2002.3-Dec4136.rtf
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Conteúdo do arquivo
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\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {DECRETO N\'ba 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002. \par }\pard \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s16\qj \li3969\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin3969\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Disp\'f5e sobre a especifica\'e7\'e3o das san\'e7\'f5es aplic\'e1veis \'e0s infra\'e7\'f5es \'e0 s regras de preven\'e7\'e3o, controle e fiscaliza\'e7\'e3o da polui\'e7\'e3o causada por lan\'e7amento de \'f3leo e outras subst\'e2ncias nocivas ou perigosas em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional, prevista na Lei n}{\'ba}{ 9.966, de 28 de abril de 2000, e d\'e1 outras provid\'eancias. \par }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {O PRESIDENTE DA REP\'daBLICA, no uso da atribui\'e7\'e3o que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constitui\'e7\'e3o, e tendo em vista o disposto na Lei n}{\'ba}{ 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e na Lei n}{\'ba}{ 9.966, de 28 de abril de 2000, \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {DECRETA: \par \par CAP\'cdTULO I \par \par DAS DISPOSI\'c7\'d5ES PRELIMINARES \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 1}{\'ba}{ Constitui infra\'e7\'e3o \'e0s regras sobre a preven\'e7\'e3 o, o controle e a fiscaliza\'e7\'e3o da polui\'e7\'e3o causada por lan\'e7amento de \'f3leo e outras subst\'e2ncias nocivas ou perigosas em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional a inobserv\'e2ncia a qualquer preceito constante da Lei n}{\'ba}{ 9.966, de 28 de abril de 2000, e a instrumentos internacionais ratificados pelo Brasil. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Art. 2}{\'ba}{ Para os efeitos deste Decreto, s\'e3o estabelecidas as seguintes defini\'e7\'f5es: \par \par I - Marpol 73/78: Conven\'e7\'e3o Internacional para a Preven\'e7\'e3o da Polui\'e7\'e3o Causada por Navios, conclu\'edda em Londres, em 2 de novembro de 1973, alterada pelo Protocolo de 1978, conclu\'ed do em Londres, em 17 de fevereiro de 1978, e emendas posteriores, ratificadas pelo Brasil; \par \par II - CLC/69: Conven\'e7\'e3o Internacional sobre Responsabilidade Civil em Danos Causados por Polui\'e7\'e3o por \'d3leo, de 1969, ratificada pelo Brasil; \par \par III - \'e1reas ecologicamente sens\'edveis: regi\'f5es das \'e1guas mar\'edtimas ou interiores, definidas em ato do Poder P\'fablico, onde a preven\'e7\'e3o, o controle da polui\'e7\'e3o e a manuten\'e7\'e3o do equil\'edbrio ecol\'f3 gico exigem medidas especiais para a prote\'e7\'e3o e a preserva\'e7\'e3o do meio ambiente, com rela\'e7\'e3o \'e0 passagem de navios; \par \par IV - navio: embarca\'e7\'e3o de qualquer tipo que opere no ambiente aqu\'e1tico, inclusive hidrof\'f3lios, ve\'edculos a colch\'e3o de ar, submers\'edveis e outros engenhos flutuantes; \par \par V - plataforma: instala\'e7\'e3o ou estrutura, fixa ou m\'f3vel, localizada em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional, destinada a atividade direta ou indiretamente relacionada com a pesquisa e a lavra de recursos minerais oriundos do leito das \'e1 guas interiores ou de seu subsolo ou do mar, da plataforma continental ou de seu subsolo; \par \par VI - instala\'e7\'f5es de apoio: quaisquer instala\'e7\'f5es ou equipamentos de apoio \'e0 execu\'e7\'e3o das atividades das plataformas ou instala\'e7\'f5es portu\'e1rias de movimenta\'e7\'e3o de cargas a granel, tais como dutos, monob\'f3 ias, quadro de b\'f3ias para amarra\'e7\'e3o de navios e outras; \par \par VII - \'f3leo: qualquer forma de hidrocarboneto (petr\'f3leo e seus derivados), incluindo \'f3leo cru, \'f3leo combust\'edvel, borra, res\'edduos de petr\'f3leo e produtos refinados; \par \par VIII - mistura oleosa: mistura de \'e1gua e \'f3leo, em qualquer propor\'e7\'e3o; \par \par IX - subst\'e2ncia nociva ou perigosa: qualquer subst\'e2ncia que, se descarregada nas \'e1guas, \'e9 capaz de gerar riscos ou causar danos \'e0 sa\'fade humana, ao ecossistema aqu\'e1tico ou prejudicar o uso da \'e1gua e de seu entorno; \par \par X - descarga: qualquer despejo, escape, derrame, vazamento, esvaziamento, lan\'e7amento para fora ou bombeamento de subst\'e2ncias nocivas ou perigosas, em qualquer quantidade, a partir de um navio, porto organizado, instala\'e7\'e3o portu\'e1 ria, duto, plataforma ou suas instala\'e7\'f5es de apoio; \par \par XI - porto organizado: porto constru\'eddo e aparelhado para atender \'e0s necessidades da navega\'e7\'e3o e da movimenta\'e7\'e3o e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Uni\'e3o, cujo tr\'e1fego e opera\'e7\'f5es portu\'e1 rias estejam sob a jurisdi\'e7\'e3o de uma autoridade portu\'e1ria; \par \par XII - instala\'e7\'e3o portu\'e1ria ou terminal: instala\'e7\'e3o explorada por pessoa jur\'eddica de direito p\'fablico ou privado, dentro ou fora da \'e1rea do porto organizado, utilizada na movimenta\'e7\'e3 o e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes de transporte aquavi\'e1rio; \par \par XIII - incidente: qualquer descarga de subst\'e2ncia nociva ou perigosa, decorrente de fato ou a\'e7\'e3o intencional ou acidental que ocasione risco potencial, dano ao meio ambiente ou \'e0 sa\'fade humana; \par \par XIV - lixo: todo tipo de sobra de v\'edveres e res\'edduos resultantes de faxinas e trabalhos rotineiros nos navios, portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias, plataformas e suas instala\'e7\'f5es de apoio; \par \par XV - tanque de res\'edduos: qualquer tanque destinado especificamente a dep\'f3sito provis\'f3rio dos l\'edquidos de drenagem e lavagem de tanques e outras misturas e res\'edduos; \par \par XVI - alijamento: todo despejo deliberado de res\'edduos e outras subst\'e2ncias efetuado por embarca\'e7\'f5es, plataformas, aeronaves e outras instala\'e7\'f5es, inclusive seu afundamento intencional em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional; \par \par XVII - plano de emerg\'eancia: conjunto de medidas que determinam e estabelecem as responsabilidades setoriais e as a\'e7\'f5es a serem desencadeadas imediatamente ap\'f3 s um incidente, bem como definem os recursos humanos, materiais e equipamentos adequados \'e0 preven\'e7\'e3o, controle e combate \'e0 polui\'e7\'e3o das \'e1guas; \par \par XVIII - plano de conting\'eancia: conjunto de procedimentos e a\'e7\'f5es que visam \'e0 integra\'e7\'e3o dos diversos planos de emerg\'eancia setoriais, bem como a defini\'e7\'e3 o dos recursos humanos, materiais e equipamentos complementares para a preven\'e7\'e3o, controle e combate \'e0 polui\'e7\'e3o das \'e1guas; \par \par XIX - \'f3rg\'e3o ambiental competente: \'f3rg\'e3o de prote\'e7\'e3o e controle ambiental do poder executivo federal, estadual ou municipal, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, respons\'e1 vel pelo licenciamento ambiental das atividades de um porto organizado, instala\'e7\'e3o portu\'e1ria e plataforma e de suas correspondentes instala\'e7\'f5es de apoio, bem como pela fiscaliza\'e7\'e3o dessas unidades quanto \'e0s exig\'ea ncias previstas no referido licenciamento, no \'e2mbito de suas compet\'eancias; \par \par XX - autoridade mar\'edtima: autoridade exercida diretamente pelo Comandante da Marinha, respons\'e1vel pela salvaguarda da vida humana e seguran\'e7a da navega\'e7\'e3o no mar aberto e hidrovias interiores, bem como pela preven\'e7\'e3o da polui\'e7\'e3 o ambiental causada por navios, plataformas e suas instala\'e7\'f5es de apoio, al\'e9m de outros cometimentos a ela conferidos pela Lei no 9.966, de 2000; \par \par XXI - autoridade portu\'e1ria: autoridade respons\'e1vel pela administra\'e7\'e3o do porto organizado, competindo-lhe fiscalizar as opera\'e7\'f5es portu\'e1rias e zelar para que os servi\'e7os se realizem com regularidade, efici\'eancia, seguran\'e7 a e respeito ao meio ambiente; \par \par XXII - \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo: \'f3rg\'e3o do poder executivo federal, respons\'e1vel pela regula\'e7\'e3o, contrata\'e7\'e3o e fiscaliza\'e7\'e3o das atividades econ\'f4micas da ind\'fastria do petr\'f3 leo, sendo tais atribui\'e7\'f5es exercidas pela Ag\'eancia Nacional do Petr\'f3leo - ANP; \par \par XXIII - auditoria ambiental: \'e9 o instrumento pelo qual se avalia os sistemas de gest\'e3o e controle ambiental em porto organizado, instala\'e7\'e3o portu\'e1ria, plataforma e suas instala\'e7\'f5es de apoio e dutos, a ser realizada por \'f3rg\'e3 o ou setor que n\'e3o esteja sendo objeto da pr\'f3pria auditoria, ou por terceira parte; e \par \par XXIV - dutos: instala\'e7\'f5es, associadas ou n\'e3o \'e0 plataforma ou instala\'e7\'e3o portu\'e1ria, destinadas \'e0 movimenta\'e7\'e3o de \'f3leo e outras subst\'e2ncias nocivas ou perigosas. \par \par Art. 3}{\'ba}{ Para os efeitos deste Decreto, s\'e3o consideradas \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional: \par \par I - \'e1guas interiores: \par \par a) as compreendidas entre a costa e a linha de base reta, a partir de onde se mede o mar territorial; \par \par b) as dos portos; \par \par c) as das ba\'edas; \par \par d) as dos rios e de suas desembocaduras; \par \par e) as dos lagos, das lagoas e dos canais; \par \par f) as dos arquip\'e9lagos; \par \par g) as \'e1guas entre os baixios a descoberto e a costa; \par \par II - \'e1guas mar\'edtimas, todas aquelas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional que n\'e3o sejam interiores, a saber: \par \par a) as \'e1guas abrangidas por uma faixa de doze milhas mar\'edtimas de largura, medidas a partir da linha de base reta e da linha de baixa-mar, tal como indicada nas cartas n\'e1 uticas de grande escala, reconhecidas oficialmente no Brasil (mar territorial); \par \par b) as \'e1guas abrangidas por uma faixa que se estende das doze \'e0s duzentas milhas mar\'edtimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir o mar territorial, que constituem a zona econ\'f4mica exclusiva-ZEE; e \par \par c) as \'e1guas sobrejacentes \'e0 plataforma continental quando esta ultrapassar os limites da ZEE. \par }{ \par \par }{ \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO II \par \par DAS INFRA\'c7\'d5ES E PENALIDAES \par \par Se\'e7\'e3o I \par \par Das Disposi\'e7\'f5es Gerais \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 4}{\'ba}{ As infra\'e7\'f5es, para efeito de aplica\'e7\'e3 o de multa, classificam-se em grupos, por faixas, de modo a permitir a sua adequada grada\'e7\'e3o em fun\'e7\'e3o da gravidade da infra\'e7\'e3o, sendo seus valores estabelecidos no Anexo I deste Decreto. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Art. 5}{\'ba}{ Para efeito deste Decreto, respondem pela infra\'e7\'e3o, na medida de sua a\'e7\'e3o ou omiss\'e3o: \par \par I - o propriet\'e1rio do navio, pessoa f\'edsica ou jur\'eddica, ou quem legalmente o represente; \par \par II - o armador ou operador do navio, caso este n\'e3o esteja sendo armado ou operado pelo propriet\'e1rio; \par \par III - o concession\'e1rio ou a empresa autorizada a exercer atividades pertinentes \'e0 ind\'fastria do petr\'f3leo; \par \par IV - o comandante ou tripulante do navio; \par \par V - a pessoa f\'edsica ou jur\'eddica, de direito p\'fablico ou privado, que legalmente represente o porto organizado, a instala\'e7\'e3o portu\'e1ria, a plataforma e suas instala\'e7\'f5es de apoio, o estaleiro, a marina, o clube n\'e1utico ou instala \'e7\'e3o similar; e \par \par VI - o propriet\'e1rio da carga. \par \par Art. 6}{\'ba}{ A infra\'e7\'e3o ser\'e1 constatada e a responsabilidade identificada no momento em que for praticada a infra\'e7\'e3o ou mediante apura\'e7\'e3o em procedimento administrativo, de acordo com as normas internas de cada \'f3rg\'e3 o competente para apura\'e7\'e3o. \par \par Art. 7}{\'ba}{ S\'e3o autoridades competentes para lavrar auto de infra\'e7\'e3o os agentes da autoridade mar\'edtima, dos \'f3rg\'e3os ambientais federal, estaduais e municipais e do \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo, no \'e2 mbito de suas respectivas compet\'eancias. \par \par Art. 8}{\'ba}{ Qualquer pessoa que constate a ocorr\'eancia de fato que possa se caracterizar como poss\'edvel infra\'e7\'e3o de que trata este Decreto poder\'e1 comunic\'e1-lo \'e0s autoridades relacionadas no art. 7}{\'ba}{ , para que se possa realizar a devida apura\'e7\'e3o. \par \par Art. 9}{\'ba}{ As infra\'e7\'f5es dispostas nas Subse\'e7\'f5es VI a XVII da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo ser\'e3o punidas com as seguintes san\'e7\'f5es: \par \par I - advert\'eancia; \par \par II - multa simples; \par \par III - multa di\'e1ria; \par \par IV - apreens\'e3o do navio; \par \par V - destrui\'e7\'e3o ou inutiliza\'e7\'e3o do produto; \par \par VI - embargo da atividade; \par \par VII - suspens\'e3o parcial ou total das atividades; e \par \par VIII - restritiva de direitos. \par \par \'a7 1}{\'ba}{ Se o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infra\'e7\'f5es, ser-lhe-\'e3o aplicadas, cumulativamente, as san\'e7\'f5es a elas cominadas. \par \par \'a7 2}{\'ba}{ A advert\'eancia ser\'e1 aplicada pela inobserv\'e2ncia das disposi\'e7\'f5es contidas nas Subse\'e7\'f5es VI a XVII da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo, e na legisla\'e7\'e3o em vigor, sem preju\'edzo das demais san\'e7\'f5 es previstas neste artigo. \par \par \'a7 3}{\'ba}{ A multa simples ser\'e1 aplicada sempre que o agente, por culpa ou dolo: \par \par I - advertido por irregularidade que tenha sido praticada, deixar de san\'e1-la, no prazo assinalado por \'f3rg\'e3o competente; ou \par \par II - opuser embara\'e7o \'e0 fiscaliza\'e7\'e3o dos \'f3rg\'e3os competentes. \par \par \'a7 4}{\'ba}{ A multa simples pode ser convertida em servi\'e7os de preserva\'e7\'e3o, melhoria e recupera\'e7\'e3o da qualidade do meio ambiente. \par \par \'a7 5}{\'ba}{ A multa di\'e1ria ser\'e1 aplicada sempre que o cometimento da infra\'e7\'e3o se prolongar no tempo, at\'e9 a sua efetiva cessa\'e7\'e3o ou regulariza\'e7\'e3o da situa\'e7\'e3o, mediante a celebra\'e7\'e3 o, pelo infrator, de termo de compromisso de repara\'e7\'e3o do dano. \par \par \'a7 6}{\'ba}{ A destrui\'e7\'e3o ou inutiliza\'e7\'e3o do produto, referidas no inciso V do caput deste artigo, obedecer\'e3o ao seguinte: \par \par I - tratando-se de apreens\'e3o de subst\'e2ncias ou produtos t\'f3xicos, perigosos ou nocivos \'e0 sa\'fade humana ou ao meio ambiente, as medidas a serem adotadas, seja destina\'e7\'e3o final ou destrui\'e7\'e3o, ser\'e3o determinadas pelo \'f3rg\'e3 o competente que procedeu \'e0 apreens\'e3o e correr\'e3o \'e0s expensas do infrator; \par \par II - as embarca\'e7\'f5es utilizadas na pr\'e1tica das infra\'e7\'f5es, apreendidas pela autoridade competente, somente ser\'e3o liberadas mediante o pagamento da multa, oferecimento de defesa ou impugna\'e7\'e3 o, podendo ser os bens confiados a fiel deposit\'e1rio, na forma dos arts. 1.265 a 1.282 da Lei n}{\'ba}{ 3.071, de 10 de janeiro de 1916, at\'e9 implementa\'e7\'e3o do termo de compromisso de repara\'e7\'e3o de dano, termo de apreens\'e3 o e termo de destrui\'e7\'e3o ou inutiliza\'e7\'e3o, a crit\'e9rio da autoridade competente; \par \par III - fica proibida a transfer\'eancia a terceiros das embarca\'e7\'f5es de que trata este par\'e1grafo, salvo na hip\'f3tese de autoriza\'e7\'e3o da autoridade competente; e \par \par IV - a autoridade competente encaminhar\'e1 c\'f3pia dos termos de que trata este par\'e1grafo ao Minist\'e9rio P\'fablico, para conhecimento. \par \par \'a7 7}{\'ba}{ Aplica-se a san\'e7\'e3o indicada no inciso VI do caput deste artigo quando a atividade n\'e3o estiver obedecendo \'e0s prescri\'e7\'f5es legais ou regulamentares. \par \par \'a7 8}{\'ba}{ As san\'e7\'f5es restritivas de direito aplic\'e1veis \'e0s pessoas f\'edsicas ou jur\'eddicas s\'e3o: \par \par I - suspens\'e3o de registro, licen\'e7a, permiss\'e3o ou autoriza\'e7\'e3o; \par \par II - cancelamento de registro, licen\'e7a, permiss\'e3o ou autoriza\'e7\'e3o; \par \par III - perda ou restri\'e7\'e3o de incentivos e benef\'edcios fiscais; \par \par IV - perda ou suspens\'e3o da participa\'e7\'e3o em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de cr\'e9dito; e \par \par V - proibi\'e7\'e3o de contratar com a Administra\'e7\'e3o P\'fablica, pelo per\'edodo de at\'e9 tr\'eas anos. \par \par Art. 10. O cometimento de nova infra\'e7\'e3o por agente beneficiado com a convers\'e3o de multa simples em presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de preserva\'e7\'e3o, melhoria e recupera\'e7\'e3o da qualidade do meio ambiente, implicar\'e1 a aplica\'e7\'e3 o de multa em dobro do valor daquela anteriormente imposta. \par \par Art. 11. Constitui reincid\'eancia, para efeito das infra\'e7\'f5es previstas nas Subse\'e7\'f5es VI a XVII da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo a repeti\'e7\'e3o da pr\'e1tica de infra\'e7\'e3o de mesma natureza pelo mesmo agente, em per\'ed odo igual ou inferior a trinta e seis meses. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. No caso de infra\'e7\'e3o punida com multa, a reincid\'eancia implicar\'e1 o aumento da penalidade origin\'e1ria ao triplo do seu valor. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o II \par \par Das Infra\'e7\'f5es e das Penalidades \par \par Subse\'e7\'e3o I \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas aos Sistemas de Preven\'e7\'e3o, Controle e Combate da Polui\'e7\'e3o Imput\'e1veis a Portos Organizados, Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias e Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio \par \par Art. 12. Deixarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio de apresentar estudo t\'e9cnico definindo as caracter\'edsticas das instala\'e7\'f5 es ou meios adequados ao recebimento, tratamento de res\'edduos gerados ou provenientes das atividades de movimenta\'e7\'e3o e armazenamento de \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas ou perigosas ou o seu envio para tratamento, para os quais est\'e1 habilitado, e para o combate da polui\'e7\'e3o, aprovado ou em processo de an\'e1lise pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa di\'e1ria do Grupo F. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \'a7 1}{\'ba}{ As instala\'e7\'f5es que possu\'edrem a licen\'e7a ambiental em vigor est\'e3o dispensadas de submeter o estudo \'e0 aprova\'e7\'e3o do \'f3rg\'e3o ambiental competente. \par \par \'a7 2}{\'ba}{ O estudo t\'e9cnico dever\'e1 ser considerado como aquele integrante do processo de licenciamento ambiental, definindo as caracter\'edsticas das instala\'e7\'f5es ou dos meios adequados. \par \par Art. 13. Deixarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio de dispor de instala\'e7\'f5es ou meios adequados para o recebimento, tratamento dos res\'ed duos gerados ou provenientes das atividades de movimenta\'e7\'e3o e armazenamento de \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas ou perigosas ou o seu envio para tratamento, para os quais est\'e1 habilitado, e para o combate da polui\'e7\'e3 o, implementados, ou em processo de implementa\'e7\'e3o, aprovados ou em processo de an\'e1lise pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa di\'e1ria do Grupo G. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Tratando-se de unidades j\'e1 em opera\'e7\'e3o, a lavratura do auto de infra\'e7\'e3o e a correspondente penalidade s\'f3 poder\'e3o ser efetivadas ap\'f3s decorridos trinta e seis meses da aprova\'e7\'e3o do estudo t\'e9 cnico e do manual de procedimento interno pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente. \par \par Art. 14. Deixarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio de dispor de plano de emerg\'eancia individual para o combate \'e0 polui\'e7\'e3o por \'f3leo e subst\'e2 ncias nocivas ou perigosas, aprovado ou em processo de aprova\'e7\'e3o pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa di\'e1ria do Grupo G. \par \par Subse\'e7\'e3o II \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas aos Sistemas de Preven\'e7\'e3o, Controle e Combate da Polui\'e7\'e3o Imput\'e1veis a Entidades Exploradoras de Portos Organizados e Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias e Operadores de Plataformas \par \par Art. 15. Deixarem as entidades exploradoras de portos organizados e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e operadores de plataformas de elaborar manual de procedimento interno para o gerenciamento dos riscos de polui\'e7\'e3o, bem como para a gest\'e3 o dos res\'edduos gerados ou provenientes das atividades de movimenta\'e7\'e3o e armazenamento de \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas ou perigosas, aprovado ou em processo de an\'e1lise pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa di\'e1ria do Grupo F. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. As entidades exploradoras de portos organizados e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e as plataformas j\'e1 em opera\'e7\'e3o submeter\'e3o o manual de procedimento interno, a que se refere o art. 6}{\'ba}{ da Lei n}{\'ba}{ 9.966, de 2000, \'e0 aprova\'e7\'e3o pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente para o licenciamento. \par \par Art. 16. Deixarem as entidades exploradoras de portos organizados e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e operadores de plataformas de realizar auditorias ambientais independentes bienais, para avalia\'e7\'e3o dos sistemas de gest\'e3 o e controle ambiental em suas unidades, a partir de dezoito meses da entrada em vigor deste Decreto: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo H. \par \par Subse\'e7\'e3o III \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas aos Sistemas de Preven\'e7\'e3o, Controle e Combate da Polui\'e7\'e3o Imput\'e1veis \'e0s Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias Especializadas em Outras Cargas que n\'e3o \'d3leo e Subst\'e2 ncias Nocivas ou Perigosas e aos Estaleiros, Marinas, Clubes N\'e1uticos e Similares \par \par Art. 17. Deixarem as instala\'e7\'f5es portu\'e1rias especializadas em outras cargas que n\'e3o \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas ou perigosas e os estaleiros, marinas, clubes n\'e1 uticos e similares de possuir meios destinados ao recebimento, ao tratamento de res\'edduos gerados ou provenientes das atividades para as quais est\'e3o habilitados, ou o seu envio para tratamento, e ao combate da polui\'e7\'e3o quando exigidos pelo \'f3 rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa di\'e1ria do Grupo G. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 18. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas nas Subse\'e7\'f5es I, II e III desta Se\'e7\'e3o. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o IV \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas ao Transporte de \'d3leo e Subst\'e2ncias Nocivas ou Perigosas Imput\'e1veis \'e0s Plataformas e Navios com Arquea\'e7\'e3o Bruta Superior a Cinq\'fcenta que Transportem \'d3leo ou o Utilizem para sua Movimenta\'e7\'e3 o ou Opera\'e7\'e3o \par \par Art. 19. Deixarem as plataformas e navios com arquea\'e7\'e3o bruta superior a cinq\'fcenta, que transportem \'f3leo ou o utilizem para sua movimenta\'e7\'e3o ou opera\'e7\'e3o, de possuir a bordo o livro de registro de \'f3 leo, aprovado nos termos da MARPOL 73/78, com as anota\'e7\'f5es relativas a todas as movimenta\'e7\'f5es de \'f3leo, lastro e misturas oleosas, inclusive as entregas efetuadas \'e0s instala\'e7\'f5es de recebimento e tratamento de res\'edduos: \par \par Penalidade: multa do Grupo H e reten\'e7\'e3o do navio at\'e9 que a situa\'e7\'e3o seja regularizada. \par \par \'a7 1}{\'ba}{ No caso espec\'edfico de plataformas, ser\'e1 adotado, em substitui\'e7\'e3o ao livro de registro de \'f3leo, o registro de todas as opera\'e7\'f5es que envolvam descarga de \'f3 leo ou misturas oleosas, conforme modelo aprovado pela autoridade mar\'edtima. \par \par \'a7 2}{\'ba}{ Independentemente das a\'e7\'f5es da autoridade mar\'edtima, o \'f3rg\'e3o ambiental competente e o \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo poder\'e3o, a qualquer tempo, requisitar o livro de registro de \'f3 leo para verificar as anota\'e7\'f5es nele contidas, observado o disposto no par\'e1grafo anterior. \par \par Art. 20. Deixar o navio que transporte subst\'e2ncia nociva ou perigosa a granel de possuir a bordo livro de registro de carga nos termos da MARPOL 73/78: \par \par Penalidade: multa do Grupo H e reten\'e7\'e3o do navio at\'e9 que a situa\'e7\'e3o seja regularizada. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Independentemente das a\'e7\'f5es da autoridade mar\'edtima, o \'f3rg\'e3o ambiental competente e o \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo poder\'e3o, a qualquer tempo, requisitar o livro de registro de carga para verificar as anota\'e7\'f5es nele contidas. \par }{ \par }{ \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o V \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas ao Transporte de \'d3leo e Subst\'e2ncias Nocivas e Perigosas por Navios que Transportem estas Subst\'e2ncias de Forma Fracionada, nos Termos do Anexo III da MARPOL 73/78 \par \par Art. 21. Deixarem os navios que transportem \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas e perigosas de forma fracionada, nos termos do Anexo III da MARPOL 73/78, de manter a bordo estas subst\'e2ncias sem que as embalagen s estejam corretamente identificadas e com a advert\'eancia quanto aos riscos, utilizando a simbologia prevista na legisla\'e7\'e3o e normas nacionais e internacionais em vigor: \par \par Penalidade: multa do Grupo I e reten\'e7\'e3o do navio at\'e9 que a situa\'e7\'e3o seja regularizada. \par \par Art. 22. Deixarem os navios que transportem \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas e perigosas de forma fracionada, nos termos do Anexo III da MARPOL 73/78, de manter a bordo estas subst\'e2ncias sem que as embalagens estejam devidamente estivadas, ama rradas e posicionadas de acordo com os crit\'e9rios de compatibilidade com outras cargas existentes: \par \par Penalidade: multa do Grupo I e reten\'e7\'e3o do navio at\'e9 que a situa\'e7\'e3o seja regularizada. \par \par Art. 23. Deixarem os navios que transportem \'f3leo e subst\'e2ncias nocivas e perigosas de forma fracionada, nos termos do Anexo III da MARPOL 73/78, de possuir a bordo documento que especifique e forne\'e7a a localiza\'e7\'e3o das subst\'e2 ncias no navio: \par \par Penalidade: multa do Grupo H e reten\'e7\'e3o do navio at\'e9 que a situa\'e7\'e3o seja regularizada. \par \par Art. 24. Deixar o agente ou respons\'e1vel pelo navio de conservar c\'f3pia do documento que especifique e forne\'e7a a localiza\'e7\'e3o das subst\'e2ncias nocivas e perigosas de forma fracionada, at\'e9 que essas subst\'e2ncias sejam desembarcadas: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo H. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 25. Operar, o propriet\'e1rio do navio, pessoa f\'edsica ou jur\'eddica, ou quem legalmente o represente, navio no transporte de \'f3leo ou de subst\'e2ncias nocivas e perigosas de forma fracionada, em desacordo com as Normas da Autoridade Mar\'ed tima, ou sem que a empresa transportadora esteja devidamente habilitada pelo Minist\'e9rio dos Transportes: \par \par Penalidade: multa do Grupo I e suspens\'e3o imediata das atividades da empresa transportadora em situa\'e7\'e3o irregular. \par \par Art. 26. Contratar, o concession\'e1rio ou a empresa autorizada a exercer atividades pertinentes \'e0 ind\'fastria do petr\'f3leo ou o propriet\'e1rio da carga, navio para transporte de \'f3leo ou de subst\'e2 ncias nocivas e perigosas de forma fracionada em desacordo com as Normas da Autoridade Mar\'edtima, ou sem que a empresa transportadora esteja habilitada pelo Minist\'e9rio dos Transportes: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo I. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 27. Deixar o navio enquadrado na Conven\'e7\'e3o CLC/69 de possuir o Certificado nela previsto ou garantia financeira equivalente ou outro Certificado de maior ou igual cobertura para que possa trafegar ou permanecer em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3 o nacional: \par \par Penalidade: impedimento de trafegar ou permanecer em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional. \par \par Art. 28. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e aplicar as san\'e7\'f5es aos infratores nas situa\'e7\'f5es previstas nas Subse\'e7\'f5es IV e V da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o VI \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga por Navios de Subst\'e2ncias Nocivas ou Perigosas da Categoria A \par \par Art. 29. Efetuar o navio a descarga de subst\'e2ncias nocivas ou perigosas da categoria A, conforme definidas no art. 4o da Lei no 9.966, de 2000, bem como \'e1gua de lastro, res\'edduos de lavagem de tanques ou outras misturas que as contenham e \'e1 gua subseq\'fcentemente adicionada ao tanque lavado em quantidade inferior a cinco por cento do seu volume total: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par Art. 30. Efetuar o navio a descarga de \'e1gua subseq\'fcentemente adicionada ao tanque lavado que continha subst\'e2ncias nocivas ou perigosas da categoria A, em quantidade superior a cinco por cento do seu volume total, sa lvo se atendidas cumulativamente as seguintes condi\'e7\'f5es: \par \par I - a situa\'e7\'e3o em que ocorrer o lan\'e7amento enquadrar-se nos casos permitidos pela MARPOL 73/78; \par \par II - o navio n\'e3o se encontrar dentro dos limites de \'e1rea ecologicamente sens\'edvel, conforme representado nas cartas n\'e1uticas nacionais; e \par \par III - os procedimentos de descarga sejam devidamente aprovados pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo C. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o VII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de Subst\'e2ncias Nocivas ou Perigosas da Categoria A por Portos Organizados, Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias e Dutos n\'e3o Associados a Plataforma \par \par Art. 31. Efetuarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e dutos n\'e3o associados a plataforma, a descarga de subst\'e2ncias nocivas ou perigosas da categoria A, conforme definidas no art. 4o da Lei no 9.966, de 2000, bem como \'e1 gua de lastro, res\'edduos de lavagem de tanques ou outras misturas que as contenham, salvo nas condi\'e7\'f5es de descarga aprovadas pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o VIII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de Subst\'e2ncias Classificadas nas Categorias B, C e D por Navios e Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio \par \par Art. 32. Efetuarem os navios ou plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de subst\'e2ncias classificadas nas categorias B, C e D, conforme definidas no art. 4o da Lei no 9.966, de 2000, bem como \'e1gua de lastro, res\'ed duos de lavagem de tanques e outras misturas que as contenham, salvo se atendidas as seguintes condi\'e7\'f5es: \par \par I - a situa\'e7\'e3o em que ocorrer o lan\'e7amento enquadrar-se nos casos permitidos pela MARPOL 73/78; \par \par II - o navio n\'e3o se encontrar dentro dos limites de \'e1rea ecologicamente sens\'edvel, conforme representado nas cartas n\'e1uticas nacionais; e \par \par III - os procedimentos para descarga sejam aprovados pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par }{ \par }{ \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo C. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o IX \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de Subst\'e2ncias Classificadas nas Categorias B, C e D, bem como \'c1gua de Lastro, Res\'edduos de Lavagem de Tanques e Outras Misturas que as Contenham por Portos Organizados, Instala\'e7\'f5es Portu\'e1 rias e Dutos n\'e3o Associados a Plataforma \par \par Art. 33. Efetuarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e dutos n\'e3o associados a plataforma a descarga de subst\'e2ncias classificadas nas categorias B, C e D, conforme definidas no art. 4o da Lei no 9.966, de 2000, bem como \'e1 gua de lastro, res\'edduos de lavagem de tanques e outras misturas que as contenham, salvo nas condi\'e7\'f5es de descarga aprovadas pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo D. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o X \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de Esgotos Sanit\'e1rios e \'c1guas Servidas por Navios e Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio \par \par Art. 34. Efetuarem os navios ou plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de esgotos sanit\'e1rios e \'e1guas servidas, salvo se atendidas as seguintes condi\'e7\'f5es: \par \par I - a situa\'e7\'e3o em que ocorrer o lan\'e7amento por navio enquadrar-se nos casos permitidos pela MARPOL 73/78; \par \par II - o navio n\'e3o se encontrar dentro dos limites de \'e1rea ecologicamente sens\'edvel, conforme representado nas cartas n\'e1uticas nacionais; e \par \par III - os procedimentos para descarga sejam aprovados pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo A. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XI \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de Esgoto Sanit\'e1rio e \'c1guas Servidas por Portos Organizados, Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias e Dutos n\'e3o Associados a Plataforma \par \par Art. 35. Efetuarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e dutos n\'e3o associados a plataforma a descarga de esgoto sanit\'e1rio e \'e1guas servidas em desacordo com os procedimentos aprovados pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo B. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de \'d3leo e Misturas Oleosas e Lixo por Navios e Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio \par \par Art. 36. Efetuarem os navios ou plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de \'f3leo, misturas oleosas e lixo, sem atender as seguintes condi\'e7\'f5es: \par \par I - a situa\'e7\'e3o em que ocorrer o lan\'e7amento enquadrar-se nos casos permitidos pela MARPOL 73/78; \par \par II - o navio ou a plataforma n\'e3o se encontrar dentro dos limites de \'e1rea ecologicamente sens\'edvel, conforme representado nas cartas n\'e1uticas nacionais; e \par \par III - os procedimentos para descarga por navio e plataforma com suas instala\'e7\'f5es de apoio sejam aprovados pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par Penalidade: multa do Grupo E. \par \par \'a7 1}{\'ba}{ No caso espec\'edfico de plataforma, os procedimentos para descarga devem ser observados no processo de licenciamento ambiental. \par \par \'a7 2}{\'ba}{ Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar as plataformas e suas instala\'e7\'f5es de apoio quando a descarga for decorrente de descumprimento de exig\'eancia prevista no licenciamento ambiental. \par \par \'a7 3}{\'ba}{ Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os navios, as plataformas e suas instala\'e7\'f5es de apoio nas situa\'e7\'f5es n\'e3o previstas no par\'e1grafo anterior. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XIII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de \'d3leo e Misturas Oleosas e Lixo por Portos Organizados, Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias e Dutos n\'e3o Associados a Plataforma \par \par Art. 37. Efetuarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e dutos n\'e3o associados a plataforma a descarga de \'f3leo, misturas oleosas e lixo, salvo nas condi\'e7\'f5es de descarga aprovadas pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas nesta subse\'e7\'e3o. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XIV \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de \'c1gua de Processo ou de Produ\'e7\'e3o por Navios e Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio \par \par Art. 38. Efetuarem os navios ou plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio o descarte cont\'ednuo de \'e1gua de processo ou de produ\'e7\'e3o em desacordo com a regulamenta\'e7\'e3o ambiental espec\'edfica: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo C. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par Art. 39. Efetuarem o navio ou plataforma com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de \'e1gua de processo ou de produ\'e7\'e3o em desacordo com os procedimentos aprovados pela autoridade mar\'edtima: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo C. \par \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XV \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de qualquer Tipo de Pl\'e1stico, Cabos Sint\'e9ticos, Redes de Pesca e Sacos Pl\'e1sticos por Navios ou Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio, Portos Organizados e Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias \par \par Art. 40. Efetuarem o navio ou a plataforma com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de qualquer tipo de pl\'e1stico, cabos sint\'e9ticos, redes de pesca e sacos pl\'e1sticos: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par Art. 41. Efetuarem os portos organizados e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias a descarga de qualquer tipo de pl\'e1stico, cabos sint\'e9ticos, redes de pesca e sacos pl\'e1sticos: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XVI \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de \'d3leo, Misturas Oleosas, Subst\'e2ncias Nocivas ou Perigosas de qualquer Categoria e Lixo por Navios e Plataformas com suas Instala\'e7\'f5es de Apoio \par \par Art. 42. Efetuarem os navios ou plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de \'f3leo, misturas oleosas, subst\'e2ncias nocivas ou perigosas de qualquer categoria e lixo, para fins de pesquisa, sem atender as seguintes condi\'e7\'f5es: \par \par I - seja autorizada pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente; \par \par II - esteja presente, no local e hora da descarga, pelo menos um representante do \'f3rg\'e3o ambiental competente que autorizou a descarga; e \par \par III - o respons\'e1vel pela descarga coloque \'e0 disposi\'e7\'e3o, no local e hora em que ela ocorrer, pessoal especializado, equipamentos e materiais de efici\'eancia comprovada na conten\'e7\'e3o e elimina\'e7\'e3o dos efeitos esperados: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par Art. 43. Efetuarem os navios ou plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio a descarga de \'f3leo, misturas oleosas, subst\'e2ncias nocivas ou perigosas de qualquer categoria e lixo, exceto nas situa\'e7\'f5es previstas nas Subse\'e7\'f5 es VI, VIII, X, XII, XIV e XVI da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo, sem comprovar a excepcionalidade nos casos de salvaguarda da vida humana e seguran\'e7a do navio: \par }{ \par }{ \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XVII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Das Infra\'e7\'f5es Relativas \'e0 Descarga de \'d3leo, Misturas Oleosas, Subst\'e2ncias Nocivas e Perigosas de qualquer Categoria e Lixo por Portos Organizados, Instala\'e7\'f5es Portu\'e1rias e Terminais \par \par Art. 44. Efetuarem os portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias e terminais a descarga de \'f3leo, misturas oleosas, subst\'e2ncias nocivas e perigosas de qualquer categoria e lixo, exceto nas situa\'e7\'f5es previstas nas Subse\'e7\'f5 es VII, IX, XI e XIII da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo, sem comprovar a excepcionalidade nos casos de seguran\'e7a de vidas humanas: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo E. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores nas situa\'e7\'f5es previstas neste artigo. \par \par Art. 45. Constatado dano ambiental decorrente da descarga, a autoridade mar\'edtima e o \'f3rg\'e3o ambiental competente dever\'e3o aplicar as san\'e7\'f5es legais previstas em legisla\'e7\'e3o espec\'edfica, sem preju\'ed zo das demais penalidades aplicadas nas Subse\'e7\'f5es VI a XVII da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo, no \'e2mbito de suas compet\'eancias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Subse\'e7\'e3o XVIII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Da Infra\'e7\'e3o Referente \'e0 Comunica\'e7\'e3o de qualquer Incidente que Possa Provocar Polui\'e7\'e3o das \'c1guas sob Jurisdi\'e7\'e3o Nacional \par \par Art. 46. Deixarem as entidades exploradoras de portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias, terminais, operadores de plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio, navios ou os respons\'e1veis por dutos n\'e3 o associados a plataforma, de comunicar, na forma do Anexo II deste Decreto, qualquer incidente que possa provocar polui\'e7\'e3o das \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional, ocorrido em suas instala\'e7\'f5 es ou no seu navio, quando dele tomar conhecimento, \'e0 Capitania dos Portos ou \'e0 Capitania Fluvial da Jurisdi\'e7\'e3o do incidente, independentemente das medidas tomadas para o seu controle: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo J. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe \'e0 autoridade mar\'edtima autuar e multar os infratores quando n\'e3o comunicada, na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par Art. 47. Deixarem as entidades exploradoras de portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias, terminais, operadores de plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio, navios ou os respons\'e1veis por dutos n\'e3 o associados a plataforma, de comunicar, na forma do Anexo II deste Decreto, qualquer incidente que possa provocar polui\'e7\'e3o das \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional, ocorrido em suas instala\'e7\'f5 es ou no seu navio, quando dele tomar conhecimento, ao \'f3rg\'e3o ambiental competente, independentemente das medidas tomadas para o seu controle: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo J. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o ambiental competente autuar e multar os infratores quando n\'e3o comunicado, na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par Art. 48. Deixarem as entidades exploradoras de portos organizados, instala\'e7\'f5es portu\'e1rias, terminais, operadores de plataformas com suas instala\'e7\'f5es de apoio, navios ou os respons\'e1veis por dutos n\'e3 o associados a plataforma, de comunicar, na forma do Anexo II deste Decreto, qualquer incidente ocorrido em suas instala\'e7\'f5es ou no seu navio quando dele tomar conhecimento, que possa provocar polui\'e7\'e3o das \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3 o nacional, ao \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo, independentemente das medidas tomadas para o seu controle: \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Penalidade: multa do Grupo J. \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Par\'e1grafo \'fanico. Cabe ao \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo autuar e multar os infratores quando n\'e3o comunicado, na situa\'e7\'e3o prevista neste artigo. \par \par Art. 49. As autoridades competentes dever\'e3o divulgar os seus respectivos canais de comunica\'e7\'e3o principal e alternativo para efeito de recebimento da informa\'e7\'e3o do incidente de que trata esta Subse\'e7\'e3o. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. No caso de impossibilidade de se efetuar a comunica\'e7\'e3o do incidente prevista no caput dos arts. 46, 47 e 48, a data e a hora da tentativa da comunica\'e7\'e3o dever\'e3o ser lavradas em livro de registro pr\'f3prio. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o III \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Dos Procedimentos para Aplica\'e7\'e3o das Penalidades \par \par Art. 50. As penalidades ser\'e3o aplicadas mediante procedimento administrativo pr\'f3prio de cada autoridade competente, que se inicia com o auto de infra\'e7\'e3o, assegurados o contradit\'f3rio e a ampla defesa, sem preju\'edzo da aplica\'e7\'e3 o pela autoridade sanit\'e1ria competente do disposto na legisla\'e7\'e3o espec\'edfica. \par \par \'a7 1}{\'ba}{ Nos casos de descarga, previstas nas Subse\'e7\'f5es VI a XVII da Se\'e7\'e3o II deste Cap\'edtulo, \'e9 obrigat\'f3ria, para efeito de aplica\'e7\'e3o da multa, a elabora\'e7\'e3o de laudo t\'e9cnico ambiental do incidente, pelo \'f3rg \'e3o ambiental competente, identificando a dimens\'e3o do dano envolvido e as conseq\'fc\'eancias advindas da infra\'e7\'e3o. \par \par \'a7 2}{\'ba}{ Os custos dispendidos pelo \'f3rg\'e3o ambiental competente com a contrata\'e7\'e3o de servi\'e7os de terceiros, quando houver, para a elabora\'e7\'e3o do respectivo laudo t\'e9cnico, ser\'e3o ressarcidos pelo \'f3rg\'e3 o que solicitou o laudo, quando da sua entrega, devendo acompanhar esse laudo a discrimina\'e7\'e3o dos gastos realizados com a contrata\'e7\'e3o desses servi\'e7os. \par \par \'a7 3}{\'ba}{ A autoridade autuante poder\'e1 solicitar a emiss\'e3o de laudo t\'e9cnico ambiental diretamente ao \'f3rg\'e3o ambiental competente ou \'e0s entidades oficialmente credenciadas para a emiss\'e3o do referido laudo. \par \par Art. 51. Constatada a infra\'e7\'e3o, ser\'e1 lavrado o respectivo auto de infra\'e7\'e3o pela autoridade competente com o enquadramento legal da infra\'e7\'e3o cometida, entregando-se uma das vias ao autuado. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Dever\'e3o ser consideradas pela autoridade competente, em todas as fases do procedimento, circunst\'e2ncias atenuantes e agravantes previstas em lei. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO III \par \par DAS DISPOSI\'c7\'d5ES FINAIS E TRANSIT\'d3RIAS \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 52. A autoridade mar\'edtima, o \'f3rg\'e3o ambiental competente e o \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo dever\'e3o expedir, no prazo m\'e1ximo de seis meses, a partir da publica\'e7\'e3 o deste Decreto, atos normativos visando disciplinar os procedimentos necess\'e1rios ao seu cumprimento. \par \par Art. 53. O \'f3rg\'e3o federal do meio ambiente dever\'e1, sempre que houver inser\'e7\'e3o ou altera\'e7\'e3o dos limites das \'e1reas ecologicamente sens\'edveis, encaminhar essas altera\'e7\'f5es ao Comando da Marinha - Estado-Maior da Armada, pa ra fins de lan\'e7amento nas cartas n\'e1uticas nacionais. \par \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Art. 54. A aplica\'e7\'e3o das penas previstas neste Decreto n\'e3 o isenta o agente de outras san\'e7\'f5es administrativas e penais previstas na Lei n}{\'ba}{ 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e em outras normas espec\'edficas que tratam da mat\'e9 ria, nem da responsabilidade civil pelas perdas e danos causados ao meio ambiente e ao patrim\'f4nio p\'fablico e privado. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par Art. 55. O alijamento em \'e1guas sob jurisdi\'e7\'e3o nacional dever\'e1 obedecer \'e0s condi\'e7\'f5es previstas na Conven\'e7\'e3o sobre Preven\'e7\'e3o da Polui\'e7\'e3o Marinha por Alijamento de Res\'edduos e Outras Mat\'e9 rias, de 1972, promulgada pelo Decreto n}{\'ba}{ 87.566, de 16 de setembro de 1982, e suas atualiza\'e7\'f5es. \par \par Art. 56. Compete \'e0 autoridade mar\'edtima, aos \'f3rg\'e3os ambientais e ao \'f3rg\'e3o regulador da ind\'fastria do petr\'f3leo manter os seus respectivos agentes fiscalizadores habilitados para aplica\'e7\'e3o deste Decreto. \par \par Art. 57. Os valores arrecadados com a aplica\'e7\'e3o das multas previstas neste Decreto ser\'e3o destinados aos \'f3rg\'e3os que as aplicarem, no \'e2mbito de suas compet\'eancias. \par \par Art. 58. Este Decreto entra em vigor na data de sua publica\'e7\'e3o. \par \par Bras\'edlia, 20 de fevereiro de 2002; 181}{\'ba}{ da Independ\'eancia e 114}{\'ba}{ da Rep\'fablica. \par \par }\pard \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {FERNANDO HENRIQUE CARDOSO \par Jos\'e9 Carlos Carvalho \par }\pard \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \s15\ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par }\pard\plain \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1\fs20 ANEXO I}{ \par }{\f1\fs20 VALORES DAS MULTAS POR GRUPOS}{ \par }\trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\pard \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 {\f1\fs20 GRUPOS}{\cell }{\f1\fs20 MULTAS (R$)}{\cell }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\fs20 \trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\row }\trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\pard\plain \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1\fs20 A}{\cell }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 {\f1\fs20 1.000,00 a 10.000.000,00}{\cell }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\fs20 \trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\row }\pard\plain \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1\fs20 B}{\cell }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 {\f1\fs20 1.000,00 a 20.000.000,00}{\cell }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\fs20 \trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\row }\pard\plain \s15\qc 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\trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\row }\pard\plain \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1\fs20 I}{\cell }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 {\f1\fs20 7.000,00 a 7.000.000,00}{\cell }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\fs20 \trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\row }\trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\pard\plain \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1\fs20 J}{\cell }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 {\f1\fs20 7.000,00 a 1.000.000,00 acrescido de 7.000,00 a cada hora a partir do incidente}{\cell }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\intbl\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\fs20 \trowd \trgaph15\trleft-90\trbrdrt\brdroutset\brdrw30 \trbrdrl\brdroutset\brdrw30 \trbrdrb\brdroutset\brdrw30 \trbrdrr\brdroutset\brdrw30 \trftsWidth3\trwWidth8850\trautofit1\trspdl30\trspdt30\trspdb30\trspdr30\trspdfl3\trspdft3\trspdfb3\trspdfr3\trpaddl15\trpaddt15\trpaddb15\trpaddr15\trpaddfl3\trpaddft3\trpaddfb3\trpaddfr3 \clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth1000 \cellx1734\clvertalt\clbrdrt\brdroutset\brdrw15 \clbrdrl\brdroutset\brdrw15 \clbrdrb\brdroutset\brdrw15 \clbrdrr\brdroutset\brdrw15 \cltxlrtb\clftsWidth2\clwWidth4000 \cellx8760\row }\pard\plain \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1\fs20 ANEXO II}{ \par }{\f1\fs20 COMUNICA\'c7\'c3O INICIAL DO INCIDENTE}{ \par }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1\fs20 I\~-\~Identifica\'e7\'e3o do navio ou instala\'e7\'e3o que originou o incidente.}{ \par }{\f1\fs20 Nome do navio: _________________________}{ \par }{\f1\fs20 Nome da instala\'e7\'e3o: ______________________}{ \par }{\f1\fs20 ( ) Sem condi\'e7\'f5es de informar.}{ \par }{\f1\fs20 II\~-\~Data e hora da primeira observa\'e7\'e3o.}{ \par }{\f1\fs20 Hora: ___:___}{ \par }{\f1\fs20 Dia/M\'eas/ano: ___/___/___}{ \par }{\f1\fs20 III\~-\~Data e hora estimadas do Incidente.}{ \par }{\f1\fs20 Hora: ___:___}{ \par }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1\fs20 Dia/M\'eas/ano: ___/___/___}{\f1\fs20 \par }\pard \s15\ql \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }{\f1\fs20 IV\~-\~Localiza\'e7\'e3o geogr\'e1fica do incidente.}{ \par }{\f1\fs20 Latitude: ___}{\f1\fs20\super o}{\f1\fs20 ___\rquote }{ \par }{\f1\fs20 Longitude: ___}{\f1\fs20\super o}{\f1\fs20 ___\rquote }{ \par }{\f1\fs20 V\~-\~Subst\'e2ncia descarregada.}{ \par }{\f1\fs20 Tipo de Subst\'e2ncia: _________________________}{ \par }{\f1\fs20 Volume estimado em _______m}{\f1\fs15\super 3}{\f1\fs20 .}{ \par }{\f1\fs20 ( ) Sem condi\'e7\'f5es de informar.}{ \par }{\f1\fs20 VI\~-\~Causa prov\'e1vel do incidente:}{ \par }{\f1\fs20 __________________________________________}{ \par }{\f1\fs20 VII\~-\~Situa\'e7\'e3o atual da descarga.}{ \par }{\f1\fs20 ( ) paralisada; ( ) n\'e3o foi paralisada; ( ) sem condi\'e7\'f5es de informar.}{ \par }{\f1\fs20 VIII\~-\~A\'e7\'f5es iniciais que foram tomadas.}{ \par }{\f1\fs20 ( ) acionado plano individual de emerg\'eancia}{ \par }{\f1\fs20 ( ) foram tomadas outras provid\'eancia a saber: _____________________}{ \par }{\f1\fs20 ( ) sem evid\'eancia de a\'e7\'e3o ou provid\'eancia at\'e9 o momento.}{ \par }{\f1\fs20 IX\~-\~Data e hora da comunica\'e7\'e3o.}{ \par }{\f1\fs20 Hora: ___:___}{ \par }{\f1\fs20 Dia/M\'eas/ano: ___/___/___}{ \par }{\f1\fs20 X\~-\~Identifica\'e7\'e3o do comunicante.}{ \par }{\f1\fs20 Nome completo: _________________________________}{ \par }{\f1\fs20 Fun\'e7\'e3o navio ou instala\'e7\'e3o: ________________________}{ \par }{\f1\fs20 Telefone de contato: ______________________________}{ \par }{\f1\fs20 XI\~-\~Outras informa\'e7\'f5es julgadas \'fateis.}{ \par }{\f1\fs20 _______________________________________________}{ \par \~ \par }\pard \s15\qc \li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1\fs20 ____________________________________}{ \par }{\f1\fs20 Assinatura}{ \par }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }}