz\'f4nia Legal, o Conselho Nacional de Recursos H\'ed dricos, o Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente e at\'e9 cinco Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XIX \par \par Do Minist\'e9rio do Esporte e Turismo \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \par Art. 63. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio do Esporte e Turismo: \par \par I - pol\'edtica nacional de desenvolvimento do turismo e da pr\'e1tica dos esportes; \par \par II - promo\'e7\'e3o e divulga\'e7\'e3o do turismo nacional, no Pa\'eds e no exterior; \par \par III - est\'edmulo \'e0s iniciativas p\'fablicas e privadas de incentivo \'e0s atividades tur\'edsticas e esportivas; e \par \par IV - planejamento, coordena\'e7\'e3o, supervis\'e3o e avalia\'e7\'e3o dos planos e programas de incentivo ao turismo e aos esportes. \par \par Art. 64. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio do Esporte e Turismo o Conselho Nacional do Esporte, o Conselho Nacional de Turismo e at\'e9 duas Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XX \par \par Do Minist\'e9rio da Integra\'e7\'e3o Nacional \par \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 65. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio da Integra\'e7\'e3o Nacional: \par \par I - formula\'e7\'e3o e condu\'e7\'e3o da pol\'edtica de desenvolvimento nacional integrada; \par \par II - formula\'e7\'e3o dos planos e programas regionais de desenvolvimento; \par \par III - estabelecimento de estrat\'e9gias de integra\'e7\'e3o das economias regionais; \par \par IV - estabelecimento das diretrizes e prioridades na aplica\'e7\'e3o dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE, do Fundo Constitucional de Fina nciamento do Norte - FNO, do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO, do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, do Fundo de Desenvolvimento da Amaz\'f4nia e do Fundo de Recupera\'e7\'e3o Econ\'f4mica do Estado do Esp\'ed rito Santo - FUNRES; \par \par V - estabelecimento de normas para cumprimento dos programas de financiamento dos fundos constitucionais e das programa\'e7\'f5es or\'e7ament\'e1rias dos fundos de desenvolvimento regionais de que trata o inciso IV; \par \par VI - acompanhamento e avalia\'e7\'e3o dos programas integrados de desenvolvimento nacional; \par \par VII - defesa civil; \par \par VIII - obras contra as secas e de infra-estrutura h\'eddrica; \par \par IX - formula\'e7\'e3o e condu\'e7\'e3o da pol\'edtica nacional de irriga\'e7\'e3o; \par \par X - ordena\'e7\'e3o territorial, em conjunto com o Minist\'e9rio da Defesa; e \par \par XI - obras p\'fablicas em faixas de fronteiras. \par \par Art. 66. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio da Integra\'e7\'e3o Nacional o Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, o Conselho Administrativo da Regi\'e3o Integrada do Desenvolvimento do D istrito Federal e Entorno, o Conselho Nacional de Defesa Civil, o Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amaz\'f4nia, o Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento do Nordeste, o Grupo Executivo para Recupera\'e7\'e3o Econ\'f4 mica do Estado do Esp\'edrito Santo e at\'e9 cinco Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XXI \par \par Do Minist\'e9rio do Desenvolvimento Agr\'e1rio \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 67. S\'e3o \'e1reas de compet\'eancia do Minist\'e9rio do Desenvolvimento Agr\'e1rio: \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par I - reforma agr\'e1ria; e \par \par II - promo\'e7\'e3o do desenvolvimento sustent\'e1vel do segmento rural constitu\'eddo pelos agricultores familiares. \par \par Art. 68. Integram a estrutura b\'e1sica do Minist\'e9rio do Desenvolvimento Agr\'e1rio o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustent\'e1vel, o Conselho Curador do Banco da Terra e at\'e9 duas Secretarias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XXII \par \par Da colabora\'e7\'e3o entre os Minist\'e9rios \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 69. Em casos de calamidade p\'fablica ou de necessidade de especial atendimento \'e0 popula \'e7\'e3o, o Presidente da Rep\'fablica poder\'e1 dispor sobre a colabora\'e7\'e3o dos Minist\'e9rios com os diferentes n\'edveis da Administra\'e7\'e3o P\'fablica. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o XXIII \par \par Dos \'d3rg\'e3os Comuns aos Minist\'e9rios Civis \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 70. Haver\'e1, na estrutura b\'e1sica de cada Minist\'e9rio: \par \par I - Secretaria-Executiva, exceto nos Minist\'e9rios da Defesa e das Rela\'e7\'f5es Exteriores; \par \par II - Gabinete do Ministro; e \par \par III - Consultoria Jur\'eddica, exceto no Minist\'e9rio da Fazenda. \par \par \'a7 1\'ba Compete \'e0 Secretaria-Executiva de cada Minist\'e9rio e \'e0 Secretaria-Geral das Rela\'e7\'f5es Exteriores do Minist\'e9rio das Rela\'e7\'f5es Exteriores as atividades de moderniza\'e7\'e3o, inform\'e1tica, recursos humanos, servi\'e7 os gerais, planejamento, or\'e7amento e finan\'e7as do Minist\'e9rio. \par \par \'a7 2\'ba Caber\'e1 ao Secret\'e1rio-Executivo, titular do \'f3rg\'e3o a que se refere o inciso I, al\'e9m da supervis\'e3o e da coordena\'e7\'e3o das Secretarias integrantes da estrutura do Minist\'e9 rio, exceto das Secretarias de Estado, exercer as fun\'e7\'f5es que lhe forem atribu\'eddas pelo Ministro de Estado. \par \par \'a7 3\'ba Poder\'e1 haver na estrutura b\'e1sica de cada Minist\'e9rio, vinculado \'e0 Secretaria-Executiva, um \'f3rg\'e3o respons\'e1vel pelas atividades de administra\'e7\'e3o de pessoal, material, patrimonial, de servi\'e7os gerais e de or\'e7 amento e finan\'e7as. \par \par \'a7 4\'ba No Minist\'e9rio da Fazenda, as fun\'e7\'f5es de Consultoria Jur\'eddica ser\'e3o exercidas pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. \par \par Art. 71. Este Decreto entra em vigor na data de sua publica\'e7\'e3o. \par \par Bras\'edlia, 7 de fevereiro de 2002; 181\'ba da Independ\'eancia e 114\'ba da Rep\'fablica. \par \par }\pard \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {FERNANDO HENRIQUE CARDOSO \par Pedro Parente \par }\pard \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }}