2002.11G-Res297.rtf
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\par \par Considerando que a emiss\'e3o de poluentes por ciclomotores, motociclos e similares contribui para a cont\'ednua deteriora\'e7\'e3o da qualidade de vida, especialmente nos centros urbanos; \par \par Considerando que ciclomotores, motociclos e similares s\'e3o fontes relevantes de emiss\'e3o de poluentes nocivos \'e0 sa\'fade p\'fablica e ao meio ambiente; \par \par Considerando a exist\'eancia de tecnologias adequadas, de efic\'e1cia comprovada, que permite atender as necessidades de controle da polui\'e7\'e3o, resolve: \par \par Art. 1\'ba Estabelecer os limites para emiss\'f5es de gases poluentes por ciclomotores, motociclos e ve\'edculos similares novos. \par \par Art. 2\'ba Instituir, a partir de 1\'ba de janeiro de 2003, como requisito pr\'e9vio para a importa\'e7\'e3o, produ\'e7\'e3o e comercializa\'e7\'e3o de ciclomotores novos, motociclos novos e similares, em todo o territ\'f3rio nacional, a Licen\'e7 a para Uso da Configura\'e7\'e3o de Ciclomotores, Motociclos e Similares-LCM; \par \par \'a7 1\'ba Somente poder\'e3o ser comercializadas no Territ\'f3rio Nacional as configura\'e7\'f5es de ciclomotores novos, motociclos novos e similares, ou qualquer extens\'e3o destes, que possu\'ed rem LCM a ser emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov\'e1veis-IBAMA. \par \par \'a7 2\'ba A LCM ter\'e1 validade no ano civil da sua emiss\'e3o, podendo ser revalidada pelo IBAMA, anualmente, e ser\'e1 de propriedade exclusiva da pessoa f\'edsica ou jur\'eddica que a solicitar. \par \par \'a7 3\'ba A LCM emitida no terceiro quadrimestre ter\'e1 sua validade explicitada tamb\'e9m para o ano civil subseq\'fcente. \par \par \'a7 4\'ba Os valores de emiss\'e3o de gases de escapamento homologados para uma LCM poder\'e3o ser estendidos para outras configura\'e7\'f5es, desde que utilizem a mesma configura\'e7\'e3o de motor, sistema de exaust\'e3o e transmiss\'e3 o, e que a massa em ordem de marcha do ve\'edculo a receber a extens\'e3o esteja, no m\'e1ximo, uma classe de in\'e9rcia acima ou abaixo do ve\'edculo inicialmente homologado, conforme definida no Anexo I desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par \'a7 5\'ba A revalida\'e7\'e3o de que trata o \'a7 1\'ba deste artigo, somente ser\'e1 concedida nos casos em que n\'e3o haja altera\'e7\'e3o nas especifica\'e7\'f5es previstas no Anexo II desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 3\'ba Para efeito desta Resolu\'e7\'e3o ser\'e3o consideradas as defini\'e7\'f5es constantes do Anexo I desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 4\'ba Para a obten\'e7\'e3o da LCM o interessado dever\'e1 encaminhar pedido formal ao IBAMA, juntamente com as informa\'e7\'f5es relacionadas no Anexo II desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 5\'ba O m\'e9todo de ensaio e a medi\'e7\'e3o de poluentes no g\'e1s de escapamento devem seguir as prescri\'e7\'f5es dos Anexos I e II da Diretiva da Comunidade Europ\'e9ia n\'ba 97/24/EC, p ara os ciclomotores e para os motociclos e similares, respectivamente. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Para atendimento \'e0s determina\'e7\'f5es do caput deste artigo, ser\'e1 utilizada a vers\'e3o em vigor da Diretiva da Comunidade Europ\'e9ia citada ou aquela que vier a substitu\'ed-la, at\'e9 que sejam estabelecidos os respectivos procedimentos normatizados nacionais. \par \par Art. 6\'ba Os ensaios de emiss\'e3o para fins de certifica\'e7\'e3o de configura\'e7\'e3o dever\'e3o ser realizados no Brasil, em laborat\'f3rio certificado para as an\'e1lises em quest\'e3o pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza\'e7\'e3 o e Qualidade Industrial-INMETRO, conforme os requisitos desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par \'a7 1\'ba Os ensaios de que trata o caput deste artigo ser\'e3o acompanhados por representantes do IBAMA ou de agente t\'e9cnico conveniado. \par \par \'a7 2\'ba Nos casos em que, comprovadamente, a falta de condi\'e7\'f5es locais exigir a realiza\'e7\'e3o de ensaios no exterior, ficar\'e1 a crit\'e9rio do IBAMA a aprova\'e7\'e3o do cronograma de ensaios, local, ve\'ed culos a serem ensaiados e da equipe de acompanhamento, que ser\'e1 composta de, no m\'e1ximo, tr\'eas t\'e9cnicos. \par \par \'a7 3\'ba Para os ensaios realizados em territ\'f3rio nacional, os fabricantes e os importadores dever\'e3o informar, com anteced\'eancia m\'ednima de trinta dias, a data de disponibilidade dos ve\'edculos para a realiza\'e7\'e3o dos mesmos. \par \par \'a7 4\'ba Para os ensaios realizados no exterior, os fabricantes e os importadores dever\'e3o informar, com anteced\'eancia m\'ednima de sessenta dias, a data de disponibilidade dos ve\'edculos para a realiza\'e7\'e3o dos mesmos. \par \par \'a7 5\'ba Os fabricantes e os importadores dever\'e3o entregar ao IBAMA a documenta\'e7\'e3o prevista no Anexo II desta Resolu\'e7\'e3o, com anteced\'eancia m\'ednima de vinte dias da realiza\'e7\'e3o de ensaios. \par \par \'a7 6\'ba O \'f3rg\'e3o ambiental competente poder\'e1, a qualquer tempo, exigir a realiza\'e7\'e3o de testes complementares em laborat\'f3rio credenciado. \par \par \'a7 7\'ba Os custos inerentes \'e0 realiza\'e7\'e3o dos ensaios correr\'e3o por conta do fabricante ou importador. \par \par Art. 7\'ba Os limites m\'e1ximos de emiss\'e3o de gases de escapamento para ciclomotores novos s\'e3o os seguintes: \par \par I - Para os ve\'edculos produzidos a partir de 1\'ba de janeiro de 2003: \par \par a) mon\'f3xido de carbono: 6,0 g/km; \par \par b) hidrocarbonetos + \'f3xidos de nitrog\'eanio: 3,0 g/km; \par \par II - Para os lan\'e7amentos de modelos novos, dotados de novas configura\'e7\'f5es de motor, sistemas de alimenta\'e7\'e3o, transmiss\'e3o e exaust\'e3o, produzidos a partir de 1\'ba de janeiro de 2005: \par \par a) mon\'f3xido de carbono: 1,0 g/km; \par \par b) hidrocarbonetos + \'f3xidos de nitrog\'eanio: 1,2 g/km; \par \par III - Para todos os modelos produzidos a partir de 1\'ba de janeiro de 2006, os limites de emiss\'e3o ser\'e3o aos mesmos estabelecidos nas al\'edneas "a" e "b" do inciso II deste artigo. \par \par Art. 8\'ba Os limites m\'e1ximos de emiss\'e3o de gases de escapamento para motociclos e similares novos s\'e3o os seguintes: \par \par I - Para os ve\'edculos produzidos a partir de 1\'ba de janeiro de 2003: \par \par a) mon\'f3xido de carbono:13,0 g/km; \par \par b) hidrocarbonetos: 3,0 g/km; \par \par c) \'f3xidos de nitrog\'eanio: 0,3 g/km; \par \par d) teor de mon\'f3xido de carbono em marcha lenta: \par \par 1 - 6,0 % em volume para motociclos com deslocamento volum\'e9trico menor ou igual a duzentos e cinq\'fcenta cent\'edmetros c\'fabicos; e \par \par 2 - 4,5% em volume para motociclos com deslocamento volum\'e9trico maior que duzentos e cinq\'fcenta cent\'edmetros c\'fabicos. \par \par \'a7 1\'ba Para os lan\'e7amentos de modelos novos, dotados de novas configura\'e7\'f5es de motor, sistemas de alimenta\'e7\'e3o, transmiss\'e3o e exaust\'e3o, produzidos a partir de 1\'ba de janeiro de 2005, o IBAMA dever\'e1 propor ao CONAMA, at\'e9 31 de dezembro de 2002, os novos limites a serem atendidos. \par \par \'a7 2\'ba Para todos os modelos em produ\'e7\'e3o a partir de 1\'ba de janeiro de 2006, os limites de emiss\'e3o ser\'e3o os mesmos a serem estabelecidos no par\'e1grafo primeiro deste artigo. \par \par \'a7 3\'ba Para estabelecer a proposta prevista no par\'e1grafo primeiro deste artigo o IBAMA dever\'e1 basear-se nos limites correspondentes adotados pela Comunidade Europ\'e9ia em sua segunda etapa de controle. \par \par Art. 9\'ba Na data de entrada em vigor dos limites estabelecidos nesta Resolu\'e7\'e3o e nas datas de mudan\'e7a dos limites previstos em seus arts. 7\'ba e 8\'ba ser\'e1 permitida, por um prazo de quatro meses, a comercializa\'e7\'e3o do estoque de ve \'edculos fabricados antes da vig\'eancia dos novos limites. \par \par Art. 10. Para os ciclomotores, cuja comercializa\'e7\'e3o seja inferior a quatro mil unidades por ano, dotados de mesma configura\'e7\'e3o de motor/ve\'edculo, independentemente do tipo de acabamento dispon\'ed vel, o fabricante pode solicitar ao IBAMA a dispensa do atendimento aos limites m\'e1ximos de emiss\'e3o de g\'e1s de escapamento vigentes, previstos no art. 7\'ba desta Resolu\'e7\'e3o, sendo o total geral m\'e1 ximo admitido, por fabricante, de dez mil unidades por ano. \par \par \'a7 1\'ba A dispensa de atendimento aos limites m\'e1ximos de emiss\'e3o vigentes n\'e3o isenta o fabricante ou importador de solicitar a respectiva LCM ao IBAMA. \par \par \'a7 2\'ba A partir de 1\'ba de janeiro de 2005, para os novos lan\'e7amentos de ciclomotores, a dispensa de atendimento aos limites m\'e1ximos de emiss\'e3o vigentes de g\'e1s de escapamento ser\'e1 para comercializa\'e7\'e3o inferior a cinq\'fc enta unidades por ano, para ve\'edculos dotados de mesma configura\'e7\'e3o de motor/ve\'edculo, sendo o total geral m\'e1ximo admitido de cem unidades por ano por fabricante. \par \par Art. 11. Para os motociclos e ve\'edculos similares, dotados de mesma configura\'e7\'e3o de motor/ve\'edculo, independentemente do tipo de acabamento dispon\'edvel e cuja comercializa\'e7\'e3o seja inferior a cinq\'fc enta unidades por ano, o fabricante ou importador poder\'e1 solicitar ao IBAMA a dispensa do atendimento aos limites m\'e1ximos de emiss\'e3o de g\'e1s de escapamento vigentes, previstos no art. 8\'ba desta Resolu\'e7\'e3o, sendo o total geral m\'e1 ximo admitido, por fabricante, de cem unidades por ano. \par \par \'a7 1\'ba Poder\'e3o, ainda, ser dispensados, aqueles ve\'edculos que, mesmo pertencendo a uma configura\'e7\'e3o \'e0 qual s\'e3o aplic\'e1veis os limites m\'e1ximos de emiss\'e3o, constituem-se numa s\'e9rie para uso espec\'ed fico: uso militar, para pesquisa de combust\'edveis alternativos \'e0 gasolina e ao \'f3leo diesel automotivos, em provas esportivas e lan\'e7amentos especiais, assim considerados a crit\'e9rio e julgamento do IBAMA. \par \par \'a7 2\'ba A dispensa de atendimento aos limites m\'e1ximos de emiss\'e3o vigentes, n\'e3o isenta o fabricante ou importador de solicitar a respectiva LCM junto ao IBAMA. \par \par Art. 12. Para todos os ciclomotores, motociclos e similares: \par \par \'a7 1\'ba A partir de 1\'ba de janeiro de 2006, os limites m\'e1ximos de emiss\'e3o de poluentes gasosos dever\'e3o ser garantidos por escrito pelo fabricante ou importador, em conformidade com os crit\'e9 rios de durabilidade a serem estabelecidos pelo CONAMA at\'e9 31 de dezembro de 2003. \par \par \'a7 2\'ba O IBAMA dever\'e1 apresentar ao CONAMA, at\'e9 31 de dezembro de 2002, proposta de regulamenta\'e7\'e3o para os crit\'e9rios de durabilidade das emiss\'f5es de que trata o \'a7 1\'ba deste artigo. \par \par \'a7 3\'ba Os combust\'edveis para os ensaios devem ser do tipo "padr\'e3o para ensaio de emiss\'e3o", definido pelo IBAMA, e estar de acordo com os regulamentos estabelecidos pela Ag\'eancia Nacional do Petr\'f3leo-ANP, sendo que a mistura gasolina - \'e1lcool deve ser preparada na propor\'e7\'e3o de 22,0 % \'b1 1,0% de \'e1lcool anidro, em volume. \par \par \'a7 4\'ba Os \'f3leos lubrificantes do motor utilizados durante os ensaios de emiss\'e3o dever\'e3o estar de acordo com o recomendado para o uso normal no respectivo manual do propriet\'e1rio do ve\'edculo. \par \par Art. 13. As pe\'e7as de reposi\'e7\'e3o que exer\'e7am influ\'eancia nas emiss\'f5es dos ve\'edculos, exclu\'eddas aquelas originais com garantia do fabricante, dever\'e3o ter sua qualidade certificada pelo INMETRO. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. O INMETRO, ao estabelecer os procedimentos de certifica\'e7\'e3o de que trata o caput deste artigo, dever\'e1 ouvir o IBAMA. \par \par Art. 14. Doze meses ap\'f3s a data de publica\'e7\'e3o desta Resolu\'e7\'e3o, os fabricantes ou importadores de ciclomotores, motociclos e similares dever\'e3o declarar junto ao IBAMA, at\'e9 o \'faltimo dia \'fatil de cada semestre civil, os valores t \'edpicos de emiss\'e3o de mon\'f3xido de carbono, hidrocarbonetos e \'f3xidos de nitrog\'eanio no g\'e1s de escapamento de todas as configura\'e7\'f5es de ve\'edculos em produ\'e7\'e3o, bem como apresentar os crit\'e9rios utilizados para a obten\'e7\'e3 o e conclus\'e3o dos resultados. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Os valores t\'edpicos dos teores de mon\'f3xido de carbono e de hidrocarbonetos em regime de marcha lenta dever\'e3o ser declarados ao IBAMA pelo fabricante e importador do ve\'ed culo, dentro de seis meses contados da data de publica\'e7\'e3o desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 15. Os limites de emiss\'e3o de gases de escapamento e seus mecanismos de controle, estabelecidos nesta Resolu\'e7\'e3o, integram, em car\'e1ter nacional, o Programa de Controle da Polui\'e7\'e3o do Ar por Motociclos e Ve\'ed culos Similares-PROMOT, que ser\'e1 executado pelo IBAMA, com os objetivos de: \par \par I - reduzir os n\'edveis de emiss\'e3o de poluentes gasosos por ciclomotores, motociclos e similares, visando o atendimento aos padr\'f5es nacionais de qualidade ambiental vigentes; \par \par II - promover o desenvolvimento tecnol\'f3gico nacional da ind\'fastria de motociclos e ve\'edculos similares, tanto na engenharia de projeto e fabrica\'e7\'e3o, como tamb\'e9m em m\'e9todos e equipamentos para ensaios e medi\'e7\'f5es da emiss\'e3 o de poluentes; \par \par III - propor crit\'e9rios e limites para a inspe\'e7\'e3o e manuten\'e7\'e3o dos ciclomotores, motociclos e similares em uso, quanto \'e0 emiss\'e3o de gases poluentes; \par \par IV - promover a conscientiza\'e7\'e3o da popula\'e7\'e3o em rela\'e7\'e3o \'e0 polui\'e7\'e3o ambiental proporcionada por ciclomotores, motociclos e similares; \par \par Art. 16. A partir de 1\'ba de janeiro de 2003, visando \'e0 correta regulagem dos motores, os fabricantes e importadores de ciclomotores, motociclos e similares dever\'e3o fornecer ao consumidor, por meio do manual do propriet\'e1 rio, os valores recomendados de: \par \par I - concentra\'e7\'e3o de mon\'f3xido de carbono e de hidrocarbonetos nos gases de escapamento, em regime de marcha lenta, expressa em percentagem em volume e partes por milh\'e3o (ppm), respectivamente; \par \par II - velocidade angular do motor em marcha lenta, expressa em rota\'e7\'f5es por minuto. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Os valores recomendados nos incisos I e II deste artigo dever\'e3o constar em plaqueta ou adesivo em todos os ve\'edculos, em lugar protegido e acess\'edvel. \par \par Art. 17. A partir de 1\'ba de janeiro de 2003, os fabricantes e importadores dever\'e3o divulgar, com destaque, nos Manuais de Servi\'e7os e no Manual do Propriet\'e1rio o seguinte: \par \par I - que o ve\'edculo atende \'e0s exig\'eancias do Programa de Controle da Polui\'e7\'e3o do Ar por Motociclos e Ve\'edculos Similares-PROMOT; \par \par II - informa\'e7\'f5es sobre a import\'e2ncia da correta manuten\'e7\'e3o do ve\'edculo para a redu\'e7\'e3o da polui\'e7\'e3o do ar. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A partir da data prevista no caput deste artigo, todo e qualquer material de divulga\'e7\'e3o em m\'eddia, especializada ou n\'e3o, relativo a modelo de ve\'edculo detentor de LCM, dever\'e1 informar, de maneira clara e objetiva, a sua conformidade com esta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 18. O IBAMA, baseado em fatos fundamentados e comprovados, poder\'e1 requisitar, a seu crit\'e9rio, amostras dos lotes de ve\'edculos produzidos ou importados para comercializa\'e7\'e3o no pa\'eds, para fins de comprova\'e7\'e3o do atendimento \'e0 s exig\'eancias desta Resolu\'e7\'e3o, mediante a realiza\'e7\'e3o de ensaios de emiss\'e3o. \par \par \'a7 1\'ba Os custos dos ensaios de comprova\'e7\'e3o em conformidade, realizados no Brasil ou no exterior, assim como os decorrentes de eventuais a\'e7\'f5es de reparo e armazenamento, correr\'e3o por conta do fabricante ou importador do ve\'edculo. \par \par \'a7 2\'ba A constata\'e7\'e3o do n\'e3o atendimento \'e0s exig\'eancias desta Resolu\'e7\'e3o por parte do ve\'edculo do fabricante ou importador, implica o cancelamento da respectiva LCM, ficando o infrator impedido de continuar sua comercializa\'e7\'e3 o em todo o territ\'f3rio nacional. \par \par \'a7 3\'ba A constata\'e7\'e3o do n\'e3o atendimento \'e0s exig\'eancias da legisla\'e7\'e3o depois de obtida a LCM, implicar\'e1 o recolhimento dos lotes envolvidos para reparo pelo fabricante ou importador e posterior comprova\'e7\'e3 o, perante o IBAMA, da conformidade com as exig\'eancias desta Resolu\'e7\'e3o, garantindo assim, a efic\'e1cia das corre\'e7\'f5es efetuadas. \par \par Art. 19. A partir de 1\'ba de janeiro de 2006, os fabricantes e importadores dever\'e3o apresentar semestralmente ao IBAMA o Relat\'f3rio de Emiss\'e3o dos Ve\'edculos em Produ\'e7\'e3o-REVP, referente \'e0s configura\'e7\'f5 es produzidas ou importadas durante o semestre civil anterior; \par \par Par\'e1grafo \'fanico. O IBAMA dever\'e1 propor ao CONAMA at\'e9 31 de dezembro de 2003, a regulamenta\'e7\'e3o espec\'edfica e as obriga\'e7\'f5es referentes ao Relat\'f3rio de que trata o caput deste artigo. \par \par Art. 20. Os limites de emiss\'e3o de poluentes e procedimentos espec\'edficos relativos \'e0 inspe\'e7\'e3o peri\'f3dica dos ve\'edculos em uso nos Programas de Inspe\'e7\'e3o Veicular ser\'e3o estabelecidos em Resolu\'e7\'e3o pr\'f3 pria, a ser proposta pelo IBAMA ao CONAMA at\'e9 31 de dezembro de 2002. \par \par Art. 21. Os fabricantes e importadores dever\'e3o enviar mensalmente ao IBAMA, a partir da data de in\'edcio da comercializa\'e7\'e3o autorizada dos modelos ou configura\'e7\'f5es de ve\'edculos, os dados de venda de seus produtos. \par \par Art. 22. O fabricante ou importador dever\'e1 permitir a entrada dos agentes credenciados pelo IBAMA em suas instala\'e7\'f5es, sempre que este considere necess\'e1rio para o cumprimento do disposto nesta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 23. Resultados de ensaios de certifica\'e7\'e3o dos ve\'edculos j\'e1 em produ\'e7\'e3o n\'e3o s\'e3o considerados confidenciais e poder\'e3o ser utilizados na elabora\'e7\'e3o de informa\'e7\'f5es a serem divulgadas. \par \par Art. 24. A revis\'e3o dos limites de emiss\'e3o de gases de escapamento estabelecidos nesta Resolu\'e7\'e3o, ou o estabelecimento de novos limites ser\'e3o coordenados pelo IBAMA, convocando, a qualquer tempo, os \'f3rg\'e3 os envolvidos e apresentar ao CONAMA a proposta de regulamenta\'e7\'e3o para aprecia\'e7\'e3o. \par \par Art. 25. O n\'e3o cumprimento desta Resolu\'e7\'e3o ensejar\'e1 a aplica\'e7\'e3o das san\'e7\'f5es estabelecidas na Lei n\'ba 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, regulamentada pelo Decreto n\'ba 3.179 de 21 de setembro de 1999. \par \par Art. 26. Esta Resolu\'e7\'e3o entra em vigor na data de sua publica\'e7\'e3o. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {JOS\'c9 CARLOS CARVALHO Presidente do Conselho \par \par ANEXO I \par \par \par DEFINI\'c7\'d5ES \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \par Ciclomotor: Veiculo de duas rodas e seus similares de tr\'eas rodas (triciclo) ou quatro rodas (quadriciclo), provido de um motor de combust\'e3o interna, cuja cilindrada n\'e3o exceda a cinq\'fcenta cent\'edmetros c\'fabicos e cuja velocidade m\'e1 xima de fabrica\'e7\'e3o n\'e3o exceda a cinq\'fcenta quil\'f4metros por hora. \par \par Classe de in\'e9rcia: refere-se \'e0 in\'e9rcia equivalente do ve\'edculo utilizado no ensaio do mesmo e varia conforme a massa em ordem de marcha, conforme estabelecido na Diretiva da Comunidade Europ\'e9ia n\'ba 97/24/EC, em seus Anexos I e II, para os ciclomotores e para os motociclos e similares, respectivamente. \par \par Configura\'e7\'e3o do motor: combina\'e7\'e3o \'fanica de fam\'edlia de motores, sistema de emiss\'e3o, deslocamento volum\'e9trico, sistema de alimenta\'e7\'e3o de combust\'edvel e sistema de igni\'e7\'e3o. \par \par Configura\'e7\'e3o de ve\'edculo: combina\'e7\'e3o \'fanica de motor, in\'e9rcia e transmiss\'e3o incluindo as suas rela\'e7\'f5es da caixa de mudan\'e7as at\'e9 a roda. \par \par G\'e1s de escapamento: subst\'e2ncias originadas da combust\'e3o interna no motor e emitidas para a atmosfera pelo sistema de escapamento do motor. \par \par Hidrocarbonetos: total de subst\'e2ncias org\'e2nicas, constitu\'eddas de fra\'e7\'f5es de combust\'edvel n\'e3o queimado e subprodutos resultantes da combust\'e3o. \par \par Massa em ordem de marcha: \'e9 a massa total do ve\'edculo com todos os reservat\'f3rios de flu\'eddos necess\'e1rios abastecidos conforme recomendado pelo fabricante, e o tanque de combust\'edvel com pelo menos, 90% da sua capacidade m\'e1xima. \par \par Massa do ve\'edculo para ensaio: \'e9 a massa em ordem de marcha acrescida de 75 kg. \par \par Marcha lenta: regime de trabalho do motor, especificado pelo fabricante ou importador, operando sem carga. \par \par Modelo do ve\'edculo: nome que caracteriza uma linha de produ\'e7\'e3o de ve\'edculos de um mesmo fabricante, com as mesmas caracter\'edsticas construtivas, exceto ornamentais. \par \par Motociclo: ve\'edculo automotor de duas rodas e seus similares de tr\'eas rodas (triciclos), ou quatro rodas (quadriciclo), dotado de motor de combust\'e3o interna com cilindrada superior a cinq\'fcenta cent\'edmetros c\'fabicos e cuja velocidade m\'e1 xima ultrapasse cinq\'fcenta quil\'f4metros por hora. \par \par Mon\'f3xido de carbono: g\'e1s poluente, resultante da queima incompleta de combust\'edveis em motores de combust\'e3o interna. \par \par \'d3xidos de nitrog\'eanio: gases poluentes gerados pela combina\'e7\'e3o do oxig\'eanio do ar e do nitrog\'eanio nas condi\'e7\'f5es de temperatura e press\'e3o no interior do cilindro do motor. \par \par Revalida\'e7\'e3o: Estender a validade da LCM para o pr\'f3ximo ano c\'edvel, desde que o ve\'edculo homologado n\'e3o apresente altera\'e7\'f5es em sua configura\'e7\'e3o b\'e1sica. \par \par Valor T\'edpico de Emiss\'e3o: valor de emiss\'e3o de poluentes, obtidos atrav\'e9s de levantamentos estat\'edsticos e que deve representar a configura\'e7\'e3o de motociclos e similares, n\'e3o podendo ser considerado como limite espec\'ed fico regulamentado. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {ANEXO II \par \par \par FORMUL\'c1RIO DE CARACTER\'cdSTICAS DO VE\'cdCULO \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \par A - CARACTER\'cdSTICAS DO MOTOR \par \par 1. Descri\'e7\'e3o do Motor \par \par 1.1. Fabricante: \par \par 1.2. Tipo: \par \par 1.3.Ciclo do motor: ( ) 4 tempos ( ) 2 tempos \par \par 1.4. N\'famero e disposi\'e7\'e3o dos cilindros: \par \par 1.5. Di\'e2metro do(s) cilindro(s): (mm) \par \par 1.6.. Curso do(s) pist\'e3o(\'f5es): (mm) \par \par 1.7. Deslocamento volum\'e9trico: (cm3) \par \par 1.8. Taxa de compress\'e3o: \par \par 1.9. Desenhos da c\'e2mara de combust\'e3o e de pist\'e3o, incluindo an\'e9is \par \par 1.10. Sistema de refrigera\'e7\'e3o \par \par 1.11. Uso de sobrealimenta\'e7\'e3o: (descrever sistema) \par \par 1.12. Desenhos do(s) filtro(s) de ar, ou fabricante e tipo \par \par 1.13. Sistema de lubrifica\'e7\'e3o ( motores 2 tempos ) \par \par 2. Sistemas de controle de polui\'e7\'e3o adicionais \par \par 2.1. Descri\'e7\'e3o e diagramas \par \par 3. Sistemas de alimenta\'e7\'e3o de ar e combust\'edvel \par \par 3.1. Descri\'e7\'e3o e diagramas do sistema de admiss\'e3o de ar \par \par 3.2. Sistema de alimenta\'e7\'e3o de combust\'edvel \par \par 3.2.1. Por carburador C\'f3digo da pe\'e7a: \par \par 3.2.1.1. Fabricante: \par \par 3.2.1.2. Tipo / Modelo; \par \par 3.2.1.3. Especifica\'e7\'f5es: \par \par 3.2.1.3.1. Injetores: \par \par 3.2.1.3.2. Venturis: \par \par 3.2.1.3.3. N\'edvel de cuba: \par \par 3.2.1.3.4. Peso da b\'f3ia: \par \par 3.2.1.3.5. V\'e1lvula de agulha da b\'f3ia: \par \par 3.2.1.4. Afogador: ( ) manual ( ) autom\'e1tico \par \par 3.2.1.5. Press\'e3o da bomba de alimenta\'e7\'e3o: ( ou diagrama caracter\'edstico) \par \par 3.2.2. Por sistema de inje\'e7\'e3o: \par \par 3.2.2.1. Bomba de alimenta\'e7\'e3o \par \par 3.2.2.1.1. Fabricante: \par \par 3.2.2.1.2. Tipo / Modelo: \par \par 3.2.2.1.3. Volume injetado: mm3 por ciclo na rota\'e7\'e3o de rpm \par \par 3.2.2.2 Bicos injetores \par \par 3.2.2.2.1. Fabricante: \par \par 3.2.2.2.2. Tipo / Modelo: \par \par 3.2.2.2.3. Press\'e3o de abertura: (Mpa) \par \par 4. Acionamento das v\'e1lvulas \par \par 4.1. Acionamento de v\'e1lvulas por meios mec\'e2nicos \par \par 4.1.1. Levantamento m\'e1ximo e \'e2ngulos de abertura e fechamento \par \par 4.1.2. Folga das v\'e1lvulas \par \par 4.2. Distribui\'e7\'e3o por janelas (2T) \par \par 4.2.1. Volume do Carter com pist\'e3o no ponto morto inferior \par \par 4.2.2. Descri\'e7\'e3o das v\'e1lvulas tipo palheta, caso existam (mostrar desenhos) \par \par 4.2.3. Descri\'e7\'e3o do cabe\'e7ote (com desenhos) e diagrama de v\'e1lvulas \par \par 5. Sistema de igni\'e7\'e3o \par \par 5.1. Por distribuidor \par \par 5.1.1. Fabricante; \par \par 5.1.2. Tipo / Modelo: \par \par 5.1.3. Curva de avan\'e7o da igni\'e7\'e3o \par \par 5.1.4. Avan\'e7o inicial da igni\'e7\'e3o: \par \par 5.1.5. Folga no contato: \par \par 6. Sistema de exaust\'e3o \par \par 6.1. Descri\'e7\'e3o e diagramas \par \par 7. Informa\'e7\'f5es adicionais sobre condi\'e7\'f5es de ensaio \par \par 7.1. Lubrificante usado \par \par 7.1.1. Fabricante: \par \par 7.1.2. Tipo: \par \par 7.1.3. Porcentagem de adi\'e7\'e3o ao combust\'edvel: ( % vol. ) \par \par 7.2. Velas de igni\'e7\'e3o \par \par 7.2.1. Fabricante: \par \par 7.2.2. Tipo: \par \par 7.2.3. Abertura: (mm) \par \par 7.3. Bobina de igni\'e7\'e3o \par \par 7.3.1. Fabricante: \par \par 7.3.2. Tipo: \par \par 7.4. Condensador da igni\'e7\'e3o \par \par 7.4.1. Fabricante: \par \par 7.4.2. Tipo: \par \par }{\lang1034\langfe1046\langnp1034 7.5. Sistema de marcha lenta. }{Descrever opera\'e7\'e3o e regulagem, partida a frio. \par \par 7.6. Concentra\'e7\'e3o de mon\'f3xido de carbono em marcha lenta: (% vol.) \par \par 8. Dados de desempenho do motor \par \par 8.1. Rota\'e7\'e3o de marcha lenta: ( rpm) \par \par 8.2. Rota\'e7\'e3o de pot\'eancia m\'e1xima: ( rpm ) \par \par 8.3. Pot\'eancia m\'e1xima: Kw \par \par B - DESCRI\'c7\'c3O DO VE\'cdCULO \par \par 1. Fabricante: \par \par 2. Importador: \par \par 3. Marca / Modelo / Vers\'e3o: \par \par 4. Combust\'edvel: \par \par 5. Motor utilizado: \par \par 6. Massa em ordem de marcha: (kg) \par \par 7. Massa do ve\'edculo para ensaio: (kg) \par \par 8. Pot\'eancia resistiva no rolo: ( kW ) \par \par 9. Transmiss\'e3o: ( ) manual ( ) autom\'e1tica \par \par 10. N\'famero de marchas: \par \par 11. Rela\'e7\'f5es de transmiss\'e3o: \par \par 12. Rela\'e7\'e3o final de transmiss\'e3o \par \par 13. Pneus \par \par 13.1 Tipo: \par \par 13.2. Medida: \par \par 13.3. Raio Din\'e2mico:(mm). \par \par C - DADOS COMPLEMENTARES: \par \par 1 - Nome, endere\'e7o e telefone(s) comercial(is) do(s) representante(s) constitu\'eddo(s) pelo fabricante ou importador, respons\'e1vel(eis) e data. \par \par 2 - Assinatura do representante legal do fabricante ou importador. \par \par 3 - Manual de Propriet\'e1rio do ve\'edculo ou recomenda\'e7\'f5es e procedimentos para a manuten\'e7\'e3o dos ve\'edculos. \par \par 4 - Estimativa do n\'famero de ve\'edculos a serem comercializados por ano. \par \par 5 - Declara\'e7\'e3o do fabricante / importador de que os ve\'edculos produzidos a partir da data de elabora\'e7\'e3o do Termo de Caracteriza\'e7\'e3o refletem as descri\'e7\'f5es e especifica\'e7\'f5es do referido termo. \par }\pard \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }}