2002.11G-Resol1.rtf
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Conteúdo do arquivo
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\b\f1\fs24\cf2\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Resolu\'e7\'e3o n\'ba 1/MT/ANTT, de 20/2/02 DOU de 8/3/02 p. 133/135 \par }\pard\plain \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1\cf17 \par \par \par }\pard\plain \s39\qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {RESOLU\'c7\'c3O N\'ba 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002 \par \par \par }\pard \s39\qj \li3960\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin3960\itap0 {Aprova o Regimento Interno e a Estrutura Organizacional da Ag\'eancia Nacional de Transportes Terrestres \endash ANTT. \par }\pard \s39\qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard\plain \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1\cf17 \par }\pard\plain \s41\qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {A Diretoria da Ag\'eancia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribui\'e7 \'f5es, fundamentada nos termos do Relat\'f3rio \'e0 Diretoria no 001/2002 de 20 de fevereiro de 2002, resolveu:}{\cf1 \par }\pard\plain \qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par 1. Aprovar o Regimento Interno e a Estrutura Organizacional da Ag\'eancia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, nos termos do Anexo \'e0 presente. \par }\pard \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1\cf17 \par \par }{\f1 JOS\'c9 ALEXANDRE N. RESENDE \par Diretor-Geral \par }\pard\plain \s39\qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }\pard\plain \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par \par ANEXO \par }\pard \qj \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 \par }\pard \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 REGIMENTO INTERNO \par }\pard \qj \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 \par }\pard \qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 CAP\'cdTULO I \par DA NATUREZA E FINALIDADE \par \par Art. 1\'b0 A Ag\'eancia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, institu\'edda pela Lei n\'b0 10.233 de 5 de junho de 2001, regulamentada pelo Decreto n\'ba 4.130, de 13 de fevereiro de 2002, \'e9 entidade integrante da Administra\'e7\'e3 o Federal indireta, submetida ao regime aut\'e1rquico especial, com personalidade jur\'eddica de direito p\'fablico, independ\'eancia administrativa, autonomia financeira e funcional e mandato fixo de seus dirigentes, vinculada ao Minist\'e9rio dos Tran sportes, com a qualidade de org\'e3o regulador da atividade de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura ferrovi\'e1ria e rodovi\'e1ria federal e da atividade de presta\'e7\'e3o de servi\'e7 os de transporte terreste, com sede e foro no Distrito Federal, podendo instalar unidades administrativas regionais. \par \par \par \par \par \par CAP\'cdTULO II \par DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL \par \par Art. 2\'b0 A Ag\'eancia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT tem a seguinte estrutura organizacional: \par \par I - Diretoria; \par \par II - Diretoria-Geral, \'e0 qual est\'e3o vinculados: \par - Secretaria-Geral; \par - Gabinete do Diretor-Geral, ao qual est\'e3o vinculadas as \par - Assessoria de Comunica\'e7\'e3o Social; e, \par - Assessoria Parlamentar; \par - Assessoria Internacional. \par - Procuradoria-Geral; \par - Ouvidoria; \par - Corregedoria; \par - Auditoria Interna ; \par - Comiss\'f5es de Outorga; \par - Superintend\'eancia de Regula\'e7\'e3o Econ\'f4mica e Fiscaliza\'e7\'e3o Financeira, \'e0 qual est\'e3o vinculadas: \par - Ger\'eancia de Regula\'e7\'e3o Econ\'f4mico-Financeiro; \par - Ger\'eancia de Mercado e de Defesa da Concorr\'eancia; e \par - Ger\'eancia de Fiscaliza\'e7\'e3o Econ\'f4mico-Financeiro. \par - Superintend\'eancia de Explora\'e7\'e3o da Infra-Estrutura, \'e0 qual est\'e3o vinculadas: \par - Ger\'eancia de Infra-Estrutura Rodovi\'e1ria; e \par - Ger\'eancia de Infra-Estrutura e Controle dos Ativos Ferrovi\'e1rios. \par - Superintend\'eancia de Log\'edstica e Servi\'e7os de Transporte de Cargas, \'e0 qual est\'e3o vinculadas: \par - Ger\'eancia de Servi\'e7os de Transporte Ferrovi\'e1rio; \par - Ger\'eancia de Servi\'e7os de Transporte Rodovi\'e1rio; e \par - Ger\'eancia de Servi\'e7os de Transporte Multimodal. \par - Superintend\'eancia de Servi\'e7os de Transporte de Passageiros, \'e0 qual est\'e3o vinculadas: \par - Ger\'eancia de Gest\'e3o das Outorgas Ferrovi\'e1rias e Rodovi\'e1rias de Passageiros; e \par - Ger\'eancia de Fiscaliza\'e7\'e3o do Transporte Ferrovi\'e1rio e Rodovi\'e1rio de Passageiros. \par - Superintend\'eancia de Gest\'e3o Financeira e Administrativa \'e0 qual est\'e3o vinculadas: \par - Ger\'eancia de Administra\'e7\'e3o e Recursos Humanos; \par - Ger\'eancia Financeira; e \par - Ger\'eancia de Inform\'e1tica e Informa\'e7\'e3o. \par - Unidades Regionais. \par \par \par Art. 3\'ba As Comiss\'f5es de Outorga ser\'e3o criadas por atos da Diretoria, com finalidades espec\'edficas de preparar editais e licitar concess\'f5es e permiss\'f5es para explora\'e7\'e3o da infra-estrutura de transporte e para presta\'e7\'e3o de servi \'e7os de transporte, dentro do \'e2mbito de atua\'e7\'e3o e compet\'eancias da ANTT. \par \par \'a7 1\'ba O ato de cria\'e7\'e3o de uma Comiss\'e3o de Outorga definir\'e1 o objetivo para o qual foi criada e sua composi\'e7\'e3o. \par \'a7 2\'ba Toda Comiss\'e3o de Outorga ser\'e1 automaticamente extinta quando do cumprimento do objetivo para o qual foi criada. \par \par Art. 4\'ba As Unidades Regionais poder\'e3o ser criadas e extintas mediante decis\'e3o da Diretoria, de acordo com as necessidades da ANTT. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. O ato que criar uma Unidade Regional fixar-lhe-\'e1 os limites de atua\'e7\'e3o, as compet\'eancias e a organiza\'e7\'e3o . \par \par CAP\'cdTULO III \par DA DIRETORIA \par \par Se\'e7\'e3o I \par Da Composi\'e7\'e3o \par \par Art. 5\'b0 A Diretoria da ANTT \'e9 constitu\'edda por um Diretor-Geral e quatro Diretores, nomeados na forma do disposto no artigo 53 da Lei n\'b0 10.233, de 5 de junho de 2001. \par \par Se\'e7\'e3o II \par Das Reuni\'f5es Deliberativas \par \par Art. 6\'b0 A Diretoria reunir-se-\'e1 ordinariamente, segundo calend\'e1rio por ela estabelecido, ou extraordinariamente, quando houver mat\'e9ria urgente a deliberar, mediante convoca\'e7\'e3o do Diretor-Geral ou de tr\'eas Diretores. \par \par \'a71\'b0 A Diretoria reunir-se-\'e1 com a presen\'e7a de pelo menos tr\'eas Diretores, entre eles o Diretor-Geral ou seu substituto legal. \par \'a7 2\'b0 Presidir\'e1 as reuni\'f5es da Diretoria o Diretor-Geral e, em suas aus\'eancias ou impedimentos, o seu substituto legal. \par Art. 7\'ba As decis\'f5es da Diretoria ser\'e3o tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, cabendo ao Diretor-Geral o voto de qualidade. \par \'a71\'ba As mat\'e9rias submetidas \'e0 delibera\'e7\'e3o da Diretoria, devidamente instru\'eddas, ser\'e3o relatadas por um Diretor. \par \'a72\'ba Mediante justificativa aceita pelos demais membros da Diretoria, poder\'e1 o Diretor declarar-se impedido de votar. \par \'a73\'ba Em caso de justificada impossibilidade de comparecimento \'e0 reuni\'e3o, poder\'e1 o Diretor encaminhar ao Diretor-Geral o seu voto escrito sobre as mat\'e9rias da pauta o qual ser\'e1 lido e registrado na ata respectiva. \par Art. 8\'ba As discuss\'f5es e delibera\'e7\'f5es tomadas nas reuni\'f5es da Diretoria ser\'e3o registradas em atas pr\'f3prias, lavradas pelo Secret\'e1rio e assinadas pelos Diretores. \par \par \'a7 1\'b0 A decis\'e3o sobre mat\'e9ria de relevante interesse p\'fablico ser\'e1 publicada no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o. \par \'a7 2\'b0 Os atos normativos da Ag\'eancia somente produzir\'e3o efeitos ap\'f3s publica\'e7\'e3o no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o e, aqueles de alcance particular, ap\'f3s a correspondente notifica\'e7\'e3o. \par \'a7 3\'ba Quando a publicidade colocar em risco a seguran\'e7a do Pa\'eds, ou violar segredo protegido, os registros correspondentes ser\'e3o mantidos em segredo. \par \par Se\'e7\'e3o III \par Das Compet\'eancias e Atribui\'e7\'f5es \par \par Art. 9\'ba. \'c0 Diretoria da ANTT compete, em regime de colegiado, analisar, discutir e decidir, em inst\'e2ncia administrativa final, as mat\'e9rias de compet\'eancia da Autarquia, bem como: \par \par I - decidir sobre o planejamento estrat\'e9gico da ANTT; \par II - estabelecer as diretrizes funcionais, executivas e administrativas a serem seguidas, zelando pelo seu efetivo cumprimento; \par III - decidir sobre pol\'edticas administrativas internas e de recursos humanos e seu desenvolvimento; \par IV - manifestar-se sobre os nomes indicados pelo Diretor-Geral para o exerc\'edcio dos cargos de Superintendentes de Processos Organizacionais; \par V - aprovar o regimento interno da ANTT; \par VI - deliberar sobre a cria\'e7\'e3o, a extin\'e7\'e3o e a forma de supervis\'e3o das atividades das Unidades Regionais; \par VII - delegar a Diretor compet\'eancia para deliberar sobre aspectos relacionados com as Superintend\'eancias de Processos Organizacionais; \par VIII - exercer o poder normativo da ANTT; \par IX - aprovar normas de licita\'e7\'e3o e contrata\'e7\'e3o pr\'f3prias da ANTT; \par X - aprovar editais de licita\'e7\'e3o, homologar adjudica\'e7\'f5es, bem assim decidir pela prorroga\'e7\'e3o, transfer\'eancia, interven\'e7\'e3o e extin\'e7\'e3o em rela\'e7\'e3o a concess\'f5es, permiss\'f5es e autoriza\'e7\'f5 es, obedecendo ao plano geral de outorgas, na forma do regimento interno, normas, regulamentos de presta\'e7\'e3o de servi\'e7os e dos contratos firmados; \par XI - aprovar propostas de declara\'e7\'e3o de utilidade p\'fablica necess\'e1rias \'e0 execu\'e7\'e3o de projetos e investimentos, no \'e2mbito das outorgas estabelecidas, nos termos da legisla\'e7\'e3o pertinente; \par XII - decidir sobre a aquisi\'e7\'e3o e a aliena\'e7\'e3o de bens; \par XIII - autorizar a contrata\'e7\'e3o de servi\'e7os de terceiros, na forma da legisla\'e7\'e3o em vigor; \par XIV - aprovar o or\'e7amento da ANTT, a ser encaminhado ao Minist\'e9rio dos Transportes; \par XV - aprovar a requisi\'e7\'e3o, com \'f4nus para a ANTT, de servidores e empregados de \'f3rg\'e3os e entidades integrantes da Administra\'e7\'e3o P\'fablica, quaisquer que sejam as fun\'e7\'f5es a serem exercidas, nos termos do art. 16 da Lei n\'ba 9.986, de 18 de julho de 2000; \par XVI - autorizar, na forma da legisla\'e7\'e3o em vigor, o afastamento do Pa\'eds de servidores para o desempenho de atividades t\'e9cnicas e de desenvolvimento profissional; \par XVII - deliberar na esfera administrativa quanto \'e0 interpreta\'e7\'e3o da legisla\'e7\'e3o e sobre os casos omissos; e \par XVIII - elaborar relat\'f3rio anual de suas atividades, nele destacando o cumprimento das pol\'edticas do setor. \par \par Art. 10. Cabe ao Diretor-Geral a representa\'e7\'e3o da ANTT, o comando hier\'e1rquico sobre pessoal e servi\'e7os, exercendo a coordena\'e7\'e3o das compet\'eancias administrativas, e a presid\'eancia das reuni\'f5es da Diretoria. \par \par Art. 11. S\'e3o atribui\'e7\'f5es comuns aos Diretores: \par \par I - cumprir e fazer cumprir as disposi\'e7\'f5es regulamentares no \'e2mbito das atribui\'e7\'f5es da ANTT; \par II - zelar pelo desenvolvimento e credibilidade interna e externa da ANTT e pela legitimidade de suas a\'e7\'f5es; \par III - zelar pelo cumprimento dos planos e programas da ANTT; \par IV - praticar e expedir os atos de gest\'e3o administrativa no \'e2mbito das atribui\'e7\'f5es que lhes forem conferidas; \par V - executar as decis\'f5es tomadas de forma colegiada pela Diretoria; e \par VI - contribuir com subs\'eddios para proposta de ajustes e modifica\'e7\'f5es na legisla\'e7\'e3o, necess\'e1rios \'e0 moderniza\'e7\'e3o do ambiente institucional de atua\'e7\'e3o da ANTT. \par \par CAP\'cdTULO IV \par DAS COMPET\'caNCIAS E ATRIBUI\'c7\'d5ES DOS DEMAIS ORG\'c3OS \par \par Se\'e7\'e3o I \par Dos Org\'e3os de Assessoramento e Apoio \par \par Art. 12. Ao Gabinete do Diretor-Geral compete: \par I - assistir ao Diretor-Geral em sua representa\'e7\'e3o pol\'edtica e social, ocupar-se das rela\'e7\'f5es p\'fablicas e do preparo e despacho do seu expediente pessoal; \par II - acompanhar o andamento dos projetos de interesse da ANTT em tramita\'e7\'e3o no Congresso Nacional; \par III - providenciar o atendimento \'e0s consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional; \par IV - providenciar a publica\'e7\'e3o oficial e a divulga\'e7\'e3o das mat\'e9rias relacionadas com a \'e1rea de atua\'e7\'e3o da ANTT; \par V - planejar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento das atividades de comunica\'e7\'e3o social da ANTT; e \par VI - exercer outras atribui\'e7\'f5es que lhe forem cometidas pelo Diretor-Geral. \par \par Art. 13. \'c0 Secretaria-Geral compete prestar apoio \'e0 Diretoria, organizando as pautas das reuni\'f5es, expedindo as convoca\'e7\'f5es e notifica\'e7\'f5es e, quando for o caso, providenciando as publica\'e7\'f5 es correspondentes, elaborando as atas e as s\'famulas das delibera\'e7\'f5es. \par \par Art. 14. Ao Chefe de Gabinete e ao Secret\'e1rio-Geral incumbe planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o das atividades das respectivas unidades \par \par Art 15. \'c0 Assessoria Internacional compete: \par \par I - assessorar a Diretoria nas suas rela\'e7\'f5es com organiza\'e7\'f5es, organismos e f\'f3runs internacionais, com entidades e com governos estrangeiros, visando a coordena\'e7\'e3o e o estabelecimento de posi\'e7\'f5 es de interesse da ANTT e a sua harmoniza\'e7\'e3o com as posi\'e7\'f5es do Governo Brasileiro; \par II - assessorar a Diretoria no tratamento dos assuntos relativos ao exterior com os demais org\'e3os e entidades do Governo Brasileiro, em especial, com aqueles do Minist\'e9rio dos Transportes; e \par III - assessorar a Diretoria na coordena\'e7\'e3o das atividades de coopera\'e7\'e3o t\'e9cnica com entidades estrangeiras e internacionais. \par \par Art. 16. \'c0 Procuradoria-Geral, \'f3rg\'e3o vinculado \'e0 Advocacia-Geral da Uni\'e3o, compete: \par \par I - executar as atividades de consultoria e assessoramento jur\'eddicos; \par II - emitir pareceres jur\'eddicos; \par III - exercer a representa\'e7\'e3o judicial da ANTT com as prerrogativas processuais da Fazenda P\'fablica, nos termos do disposto na Lei Complementar n\'ba 73, de 10 de fevereiro de 1993; \par IV - representar judicialmente os titulares e ex-titulares de Cargos Comissionados e de Cargos Comissionados T\'e9cnicos da Autarquia, inclusive promovendo a\'e7\'e3o penal privada ou representando perante o Minist\'e9rio P\'fablico, quando v\'ed timas de crime, quanto a atos praticados no exerc\'edcio de suas atribui\'e7\'f5es constitucionais, legais ou regulamentares, no interesse p\'fablico, especialmente da Autarquia, podendo, ainda, quanto aos mesmos atos, imp etrar habeas corpus e mandado de seguran\'e7a em defesa dos agentes p\'fablicos; \par V - apurar a liquidez e certeza dos cr\'e9ditos, de qualquer natureza, inerentes \'e0s suas atividades, inscrevendo-os em d\'edvida ativa, para fins de cobran\'e7a amig\'e1vel ou judicial; \par VI - assistir as autoridades da ANTT no controle interno da legalidade administrativa dos atos a serem praticados, inclusive examinando previamente os textos de atos normativos, os editais de licita\'e7\'e3 o, contratos e outros atos dela decorrentes, bem assim os atos de dispensa e inexigibilidade de licita\'e7\'e3o; e \par VII - opinar previamente sobre a forma de cumprimento de decis\'f5es judiciais. \par \par Art. 17. Ao Procurador-Geral incumbe: \par \par I - coordenar as atividades de assessoramento jur\'eddico da Autarquia; \par II - participar, quando convocado, das sess\'f5es e reuni\'f5es da Diretoria, sem direito a voto; \par III - receber as cita\'e7\'f5es e notifica\'e7\'f5es judiciais; \par IV - desistir, transigir, firmar compromisso e confessar nas a\'e7\'f5es de interesse da ANTT, autorizado pela Diretoria; \par V - aprovar os pareceres jur\'eddicos dos procuradores; e \par VI - representar ao Minist\'e9rio P\'fablico para in\'edcio de a\'e7\'e3o p\'fablica de interesse da ANTT. \par \par Art. 18. \'c0 Ouvidoria compete receber pedidos de informa\'e7\'f5es, esclarecimentos e reclama\'e7\'f5es afetos \'e0 ANTT. \par \par Art. 19. Ao Ouvidor incumbe: \par \par I - responder diretamente aos interessados os pedidos de informa\'e7\'f5es, esclarecimentos e reclama\'e7\'f5es afetos \'e0 ANTT; e \par II - produzir semestralmente, ou quando a Diretoria da ANTT julgar oportuno, relat\'f3rio circunstanciado de suas atividades. \par Par\'e1grafo \'fanico. A Diretoria da ANTT prestar\'e1 o apoio necess\'e1rio \'e0 Ouvidoria para o fiel cumprimento de suas atribui\'e7\'f5es. \par \par Art. 20. \'c0 Corregedoria compete: \par \par I - fiscalizar as atividades funcionais da ANTT; \par II - apreciar as representa\'e7\'f5es que lhe forem encaminhadas relativamente \'e0 atua\'e7\'e3o dos servidores; \par III - realizar correi\'e7\'e3o nos diversos \'f3rg\'e3os e unidades, sugerindo as medidas necess\'e1rias \'e0 racionaliza\'e7\'e3o e efici\'eancia dos servi\'e7os; e \par IV - instaurar, de oficio ou por determina\'e7\'e3o superior, sindic\'e2ncias e processos administrativos disciplinares relativamente aos servidores, submetendo-os \'e0 decis\'e3o da Diretoria. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A instaura\'e7\'e3o de sindic\'e2ncias e de processos administrativos disciplinares relativos a atos da Diretoria ou de seus membros ser\'e1 da compet\'eancia do Ministro de Estado dos Transportes. \par \par Art. 21. Ao Corregedor incumbe a fiscaliza\'e7\'e3o das atividades funcionais da ANTT. \par \par \par \par Art. 22. \'c0 Auditoria Interna compete: \par \par I - fiscalizar a gest\'e3o or\'e7ament\'e1ria, financeira, administrativa, cont\'e1bil, de pessoal e patrimonial e demais sistemas administrativos e operacionais da Autarquia, de acordo com o Plano Anual de Atividades de Auditoria aprovado pela Diretoria; \par II - elaborar relat\'f3rio das auditorias realizadas, propondo medidas preventivas e corretivas dos desvios detectados, se for o caso, encaminhando-o \'e0 Diretoria; e \par III - responder pela sistematiza\'e7\'e3o das informa\'e7\'f5es requeridas pelos \'f3rg\'e3os de controle do Governo Federal. \par \par Art. 23. Ao Auditor-Chefe incumbe a fiscaliza\'e7\'e3o da gest\'e3o administrativa, or\'e7ament\'e1ria cont\'e1bil, patrimonial e de pessoal da ANTT. \par \par Art. 24. \'c0s Comiss\'f5es de Outorgas cabe promover os atos necess\'e1rios para a licita\'e7\'e3o e contrata\'e7\'e3o de outorgas de concess\'e3o ou permiss\'e3o para a explora\'e7\'e3o da infra-estrutura e para a presta\'e7\'e3o de servi\'e7 os de transporte ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio. \par \par Par\'e1grafo \'fanico: As Comiss\'f5es de Outorgas atuar\'e3o de forma coordenada com as demais unidades organizacionais da ANTT, as quais lhe fornecer\'e3o os dados, informa\'e7\'f5es e apoio t\'e9cnico e administrativo necess\'e1 rios para o cumprimento de suas finalidades. \par \par Se\'e7\'e3o II \par Das Superintend\'eancias de Processos Organizacionais \par \par Art. 25. \'c0 Superintend\'eancia de Regula\'e7\'e3o Econ\'f4mica e Fiscaliza\'e7\'e3o Financeira cabe: \par \par I - levantar, tratar e interpretar os dados e informa\'e7\'f5es relativas \'e0 efici\'eancia, efetividade, economicidade, rentabilidade, pre\'e7os, custos e tarifas da explora\'e7\'e3o da infra-estrutura e da presta\'e7\'e3o de servi\'e7 os de transporte ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio realizados sob regime de concess\'e3o, permiss\'e3o ou autoriza\'e7\'e3o; \par II - desenvolver metodologias, ferramentas e estudos que forne\'e7am suporte para a regulamenta\'e7\'e3o da atividade econ\'f4mica de transportes terrestres; \par III - realizar estudos de mercado, t\'e9cnicos e econ\'f4micos correlacionados com a presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte ferrovi\'e1rio, rodovi\'e1rio e multimodal; \par IV - efetuar a regula\'e7\'e3o econ\'f4mica das outorgas para explora\'e7\'e3o da infra-estrutura e presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio; \par V - elaborar os planos gerais de outorgas para explora\'e7\'e3o da infra-estrutura e para presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte terrestre; \par VI - efetuar a an\'e1lise econ\'f4mica-financeira de propostas e solicita\'e7\'f5es de outorgas. \par VII - acompanhar a performance econ\'f4mica financeira das concession\'e1rias, permission\'e1rias e de entidades delegadas que sejam reguladas ou supervisionadas pela ANTT; \par VIII - promover auditorias cont\'e1bil e financeira nas outorgadas; \par IX - exercer a fiscaliza\'e7\'e3o, das cl\'e1usulas econ\'f4mico-financeiras das outorgas e identificar infra\'e7\'f5es de ordem econ\'f4mica-financeiras por parte de outorgadas; \par X - estabeler procedimentos para apura\'e7\'e3o de infra\'e7\'f5es e propor a aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es; \par XI - analisar processos de reajuste e revis\'e3o de tarifas e ped\'e1gios dos servi\'e7os outorgados; \par XII - analisar e avaliar propostas de reestrutura\'e7\'f5es societ\'e1rias, aliena\'e7\'f5es, transfer\'eancias de controle acion\'e1rio e extin\'e7\'f5es de outorgas; \par XIII - prestar apoio t\'e9cnico e log\'edstico \'e0s Comiss\'f5es de Outorgas; \par \par Par\'e1grafo \'fanico. As atividades decorrentes das compet\'eancias sob o encargo da Superintend\'eancia de Regula\'e7\'e3o Econ\'f4mica e Fiscaliza\'e7\'e3o Financeira ser\'e3o distribu\'eddas entre as Ger\'eancias de Regula\'e7\'e3o Econ\'f4 mico-Financeiro, de Mercado e de Defesa da Concorr\'eancia, e de Fiscaliza\'e7\'e3o Econ\'f4mico-Financeiro, a ela vinculadas. \par \par Art. 26. \'c0 Superintend\'eancia de Explora\'e7\'e3o da Infra-Estrutura cabe: \par \par I - organizar e manter cadastro de outorgas e dos bens arrendados e vinculados. \par II - registrar, acompanhar e controlar os contratos de concess\'e3o para explora\'e7\'e3o das infra-estruturas ferrovi\'e1ria e rodovi\'e1ria; \par III - fiscalizar as ferrovias e rodovias concedidas, assegurando o cumprimento dos respectivos contratos de concess\'e3o ou arrendamento; \par IV - acompanhar e controlar os ativos das ferrovias concedidas ou arrendadas e dos respectivos investimentos; \par V - acompanhar e fiscalizar os investimentos realizados pelos concession\'e1rios e arrendat\'e1rios nas infra-estruturas ferrovi\'e1ria e rodovi\'e1ria; \par VI - estabelecer normas, procedimentos e autoriza\'e7\'f5es de incorpora\'e7\'e3o e desincorpora\'e7\'e3o de bens e ativos vinculados \'e0s outorgas, assim como sua manuten\'e7\'e3o e reposi\'e7\'e3o; \par VII - fiscalizar a aplica\'e7\'e3o de ped\'e1gios e tarifas; \par VIII - propor a aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es aos concession\'e1rios, incluindo multas, suspens\'e3o e cassa\'e7\'e3o de outorgas, em decorr\'eancia do descumprimento de cl\'e1usulas dos contratos de concess\'e3o e da legisla\'e7\'e3o aplic\'e1vel; \par IX - elaborar normas e regulamentos t\'e9cnicos relativos \'e0s infra-estruturas ferrovi\'e1ria e rodovi\'e1ria e \'e0 explora\'e7\'e3o, utiliza\'e7\'e3o e manuten\'e7\'e3o destas; \par X - propor projetos e investimentos no ambito das outorgas estabelecidas; \par XI -articular com \'f3rg\'e3os e institui\'e7\'f5es dos Estados, Distrito Federal e Munic\'edpios na sua esfera de atua\'e7\'e3o; \par XII - organizar procedimentos para aferi\'e7\'e3o, junto aos usu\'e1rios, da qualidade da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os; \par XIII - prestar apoio t\'e9cnico e log\'edstico \'e0s Comiss\'f5es de Outorga para a licita\'e7\'e3o e outorga de concess\'f5es para explora\'e7\'e3o da infra-estrutura ferrovi\'e1ria e rodovi\'e1ria; \par \par Par\'e1grafo \'fanico. As atividades decorrentes das compet\'eancias sob o encargo da Superintend\'eancia de Explora\'e7\'e3o da Infra-Estrutura ser\'e3o distribu\'eddas entre as Ger\'eancias de Infra-Estrutura Rodovi\'e1 ria e de Infra-Estrutura e Controle de Ativos Ferrovi\'e1rios, a ela vinculadas. \par \par Art. 27. \'c0 Superintend\'eancia de Log\'edstica e Servi\'e7os de Transporte de Cargas cabe: \par \par I - organizar e manter cadastro das outorgas e habilita\'e7\'f5es emitidas; \par II - registrar, acompanhar e controlar os contratos de concess\'e3o para presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte ferrovi\'e1rio de cargas; \par III - fiscalizar a qualidade, efici\'eancia e seguran\'e7a dos servi\'e7os de transporte ferrovi\'e1rio de cargas; \par IV - acompanhar a qualidade, efici\'eancia e seguran\'e7a dos servi\'e7os de transporte rodovi\'e1rio de cargas; \par V - fiscalizar os fretes ferrovi\'e1rios e acompanhar os fretes rodovi\'e1rios; \par VI - organizar e manter os registros dos transportadores rodovi\'e1rios de cargas; \par VII - estabelecer os procedimentos para a habilita\'e7\'e3o do transportador internacional de cargas; \par VIII - acompanhar o transporte multimodal de cargas; \par IX - promover a integra\'e7\'e3o dos diversos modos de transporte de cargas; \par X - propor a habilita\'e7\'e3o do transportador multimodal de cargas; \par XI - organizar e manter o cadastro relativo ao sistema dutovi\'e1rio brasileiro; \par XII - elaborar normas e regulamentos t\'e9cnicos relativos ao transporte rodovi\'e1rio, ferrovi\'e1rio, dutovi\'e1rio e multimodal de cargas. \par XIII - atuar na defesa e prote\'e7\'e3o dos direitos dos usu\'e1rios. \par XIV - instruir os processos relativos ao equacionamento de conflitos de interesses entre prestadores de servi\'e7os e entre esses e usu\'e1rios; \par XV - propor a aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es aos concession\'e1rios, permission\'e1rios e autorizados, incluindo multas, suspens\'e3o e cassa\'e7\'e3o de outorgas, em decorr\'eancia do descumprimento de cl\'e1usulas contratuais e da legisla\'e7\'e3 o aplic\'e1vel; \par XVI - articular com as demais ag\'eancias reguladoras e entidades de transporte na sua esfera de atua\'e7\'e3o; \par XVII - articular com org\'e3os e institui\'e7\'f5es dos Estados, Distrito Federal e Munic\'edpios na sua esfera de atua\'e7\'e3o; \par XVIII - organizar procedimentos para aferi\'e7\'e3o, junto aos usu\'e1rios, da qualidade da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os; \par XIX - prestar apoio t\'e9cnico e log\'edstico \'e0s Comiss\'f5es de Outorga para a licita\'e7\'e3o e outorga de concess\'f5es para a presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte ferrovi\'e1rio de cargas; \par \par Par\'e1grafo \'fanico. As atividades decorrentes das compet\'eancias sob o encargo da Superintend\'eancia de Log\'edstica e Servi\'e7os de Transporte de Cargas ser\'e3o distribu\'eddas entre as Ger\'eancias de Servi\'e7os de Transporte Ferrovi\'e1 rio, de Servi\'e7os de Transporte Rodovi\'e1rio e de Servi\'e7os de Transporte Multimodal, a ela vinculadas. \par \par Art. 28. \'c0 Superintend\'eancia de Servi\'e7os de Transporte de Passageiros cabe: \par I - organizar e manter cadastro das outorgas; \par II - analisar as propostas e solicita\'e7\'f5es de outorgas para presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os de transportes de passageiros; \par III - estabelecer procedimentos para a autoriza\'e7\'e3o do transporte interestadual e internacional, ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio de passageiros mediante fretamento; \par IV - estabelecer procedimentos para a autoriza\'e7\'e3o do transporte rodovi\'e1rio de passageiros por empresas de turismo, com a finalidade de turismo; \par V - fiscalizar os n\'edveis de qualidade dos servi\'e7os prestados, entre os quais as caracter\'edsticas de confiabilidade, pontualidade, regularidade, frequ\'eancia, seguran\'e7a e higiene. \par VI - fiscalizar pre\'e7os e tarifas do transporte interestadual e internacional ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio de passageiros; \par VII - elaborar normas e regulamentos t\'e9cnicos relativos ao transporte ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio de passageiros; \par VIII -propor a aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es pelo n\'e3o cumprimento das obriga\'e7\'f5es impostas pelos atos de outorga e pelas normas legais e t\'e9cnicas pertinentes; \par IX - compatibilizar a atua\'e7\'e3o dos prestadores de servi\'e7os de transporte interestadual e internacional de passageiros, pelos modos ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio, com os interesses dos consumidores; \par X - fiscalizar a manuten\'e7\'e3o da justa competitividade na presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os de transporte interestadual e internacional de passageiros pelos modos ferrovi\'e1rio e rodovi\'e1rio; \par XI - instruir os processos relativos ao equacionamento de conflitos de interesses entre prestadores de servi\'e7os e entre esses e os usu\'e1rios; \par XII - organizar procedimentos para aferi\'e7\'e3o, junto aos usu\'e1rios, da qualidade da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os; \par XIII - prestar apoio t\'e9cnico e log\'edstico \'e0s Comiss\'f5es de Outorga para a licita\'e7\'e3o e outorga de concess\'f5es e permiss\'f5es para presta\'e7\'e3o de servi\'e7os regulares de transporte de passageiros pelos modos ferrovi\'e1rio e rodovi \'e1rio; \par \par Par\'e1grafo \'fanico. As atividades decorrentes das compet\'eancias sob o encargo da Superintend\'eancia de Servi\'e7os de Transporte de Passageiros ser\'e3o distribu\'eddas entre as Ger\'eancias de Gest\'e3o das Outorgas Ferrovi\'e1rias e Rodovi\'e1 rias de Passageiros e de Fiscaliza\'e7\'e3o do Transporte Ferrovi\'e1rio e Rodovi\'e1rio de Passageiros, a ela vinculadas. \par \par Art. 29. \'c0 Superintend\'eancia de Gest\'e3o Financeira e Administrativa cabe: \par \par I - planejar e administrar a gest\'e3o e o desenvolvimento de recursos humanos, material e servi\'e7os gerais; \par II - planejar, coordenar, supervisionar e executar a administra\'e7\'e3o financeira e cont\'e1bil da ANTT; \par III - coordenar a elabora\'e7\'e3o e controlar a execu\'e7\'e3o do or\'e7amento anual da ANTT; \par IV - articular e compatibilizar as atividades administrativas, or\'e7ament\'e1rias, financeiras e cont\'e1beis da ANTT com as normas e o sistema federal de planejamento, or\'e7amento e administra\'e7\'e3o financeira; \par V - estabelecer procedimentos para sele\'e7\'e3o, admiss\'e3o, treinamento, avalia\'e7\'e3o e promo\'e7\'e3o de servidores; \par VI - providenciar as aquisi\'e7\'f5es de bens e servi\'e7os necess\'e1rios ao funcionamento da ANTT e ao desempenho de suas atividades; \par VII - administrar os bens m\'f3veis e im\'f3veis da ANTT; \par VIII - planejar, implantar e administrar os servi\'e7os de inform\'e1tica, incluindo o suporte t\'e9cnico e instrumental a todas as demais unidades da ANTT; \par IX - planejar, implantar e administrar os servi\'e7os de informa\'e7\'e3o e arquivo, incluindo a supervis\'e3o e suporte t\'e9cnico desses servi\'e7os nas demais unidades da ANTT; \par X - elaborar normas e regulamentos t\'e9cnicos relativos a administra\'e7\'e3o geral e de recursos humanos, aquisi\'e7\'e3o de bens e servi\'e7os, or\'e7amento, finan\'e7as, inform\'e1tica, informa\'e7\'e3o e arquivo. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. As atividades decorrentes das compet\'eancias sob o encargo da Superintend\'eancia de Administra\'e7\'e3o e Finan\'e7as ser\'e3o distribu\'eddas entre as Ger\'eancias de Administra\'e7\'e3o e Recursos Humanos, Financeira e de Inform \'e1tica e Informa\'e7\'e3o, a ela vinculadas. \par \par Art. 30. Aos Superintendentes de Processos Organizacionais e aos Gerentes incumbe planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o das atividades das respectivas unidades. \par \par Se\'e7\'e3o III \par Das Unidades Regionais \par \par Art. 31. \'c0s Unidades Regionais compete: \par I - administrar e gerenciar os servi\'e7os, programas e projetos descentralizados atribu\'eddos \'e0 unidade, fiscalizando o cumprimento das normas e padr\'f5es estabelecidos; e \par II - assessorar o Diretor-Geral, propondo medidas necess\'e1rias \'e0 agiliza\'e7\'e3o e ao aprimoramento de suas atividades. \par Art. 32. Aos Gerentes das Unidades Regionais incumbe planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o das atividades das respectivas unidades. \par \par CAP\'cdTULO VII \par DISPOSI\'c7\'d5ES GERAIS \par \par Art. 33. O processo decis\'f3rio da ANTT obedecer\'e1 aos princ\'edpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efici\'eancia. \par \par Art. 34. A ANTT dar\'e1 tratamento confidencial \'e0s informa\'e7\'f5es t\'e9cnicas, operacionais, econ\'f4mico-financeiras e cont\'e1beis que solicitar \'e0s empresas prestadoras de servi\'e7os, desde que sua divulga\'e7\'e3o n\'e3o seja diretamente n ecess\'e1ria para: \par \par I - impedir a discrimina\'e7\'e3o de usu\'e1rios ou prestadores de servi\'e7o; e \par II - verificar o cumprimento das obriga\'e7\'f5es assumidas em decorr\'eancia de autoriza\'e7\'e3o, permiss\'e3o ou concess\'e3o. \par \par Art. 35. As iniciativas de projetos de lei, altera\'e7\'f5es de normas administrativas e decis\'f5es da Diretoria para resolu\'e7\'e3o de pend\'eancias que afetem os direitos de agentes econ\'f4micos ou de usu\'e1rios de servi\'e7os de transporte ser\'e3 o precedidas de audi\'eancia p\'fablica com os objetivos de: \par \par I - recolher subs\'eddios para o processo decis\'f3rio da ANTT; \par II - propiciar aos agentes e usu\'e1rios dos servi\'e7os de transporte terrestre a possibilidade de encaminhamento de seus pleitos e sugest\'f5es; \par III - identificar, da forma mais ampla poss\'edvel, todos os aspectos relevantes \'e0 mat\'e9ria objeto da audi\'eancia p\'fablica; e \par IV - dar publicidade \'e0 a\'e7\'e3o regulat\'f3ria da ANTT. \par \par \'a7 1\'ba No caso de anteprojeto de lei, a audi\'eancia p\'fablica ocorrer\'e1 ap\'f3s pr\'e9via comunica\'e7\'e3o \'e0 Casa Civil da Presid\'eancia da Rep\'fablica. \par \'a7 2\'ba Na invalida\'e7\'e3o de atos e contratos, ser\'e1 previamente garantida a manifesta\'e7\'e3o dos interessados. \par \'a7 3\'ba Os atos normativos da ANTT somente produzir\'e3o efeito ap\'f3s publica\'e7\'e3o no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o, e aqueles de alcance particular, ap\'f3s a correspondente notifica\'e7\'e3o. \par \'a7 4\'ba Qualquer pessoa, desde que seja parte interessada, ter\'e1 o direito de peticionar ou de recorrer contra atos da ANTT, no prazo m\'e1ximo de trinta dias da sua oficializa\'e7\'e3o, observado o disposto em regulamento pr\'f3prio. \par \par Art. 36. A formaliza\'e7\'e3o das decis\'f5es da Diretoria Colegiada e do Diretor-Geral da ANTT ser\'e1 efetivada por atos do Diretor-Geral, observados: \par \par I - Resolu\'e7\'f5es: quando se tratar de mat\'e9ria normativa de atribui\'e7\'e3o da Diretoria Colegiada, em conformidade com o Art 9\'ba deste Regimento; e \par II - Delibera\'e7\'f5es: demais decis\'f5es da Diretoria Colegiada ou do Diretor-Geral, em conformidade com a Legisla\'e7\'e3o e este Regimento. \par III - Portarias, despachos e ordens de servi\'e7o: quando se tratar de atos de gest\'e3o de atribui\'e7\'e3o do Diretor-Geral, em conformidade com o Art 10 deste Regimento. \par \par Art. 37. As atividades da ANTT ser\'e3o desenvolvidas de acordo com planos e programas atualizados periodicamente. \par \par Art. 38. A coordena\'e7\'e3o ser\'e1 exercida em todos os n\'edveis da administra\'e7\'e3o, especialmente quanto ao acompanhamento da execu\'e7\'e3o de planos, programas, projetos e atividades. \par \par Art. 39. Todas as unidades organizacionais dever\'e3o manter colabora\'e7\'e3o rec\'edproca e interc\'e2mbio de informa\'e7\'f5es, a fim de permitir, da melhor forma, a consecu\'e7\'e3o dos objetivos da ANTT; \par }\pard\plain \s41\qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }\pard \s41\qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Art. 40. A ANTT poder\'e1 organizar e implantar, em benef\'edcio de seus servidores e respectivos dependentes, servi\'e7os e programas de assist\'eancia social, m \'e9dica, odontol\'f3gica, hospitalar, alimentar e de transportes, na forma da lei. \par }\pard\plain \qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Par\'e1grafo \'fanico. Os servi\'e7os e programas de que trata este artigo poder\'e3o ser executados diretamente ou mediante conv\'eanios e contratos com entidades especializadas, p\'fablicas ou particulares. \par \par Art. 41. A ANTT submeter\'e1 ao Minist\'e9rio dos Transportes proposta or\'e7ament\'e1ria anual nos termos da legisla\'e7\'e3o em vigor, acompanhada de quadro demonstrativo do planejamento plurianual das receitas e despesas, visando ao seu equil\'ed brio or\'e7ament\'e1rio e financeiro nos cinco exerc\'edcios subseq\'fcentes. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. O super\'e1vit financeiro anual apurado pela ANTT, relativo aos incisos II a V do art. 33, dever\'e1 ser incorporado ao respectivo or\'e7amento do exerc\'edcio seguinte, de acordo com a Lei n\'ba 4.320, de 17 de mar\'e7o de 1964, n \'e3o se lhe aplicando o disposto no art. 1\'ba da Lei n\'ba 9.530, de 10 de dezembro de 1997, podendo ser utilizado no custeio de despesas de manuten\'e7\'e3o e funcionamento da ANTT e em projetos de estudos e pesquisas no campo dos transportes. \par \par Art. 42. A presta\'e7\'e3o de contas anual da administra\'e7\'e3o da ANTT, depois de aprovada pela Diretoria, ser\'e1 submetida ao Ministro de Estado dos Transportes, para remessa ao Tribunal de Contas da Uni\'e3 o - TCU, observados os prazos previstos em legisla\'e7\'e3o espec\'edfica. \par \par }\pard \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 xxxxxxxxxxxxx \par }\pard \qj \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 \par \par \par \par }\pard \ql \fi1080\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 \par }}