2002.11G-Res1a.rtf
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Conteúdo do arquivo
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Aprovar o Regimento Interno e o Organograma-Geral da Ag\'eancia Nacional de Transportes Aquavi\'e1rios-ANTAQ, na forma do Anexo desta Resolu\'e7\'e3o. \par \par Art. 2\'ba. Determinar a publica\'e7\'e3o do Regimento Interno no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o, conforme disposto no art. 2\'ba do Decreto n\'ba 4.122, de 2002. \par \par Art. 3\'ba. Esta Resolu\'e7\'e3o entra em vigor nesta data. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CARLOS ALBERTO WANDERLEY NOBREGA \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Diretor-Geral \par \par ANEXO \par \par \par REGIMENTO INTERNO \par \par \par CAP\'cdTULO I \par \par DO OBJETO \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 1\'ba. Constitui objeto deste Regimento Interno dispor sobre a organiza\'e7\'e3o e o funcionamento da Ag\'eancia Nacional de Transportes Aquavi\'e1rios-ANTAQ, na forma do disposto na Lei n\'ba 10.233, de 5 de junho de 2001, e no Regulamento aprovado pelo Decreto n\'ba 4.122, de 13 de fevereiro de 2002. \par \par \par \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO II \par \par DA NATUREZA, SEDE, FINALIDADES E COMPET\'caNCIAS \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 2\'b0. A Ag\'eancia Nacional de Transportes Aquavi\'e1rios - ANTAQ, criada pela Lei n\'b0 10.233, de 5 de junho de 2001, \'e9 entidade integrante da Administra\'e7\'e3o Federal indireta, submetida ao regime aut\'e1 rquico especial, com personalidade jur\'eddica de direito p\'fablico, independ\'eancia administrativa, autonomia financeira e funcional, mandato fixo de seus dirigentes, vinculada ao Minist\'e9 rio dos Transportes, com sede e foro no Distrito Federal, podendo instalar unidades administrativas regionais. \par \par Art. 3\'ba. A ANTAQ tem por finalidades: \par \par I - implementar, em sua esfera de atua\'e7\'e3o, as pol\'edticas formuladas pelo Minist\'e9rio dos Transportes e pelo Conselho Nacional de Integra\'e7\'e3o de Pol\'edticas de Transporte-CONIT, segundo os princ\'edpios e diretrizes estabelecidos na Lei n \'ba 10.233, de 2001, e \par \par II - regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte aquavi\'e1rio e de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1ria e aquavi\'e1ria, exercida por terceiros, com vistas a: \par \par a) garantir a movimenta\'e7\'e3o de pessoas e bens, em cumprimento a padr\'f5es de efici\'eancia, seguran\'e7a, conforto, regularidade, pontualidade e modicidade nos fretes e tarifas; \par \par b) harmonizar os interesses dos usu\'e1rios com os das empresas concession\'e1rias, permission\'e1rias, autorizadas e arrendat\'e1rias, e de entidades delegadas, preservando o interesse p\'fablico; e \par \par c) arbitrar conflitos de interesse e impedir situa\'e7\'f5es que configurem competi\'e7\'e3o imperfeita ou infra\'e7\'e3o contra a ordem econ\'f4mica. \par \par Art. 4\'ba. \'c0 ANTAQ compete: \par \par I - promover estudos espec\'edficos de demanda de transporte aquavi\'e1rio e de servi\'e7os portu\'e1rios; \par \par II - promover estudos aplicados \'e0s defini\'e7\'f5es de tarifas, pre\'e7os e fretes, em confronto com os custos e benef\'edcios econ\'f4micos transferidos aos usu\'e1rios pelos investimentos realizados; \par \par III - propor ao Minist\'e9rio dos Transportes o plano geral de outorgas de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura aquavi\'e1ria e portu\'e1ria, bem como de presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte aquavi\'e1rio; \par \par IV - exercer o poder normativo relativamente \'e0 presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte e \'e0 explora\'e7\'e3o da infra-estrutura aquavi\'e1ria e portu\'e1ria, garantindo isonomia no seu acesso e uso, assegurando os direitos dos usu\'e1 rios, fomentando a competi\'e7\'e3o entre os operadores e intensificando o aproveitamento da infra-estrutura existente; \par \par V - celebrar atos de outorga, de transfer\'eancia e de extin\'e7\'e3o de direito, para a concess\'e3o \'e0 explora\'e7\'e3o da infra-estrutura aquavi\'e1ria e portu\'e1ria, gerindo e fiscalizando os respectivos contratos e demais ins trumentos administrativos e aplicando san\'e7\'f5es; \par \par VI - celebrar atos de outorga de autoriza\'e7\'e3o, de transfer\'eancia e de extin\'e7\'e3o de direito de presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte pelas empresas de navega\'e7\'e3o de apoio mar\'edtimo, de apoio portu\'e1rio, de cabotagem, de longo curso, fluvial, lacustre e de travessia, observado o disposto nos arts. 13 e 14 da Lei n\'ba 10.233, de 2001, gerindo os respectivos contratos e demais instrumentos administrativos, fiscalizando e aplicando san\'e7\'f5es; \par \par VII - assumir, sob sua administra\'e7\'e3o, os instrumentos de outorga para explora\'e7\'e3o de infra-estrutura portu\'e1ria e aquavi\'e1ria e de presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de navega\'e7\'e3o e de transporte aquavi\'e1rio celebrados antes da vig\'ea ncia da Lei n\'ba 10.233, de 2001, resguardando os direitos das partes; \par \par VIII - aprovar as propostas de revis\'e3o e de reajuste de tarifas encaminhadas pelas Administra\'e7\'f5es Portu\'e1rias, ap\'f3s comunica\'e7\'e3o ao Minist\'e9rio da Fazenda com anteced\'eancia m\'ednima de quinze dias; \par \par IX - acompanhar os pre\'e7os, nos casos de servi\'e7os p\'fablicos autorizados; \par \par X - promover estudos referentes \'e0 composi\'e7\'e3o da frota mercante brasileira e \'e0 pr\'e1tica de afretamentos de embarca\'e7\'f5es, para subsidiar as decis\'f5es governamentais quanto \'e0 pol\'edtica de apoio \'e0 ind\'fastria de constru\'e7\'e3 o naval e de afretamento de embarca\'e7\'f5es estrangeiras; \par \par XI - representar o Brasil junto a organismos internacionais, bem como em conven\'e7\'f5es, acordos e tratados, observadas as diretrizes do Ministro de Estado dos Transportes e as atribui\'e7\'f5es espec\'edficas dos demais \'f3rg\'e3os federais; \par \par XII - supervisionar a participa\'e7\'e3o de empresas brasileiras e estrangeiras na navega\'e7\'e3o de longo curso e navega\'e7\'e3o interior de percurso internacional, em cumprimento aos tratados, conven\'e7\'f5 es, acordos e outros instrumentos internacionais dos quais o Brasil seja signat\'e1rio; \par \par XIII - promover e julgar licita\'e7\'f5es e celebrar os contratos de concess\'e3o para a explora\'e7\'e3o dos portos organizados mar\'edtimos, fluviais e lacustres e da infra-estrutura aquavi\'e1ria; \par \par XIV - cumprir e fazer cumprir as cl\'e1usulas e condi\'e7\'f5es aven\'e7adas nos contratos de concess\'e3o quanto \'e0 manuten\'e7\'e3o e reposi\'e7\'e3o dos bens e equipamentos revers\'edveis \'e0 Uni\'e3o e arrendados nos termos do inciso I do art. 4 \'ba da Lei n\'ba 8.630, de 25 de fevereiro de 1993; \par \par XV - autorizar e fiscalizar projetos e a realiza\'e7\'e3o de investimentos no \'e2mbito das outorgas estabelecidas; \par \par XVI - propor ao Minist\'e9rio dos Transportes a declara\'e7\'e3o de utilidade p\'fablica para fins de desapropria\'e7\'e3o ou institui\'e7\'e3o de servid\'e3o administrativa, dos bens necess\'e1rios \'e0 implanta\'e7\'e3o ou manuten\'e7\'e3o dos servi\'e7 os afetos \'e0 sua \'e1rea de atua\'e7\'e3o; \par \par XVII - estabelecer padr\'f5es e normas t\'e9cnicas relativas \'e0s opera\'e7\'f5es de transporte aquavi\'e1rio de cargas especiais e de produtos perigosos, e de passageiros, ressalvadas as compet\'eancias de outros \'f3rg\'e3os p\'fablicos; \par \par XVIII - fiscalizar o funcionamento e a presta\'e7\'e3o de servi\'e7os das empresas de navega\'e7\'e3o de longo curso, de cabotagem, de apoio mar\'edtimo, de apoio portu\'e1rio e interior; \par \par XIX - acompanhar e fiscalizar as atividades de operadores estrangeiros que atuam no transporte internacional com o Brasil, nos termos do art. 32 da lei n\'ba 10.233, de 2001; \par \par XX - autorizar a constru\'e7\'e3o e a explora\'e7\'e3o de terminais portu\'e1rios privativos, de uso exclusivo ou misto, conforme previsto na Lei n\'ba 8.630, de 1993, e supervisionar a sua explora\'e7\'e3o; \par \par XXI - autorizar, em car\'e1ter especial e de emerg\'eancia, a presta\'e7\'e3o de servi\'e7o de transporte aquavi\'e1rio sob outras formas de outorga, nos termos do art. 49 da Lei n\'ba 10.233, de 2001; \par \par XXII - analisar e classificar quanto a suas reversibilidades e indeniza\'e7\'f5es, os bens das concession\'e1rias, bem como os investimentos autorizados e por elas realizados; \par \par XXIII - tomar as medidas para que os investimentos em bens revers\'edveis sejam contabilizados em contas espec\'edficas; \par \par XXIV - disciplinar atos e procedimentos para a incorpora\'e7\'e3o ou desincorpora\'e7\'e3o de bens, no \'e2mbito das outorgas; \par \par XXV - disciplinar o regime de autoriza\'e7\'e3o para constru\'e7\'e3o e explora\'e7\'e3o de terminais portu\'e1rios privativos, sejam de uso exclusivo ou misto, inclusive as condi\'e7\'f5es de transfer\'eancia de titularidade; \par \par XXVI - autorizar \'e0s empresas brasileiras de longo curso, de cabotagem, de apoio mar\'edtimo, de apoio portu\'e1rio e interior, o afretamento de embarca\'e7\'f5es estrangeiras para o transporte de carga, conforme disposto na Lei n\'ba 9.432, de 8 de janeiro de 1997; \par \par XXVII - descentralizar o acompanhamento e a fiscaliza\'e7\'e3o da execu\'e7\'e3o dos atos de outorga, mediante conv\'eanios de coopera\'e7\'e3o t\'e9cnica e administrativa com \'f3rg\'e3os e entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fa blica Federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munic\'edpios; \par \par XXVIII - participar de foros internacionais, sob a coordena\'e7\'e3o do Minist\'e9rio dos Transportes; \par \par XXIX - firmar conv\'eanios de coopera\'e7\'e3o t\'e9cnica e administrativa com entidades e organismos nacionais e internacionais; \par \par XXX - autorizar o transporte de carga prescrita por empresas estrangeiras, respeitados os tratados, conven\'e7\'f5es e acordos internacionais e o disposto na Lei n\'ba 9.432, de 1997; \par \par XXXI - promover, no \'e2mbito de sua \'e1rea de atua\'e7\'e3o, o cumprimento dos protocolos e acordos internacionais dos quais o Brasil seja signat\'e1rio; \par \par XXXII - habilitar ao tr\'e1fego mar\'edtimo internacional as instala\'e7\'f5es dos portos organizados e dos terminais de uso privativo; \par \par XXXIII - manter cadastro das empresas brasileiras e estrangeiras de navega\'e7\'e3o; \par \par XXXIV - manter liga\'e7\'e3o permanente com o Sistema de Arrecada\'e7\'e3o do Adicional ao Frete para Renova\'e7\'e3o da Marinha Mercante-AFRMM, para atualizar as informa\'e7\'f5es sobre as empresas de navega\'e7\'e3o, afretamentos, acordos e associa\'e7 \'f5es; \par \par XXXV - aplicar penalidades nos casos de n\'e3o-atendimento \'e0 legisla\'e7\'e3o, de descumprimento de obriga\'e7\'f5es contratuais ou m\'e1 pr\'e1tica comercial por parte das empresas de navega\'e7\'e3o e de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1 ria e aquavi\'e1ria; \par \par XXXVI - supervisionar e fiscalizar as atividades das administra\'e7\'f5es portu\'e1rias e dos portos delegados, respeitados os termos da Lei n\'ba 8.630, de 1993; \par \par XXXVII - estabelecer crit\'e9rios e acompanhar a execu\'e7\'e3o dos contratos de arrendamento de \'e1reas e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias, identificando eventuais irregularidades e propondo medidas corretivas; \par \par XXXVIII - aplicar san\'e7\'f5es por descumprimento de obriga\'e7\'f5es contratuais por parte das empresas de transporte aquavi\'e1rio e de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1ria e aquavi\'e1ria; \par \par XXXIX - propor ao Minist\'e9rio dos Transportes a defini\'e7\'e3o da \'e1rea f\'edsica dos portos organizados; \par \par XL - indicar os presidentes dos Conselhos de Autoridade Portu\'e1ria-CAP; \par \par XLI - decidir, em \'faltima inst\'e2ncia administrativa, sobre recurso para o arrendamento de \'e1reas e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias nos termos do art. 5\'ba, \'a7 2\'ba, da Lei n\'ba 8.630, de 1993; \par \par XLII - dirimir administrativamente conflitos de interesses entre o Poder Concedente e os prestadores de servi\'e7os de transporte aquavi\'e1rio e de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura aquavi\'e1ria e arbitrar disputas que surgirem entre os referidos pre stadores de servi\'e7os e entre estes e os usu\'e1rios; \par \par XLIII - decidir, em \'faltima inst\'e2ncia, sobre mat\'e9rias de sua al\'e7ada, admitido pedido de reconsidera\'e7\'e3o, por uma \'fanica vez, \'e0 Diretoria; \par \par XLIV - atuar na defesa e prote\'e7\'e3o dos direitos dos usu\'e1rios, reprimindo as infra\'e7\'f5es e compondo ou arbitrando conflitos de interesses, observado o disposto no \'a7 6\'ba deste artigo; \par \par XLV - exercer, relativamente aos transportes aquavi\'e1rios, as compet\'eancias legais em mat\'e9ria de controle, preven\'e7\'e3o e repress\'e3o das infra\'e7\'f5es contra a ordem econ\'f4 mica, ressalvadas as cometidas ao Conselho Administrativo de Defesa Econ\'f4mica-CADE. \par \par XLVI - dar conhecimento ao CADE, \'e0 Secretaria de Direito Econ\'f4mico do Minist\'e9rio da Justi\'e7a ou \'e0 Secretaria de Acompanhamento Econ\'f4mico do Minist\'e9rio da Fazenda, conforme o caso, de fato que configure ou possa configurar infra\'e7\'e3 o contra a ordem econ\'f4mica; \par \par XLVII - organizar, manter e divulgar as informa\'e7\'f5es estat\'edsticas relativas a sua esfera de atua\'e7\'e3o; \par \par XLVIII - deliberar, na esfera administrativa e no \'e2mbito de suas atribui\'e7\'f5es e compet\'eancias, quanto \'e0 interpreta\'e7\'e3o da legisla\'e7\'e3o pertinente \'e0s atividades portu\'e1rias, e sobre casos omissos; \par \par XLIX - elaborar o seu or\'e7amento e proceder \'e0 respectiva execu\'e7\'e3o financeira; \par \par L - arrecadar, aplicar e administrar suas receitas; \par \par LI - adquirir e alienar bens, adotando os procedimentos legais adequados para efetuar sua incorpora\'e7\'e3o e desincorpora\'e7\'e3o; \par \par LII - administrar pessoal, patrim\'f4nio, material e servi\'e7os gerais; \par \par LIII - elaborar relat\'f3rio anual de atividades e desempenho, destacando o cumprimento das pol\'edticas do setor, a ser enviado ao Minist\'e9rio dos Transportes. \par \par \'a7 1\'ba. No exerc\'edcio de suas atribui\'e7\'f5es a ANTAQ poder\'e1: \par \par I - firmar conv\'eanios de coopera\'e7\'e3o t\'e9cnica e administrativa com \'f3rg\'e3os e entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munic\'edpios, tendo em vista a descentraliza\'e7\'e3o e a fiscaliza\'e7 \'e3o eficiente das outorgas; \par \par II - participar de foros internacionais, sob a coordena\'e7\'e3o do Minist\'e9rio dos Transportes; \par \par III - firmar conv\'eanios de coopera\'e7\'e3o t\'e9cnica com organismos internacionais. \par \par \'a7 2\'ba. A ANTAQ observar\'e1 as prerrogativas espec\'edficas do Comando da Marinha e atuar\'e1 sob sua orienta\'e7\'e3o em assuntos de Marinha Mercante que interessam \'e0 defesa nacional, \'e0 seguran\'e7a da navega\'e7\'e3o aquavi\'e1ria e \'e0 salvaguarda da vida humana no mar, devendo ser consultada quando do estabelecimento de normas e procedimentos de seguran\'e7a que tenham repercuss\'e3o nos aspectos econ\'f4micos e operacionais da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte aquavi\'e1 rio. \par \par \'a7 3\'ba. O Presidente do Conselho de Autoridade Portu\'e1ria, como referido na al\'ednea a do inciso I do art. 31 da Lei n\'ba 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, ser\'e1 indicado pela ANTAQ e a representar\'e1 em cada porto organizado. \par \par \'a7 4\'ba. O grau de recurso a que se refere o \'a7 2\'ba do art. 5\'ba da Lei n\'ba 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, passa a ser atribu\'eddo \'e0 ANTAQ. \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO III \par \par DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 5\'ba. A ANTAQ tem a seguinte estrutura organizacional: \par \par \par \par }\pard \ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {I - DIRETORIA: \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par - Gabinete do Diretor Geral; \par \par a) Assessoria de Comunica\'e7\'e3o Social; \par \par b) Assessoria Parlamentar; \par \par - Secretaria-Geral; \par \par - Assessoria Internacional; \par \par - Procuradoria-Geral; \par \par - Ouvidoria; \par \par - Corregedoria; \par \par - Auditoria Interna; \par \par II - SUPERINTEND\'caNCIAS DE PROCESSOS ORGANI-ZACIONAIS: \par \par - Superintend\'eancia de Portos: \par \par - Ger\'eancia Geral de Outorgas: \par \par - Ger\'eancia de Outorgas; \par \par - Ger\'eancia de Fiscaliza\'e7\'e3o; \par \par - Ger\'eancia de Gest\'e3o Operacional: \par \par - Ger\'eancia de Desempenho Operacional; \par \par - Ger\'eancia de Seguran\'e7a e Gest\'e3o Ambiental; \par \par - Ger\'eancia Geral de Estudos: \par \par - Ger\'eancia de Estudos \par \par - Ger\'eancia de Normatiza\'e7\'e3o e Facilita\'e7\'e3o; \par \par - Superintend\'eancia de Navega\'e7\'e3o: \par \par - Ger\'eancia Geral de Outorgas: \par \par - Ger\'eancia de Navega\'e7\'e3o Mar\'edtima e de Apoio; \par \par - Ger\'eancia de Navega\'e7\'e3o Interior e de Passageiros; \par \par - Ger\'eancia Geral de Estudos e Acordos: \par \par - Ger\'eancia Geral de Estudos \par \par - Ger\'eancia de Acordos e Organismos; \par \par - Ger\'eancia Geral de Opera\'e7\'e3o: \par \par - Ger\'eancia de Afretamento; \par \par - Ger\'eancia de Fiscaliza\'e7\'e3o; \par \par - Superintend\'eancia de Administra\'e7\'e3o e Finan\'e7as: \par \par - Ger\'eancia de Administra\'e7\'e3o: \par \par - Coordenadoria de Servi\'e7os Gerais; \par \par - Coordenadoria de Compras; \par \par - Ger\'eancia de Or\'e7amento e Finan\'e7as: \par \par - Coordenadoria de Or\'e7amento; \par \par - Coordenadoria de Finan\'e7as; \par \par - Coordenadoria de Contabilidade; \par \par - Ger\'eancia de Recursos Humanos: \par \par - Coordenadoria de Cadastro e Pagamento; \par \par - Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanha-mento; \par \par - Coordenadoria de Cargos, Sal\'e1rios e Benef\'edcios; \par \par - Ger\'eancia de Informa\'e7\'e3o e Inform\'e1tica: \par \par - Coordenadoria de Desenvolvimento e Suporte; \par \par - Coordenadoria de Estat\'edstica; \par \par - Coordenadoria de Biblioteca e Documenta\'e7\'e3o. \par \par III - UNIDADES REGIONAIS. \par \par Art. 6\'ba. As Unidades Regionais ser\'e3o criadas e extintas por decis\'e3o da Diretoria. \par \par Par\'e1grafo \'danico. O ato que criar Unidade Regional definir\'e1 a sua localiza\'e7\'e3o, a sua \'e1rea de jurisdi\'e7\'e3o, fixar-lhe-\'e1 a organiza\'e7\'e3o, a subordina\'e7\'e3o e o respectivo quadro de lota\'e7\'e3o de pessoal. \par \par Art. 7\'ba. A Ouvidoria, no exerc\'edcio de suas atribui\'e7\'f5es, atuar\'e1 com independ\'eancia. \par \par Art. 8\'ba. Ao Gabinete vinculam-se a Assessoria de Comunica\'e7\'e3o Social e a Assessoria Parlamentar. \par \par Art 9\'ba. Os Diretores e as Superintend\'eancias poder\'e3o contar com assessores e assistentes. \par \par Art 10. A Corregedoria, a Ouvidoria, a Procuradoria-Geral e a Secretaria-Geral ser\'e3o dirigidas, respectivamente, pelo Corregedor, Ouvidor, Procurador-Geral e Secret\'e1rio-Geral; a Auditoria Interna, o Gabinete e as Assessorias por Chefes; as Superintend\'eancias por Superintendentes, as Ger\'eancias por Gerentes e as Coordenadorias por Coordenadores. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO IV \par \par DA COMPOSI\'c7\'c3O DA DIRETORIA E DO PROCESSO DECIS\'d3RIO \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art 11. A Diretoria da ANTAQ \'e9 constitu\'edda por um Diretor-Geral e dois Diretores, nomeados na forma do disposto no artigo 53 da Lei n\'ba 10.233, de 2001. \par \par Art. 12. O processo decis\'f3rio da ANTAQ obedecer\'e1 aos princ\'edpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efici\'eancia. \par \par Art. 13. As iniciativas de projetos de lei, altera\'e7\'f5es de normas administrativas e decis\'f5es da Diretoria para resolu\'e7\'e3o de pend\'eancias que afetem os direitos de agentes econ\'f4micos ou de usu\'e1rios de servi\'e7os de transportes, ser \'e3o precedidas de audi\'eancia p\'fablica com os objetivos de: \par \par I - recolher subs\'eddios para o processo decis\'f3rio da ANTAQ; \par \par II - propiciar aos agentes e usu\'e1rios dos servi\'e7os de transporte aquavi\'e1rio a possibilidade de encaminhamento de seus pleitos e sugest\'f5es; \par \par III - identificar, da forma mais ampla poss\'edvel, todos os aspectos relevantes \'e0 mat\'e9ria objeto da audi\'eancia p\'fablica; \par \par IV - dar publicidade \'e0 a\'e7\'e3o regulat\'f3ria da ANTAQ. \par \par \'a7 1\'ba. No caso de anteprojeto de lei, a audi\'eancia p\'fablica ocorrer\'e1 ap\'f3s pr\'e9via comunica\'e7\'e3o \'e0 Casa Civil da Presid\'eancia da Rep\'fablica. \par \par \'a7 2\'ba. Na invalida\'e7\'e3o de atos e contratos ser\'e1 previamente garantida a manifesta\'e7\'e3o dos interessados. \par \par \'a7 3\'ba. Os atos normativos da ANTAQ somente produzir\'e3o efeito ap\'f3s publica\'e7\'e3o no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o, e aqueles de alcance particular, ap\'f3s a correspondente notifica\'e7\'e3o. \par \par \'a7 4\'ba .Qualquer pessoa, desde que seja parte interessada, poder\'e1 requerer, no prazo m\'e1ximo de trinta dias, certid\'e3o parcial ou de inteiro teor de decis\'f5es da Diretoria. \par \par Art. 14. A Diretoria se reunir\'e1, ordinariamente, segundo calend\'e1rio por ela estabelecido, ou, extraordinariamente, quando houver mat\'e9ria urgente, mediante convoca\'e7\'e3o do Diretor-Geral ou dos dois Diretores. \par \par \'a7 1\'ba. A Diretoria reunir-se-\'e1 com a presen\'e7a de pelo menos dois Diretores e do Procurador-Geral, este sem direito a voto. \par \par \'a7 2\'ba. Presidir\'e1 as reuni\'f5es da Diretoria o Diretor-Geral e, em suas aus\'eancias ou impedimentos, o seu substituto. \par \par \'a7 3\'ba. As pautas das reuni\'f5es a que se refere o par\'e1grafo anterior ser\'e3o previamente notificadas aos interessados e, quando p\'fablicas, divulgadas no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o, respeitada a anteced\'eancia m\'ed nima que for fixada no ato espec\'edfico de que trata o art. 17. \par \par Art. 15. As decis\'f5es da Diretoria ser\'e3o tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, cabendo ao Diretor-Geral o voto de qualidade, sendo vedada a absten\'e7\'e3o. \par \par \'a7 1\'ba. As mat\'e9rias submetidas \'e0 delibera\'e7\'e3o da Diretoria, devidamente instru\'eddas com as informa\'e7\'f5es e pareceres t\'e9cnicos e jur\'eddicos, ser\'e3o relatadas por um diretor, o qual ser\'e1 o primeiro a proferir voto. \par \par \'a7 2\'ba. O Diretor que se declarar impedido de votar dever\'e1 justificar essa posi\'e7\'e3o. \par \par \'a7 3\'ba. Em caso de justificada impossibilidade de comparecimento \'e0 reuni\'e3o, poder\'e1 o Diretor encaminhar, por meio adequado, inclusive eletr\'f4nico, ao Diretor-Geral, ou ao seu substituto, o seu voto sobre as mat\'e9rias da pauta, o qual ser \'e1 registrado na ata respectiva. \par \par Art. 16. As discuss\'f5es e delibera\'e7\'f5es tomadas nas reuni\'f5es da Diretoria ser\'e3o registradas em atas pr\'f3prias, lavradas pelo Secret\'e1rio-Geral e assinadas por este e pelos Diretores presentes. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A decis\'e3o sobre mat\'e9ria de relevante interesse p\'fablico ser\'e1 publicada por extrato no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o. \par \par Art. 17. A Diretoria definir\'e1 em ato espec\'edfico os procedimentos para seus processos decis\'f3rios, observado o disposto na Lei n\'ba 10.233, de 2001, no Regulamento aprovado pelo Decreto n\'ba 4.122, de 13 de fevereiro de 2002 e neste Regimento Interno. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO V \par \par DAS COMPET\'caNCIAS \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 18. \'c0 Diretoria compete: \par \par I - decidir sobre o planejamento estrat\'e9gico da ANTAQ; \par \par II - estabelecer as diretrizes funcionais, executivas e administrativas a serem seguidas, zelando pelo seu efetivo cumprimento; \par \par III - decidir sobre pol\'edticas administrativas internas e de recursos humanos e seu desenvolvimento; \par \par IV - deliberar sobre a cria\'e7\'e3o, a extin\'e7\'e3o e a forma de supervis\'e3o das atividades das Unidades Regionais; \par \par V - delegar compet\'eancia para delibera\'e7\'e3o sobre assuntos espec\'edficos e pr\'e1tica de atos administrativos; \par \par VI - exercer o poder normativo da ANTAQ; \par \par VII - aprovar normas pr\'f3prias de licita\'e7\'e3o e contrata\'e7\'e3o; \par \par VIII - aprovar normas internas de procedimentos administrativos; \par \par IX - instituir grupos de trabalho para realizar estudos e formular proposi\'e7\'f5es ligadas aos objetivos da ANTAQ, princ\'edpios fundamentais ou assuntos de interesse estrat\'e9gico; \par \par X - submeter ao Presidente da Rep\'fablica, por interm\'e9dio do Ministro de Estado dos Transportes, propostas de projetos de lei e de decretos relativos aos servi\'e7os de navega\'e7\'e3o e de transporte aquavi\'e1rio e mat\'e9rias conexas, e bem assim de modifica\'e7\'e3o do Regulamento da ANTAQ; \par \par XI - aprovar editais de licita\'e7\'e3o e homologar adjudica\'e7\'f5es, em conformidade com a legisla\'e7\'e3o vigente e com os regulamentos espec\'edficos; \par \par XII - celebrar atos de outorga, de transfer\'eancia e de extin\'e7\'e3o de direitos, para concess\'e3o \'e0 explora\'e7\'e3o da infra-estrutura aquavi\'e1ria e portu\'e1 ria, obedecendo ao plano geral de outorga, observado o disposto nos arts. 13 e 14 da Lei n\'ba 10.233, de 2001, fiscalizando os respectivos contratos e demais instrumentos administrativos e aplicando san\'e7\'f5es; \par \par XIII - celebrar atos de outorga de autoriza\'e7\'e3o, de transfer\'eancia e de extin\'e7\'e3o de direitos de presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte pelas empresas de navega\'e7\'e3o de longo curso, de cabotagem, de apoio mar\'edtimo e de apoio portu \'e1rio, de navega\'e7\'e3o fluvial, lacustre e de travessia, observado o disposto nos arts. 13 e 14, da Lei n\'ba 10.233, de 2001, gerindo os respectivos instrumentos legais, fiscalizando e aplicando san\'e7\'f5es; \par \par XIV - aprovar propostas de declara\'e7\'e3o de utilidade p\'fablica para fins de desapropria\'e7\'e3o ou de institui\'e7\'e3o de servid\'e3o administrativa, necess\'e1rias \'e0 execu\'e7\'e3o de projetos e investimentos no \'e2 mbito das outorgas estabelecidas, nos termos da legisla\'e7\'e3o pertinente; \par \par XV - decidir sobre a aquisi\'e7\'e3o e a aliena\'e7\'e3o de bens; \par \par XVI - autorizar a contrata\'e7\'e3o tempor\'e1ria de pessoal t\'e9cnico e de servi\'e7os de terceiros; \par \par XVII - aprovar o or\'e7amento da ANTAQ, a ser encaminhado ao Minist\'e9rio dos Transportes; \par \par XVIII - aprovar a requisi\'e7\'e3o de servidores e empregados de \'f3rg\'e3os e entidades integrantes da Administra\'e7\'e3o P\'fablica, quaisquer que sejam as fun\'e7\'f5es a serem exercidas, nos termos do art. 16 da Lei n\'ba 9.986, de 18 de julho de 2000; \par \par XIX - deliberar, na esfera administrativa, quanto \'e0 interpreta\'e7\'e3o da legisla\'e7\'e3o e sobre os casos omissos; \par \par XX - elaborar relat\'f3rio anual de suas atividades, nele destacando o cumprimento das pol\'edticas do setor; \par \par XXI - elaborar e divulgar anualmente o calend\'e1rio de recesso do colegiado; \par \par XXII - autorizar o afastamento do Pa\'eds de servidores para o desempenho de atividades t\'e9cnicas e de desenvolvimento profissional; \par \par XXIII - nomear e exonerar os cargos comissionados de ger\'eancia executiva, de assessoria e de assist\'eancia; \par \par XXIV - efetuar altera\'e7\'e3o entre os quantitativos dos cargos comissionados de ger\'eancia executiva, de assessoria, de assist\'eancia e dos cargos comissionados t\'e9cnicos, observados os valores de retribui\'e7\'e3o correspondentes e desde que n\'e3 o acarrete aumento de despesa; \par \par XXV - designar, entre os seus membros, o substituto do Diretor-Geral nas suas aus\'eancias ou impedimentos; \par \par XXVI - autorizar a realiza\'e7\'e3o de concursos p\'fablicos. \par \par XXVII - aplicar san\'e7\'f5es e promover as medidas corretivas. \par \par Art. 19. Ao Gabinete do Diretor-Geral compete: \par \par I - assistir ao Diretor-Geral em sua representa\'e7\'e3o pol\'edtica e social, ocupar-se das rela\'e7\'f5es p\'fablicas e do preparo e despacho do seu expediente pessoal; \par \par II - coordenar e supervisionar o desenvolvimento das atividades de comunica\'e7\'e3o social e assessoramento parlamentar; \par \par III - exercer outras atribui\'e7\'f5es que lhe forem cometidas pelo Diretor-Geral. \par \par Art. 20. \'c0 Assessoria de Comunica\'e7\'e3o Social compete: \par \par I - executar a pol\'edtica de comunica\'e7\'e3o social para os p\'fablicos interno e externo; \par \par II - fazer liga\'e7\'e3o com \'f3rg\'e3os da imprensa, fornecendo subs\'eddios para a elabora\'e7\'e3o de mat\'e9rias e zelando pela correta divulga\'e7\'e3o das atividades da ANTAQ com vistas \'e0 preserva\'e7\'e3o da sua imagem; \par \par III - assistir a Diretoria da Ag\'eancia em seu relacionamento com a imprensa, especialmente na organiza\'e7\'e3o de entrevistas; \par \par IV - registrar a presen\'e7a de convidados em audi\'eancia e demais eventos; \par \par V - elaborar e executar planos e campanhas de rela\'e7\'f5es p\'fablicas; \par \par VI - organizar ou participar de promo\'e7\'e3o de eventos e solenidades. \par \par Art. 21. \'c0 Assessoria Parlamentar compete: \par \par I - acompanhar o andamento dos projetos de interesse da ANTAQ em tramita\'e7\'e3o no Congresso Nacional; \par \par II - providenciar o atendimento \'e0s consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional; \par \par III - receber e processar as correspond\'eancias de parlamentares recebidas pelo Diretor-Geral; \par \par IV - estabelecer o relacionamento com \'f3rg\'e3os dos Poderes Legislativo e Executivo, bem assim com as demais entidades da Administra\'e7\'e3o Indireta; \par \par V - acompanhar a tramita\'e7\'e3o de projetos de interesse da ANTAQ no Congresso Nacional e elaborar relat\'f3rios de acompanhamento; \par \par VI - coordenar atividades de atendimento \'e0s solicita\'e7\'f5es, interpela\'e7\'f5es e requerimentos de informa\'e7\'f5es oriundos do Poder Legislativo, bem como os expedientes dos Parlamentares; \par \par VII - elaborar correspond\'eancias, com base em informa\'e7\'f5es t\'e9cnicas das unidades da ANTAQ. \par \par Art. 22. \'c0 Secretaria-Geral compete: \par \par I - organizar as pautas das reuni\'f5es, expedindo as convoca\'e7\'f5es e notifica\'e7\'f5es e, quando for o caso, providenciar a publica\'e7\'e3o correspondente; \par \par II - elaborar as atas das reuni\'f5es da Diretoria e das audi\'eancias p\'fablicas e, quando for o caso, os extratos das decis\'f5es para fins de publica\'e7\'e3o, expedindo comunica\'e7\'e3o aos interessados; \par \par III - divulgar internamente as atas das reuni\'f5es da Diretoria e disponibiliz\'e1-las para conhecimento geral; \par \par IV - manter em arquivo os originais dos atos a que se referem os \'a7\'a7 1\'ba e 2\'ba do art. 55; \par \par V - manter a guarda e exercer o controle dos documentos sigilosos de modo a preservar a seguran\'e7a das informa\'e7\'f5es; \par \par VI - providenciar a publica\'e7\'e3o oficial e a divulga\'e7\'e3o das mat\'e9rias relacionadas com a \'e1rea de atua\'e7\'e3o da ANTAQ; \par \par VII - manter controle das notifica\'e7\'f5es feitas pela Diretoria; \par \par VIII - administrar e gerenciar mecanismo que proporcione ao p\'fablico em geral o acesso \'e0s informa\'e7\'f5es da ANTAQ, via Internet, Intranet, atendimento pessoal e outros meios adequados de comunica\'e7\'e3o; \par \par IX - prestar apoio administrativo \'e0 Diretoria. \par \par Art. 23. \'c0 Assessoria Internacional compete: \par \par I - assessorar a Diretoria nas suas rela\'e7\'f5es com organiza\'e7\'f5es, organismos e f\'f3runs internacionais, com entidades e com governos estrangeiros, visando a coordena\'e7\'e3o e o estabelecimento das posi\'e7\'f5 es de interesse da ANTAQ e a sua harmoniza\'e7\'e3o com as posi\'e7\'f5es do Governo Brasileiro; \par \par II - participar, por determina\'e7\'e3o da Diretoria, em cada caso, das reuni\'f5es dos \'f3rg\'e3os e entidades referidos no inciso anterior, assim como das suas respectivas preparat\'f3rias; \par \par III - assessorar a Diretoria no tratamento dos assuntos relativos ao exterior com os demais \'f3rg\'e3os e entidades do Governo Brasileiro, em especial, com aqueles do Minist\'e9rio dos Transportes; \par \par IV - assessorar a Diretoria na coordena\'e7\'e3o das atividades de coopera\'e7\'e3o t\'e9cnica com entidades estrangeiras e internacionais. \par \par Art. 24. \'c0 Procuradoria-Geral compete: \par \par I - executar as atividades de consultoria e assessoramento jur\'eddicos; \par \par II - emitir pareceres jur\'eddicos; \par \par III - exercer a representa\'e7\'e3o judicial da ANTAQ com as prerrogativas processuais da Fazenda P\'fablica, nos termos do disposto na Lei Complementar n\'ba 73, de 10 de fevereiro de 1999; \par \par IV - representar judicialmente os titulares e ex-titulares de Cargos Comissionados e Cargos Comissionados T\'e9cnicos da Autarquia, inclusive promovendo a\'e7\'e3o penal privada ou representando perante o Minist\'e9rio P\'fablico, quando v\'ed timas de crime, quanto a atos praticados no exerc\'edcio de suas atribui\'e7\'f5es constitucionais, legais ou regulamentares, no interesse p\'fa blico, especialmente da Autarquia, podendo, ainda, quanto aos mesmos atos, impetrar habeas corpus e mandado de seguran\'e7a em defesa dos agentes p\'fablicos; \par \par V - apurar a liquidez e certeza dos cr\'e9ditos, de qualquer natureza, inerentes \'e0s atividades da ANTAQ, inscrevendo-os em d\'edvida ativa, para fins de cobran\'e7a amig\'e1vel ou judicial; \par \par VI - assistir as autoridades no controle interno da legalidade administrativa dos atos a serem praticados, inclusive examinando previamente os textos de atos normativos, os editais de licita\'e7\'e3 o, contratos e outros atos dela decorrentes, bem assim os atos de dispensa e inexigibilidade de licita\'e7\'e3o; \par \par VII - opinar previamente sobre a forma de cumprimento de decis\'f5es judiciais; \par \par VIII - representar \'e0 Diretoria sobre provid\'eancias de ordem jur\'eddica que lhe pare\'e7am reclamadas pelo interesse p\'fablico e pelas normas vigentes. \par \par Art. 25. \'c0 Ouvidoria compete: \par \par I - receber reclama\'e7\'f5es, pedidos de informa\'e7\'f5es e de esclarecimentos afetos \'e0 esfera de atua\'e7\'e3o da ANTAQ, e responder diretamente aos interessados; \par \par II - produzir semestralmente, ou quando a Diretoria julgar oportuno, circunstanciado relat\'f3rio de suas atividades. \par \par Art. 26. \'c0 Corregedoria compete: \par \par I - fiscalizar as atividades funcionais; \par \par II - apreciar as representa\'e7\'f5es que lhe forem encaminhadas relativamente \'e0 atua\'e7\'e3o dos servidores; \par \par III - realizar correi\'e7\'e3o nos diversos \'f3rg\'e3os e unidades, sugerindo as medidas corretivas; \par \par IV - instaurar, de oficio ou por determina\'e7\'e3o da Diretoria, sindic\'e2ncias e processos administrativos disciplinares relativamente aos servidores, submetendo-os \'e0 decis\'e3o da Diretoria. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A instaura\'e7\'e3o de processos administrativos e disciplinares relativos a atos da Diretoria ou de seus membros ser\'e1 da compet\'eancia do Ministro de Estado dos Transportes. \par \par Art. 27. \'c0 Auditoria Interna compete: \par \par I - fiscalizar a gest\'e3o or\'e7ament\'e1ria, financeira, administrativa, cont\'e1bil, t\'e9cnica e patrimonial e demais sistemas administrativos e operacionais, de acordo com o Plano Anual de Atividades de Auditoria aprovado pela Diretoria; \par \par II - elaborar e encaminhar \'e0 Diretoria relat\'f3rio das auditorias realizadas, propondo medidas preventivas e corretivas; \par \par III - responder pela sistematiza\'e7\'e3o das informa\'e7\'f5es requeridas pelos \'f3rg\'e3os de controle do Governo Federal; \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A Auditoria ser\'e1 dirigida por um Auditor-Chefe, nomeado pela Diretoria, por indica\'e7\'e3o do Diretor-Geral, devendo ser informada a Secretaria Federal de Controle Interno da Casa Civil da Presid\'eancia da Rep\'fablica. \par \par Art. 28. \'c0 Superintend\'eancia de Portos compete: \par \par I - supervisionar, orientar e coordenar as a\'e7\'f5es das ger\'eancias que lhe forem subordinadas; \par \par II - acompanhar os resultados das pol\'edticas de explora\'e7\'e3o comercial nos portos e a qualidade da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os; \par \par III - elaborar propostas para o plano geral de outorgas de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1ria e aquavi\'e1ria, a ser enviada ao Minist\'e9rio dos Transportes; \par \par IV - promover a integra\'e7\'e3o com outros \'f3rg\'e3os e autoridades relacionadas com a atividade portu\'e1ria e a defesa da ordem econ\'f4mica; \par \par V - supervisionar a atua\'e7\'e3o das administra\'e7\'f5es portu\'e1rias; \par \par VI - supervisionar a atua\'e7\'e3o dos presidentes dos Conselhos de Autoridade Portu\'e1ria; \par \par VII - propor pol\'edticas uniformes para a capacita\'e7\'e3o de pessoal das administra\'e7\'f5es portu\'e1rias; \par \par VIII - propor medidas para proteger os direitos dos usu\'e1rios, fomentando a competi\'e7\'e3o e intensificando a utiliza\'e7\'e3o da infra-estrutura; \par \par IX - propor a aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es; \par \par X - propor a\'e7\'f5es para promover a integra\'e7\'e3o dos portos com as demais modalidades, incentivando a multimodalidade; \par \par XI - propor a\'e7\'f5es para incentivar o desenvolvimento de pr\'e1ticas de facilita\'e7\'e3o de com\'e9rcio exterior nos portos; \par \par XII - propor a\'e7\'f5es para incentivar o desenvolvimento de corredores de transporte ao longo dos eixos e de fluxos de produ\'e7\'e3o, a partir dos portos organizados; \par \par Art. 29. \'c0 Ger\'eancia Geral de Outorgas, compete: \par \par I - analisar as propostas e solicita\'e7\'f5es de outorgas de concess\'e3o para explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1ria, autoriza\'e7\'e3o para constru\'e7\'e3o e explora\'e7\'e3o de Terminal de Uso Privativo e de delega\'e7\'e3o de porto p\'fa blico, bem assim as de transfer\'eancias de titularidade; \par \par II - manter cadastro de outorgas estabelecidas; \par \par III - elaborar os contratos de ades\'e3o para autoriza\'e7\'e3o de terminais de uso privativo; \par \par IV - elaborar os editais e contratos de outorga para concess\'e3o da explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1ria; \par \par V - elaborar os conv\'eanios de delega\'e7\'e3o de portos para Estados e Munic\'edpios; \par \par VI - fiscalizar o cumprimento das cl\'e1usulas dos contratos de outorga e dos conv\'eanios de delega\'e7\'e3o, realizando tomadas de conta, quando for o caso; \par \par VII - fiscalizar as atividades das administra\'e7\'f5es portu\'e1rias; \par \par VIII - supervisionar a execu\'e7\'e3o dos contratos de arrendamento de \'e1reas e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias, identificando eventuais irregularidades e propondo medidas corretivas; \par \par IX - analisar projetos e fiscalizar a realiza\'e7\'e3o de investimentos pelas concession\'e1rias, delegat\'e1rias e arrendat\'e1rias no \'e2mbito das respectivas concess\'f5es, delega\'e7\'f5es e arrendamentos; \par \par X - estabelecer normas e padr\'f5es de acompanhamento relativos aos bens patrimoniais da Uni\'e3o nos portos e bem assim proceder ao seu controle; \par \par XI - fiscalizar os ativos federais vinculados a concess\'f5es e delega\'e7\'f5es, inclusive nas Companhias Docas, se houver; \par \par XII - propor procedimentos e analisar solicita\'e7\'f5es para a incorpora\'e7\'e3o e desincorpora\'e7\'e3o de bens em portos concedidos e delegados. \par \par XIII - analisar solicita\'e7\'f5es para habilita\'e7\'e3o ao tr\'e1fego mar\'edtimo internacional de portos e terminais de uso privativo; \par \par XIV - analisar e classificar, quanto a sua reversibilidade, os bens da Uni\'e3o e bem assim os investimentos de concession\'e1rias e delegat\'e1rias, inclusive quanto a eventuais indeniza\'e7\'f5es; \par \par XV - opinar sobre recursos interpostos contra atos das administra\'e7\'f5es portu\'e1rias relativos a arrendamento de \'e1reas e instala\'e7\'f5es; \par \par XVI - opinar sobre solicita\'e7\'f5es de declara\'e7\'e3o de utilidade p\'fablica para fins de desapropria\'e7\'e3o ou institui\'e7\'e3o de servid\'e3o administrativa de bens necess\'e1rios \'e0 implanta\'e7\'e3o, expans\'e3o ou manuten\'e7\'e3o das at ividades portu\'e1rias; \par \par XVII - acompanhar o cumprimento da regulamenta\'e7\'e3o e da legisla\'e7\'e3o estabelecida e submeter \'e0 Diretoria propostas para repress\'e3o de eventuais infra\'e7\'f5es; \par \par Art. 30. \'c0 Ger\'eancia Geral de Gest\'e3o Operacional compete: \par \par I - acompanhar e avaliar, permanente e sistematicamente, a pol\'edtica de pre\'e7os e tarifas e o desempenho operacional dos portos; \par \par II - analisar as propostas de revis\'e3o e reajuste de tarifas encaminhadas pelas administra\'e7\'f5es portu\'e1rias; \par \par III - organizar e administrar a coleta de dados e informa\'e7\'f5es relevantes para a elabora\'e7\'e3o de estat\'edsticas relativas \'e0 movimenta\'e7\'e3o portu\'e1ria; \par \par IV - propor normas b\'e1sicas sobre planos de seguran\'e7a portu\'e1ria e de gest\'e3o ambiental; \par \par V - acompanhar a elabora\'e7\'e3o, a implanta\'e7\'e3o e o desenvolvimento dos planos de seguran\'e7a e de gest\'e3o ambiental nos portos; \par \par VI - acompanhar o cumprimento da regulamenta\'e7\'e3o e da legisla\'e7\'e3o estabelecida e submeter \'e0 Diretoria propostas para repress\'e3o de eventuais infra\'e7\'f5es. \par \par Art. 31. \'c0 Ger\'eancia Geral de Estudos compete: \par \par I - elaborar estudos para o plano geral de outorgas de explora\'e7\'e3o da infra-estrutura portu\'e1ria e aquavi\'e1ria; \par \par II - desenvolver estudos para acompanhamento da competitividade nos portos e submeter \'e0 Diretoria propostas de atua\'e7\'e3o na defesa e prote\'e7\'e3o dos direitos dos usu\'e1rios; \par \par III - propor solu\'e7\'f5es relativas \'e0 arbitragem de conflitos nos portos; \par \par IV - elaborar estudos de demanda de servi\'e7os portu\'e1rios e proje\'e7\'f5es sobre a movimenta\'e7\'e3o nos portos; \par \par V - propor normas e padr\'f5es a serem observados pelas autoridades portu\'e1rias; \par \par VI - propor padr\'f5es e normas t\'e9cnicas relativas \'e0s opera\'e7\'f5es de manuseio e armazenagem de cargas especiais e de produtos perigosos nos portos, para subsidiar decis\'e3o da Diretoria; \par \par VII - propor crit\'e9rios t\'e9cnicos para a outorga de concess\'f5es de explora\'e7\'e3o portu\'e1ria e de autoriza\'e7\'f5es para instala\'e7\'e3o de terminais de uso privativo, inclusive para transfer\'eancia de titularidade e extin\'e7\'e3 o de direitos; \par \par VIII - propor crit\'e9rios t\'e9cnicos para a elabora\'e7\'e3o de contratos de arrendamento de \'e1reas e instala\'e7\'f5es portu\'e1rias; \par \par IX - propor crit\'e9rios t\'e9cnicos para a elabora\'e7\'e3o de conv\'eanios de delega\'e7\'e3o; \par \par X - realizar estudos visando a facilita\'e7\'e3o da opera\'e7\'e3o e do tr\'e2nsito portu\'e1rio; \par \par XI - promover estudos e acompanhar a implanta\'e7\'e3o de tecnologias nos portos e de integra\'e7\'e3o entre modais; \par \par XII - promover estudos relativos \'e0 defini\'e7\'e3o das \'e1reas dos portos organizados; \par \par XIII - acompanhar a elabora\'e7\'e3o e a execu\'e7\'e3o dos acordos internacionais e discuss\'f5es referentes \'e0 \'e1rea portu\'e1ria nos organismos em que o Brasil participe; \par \par XIV - elaborar estudos para subsidiar a formula\'e7\'e3o da pol\'edtica governamental para os portos, avaliando os resultados dessas pol\'edticas e das diretrizes estabelecidas; \par \par XV - propor normas para disciplinar o cumprimento das obriga\'e7\'f5es de continuidade da presta\'e7\'e3o de servi\'e7os e explora\'e7\'e3o da infra-estrutura e para o seu compartilhamento, intensificando o aproveitamento da infra-estrutura existente; \par \par XVI - propor crit\'e9rios para o compartilhamento com os usu\'e1rios dos ganhos econ\'f4micos do concession\'e1rio e do arrendat\'e1rio. \par \par Art. 32. \'c0 Superintend\'eancia de Navega\'e7\'e3o compete: \par \par I - supervisionar, orientar e coordenar as a\'e7\'f5es das ger\'eancias que lhe forem subordinadas; \par \par II - acompanhar os resultados das pol\'edticas de marinha mercante e a qualidade da presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os de navega\'e7\'e3o e do transporte aquavi\'e1rio; \par \par III - promover a integra\'e7\'e3o com outros \'f3rg\'e3os e autoridades relacionadas com a atividade de marinha mercante e com a defesa da ordem econ\'f4mica; \par \par IV - elaborar proposta para o plano geral de outorgas para presta\'e7\'e3o de servi\'e7os e transporte aquavi\'e1rio de cargas e passageiros; \par \par V - supervisionar a atua\'e7\'e3o das empresas de navega\'e7\'e3o; \par \par VI - autorizar a libera\'e7\'e3o de afretamento de embarca\'e7\'f5es estrangeiras e de cargas prescritas \'e0 bandeira brasileira; \par \par VII - homologar Acordos Operacionais; \par \par VIII - atuar na defesa dos direitos dos usu\'e1rios dos servi\'e7os de navega\'e7\'e3o e dos transportes aquavi\'e1rios; \par \par IX - propor a aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es; \par \par X - estabelecer rela\'e7\'e3o permanente com o sistema de arrecada\'e7\'e3o do Adicional ao Frete para a Renova\'e7\'e3o da Marinha Mercante-AFRMM, para a transfer\'eancia das informa\'e7\'f5es sobre as empresas de navega\'e7\'e3 o, afretamentos e acordos de associa\'e7\'e3o, necess\'e1rios \'e0 opera\'e7\'e3o daquele sistema. \par \par Art. 33. \'c0 Ger\'eancia Geral de Outorgas compete: \par \par I - analisar as propostas e solicita\'e7\'f5es de autoriza\'e7\'e3o para a presta\'e7\'e3o de servi\'e7os e de transporte aquavi\'e1rio de cargas e passageiros, de transfer\'eancia de titularidade de empresas de navega\'e7\'e3o e de extin\'e7\'e3 o de autoriza\'e7\'e3o; \par \par II - manter cadastro sobre as outorgas de autoriza\'e7\'e3o emitidas, promovendo a renova\'e7\'e3o anual das mesmas; \par \par III - fiscalizar o cumprimento das condi\'e7\'f5es exigidas em legisla\'e7\'e3o pr\'f3pria para o deferimento e para a frui\'e7\'e3o das outorgas de autoriza\'e7\'e3o; \par \par IV - analisar Acordos Operacionais entre empresas de navega\'e7\'e3o; \par \par V - analisar o desempenho das empresas brasileiras de navega\'e7\'e3o; \par \par VI - propor normas para propiciar competi\'e7\'e3o efetiva, que inibam e corrijam situa\'e7\'f5es que configurem infra\'e7\'f5es \'e0 ordem econ\'f4mica; \par \par VII - fiscalizar e propor, no caso de constata\'e7\'e3o de situa\'e7\'f5es que configurem ou possa configurar infra\'e7\'e3o \'e0 ordem econ\'f4mica, o envio da ocorr\'eancia ao Conselho Administrativo de Defesa Econ\'f4mica-CADE, \'e0 Secretaria de Direito Econ\'f4mico do Minist\'e9rio da Justi\'e7a e \'e0 Secretaria de Acompanhamento Econ\'f4mico do Minist\'e9rio da Fazenda. \par \par Art. 34. \'c0 Ger\'eancia Geral de Estudos e Acordos compete: \par \par I - analisar propostas de acordos sobre transporte aquavi\'e1rio internacional; \par \par II - acompanhar e assessorar a representa\'e7\'e3o brasileira em acordos e junto a organismos internacionais; \par \par III - manter registro dos acordos, acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos mesmos; \par \par IV - acompanhar e analisar atos e legisla\'e7\'e3o referentes ao transporte aquavi\'e1rio nacional e ao com\'e9rcio exterior, e acompanhar a legisla\'e7\'e3o internacional pertinente; \par \par V - promover estudos referentes \'e0 participa\'e7\'e3o da frota brasileira e \'e0 pr\'e1tica de afretamentos de embarca\'e7\'f5es, para subsidiar a pol\'edtica de apoio \'e0 ind\'fastria de constru\'e7\'e3o naval e de afretamento de embarca\'e7\'f5 es estrangeiras; \par \par VI - elaborar estudos relativos ao transporte aquavi\'e1rio no \'e2mbito das navega\'e7\'f5es de longo curso, de cabotagem, de apoio mar\'edtimo e portu\'e1rio, fluvial e de travessia, em especial com respeito \'e0 oferta e demanda; \par \par VII - elaborar estudos relacionados \'e0 pol\'edtica de marinha mercante, visando incentivar a navega\'e7\'e3o, a pr\'e1tica do multimodalismo e a integra\'e7\'e3o modal; \par \par VIII - propor normas e padr\'f5es t\'e9cnicos relativos ao transporte aquavi\'e1rio, em particular de passageiros e de cargas especiais e produtos perigosos. \par \par Art. 35. \'c0 Ger\'eancia Geral de Opera\'e7\'e3o compete: \par \par I - analisar e processar os pedidos de afretamento de embarca\'e7\'f5es e a inclus\'e3o destas no tr\'e1fego; \par \par II - analisar e processar os pedidos de libera\'e7\'e3o de cargas prescritas \'e0 bandeira brasileira; \par \par III - acompanhar a programa\'e7\'e3o da frota brasileira nos diferentes tr\'e1fegos; \par \par IV - fiscalizar a presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os de transporte aquavi\'e1rio, atendidos os n\'edveis de qualidade e seguran\'e7a estabelecidos; \par \par V - acompanhar e fiscalizar a opera\'e7\'e3o de empresas estrangeiras no pa\'eds, em fun\'e7\'e3o da legisla\'e7\'e3o e conven\'e7\'f5es, tratados, acordos e outros instrumentos internacionais dos quais o Brasil seja signat\'e1rio; \par \par VI - acompanhar a receita de fretes gerados e as transfer\'eancias financeiras resultantes dos afretamentos de embarca\'e7\'f5es estrangeiras; \par \par VII - fiscalizar o cumprimento das condi\'e7\'f5es legais exigidas para a autoriza\'e7\'e3o de afretamento e o cumprimento das ofertas feitas pelas empresas que ofere\'e7am bloqueios aos afretamentos solicitados e \'e0s libera\'e7\'f5 es de transporte de cargas prescritas \'e0 bandeira brasileira; \par \par VIII - acompanhar os fretes praticados nos mercados nacional e internacional; \par \par IX - fiscalizar o cumprimento das regras e padr\'f5es de competi\'e7\'e3o entre as empresas de navega\'e7\'e3o para fins de impedir situa\'e7\'f5es que configurem infra\'e7\'f5es \'e0 ordem econ\'f4mica; \par \par X - organizar e administrar a coleta de dados e informa\'e7\'f5es relevantes para a elabora\'e7\'e3o de estat\'edsticas relativas aos servi\'e7os de navega\'e7\'e3o e ao transporte aquavi\'e1rio. \par \par Art. 36. \'c0 Superintend\'eancia de Administra\'e7\'e3o e Finan\'e7as compete: \par \par I - supervisionar, orientar e coordenar e as a\'e7\'f5es das ger\'eancias que lhe forem subordinadas; \par \par II - fornecer o suporte ao processo de elabora\'e7\'e3o, acompanhamento e controle do planejamento e da operacionaliza\'e7\'e3o da Ag\'eancia; \par \par III - promover a articula\'e7\'e3o com os \'f3rg\'e3os federais respons\'e1veis pelas atividades e sistemas de planejamento, de or\'e7amento e de administra\'e7\'e3 o em geral, informando e orientando as unidades da ANTAQ quanto ao cumprimento das normas estabelecidas; \par \par IV - organizar e realizar os procedimentos para admiss\'e3o, avalia\'e7\'e3o, promo\'e7\'e3o, acompanhamento e treinamento de servidores e empregados; \par \par V - administrar os recursos provenientes das outorgas estabelecidas e do arrendamento de bens p\'fablicos vinculados, e de outros que venham a ser criados, inclusive quanto \'e0 arrecada\'e7\'e3o e utiliza\'e7\'e3o de suas receitas; \par \par VI - propor normas para a contrata\'e7\'e3o de bens e servi\'e7os; \par \par VII - manter registros atualizados de todos os atos e contratos dos quais advenham cr\'e9ditos e d\'e9bitos de toda a natureza para a ANTAQ. \par \par Art. 37. \'c0 Ger\'eancia de Administra\'e7\'e3o compete: \par \par I - executar as atividades de administra\'e7\'e3o de recursos materiais, mantendo invent\'e1rio permanente e controle da distribui\'e7\'e3o, guarda e consumo de bens e materiais; \par \par II - acompanhar a legisla\'e7\'e3o sobre contrata\'e7\'f5es, zelando pela sua observa\'e7\'e3o e ado\'e7\'e3o dos melhores crit\'e9rios e procedimentos para as aquisi\'e7\'f5es e aliena\'e7\'f5es; \par \par III - manter diretamente ou indiretamente por meio dos sistemas oficiais dispon\'edveis, cadastro atualizado de fornecedores e pre\'e7os; \par \par IV - realizar as atividades relativas ao provimento de servi\'e7os gerais, incluindo os servi\'e7os de transporte e de guarda, manuten\'e7\'e3o e conserva\'e7\'e3o de materiais, bens e instala\'e7\'f5es; \par \par V - propor normas e procedimentos relativos \'e0 preven\'e7\'e3o de acidentes, \'e0 ambiental e \'e0 seguran\'e7a pessoal e patrimonial nas depend\'eancias da ANTAQ. \par \par Art. 38. \'c0 Ger\'eancia de Or\'e7amento e Finan\'e7as compete: \par \par I - encaminhar as instru\'e7\'f5es, reunir os dados e colaborar na elabora\'e7\'e3o da proposta or\'e7ament\'e1ria e suas altera\'e7\'f5es, bem como elaborar demonstrativos gerenciais da execu\'e7\'e3o or\'e7ament\'e1ria e financeira; \par \par II - receber, executar, descentralizar e controlar os cr\'e9ditos or\'e7ament\'e1rios e financeiros colocados \'e0 disposi\'e7\'e3o da ANTAQ; \par \par III - efetuar os registros cont\'e1beis, realizar a concilia\'e7\'e3o de contas e providenciar a conformidade di\'e1ria dos registros; \par \par IV - registrar e controlar e execu\'e7\'e3o financeira de conv\'eanios, contratos e cau\'e7\'f5es; \par \par V - acompanhar e controlar os recursos que constituam ou venham a constituir receitas pr\'f3prias da ANTAQ; \par \par VI - elaborar e manter permanentemente atualizado o fluxo de caixa; \par \par VII - elaborar periodicamente balan\'e7os e demonstrativos patrimoniais, or\'e7ament\'e1rios e financeiros; \par \par VIII - elaborar a presta\'e7\'e3o de contas anual da ANTAQ. \par \par Art. 39. \'c0 Ger\'eancia de Recursos Humanos compete: \par \par I - planejar e realizar as atividades de obten\'e7\'e3o, avalia\'e7\'e3o, cadastro, pagamento de pessoal e recolhimento de encargos sociais; \par \par II - disponibilizar os servi\'e7os de Assist\'eancia M\'e9dica, Social, Hospitalar, Odontol\'f3gica, Alimentar e de Transportes que vierem a ser oferecidos aos servidores, empregados e dependentes; \par \par III - pesquisar, organizar, acompanhar e orientar a aplica\'e7\'e3o da legisla\'e7\'e3o relativa aos direitos e deveres dos servidores e empregados; \par \par IV - desenvolver instrumento espec\'edfico de avalia\'e7\'e3o de desempenho, estabelecendo crit\'e9rios padronizados para mensura\'e7\'e3o do desempenho de empregados e servidores; \par \par V - desenvolver programa permanente de capacita\'e7\'e3o, treinamento e desenvolvimento do pessoal; \par \par VI - propor regulamentos dispondo sobre a estrutura\'e7\'e3o, classifica\'e7\'e3o, distribui\'e7\'e3o de vagas e requisitos dos empregos p\'fablicos, bem como sobre os crit\'e9rios de progress\'e3o de pessoal; \par \par VII - acompanhar a execu\'e7\'e3o e avaliar os resultados dos programas de treinamento e desenvolvimento do pessoal. \par \par Art. 40. \'c0 Ger\'eancia de Informa\'e7\'e3o e Inform\'e1tica compete: \par \par I - elaborar e manter atualizados os planos de informa\'e7\'e3o, documenta\'e7\'e3o e inform\'e1tica da Ag\'eancia; \par \par II - definir tecnologias de tratamento da informa\'e7\'e3o e da documenta\'e7\'e3o, visando \'e0 confiabilidade e a precis\'e3o; \par \par III - coordenar e normatizar os fluxos informacional e documental internos e as atividades relacionadas com a informa\'e7\'e3o, a documenta\'e7\'e3o e a inform\'e1tica; \par \par IV - orientar quanto a forma de atua\'e7\'e3o, objetivando a uniformiza\'e7\'e3o e a padroniza\'e7\'e3o dos trabalhos, inclusive no levantamento das necessidades de informa\'e7\'e3o, documenta\'e7\'e3o e inform\'e1tica; \par \par V - manter sistemas de informa\'e7\'e3o e de documenta\'e7\'e3o gerenciais, corporativos ou estat\'edsticos, coordenando os respectivos bancos de dados; \par \par VI - coordenar o Portal da Ag\'eancia na Internet e a rede corporativa; \par \par VII - implantar e auditar sistemas de seguran\'e7a para prote\'e7\'e3o de informa\'e7\'f5es e da integridade dos sistemas; \par \par VIII - prover, diretamente ou atrav\'e9s de terceiriza\'e7\'e3o, servi\'e7os de inform\'e1tica. \par \par Art. 41. \'c0s Unidades Regionais compete: \par \par I - administrar e gerenciar os servi\'e7os, programas e projetos descentralizados atribu\'eddos a Unidade, fiscalizando o cumprimento das normas e padr\'f5es estabelecidos; \par \par II - assessorar o Diretor-Geral, propondo medidas necess\'e1rias \'e0 agiliza\'e7\'e3o e ao aprimoramento de suas atividades. \par \par Art. 42. As unidades de Ger\'eancia das Superintend\'eancias de Portos e Navega\'e7\'e3o e as Coordenadorias da Superintend\'eancia de Administra\'e7\'e3o e Finan\'e7as ter\'e3o suas compet\'eancias e atribui\'e7\'f5es definidas em normas pr\'f3prias. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO VI \par \par DAS ATRIBUI\'c7\'d5ES \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 43. S\'e3o atribui\'e7\'f5es comuns aos Diretores da ANTAQ: \par \par I - cumprir e fazer cumprir as disposi\'e7\'f5es regulamentares dos servi\'e7os e as cl\'e1usulas contratuais das concess\'f5es, das permiss\'f5es, e dos atos de autoriza\'e7\'e3o; \par \par II - zelar pelo desenvolvimento e credibilidade interna e externa da ANTAQ e legalidade de suas a\'e7\'f5es; \par \par III - zelar pelo cumprimento dos planos e programas estabelecidos; \par \par IV - praticar e expedir os atos de gest\'e3o administrativa mediante delega\'e7\'e3o; \par \par V - executar e fazer executar as decis\'f5es da Diretoria; \par \par VI - contribuir com subs\'eddios para propostas de ajustes e modifica\'e7\'f5es na legisla\'e7\'e3o, necess\'e1rias a moderniza\'e7\'e3o do ambiente institucional de atua\'e7\'e3o da ANTAQ. \par \par Art. 44. Al\'e9m das atribui\'e7\'f5es comuns, referidas no artigo anterior, s\'e3o atribui\'e7\'f5es exclusivas do Diretor-Geral: \par \par I - presidir as reuni\'f5es da Diretoria; \par \par II - representar a ANTAQ, ativa e passivamente, em ju\'edzo ou fora dele; \par \par III - supervisionar o funcionamento da Autarquia em todos os seus setores; \par \par IV - expedir os atos administrativos de compet\'eancia da ANTAQ; \par \par V - firmar, em nome da ANTAQ contratos, conv\'eanios, acordos, ajustes e outros instrumentos legais, em conformidade com as decis\'f5es da Diretoria; \par \par VI - praticar atos de gest\'e3o de recursos or\'e7ament\'e1rios e financeiros e de administra\'e7\'e3o; \par \par VII - praticar atos de gest\'e3o de recursos humanos, homologar resultados dos concursos p\'fablicos, nomear, exonerar, contratar, promover e praticar demais atos correlatos, nos termos da legisla\'e7\'e3o em vigor; \par \par VIII - propor a edi\'e7\'e3o de s\'famulas sobre quest\'f5es objeto de reiteradas decis\'f5es da Diretoria. \par \par \'a7 1\'ba O Diretor-Geral poder\'e1 delegar atos de gest\'e3o administrativa. \par \par \'a7 2\'ba Em suas aus\'eancias ou impedimentos, o Diretor-Geral ser\'e1 substitu\'eddo pelo Diretor designado pela Diretoria. \par \par Art. 45. S\'e3o atribui\'e7\'f5es do Chefe de Gabinete: \par \par I - planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o as atividades de sua \'e1rea de atua\'e7\'e3o; \par \par II - assistir o Diretor-Geral em suas representa\'e7\'e3o pol\'edtica e social e no preparo e despacho de seu expediente pessoal; \par \par III - transmitir ordens e despachos do Diretor-Geral; \par \par IV - exercer outros encargos que lhe forem atribu\'eddos pelo Diretor-Geral. \par \par Art. 46. S\'e3o atribui\'e7\'f5es dos Chefes de Assessorias: \par \par I - planejar, dirigir, orientar e supervisionar as atividades de sua unidade; \par \par II - prestar assessoria em assuntos de sua \'e1rea de compet\'eancia; \par \par III - exercer outros encargos que lhes forem atribu\'eddos. \par \par Art. 47. S\'e3o atribui\'e7\'f5es do Secret\'e1rio-Geral: \par \par I - planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o das atividades de sua \'e1rea de atua\'e7\'e3o; \par \par II - exercer outras atribui\'e7\'f5es que lhe forem cometidas. \par \par Art. 48. S\'e3o atribui\'e7\'f5es do Procurador-Geral: \par \par I - coordenar as atividades de assessoramento jur\'eddico; \par \par II - participar das sess\'f5es e reuni\'f5es da Diretoria, sem direito a voto; \par \par III - receber as cita\'e7\'f5es e notifica\'e7\'f5es judiciais; \par \par IV - desistir, transigir, firmar compromisso e confessar nas a\'e7\'f5es de interesse da ANTAQ, autorizado pela Diretoria; \par \par V - aprovar os pareceres jur\'eddicos dos procuradores; \par \par VI - representar ao Minist\'e9rio P\'fablico para in\'edcio de a\'e7\'e3o p\'fablica de interesse da ANTAQ; \par \par VII - executar as atividades conexas com a finalidade b\'e1sica da Procuradoria-Geral, incumbidas ou delegadas, e praticar e expedir os atos de gest\'e3o administrativa no \'e2mbito de suas atribui\'e7\'f5es. \par \par Art. 49. S\'e3o atribui\'e7\'f5es do Ouvidor: \par \par I - tomar conhecimento, direta ou descentralizadamente, por meio de \'f3rg\'e3os oficiais conveniados, de reclama\'e7\'f5es de usu\'e1rios relativas \'e0 qualidade dos servi\'e7os de transportes sob jurisdi\'e7\'e3 o da ANTAQ, encaminhando-as, se for o caso, \'e0s \'e1reas competentes para as provid\'eancias necess\'e1rias e acompanhando-as at\'e9 a respectiva solu\'e7\'e3o; \par \par II - responder diretamente aos autores de reclama\'e7\'e3o. \par \par Art. 50. S\'e3o atribui\'e7\'f5es do Corregedor: \par \par I - fiscalizar as atividades funcionais da ANTAQ; \par \par II - apreciar as representa\'e7\'f5es que lhe forem encaminhadas relativamente \'e0 atua\'e7\'e3o dos servidores; \par \par III - realizar correi\'e7\'e3o nas diversas unidades; \par \par IV - instaurar, de oficio ou por determina\'e7\'e3o superior, sindic\'e2ncias e processos administrativos disciplinares relativamente aos servidores, submetendo-os a decis\'e3o da Diretoria. \par \par Art. 51. S\'e3o atribui\'e7\'f5es dos Superintendentes: \par \par I - planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o das atividades de sua \'e1rea de atua\'e7\'e3o; \par \par II - promover a a\'e7\'f5es necess\'e1rias \'e0 implementa\'e7\'e3o, pela ANTAQ, das pol\'edticas e diretrizes do Governo Federal para o setor de transportes; \par \par III - propor metas e elaborar planos de a\'e7\'e3o, bem assim efetuar seu acompanhamento e avalia\'e7\'f5es peri\'f3dicas; \par \par IV - colaborar na formula\'e7\'e3o das propostas or\'e7ament\'e1rias na sua respectiva \'e1rea de compet\'eancia; \par \par V - promover interc\'e2mbio com entidades nacionais e estrangeiras, mantendo-se devidamente atualizados em estudos e investiga\'e7\'f5es em sua \'e1rea de compet\'eancia; \par \par VI - propor os ajustes e as modifica\'e7\'f5es na legisla\'e7\'e3o, necess\'e1rios \'e0 moderniza\'e7\'e3o do ambiente institucional de atua\'e7\'e3o da ANTAQ no que se refere \'e0s atribui\'e7\'f5es das respectivas \'e1reas; \par \par VII - receber e manter os bens patrimoniais da ANTAQ, necess\'e1rios a execu\'e7\'e3o das atividades da respectiva \'e1rea de compet\'eancia; \par \par VIII - praticar, no \'e2mbito de sua compet\'eancia, os atos de gest\'e3o administrativa; \par \par IX - executar as atividades conexas com suas atribui\'e7\'f5es, incumbidas ou delegadas. \par \par Art. 52. S\'e3o atribui\'e7\'f5es dos Gerentes: \par \par I - planejar, dirigir, coordenar e orientar a execu\'e7\'e3o das atividades de sua \'e1rea de atua\'e7\'e3o; \par \par II - gerenciar a execu\'e7\'e3o das atividades das respectivas \'e1reas, particularmente quanto \'e0 qualidade, custos, cronogramas, desempenho dos executores e condi\'e7\'f5es de trabalho; \par \par III - propor os programas de trabalho e as respectivas estimativas de recursos humanos, f\'edsicos e financeiros para o desempenho das atribui\'e7\'f5es de sua \'e1rea de compet\'eancia; \par \par IV - promover a obten\'e7\'e3o de informa\'e7\'f5es t\'e9cnicas necess\'e1rias ao desenvolvimento de suas atividades; \par \par V - propor a cria\'e7\'e3o, fus\'e3o, transforma\'e7\'e3o ou extin\'e7\'e3o de unidades em suas respectivas \'e1reas de compet\'eancia; \par \par Art. 53. S\'e3o atribui\'e7\'f5es dos Coordenadores: \par \par I - planejar, dirigir, orientar e supervisionar o desenvolvimento das atividades sob sua responsabilidade; \par \par II - elaborar e propor normas de procedimentos nos assuntos de suas \'e1reas de compet\'eancia; \par \par III - promover a obten\'e7\'e3o das informa\'e7\'f5es necess\'e1rias ao desenvolvimento de suas \'e1reas de compet\'eancia. \par \par Art. 54. S\'e3o responsabilidades comuns a todos os titulares de Cargos Comissionados de Dire\'e7\'e3o, de Ger\'eancia Executiva, de Assessoria e de Assist\'eancia: \par \par I - zelar pela ordem e disciplina das respectivas \'e1reas e unidades; \par \par II - cumprir e fazer cumprir as normas e determina\'e7\'f5es emanadas dos superiores; \par \par III - manter bom ambiente de trabalho e boas rela\'e7\'f5es pessoais; \par \par IV - adotar, propor ou colaborar com a implanta\'e7\'e3o de medidas que objetivem o aperfei\'e7oamento dos trabalhos sob sua responsabilidade; \par \par V - incentivar a proposi\'e7\'e3o de sugest\'f5es para o aumento da efici\'eancia e para a redu\'e7\'e3o de custos operacionais; \par \par VI - incentivar a participa\'e7\'e3o e integra\'e7\'e3o do pessoal sob sua responsabilidade na discuss\'e3o e no equacionamento dos assuntos de sua \'e1rea; \par \par VII - decidir ou opinar, com oportunidade, em assuntos de sua \'e1rea de compet\'eancia; \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAPITULO VII \par \par DOS ATOS ADMINISTRATIVOS \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 55. S\'e3o Atos Administrativos da ANTAQ: \par \par I - RESOLU\'c7\'c3O: ato normativo que tem por finalidade estabelecer normas regulamentares e aprovar a celebra\'e7\'e3o de atos de outorga, de transfer\'eancia e de extin\'e7\'e3o de direitos em sua esfera de atua\'e7\'e3o; \par \par II - AC\'d3RD\'c3O: que tem por finalidade prolatar decis\'e3o sobre fatos ou controv\'e9rsias submetidos ao Colegiado, arbitrar conflito de interesses e julgar de recursos e pedidos de reconsidera\'e7\'e3o; \par \par III - S\'daMULA: documento contendo ementa de assunto espec\'edfico, objeto de reiteradas decis\'f5es da Diretoria. \par \par IV - NOTIFICA\'c7\'c3O: que tem por finalidade dar conhecimento pessoal ao interessado de ato, fato ou decis\'e3o j\'e1 praticados ou a ser praticados, inclusive aplica\'e7\'e3o de san\'e7\'f5es, a fim de que possa usar das medidas legais ou das prerrogativas que lhe sejam asseguradas em lei, observados os prazos fixados; \par \par V - DESPACHO: documento contendo uma decis\'e3o definitiva ou interlocut\'f3ria em processo de instru\'e7\'e3o da ANTAQ; \par \par VI - PORTARIA: que tem como finalidade editar atos, normas e procedimentos de gest\'e3o administrativa, financeira e de pessoal; \par \par VII - INSTRU\'c7\'c3O NORMATIVA: que tem como finalidade estabelecer rotinas administrativas de car\'e1ter interno; \par \par VIII - ORDEM DE SERVI\'c7O: que tem como finalidade estabelecer comandos de trabalhos no \'e2mbito da \'e1rea de compet\'eancia definida. \par \par \'a7 1\'ba. As resolu\'e7\'f5es, as notifica\'e7\'f5es, os ac\'f3rd\'e3os e as s\'famulas s\'e3o privativos da Diretoria; as portarias e as instru\'e7\'f5es normativas do Diretor-Geral; as ordens de servi\'e7o dos Diretores e titular es das unidades organizacionais. \par \par \'a7 2\'ba. As resolu\'e7\'f5es, os ac\'f3rd\'e3os e as s\'famulas, em sua \'edntegra, e as atas de reuni\'f5es da Diretoria que contenham decis\'f5es sobre mat\'e9ria de relevante interesse p\'fablico ser\'e3o publicadas, por extrato, no Di\'e1 rio Oficial da Uni\'e3o. \par \par \'a7 3\'ba. Os despachos contendo decis\'f5es que impliquem solu\'e7\'e3o definitiva de quest\'e3o suscitada s\'e3o privativos do Diretor-Geral, ser\'e3o publicados no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3 o, quando de interesse geral e, quando de alcance particular, notificados ao interessado. \par \par \'a7 4\'ba. Os conv\'eanios, contratos e demais instrumentos obrigacionais ser\'e3o publicados, por extrato, no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO VIII \par \par DISPOSI\'c7\'d5ES GERAIS \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 56. As atividades da ANTAQ ser\'e3o desenvolvidas de acordo com planos e programas atualizados periodicamente. \par \par Art. 57. A ANTAQ dar\'e1 tratamento sigiloso \'e0s informa\'e7\'f5es t\'e9cnicas, operacionais, econ\'f4mico-financeiras e cont\'e1beis que solicitar \'e0s empresas prestadoras de servi\'e7os, desde que sua divulga\'e7\'e3o n\'e3o seja diretamente necess \'e1ria para: \par \par I - impedir a discrimina\'e7\'e3o de usu\'e1rios ou prestadores de servi\'e7os; \par \par II - verificar o cumprimento das obriga\'e7\'f5es assumidas em decorr\'eancia de autoriza\'e7\'e3o, permiss\'e3o ou concess\'e3o. \par \par Art. 58. Todas as unidades organizacionais dever\'e3o manter colabora\'e7\'e3o rec\'edproca e interc\'e2mbio de informa\'e7\'f5es, a fim de permitir, da melhor forma, a consecu\'e7\'e3o dos objetivos da ANTAQ. \par \par Art. 59. A presta\'e7\'e3o de contas da Administra\'e7\'e3o da ANTAQ ser\'e1 submetida ao Ministro dos Transportes, que a encaminhar\'e1 ao Tribunal de Contas da Uni\'e3o. \par }}