2002.1-InstServ1.rtf
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Conteúdo do arquivo
{\rtf1\ansi\ansicpg1252\uc1 \deff0\deflang1046\deflangfe1046{\fonttbl{\f0\froman\fcharset0\fprq2{\*\panose 02020603050405020304}Times New Roman;}{\f1\fswiss\fcharset0\fprq2{\*\panose 020b0604020202020204}Arial;} {\f28\froman\fcharset0\fprq0{\*\panose 00000000000000000000}Arial Unicode MS{\*\falt Times New Roman};}{\f33\froman\fcharset238\fprq2 Times New Roman CE;}{\f34\froman\fcharset204\fprq2 Times New Roman Cyr;} {\f36\froman\fcharset161\fprq2 Times New Roman Greek;}{\f37\froman\fcharset162\fprq2 Times New Roman Tur;}{\f38\froman\fcharset177\fprq2 Times New Roman (Hebrew);}{\f39\froman\fcharset178\fprq2 Times New Roman (Arabic);} {\f40\froman\fcharset186\fprq2 Times New Roman Baltic;}{\f41\fswiss\fcharset238\fprq2 Arial CE;}{\f42\fswiss\fcharset204\fprq2 Arial Cyr;}{\f44\fswiss\fcharset161\fprq2 Arial Greek;}{\f45\fswiss\fcharset162\fprq2 Arial Tur;} {\f46\fswiss\fcharset177\fprq2 Arial (Hebrew);}{\f47\fswiss\fcharset178\fprq2 Arial (Arabic);}{\f48\fswiss\fcharset186\fprq2 Arial 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\li0\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 INSTRU\'c7\'c3O\~ DE\~ SERVI\'c7O\~ N}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ 1, de 11 DE JANEIRO DE 2002}{\b\f1 \par \par }\pard \s17\qj \li3960\ri0\sb100\sa100\sbauto1\saauto1\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin3960\itap0 {\f1 Estabelece diretrizes \'e0s atividades de fiscaliza\'e7\'e3o no territ\'f3rio brasileiro do Transporte Rodovi\'e1rio In terestadual e Internacional de Passageiros e ao Transporte Rodovi\'e1rio Internacional de Cargas. \par \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 O SECRET\'c1RIO DE TRANSPORTES TERRESTRES, DO MINIST\'c9RIO DOS TRANSPORTES \endash SUBSTITUTO}{\f1 , no uso de suas atribui\'e7\'f5es regimentais e tendo como base o\~ Conv\'eanio n}{\f1\ul\super o}{\f1 004/2001, cujo extrato foi publicado no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o de 12 de julho de 2001, firmado pela Uni\'e3o, por interm\'e9 dio do Minist\'e9rio dos Transportes - MT, assistido pela Secretaria de Transportes Terrestres \endash STT/MT e pelo Departamento de Transportes Rodovi\'e1rios \endash DTR/MT, e do Minist\'e9rio da Justi\'e7a - MJ, assistido pelo Departamento de Pol\'ed cia Rodovi\'e1ria Federal \endash DPRF/MJ, e tendo em vista o desenvolvimento de a\'e7\'f5es de fiscaliza\'e7\'e3o e de controle relativas ao transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros e ao transporte rodovi\'e1 rio internacional de cargas, e considerando as incumb\'eancias do DPRF/MJ estabelecidas no referido documento, resolve instituir a presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o, com o objetivo de estabelecer diretrizes \'e0s atividades de fiscaliza\'e7\'e3 o pertinentes \'e0s atribui\'e7\'f5es que lhe foram delegadas pelo mencionado Conv\'eanio. \par }{\b\f1 \par }\pard \s18\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 CAP\'cdTULO I\line \par }\pard \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Das Defini\'e7\'f5es \par }{\f1 \par Art.1}{\strike\f1 \'ba}{\f1 As a\'e7\'f5es do DPRF/MJ relativas ao transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros e \'e0 fiscaliza\'e7\'e3o do transporte rodovi\'e1rio internacional de cargas, previstas na delega\'e7\'e3o de compet \'eancia objeto do Conv\'eanio n}{\f1\ul\super o}{\f1 004/2001, ser\'e3o desenvolvidas de acordo com os procedimentos estabelecidos na presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o. \par \par Art. 2}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Para os fins da presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o, considera-se: \par }\pard\plain \s19\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par I - }{\b\f1 \'f4nibus}{\f1 \endash ve\'edculo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de 20 (vinte) passageiros sentados, ainda que, em virtude de adapta\'e7\'f5es com vista \'e0 maior comodidade destes, transporte n\'famero menor; \par II - }{\b\f1 empresa transportadora \endash }{\f1 a permission\'e1ria ou autorizat\'e1ria dos servi\'e7os, delegados, de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros; \par III - }{\b\f1 autoriza\'e7\'e3o}{\f1 \endash delega\'e7\'e3o ocasional, por prazo limitado ou viagem certa, para presta\'e7\'e3o de servi\'e7os de transporte em car\'e1ter\~ emergencial ou especial; \par IV - }{\b\f1 permiss\'e3o}{\f1 \endash delega\'e7\'e3o, a t\'edtulo prec\'e1rio, da Uni\'e3o \'e0 pessoa jur\'eddica que demonstre capacidade para a presta\'e7\'e3o do servi\'e7o de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageir os, por sua conta e risco, por prazo determinado; \par V - }{\b\f1 poder permitente}{\f1 \endash a Uni\'e3o, por interm\'e9dio do Minist\'e9rio dos Transportes; \par VI - }{\b\f1 \'f3rg\'e3o conveniado}{\f1 - institui\'e7\'e3o da Administra\'e7\'e3o P\'fablica da Uni\'e3o, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Munic\'edpios, que exerce a fiscaliza\'e7\'e3o dos servi\'e7os de transporte rodovi\'e1 rio interestadual e internacional de passageiros, ou que emite pr\'e9via autoriza\'e7\'e3o para a presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os de fretamento eventual ou tur\'edstico, mediante Conv\'eanio celebrado com o Minist\'e9rio dos Transportes; \par VII - }{\b\f1 servi\'e7o emergencial}{\f1 \endash \~ aquele delegado pelo Minist\'e9rio dos Transportes a outra transportadora permission\'e1ria do sistema, mediante autoriza\'e7\'e3o, pelo prazo de cento e oitenta dias, em decorr\'eancia de extin\'e7 \'e3o de contrato de permiss\'e3o, sem que aquelas remanescentes tenham condi\'e7\'f5es ou interesse em aumentar as respectivas freq\'fc\'eancias para suprir o transporte realizado pela transportadora exclu\'edda da linha; \par VIII - }{\b\f1 servi\'e7os especiais}{\f1 \endash os delegados mediante autoriza\'e7\'e3o e que correspondem ao transporte rodovi\'e1 rio interestadual e internacional de passageiros, em circuito fechado, no regime de fretamento, e ao internacional em per\'edodo de temporada tur\'edstica; \par IX - }{\b\f1 freq\'fc\'eancia}{\f1 \endash n\'famero de viagens em cada sentido, numa linha, em um per\'edodo de tempo definido; \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 X - }{\b\f1 linha}{\f1 \endash servi\'e7o de transporte rodovi\'e1 rio coletivo de passageiros executado em uma liga\'e7\'e3o de dois pontos terminais, nela inclu\'edda os secionamentos e as altera\'e7\'f5es operacionais efetivadas, aberto ao p\'fablico em geral, de natureza regular e permanente, com itiner\'e1 rio definido no ato de sua delega\'e7\'e3o; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 XI}{\b\f1 - regime de fretamento cont\'ednuo}{\f1 \endash prestado \'e0 pessoa jur\'ed dica para o transporte de seus empregados, bem assim a institui\'e7\'f5es de ensino ou agremia\'e7\'f5es estudantis para o transporte de seus alunos, professores ou associados, estas \'faltimas desde que legalmente constitu\'eddas, com prazo de dura\'e7 \'e3o m\'e1xima de doze meses e quantidade de viagens estabelecida, com contrato escrito entre a transportadora e seu cliente, previamente analisado e autorizado pelo Minist\'e9rio dos Transportes; \par XII - }{\b\f1 regime de fretamento eventual ou tur\'edstico}{\f1 \endash aquele prestado a pessoa ou a um grupo de pessoas, em circuito fechado, com emiss\'e3o de nota fiscal e lista de pessoas transportadas, por viagem, com pr\'e9via autoriza\'e7\'e3o ou licen\'e7a do Minist\'e9rio dos Transportes ou \'f3rg\'e3o com ele conveniado; \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 XIII - }{\b\f1 servi\'e7o irregular}{\f1 \endash servi\'e7o de transporte rodovi\'e1 rio interestadual e internacional de passageiros sem a necess\'e1ria permiss\'e3o (linha) ou autoriza\'e7\'e3o (servi\'e7os especiais ou emergencial) do\~ Poder Permitente ou do \'f3rg\'e3 o conveniado, seja ele, em todos os casos, executado por empresa permission\'e1ria ou n\'e3o; \par }\pard\plain \s19\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 XIV - }{\b\f1 transporte internacional de cargas}{\f1 \endash servi\'e7 o de transporte internacional de carga realizado por empresa devidamente autorizada pelo DTR/STT/MT e que utiliza pontos habilitados de fronteira para a travessia com destino a outro pa\'eds. \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 \par }\pard \s18\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 CAP\'cdTULO II\line \par }\pard \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Das Obriga\'e7\'f5es do DPRF/MJ \par }{\f1 \par Art.3}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Nos Termos da Cl\'e1usula Terceira do Conv\'eanio n}{\f1\ul\super o}{\f1 004/2001, constituem obriga\'e7\'f5es do DPRF/MJ, no tocante ao transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros: \par I- autorizar a presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros sob o regime de fretamento eventual ou tur\'edstico; \par II - efetuar o controle das autoriza\'e7\'f5es concedidas e adotar os demais procedimentos relativos ao transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros sob o regime de fretamento eventual ou tur\'edstico; \par III \endash coibir o transporte irregular; \par IV - fiscalizar a opera\'e7\'e3o dos servi\'e7os permitidos ou autorizados na forma do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 20 de mar\'e7o de 1998, aplicando, inclusive, as penalidades de multa, reten\'e7\'e3o e apreens\'e3o de ve\'edculo, em decorr \'eancia de infra\'e7\'f5es aos dispositivos regulamentares nele contidos; \par V - proceder ao acompanhamento da arrecada\'e7\'e3o financeira das multas, de acordo com a legisla\'e7\'e3o em vigor e as normas estabelecidas na presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o; \par VI \endash apresentar \'e0 STT/MT relat\'f3rios trimestrais relativos \'e0 execu\'e7\'e3o das atividades objeto do instrumento de delega\'e7\'e3o de compet\'eancia, estabelecidas no Conv\'eanio n}{\f1\ul\super o}{\f1 004/2001; \par VII \endash proceder \'e0 fiscaliza\'e7\'e3o do transporte rodovi\'e1rio internacional de cargas, nos termos do Decreto n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 99.704, de 20 de novembro de 1990 e dos Acordos Internacionais enquanto vincularem a Rep\'fa blica Federativa do Brasil. \par Par\'e1grafo \'fanico. Todos os Policiais Rodovi\'e1rios Federais, no exerc\'edcio de suas atividades funcionais, est\'e3o automaticamente credenciados a\~ exercer a fiscaliza\'e7\'e3o dos servi\'e7os delegados mediante permiss\'e3o e autoriza\'e7\'e3o. \par }{\b\f1 \sect }\sectd \linex0\headery708\footery708\colsx708\endnhere\sectlinegrid360\sectdefaultcl \pard\plain \s18\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 \par CAP\'cdTULO III\line \par }\pard \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Da Outorga dos Servi\'e7os \par }{\f1 \par Art. 4}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Os servi\'e7os de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros somente poder\'e3o ser prestados por empresas detentoras de permiss\'e3o ou de autoriza\'e7\'e3o para execu\'e7\'e3o desse transporte. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.5}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A outorga da permiss\'e3o para execu\'e7\'e3o dos servi\'e7os de transporte interestadual e internacional de passageiros \'e9 de compet\'eancia da STT/MT e os procedimentos para sua execu\'e7\'e3o est\'e3 o disciplinados pelo Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998 e suas Normas Complementares. \par Art. 6}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Os servi\'e7os especiais no regime de fretamento s\'e3o disciplinados pelo art. 36 do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998 e Norma especifica e s\'e3o autorizados: \par \par I - no caso do fretamento cont\'ednuo, pela STT/MT; \par II - no caso do fretamento eventual ou tur\'edstico, pelo DPRF/MJ ou outro \'f3rg\'e3o conveniado para esse fim. \par \par \'a7 1}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Para prestar o servi\'e7o de transporte sob regime de fretamento cont\'ednuo e eventual ou tur\'edstico a empresa dever\'e1 atender ao disposto no Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998 e na Norma Complementar n}{ \strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT, efetuando sua inscri\'e7\'e3o no registro cadastral mantido pelo\~ DTR/MT, portando na viagem os documentos obrigat\'f3rios e atendendo \'e0s demais disposi\'e7\'f5es previstas na referida legisla\'e7\'e3o. \par \'a7 2}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A\~ presta\'e7\'e3o do servi\'e7o de fretamento eventual ou tur\'edstico ser\'e1 autorizada pelo DPRF/MJ ou por outro \'f3rg\'e3o conveniado, e os procedimentos de sua autoriza\'e7\'e3o e controle est\'e3 o previstos na Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT. \par \'a7 3}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A empresa permission\'e1ria de servi\'e7o de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros que pretender executar transporte sob regime de fretamento dever\'e1 se inscrever no registro cadastral de empresas mantido pelo DTR/MT e atender \'e0s demais exig\'eancias previstas na Norma\~ Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT. \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art. 7}{\strike\f1 \'ba}{\f1 As ag\'eancias de viagem de turismo com frota pr\'f3pria, como tal classificadas pelo Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR, dever\'e3o obter o registro cadastral no regime de fretamento tur\'edstico e atender \'e0 s disposi\'e7\'f5es previstas na Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art. 8}{\strike\f1 \'ba}{\f1 As empresas permission\'e1rias de linhas de transporte rodovi\'e1rio de passageiros, quando da execu\'e7\'e3o dos servi\'e7os, dever\'e3o observar as disposi\'e7\'f5es do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 \par }\pard\plain \s1\qj \fi1134\li0\ri0\keepn\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\outlinelevel0\adjustright\rin0\lin0\itap0 \b\f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par \par CAP\'cdTULO IV \par }\pard\plain \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 { \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Da Opera\'e7\'e3o das Linhas}{\f1 \par \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 Art. 9}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Os servi\'e7os de transporte dever\'e3 o ser executados com pontualidade, regularidade, continuidade, seguran\'e7a, efici\'eancia, generalidade, cortesia na sua presta\'e7\'e3o e modicidade das tarifas. \par \par Art.10. Na presta\'e7\'e3o dos servi\'e7os, as empresas dever\'e3o cumprir os requisitos de controle e seguran\'e7a da opera\'e7\'e3o, na forma da Norma Complementar que cuida da mat\'e9 ria, e de outros dispositivos legais que disciplinem o assunto, consoante o Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998, obedecidas, ainda, as resolu\'e7\'f5es espec\'edficas editadas pelo Conselho Nacional de Tr\'e2 nsito - CONTRAN e pela EMBRATUR, quando se tratar de fretamento eventual ou tur\'edstico. \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \'a71}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Todos os \'f4nibus dever\'e3 o estar equipados com registrador gr\'e1fico de velocidade ou equipamento similar, e s\'f3 poder\'e3o circular portando os documentos exigidos na legisla\'e7\'e3o de tr\'e2nsito, bem como os formul\'e1rios para registro das reclama\'e7\'f5 es de danos ou extravio de bagagem, ficando facultado ao DPRF/MJ, sempre que julgar conveniente, efetuar vistoria nos ve\'edculos, podendo, neste caso, determinar a suspens\'e3o do tr\'e1fego dos que n\'e3o estiverem em condi\'e7\'f5es de seguran\'e7 a, de conforto e de higiene, sem preju\'edzo da aplica\'e7\'e3o das penalidades previstas na legisla\'e7\'e3o. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par \'a72}{\strike\f1 \'ba}{\f1 O regime de trabalho do motorista, observada a legisla\'e7\'e3o trabalhista, dever\'e1 atender ao disposto no Decreto n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 2.521, de 1998, e nas normas e instru\'e7\'f5es que cuidam da mat\'e9ria. \par \par Art.11. Em caso de acidente de tr\'e2nsito ou assalto ocorrido nos servi\'e7os de transporte interestadual e internacional de passageiros, a empresa transportadora adotar\'e1 os procedimentos definidos no Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998 e na Norma Complementar n}{\f1\ul\super o}{\f1 15/2000, do MT, especialmente quanto ao atendimento aos passageiros e \'e0 comunica\'e7\'e3o do fato ao DTR/MT. \par \par Art.12. A empresa dever\'e1 portar no \'f4nibus, durante a presta\'e7\'e3o do servi\'e7o de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros, em local vis\'edvel e de f\'e1cil acesso, al\'e9m de outros documentos exigidos pela legisla \'e7\'e3o de tr\'e2nsito e pelo Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998, o quadro de pre\'e7os de passagem do servi\'e7o que estiver sendo executado. \par \par Art.13. \'c9 vedado o transporte de produtos considerados perigosos, indicados na legisla\'e7\'e3o espec\'edfica, bem assim daqueles que, por sua forma ou natureza, comprometam a seguran\'e7a do ve\'edculo, de seus ocupantes ou de terceiros. \par \par Art.14. N\'e3o ser\'e1 permitido o transporte de passageiros em p\'e9, salvo nas linhas de caracter\'edsticas semi-urbanas e nos casos de presta\'e7\'e3o de socorro. \par \par Art.15. \'c9 vedada a utiliza\'e7\'e3o de motorista na dire\'e7\'e3o do ve\'edculo sem v\'ednculo empregat\'edcio com a transportadora. \par \par Art.16. Toda bagagem dever\'e1 estar devidamente etiquetada e vinculada ao seu propriet\'e1rio ou respons\'e1vel. \par }{\b\f1 \par }\pard \s17\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 \par \par CAP\'cdTULO V\line \par }\pard \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Da Autoriza\'e7\'e3o do Fretamento Cont\'ednuo e Eventual ou Tur\'edstico }{\f1 \par }\pard\plain \ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 \par }\pard\plain \s23\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \b\f1\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {Se\'e7\'e3o I\line \par }\pard\plain \ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par \par Da Habilita\'e7\'e3o \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.17. As empresas transportadoras, para presta\'e7\'e3o do servi\'e7o de transporte rodovi\'e1rio interestadual ou internacional de passageiros sob regime de fretamento cont\'ednuo, eventual ou tur\'edstico, dever\'e3 o se inscrever previamente no registro cadastral de empresas do DTR/MT, conforme determinam os \'a7\'a7 4}{\strike\f1 \'ba}{\f1 e 6}{\strike\f1 \'b0}{\f1 , do art. 36, do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998, e na forma estabelecida na Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 \par }\pard \ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Se\'e7\'e3o II}{\f1 \line \par Da Autoriza\'e7\'e3o e do Controle \par \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 Art.18. Para realizar servi\'e7o de fretamento eventual ou tur\'ed stico, a transportadora dever\'e1 requerer pr\'e9via autoriza\'e7\'e3o ao \'f3rg\'e3o conveniado, por protocolo ou por meio de fax, devendo apresentar a seguinte documenta\'e7\'e3o:}{\b\f1 }{\f1 \par \par I - Formul\'e1rio de Autoriza\'e7\'e3o de Viagem, devidamente preenchido, nos campos pertinentes \'e0 empresa, para autoriza\'e7\'e3o do \'f3rg\'e3o conveniado, conforme modelo indicado no Anexo IV, da Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT; \par II - c\'f3pia do Certificado de Registro, constante da Se\'e7\'e3o II daquela Norma; \par III - rela\'e7\'e3o dos passageiros, contendo o nome e respectiva identidade, conforme indicado no citado Anexo IV, devendo a mesma estar fechada, ap\'f3s o \'fa ltimo nome, e apresentar o carimbo e a assinatura do representante legal da empresa operadora, seguida de linha transversal posta na parte n\'e3o utilizada da opera\'e7\'e3o, sem rasuras; \par IV - certificado de inspe\'e7\'e3o m\'e9dica do motorista; \par V - ap\'f3lice de seguro de responsabilidade civil, em vigor, contratada na forma e condi\'e7\'f5es estipuladas na Norma Complementar n}{\f1\ul\super o}{\f1 08/98, onde conste a identifica\'e7\'e3o do \'f4nibus a ser utilizado na viagem; \par }\pard\plain \s20\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 VI - nota fiscal correspondente \'e0 viagem, discriminando o seu itiner\'e1rio; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 VII -nome do requerente e o n\'famero do fax, para resposta, quando\~ a solicita\'e7\'e3 o da viagem for efetuada via fax. \par \par Art.19. Autorizada a executar o servi\'e7o de fretamento cont\'ednuo, eventual ou tur\'edstico, a empresa transportadora dever\'e1 portar, no \'f4nibus, al\'e9m da exigida pela legisla\'e7\'e3o de tr\'e2nsito, a seguinte documenta\'e7\'e3o: \par I - Autoriza\'e7\'e3o de Viagem: \par a) concedida pelo DTR/MT, no caso do fretamento cont\'ednuo; \par b) concedida pelo \'f3rg\'e3o conveniado, no caso de fretamento eventual ou tur\'edstico; \par c) c\'f3pia do Certificado de Registro Cadastral emitido pelo DTR/MT, com indica\'e7\'e3o do prazo de validade; \par d) rela\'e7\'e3o de passageiros completa, fechada, carimbada, assinada pelo representante legal da empresa, sem rasuras, com assinatura e identifica\'e7\'e3o do respons\'e1vel pela autoriza\'e7\'e3o; \par e) certificado de inspe\'e7\'e3o m\'e9dica do motorista; \par f) ap\'f3lice de seguro de responsabilidade civil, em vigor, contratada na forma e condi\'e7\'f5es estipuladas na Norma Complementar n}{\f1\ul\super o}{\f1 08/98, onde conste a identifica\'e7\'e3o do \'f4nibus a ser utilizado na viagem \par g) nota fiscal da presta\'e7\'e3o do servi\'e7o. \par Par\'e1grafo \'fanico. O \'f3rg\'e3o conveniado comunicar\'e1 \'e0 transportadora, via fax, quando o pedido tiver sido efetuado por esse meio, sobre o deferimento de autoriza\'e7\'e3o para presta\'e7\'e3o do servi\'e7o de fretamento eventual ou tur\'ed stico. \par \par Art.20.\~ No caso de fretamento cont\'ednuo do tipo resid\'eancia-trabalho, aceitar-se-\'e1 a emiss\'e3o de fatura mensal em substitui\'e7\'e3o \'e0 nota fiscal da presta\'e7\'e3o do servi\'e7o, desde que tal pr\'e1 tica seja admitida pela respectiva Secretaria Estadual de Fazenda. \par \par Art.21. No servi\'e7o de fretamento \'e9 vedado o transporte de passageiros em p\'e9, salvo no caso de presta\'e7\'e3o de socorro, em decorr\'eancia de acidente ou avaria do \'f4nibus. \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.22. Nos \'f4nibus utilizados nos servi\'e7os de transporte interestadual ou internacional, sob o regime de fretamento, n\'e3o ser\'e1 permitido o transporte de bagagem desacompanhada, ou de encomenda e mercadoria sem o respectivo conhecimento de transporte ou nota fiscal, nem transportado produto que, pelas suas caracter\'ed sticas, seja considerado perigoso ou apresente risco, nos termos da legisla\'e7\'e3o espec\'edfica sobre transporte de produtos perigosos, bem assim, aquele que pela sua forma ou natureza possa comprometer a seguran\'e7a dos \'f4 nibus, de seus ocupantes ou de terceiros, ou ainda aquele que caracterize tr\'e1fico de drogas, contrabando, descaminho ou pr\'e1tica de com\'e9rcio. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 Par\'e1grafo \'fanico. Toda bagagem dever\'e1 estar devidamente etiquetada e vinculada ao seu propriet\'e1rio ou respons\'e1vel. \par \par Art.23. O DPRF/MJ dever\'e1 acompanhar os servi\'e7os de transporte rodovi\'e1rio executados sob o regime de fretamento, de forma a garantir que as transportadoras cumpram os par\'e2metros t\'e9 cnicos e operacionais exigidos nas Normas Complementares que cuidam do assunto, assegurando que nenhuma viagem tenha in\'edcio ou prosseguimento sem a competente autoriza\'e7\'e3o e sem a plena correla\'e7\'e3 o da viagem ao objeto autorizado, adotando as provid\'eancias necess\'e1rias ao enquadramento da transportadora infratora, nos casos do seu descumprimento ou desvio dos objetivos da viagem. \par \'a71}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Caso haja necessidade da autoridade fiscalizadora requisitar \'f4nibus de outra empresa para continuidade da viagem, a empresa requisitada ser\'e1 ressarcida pela primeira transportadora, levando-se em conta a quilometragem a ser percorrida, o valor do coeficiente tarif\'e1rio vigente para o mesmo padr\'e3o de servi\'e7o e o n\'famero de passageiros. \par \'a72}{\strike\f1 \'ba}{\f1 O servi\'e7o de socorro, decorrente de acidente ou avaria do \'f4nibus, somente poder\'e1 ser prestado por \'f4nibus habilitado pertencente \'e0 empresa permission\'e1ria de servi\'e7 o interestadual ou internacional de passageiros ou \'e0 empresa regularmente registrada nos termos da Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT. \par \par Art.24. As viagens sem fins comerciais realizadas em transporte pr\'f3prio, ou quando perfeitamente caracterizadas como tal, inclusive o servi\'e7o prestado pelas prefeituras, para o transporte de estudantes residentes no munic\'edpio, depender\'e3 o de Autoriza\'e7\'e3o de Tr\'e1fego\~ emitida pelo DPRF/MJ, de acordo com o Anexo VI da Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 18/2001, do MT, devendo os \'f4nibus atenderem \'e0s condi\'e7\'f5es de conforto e seguran\'e7a exigidas pelo Decreto n}{ \strike\f1 \'ba}{\f1 2.521, de 1998 e pela mencionada Norma Complementar. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par \'a71}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A Autoriza\'e7\'e3o De Tr\'e1fego Dever\'e1 Ser Requerida Pelo Interessado, Junto Ao Dprf/Mj, Mediante A Apresenta\'e7\'e3o Dos Seguintes Documentos: \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 a) formul\'e1rio de Autoriza\'e7\'e3o de Tr\'e1fego, devidamente preenchido; \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 b) Certificado De Registro E Licenciamento De Ve\'edculo Do \'d4nibus; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 c) certificado de seguran\'e7a veicular do \'f4nibus a ser utilizado na viagem; \par d) rela\'e7\'e3o das pessoas que ser\'e3o transportadas. \par \'a72}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A transportadora dever\'e1 portar no \'f4nibus, durante a viagem,\~ a respectiva Autoriza\'e7\'e3o de Tr\'e1fego, juntamente com os documentos relacionados nas al\'edneas \'93b\'94, \'93c\'94 e \'93d\'94 do par\'e1 grafo anterior, al\'e9m daqueles exigidos pela legisla\'e7\'e3o de tr\'e2nsito em vigor. \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.25. O DPRF/MJ fica obrigado a criar e manter sempre atualizado, Quadro Mensal Estat\'edstico de Autoriza\'e7\'e3o de Viagens de Fretamento Eventual ou Tur\'edstico, devendo constar do mesmo, no m\'ednimo, as seguintes informa\'e7\'f5es: \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 I - nome da empresa autorizada a efetuar a viagem; \par II - origem e destino da viagem; \par III - data da autoriza\'e7\'e3o da viagem; \par IV - data da efetiva realiza\'e7\'e3o da viagem; \par V - placa do \'f4nibus utilizado; \par VI - n\'famero de passageiros transportados; \par VII - nome do funcion\'e1rio respons\'e1vel pela expedi\'e7\'e3o de cada autoriza\'e7\'e3o; \par VIII - identifica\'e7\'e3o funcional do respons\'e1vel pela autoriza\'e7\'e3o da viagem. \par Par\'e1grafo \'danico.\~ O Dprf/Mj Encaminhar\'e1 Ao Dtr/Mt, At\'e9 O Dia 10 (Dez) De Cada M\'eas, O Quadro Mensal Estat\'edstico De Autoriza\'e7\'e3o De Viagens De Fretamento Eventual Ou Tur\'edstico Referente Ao M\'ea s Anterior, Sendo Facultado A Qualquer Interessado, Pessoa F\'edsica Ou Jur\'eddica, Mediante Requerimento, Obter C\'f3pia Do Mesmo, No Prazo M\'e1ximo De 48 (Quarenta E Oito) Horas. \par \par Art.26. Estende-Se \'c0s Ag\'eancias De Viagem De Turismo Com Frota Pr\'f3pria, Como Tal Classificadas Pela Embratur, O Registro Cadastral Na Modalidade De Fretamento Tur\'edstico, Desde Que Possuam, No M\'ednimo, Dois \'d4nibus Rodovi\'e1 rios, Com Idade M\'e1xima De 10 (Dez) Anos E Que Os Mesmos Apresentem Adequadas Condi\'e7\'f5es De Manuten\'e7\'e3o, Na Forma Do \'a7 1}{\strike\f1 \'ba}{\f1 , Art. 56 Do Decreto N}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, De 1998. \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.27. O Dtr/Mt Ou O Dprf/Mj, Uma Vez Constatada A Execu\'e7\'e3o Do\~ Transporte Eventual Ou Tur\'edstico Em Desacordo Com As Disposi\'e7\'f5es Do Art. 36 Do Decreto N}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, De 1998, Dever\'e1 Realizar Fiscaliza\'e7\'e3 o Especial Para Instru\'e7\'e3o Do Processo Administrativo Correspondente, Com Vistas \'c0 Aplica\'e7\'e3o Das Medidas Previstas No\~ \'a7 5}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Do Referido Artigo. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.28. Nos servi\'e7os de transporte rodovi\'e1rio interestadual e internacional de passageiros sob regime de fretamento cont\'ednuo e eventual ou tur\'edstico, a empresa transportadora n\'e3o poder\'e1: \par I - praticar a venda de passagens e emiss\'e3o de passagens individuais; \par II - captar ou desembarcar passageiros no itiner\'e1rio; \par III - utilizar-se de terminais rodovi\'e1rios nos pontos extremos e no percurso das viagens objeto do contrato; \par IV - transportar encomendas ou mercadorias que caracterizem a pr\'e1tica de com\'e9rcio, nos \'f4nibus utilizados nas viagens objeto do contrato; \par V\~ - transportar pessoa(s) n\'e3o relacionada(s) na lista de passageiros. \par \par Art.29. Em caso de acidente de tr\'e2nsito ou assalto envolvendo o \'f4nibus ou seus passageiros a empresa prestadora do servi\'e7o de transporte interestadual ou internacional sob regime de fretamento, adotar\'e1 os procedimentos definidos no Decreto n}{ \strike\f1 \'ba}{\f1 2.521, de 1998, e na Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 15/2000, do MT, especialmente quanto ao atendimento aos passageiros e \'e0 comunica\'e7\'e3o do fato ao DTR/MT. \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\b\f1 \par }\pard \s18\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 \par \par \par \par CAP\'cdTULO VI\line \par }\pard \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 Da Fiscaliza\'e7\'e3o do Transporte de Passageiros }{\f1 \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.30. A inobserv\'e2ncia das disposi\'e7\'f5es do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998, das normas legais ou regulamentares e das cl\'e1usulas dos respectivos contratos sujeitar\'e1 o infrator, conforme a natureza da falta, \'e0 s penalidades de: \par I\~\~ - multa; \par II\~ - reten\'e7\'e3o do ve\'edculo; \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 III\~ - Apreens\'e3o do Ve\'edculo. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.31. As multas a serem aplicadas aos infratores s\'e3o aquelas estabelecidas no artigo 83, do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998. \par }\pard\plain \s21\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.32. Para fins de identifica\'e7\'e3o do auto de infra\'e7\'e3o, facilita\'e7\'e3o do processamento das autua\'e7\'f5es e a elabora\'e7\'e3o de relat\'f3rios com o detalhamento necess\'e1rio, as multas ser\'e3o identificadas por C\'f3 digos, conforme indicado no Anexo IV, da Norma Complementar n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 09/98, do MT, de acordo com a seguinte regra de forma\'e7\'e3o: \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 I - cada multa ter\'e1 um c\'f3digo composto de um n\'famero com 3 (tr\'eas) d\'edgitos; \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 II - O Primeiro D\'edgito Indica O Grupo Em Que A Multa Se Insere No Art. 83, Do Decreto N}{ \f1\ul\super o}{\f1 2.521, De 1998; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 III - o segundo e o terceiro d\'ed gito indicam a ordem em que cada multa se encontra tipificada em seu grupo; \par IV - a identifica\'e7\'e3o do agente infrator. \par \par Art. 33. A aplica\'e7\'e3o das penalidades previstas no Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998, ter\'e1 in\'edcio com o auto de infra\'e7\'e3o, lavrado quando da respectiva constata\'e7\'e3o, e conter\'e1, conforme o caso: \par I - o nome da transportadora; \par II - a identifica\'e7\'e3o da linha, n\'famero de ordem ou placa do \'f4nibus; \par III - o local, a data e a hora da infra\'e7\'e3o; \par IV - a identifica\'e7\'e3o do agente infrator; \par V\~ - a infra\'e7\'e3o cometida e o dispositivo legal, regulamentar ou contratual violado; \par VI - a assinatura do autuante e sua qualifica\'e7\'e3o. \par \'a71}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A lavratura do auto far-se-\'e1 em pelo menos duas vias de igual teor, devendo o agente infrator ou preposto da transportadora, quando for o caso, apor \'93ciente\'94 na segunda via. \par \'a72}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ Na impossibilidade de ser obtido o \'93ciente\'94, principalmente pela recusa do agente infrator ou do preposto da transportadora, o autuante consignar\'e1 o fato no auto. \par \'a73}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ Uma vez lavrado, o auto n\'e3o poder\'e1 ser inutilizado nem sustada sua tramita\'e7\'e3o, devendo o autuante remet\'ea-lo \'e0 autoridade competente, ainda que haja incorrido em erro ou engano no preenchimento, hip\'f3 tese em que prestar\'e1 as informa\'e7\'f5es necess\'e1rias \'e0 sua corre\'e7\'e3o. \par \par Art.34. Os modelos do auto de infra\'e7\'e3o, a entrega ao DPRF/MJ dos blocos com os respectivos autos e o controle da distribui\'e7\'e3o desses blocos, obedecem o disposto na Norma Complementar n}{\f1\ul\super o}{\f1 09/98, do MT, alterada pelas Portarias 442, de 9 de outubro de 1998 e\~ 99, de 8 de abril de 1999, ambas do\~ MT. \par \par Art.35. Os recursos \'e0s decis\'f5es proferidas poder\'e3o ser interpostos pelas transportadoras, nos prazos e condi\'e7\'f5es previstos nos arts. 93 a 95 do Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998 e na Norma Complementar n}{\f1\ul\super o}{\f1 09/98, do MT,\~ alterada pelas Portarias 442, de 1998 e 99, de 1999, ambas do MT. \par \par Art.36. A penalidade de reten\'e7\'e3o do \'f4nibus, na forma e casos previstos no art. 84 do Decreto n}{\strike\f1 \'ba}{\f1 2.521, de 1998, ser\'e1 aplicada, sem preju\'edzo da multa cab\'edvel, toda vez que, da pr\'e1tica de infra\'e7\'e3 o, resulte amea\'e7a \'e0 seguran\'e7a dos passageiros e, ainda, quando: \par I - n\'e3o estiver dispon\'edvel no \'f4nibus o quadro de pre\'e7os de passagens; \par II - o \'f4nibus n\'e3o apresentar as condi\'e7\'f5es de seguran\'e7a, limpeza e conforto exigidas; \par III - for utilizado o espa\'e7o do \'f4nibus reservado ao transporte de passageiros, total ou parcialmente, para o transporte de encomendas; \par IV - n\'e3o estiverem sendo observados os procedimentos de controle do regime de trabalho e de descanso dos motoristas, e bem assim da comprova\'e7\'e3o de sua sa\'fade f\'edsica e mental; \par V - o motorista apresentar, em servi\'e7o, evidentes sinais de embriaguez ou de estar sob efeito de subst\'e2ncia t\'f3xica; \par VI - o \'f4nibus n\'e3o estiver equipado com registrador gr\'e1fico ou equipamento similar; \par VII - o registrador gr\'e1fico ou equipamento similar estiver adulterado ou n\'e3o contiver o disco-diagrama ou equivalente; \par VIII - as caracter\'edsticas do \'f4nibus n\'e3o correspondem \'e0 tarifa cobrada; \par }\pard\plain \s22\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 IX - tratando-se de servi\'e7os especiais de fretamento eventual ou tur\'edstico, n\'e3 o estiver no ve\'edculo a nota fiscal correspondente ao servi\'e7o prestado. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A reten\'e7\'e3o do ve\'edculo poder\'e1 ser efetivada antes do in\'edcio da viagem, em todos os casos previstos neste artigo; bem assim nos pontos de apoio ou de parada, nos casos previstos nos incisos II, III, VI, VII e VIII; e, em qualquer ponto do percurso, nos casos dos incisos IV e V. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par Art.37. A penalidade de apreens\'e3o do \'f4nibus, que se dar\'e1 pelo prazo m\'ednimo de setenta e duas horas, ser\'e1 aplicada, sem preju\'edzo da multa cab\'edvel, nos casos de execu\'e7\'e3o de servi\'e7o n\'e3o autorizado ou permitido pelo Minist\'e9 rio dos Transportes ou, em se tratando de servi\'e7os especiais de fretamento, quando: \par I - houver embarque ou desembarque de pessoas ao longo do itiner\'e1rio; \par II - ocorrer a pr\'e1tica de venda ou emiss\'e3o individual de bilhete de passagens; \par III - a lista de pessoas n\'e3o corresponder \'e0s efetivamente embarcadas e transportadas; \par IV - houver o transporte intermedi\'e1rio de pessoas; \par V - o \'f4nibus utilizar terminal rodovi\'e1rio de passageiros de linha regular nos pontos extremos e nas localidades intermedi\'e1rias da viagem; \par VI - o \'f4nibus n\'e3o portar, durante a viagem, c\'f3pia do registro cadastral da empresa e da respectiva autoriza\'e7\'e3o da viagem. \par \'a71}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ A continua\'e7\'e3o da viagem somente se dar\'e1 com \'f4nibus de permission\'e1ria ou autorizat\'e1ria de servi\'e7os disciplinados pelo Decreto n.}{\f1\ul\super o}{\f1 2.521, de 1998, requisitados pela fiscaliza\'e7\'e3 o, cabendo ao infrator o pagamento das despesas desse transporte, tomando-se por base o coeficiente tarif\'e1rio vigente para os servi\'e7os regulares e a dist\'e2ncia percorrida, por passageiro transportado. \par \'a72}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ Ocorrendo interrup\'e7\'e3o ou retardamento da viagem, as despesas de alimenta\'e7\'e3o e pousada dos passageiros correr\'e3o \'e0s expensas da empresa infratora. \par \'a73}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ A libera\'e7\'e3o do \'f4nibus far-se-\'e1 mediante ato do DPRF/MJ, ap\'f3s comprova\'e7\'e3o do pagamento das multas e das despesas referidas nos par\'e1grafos anteriores. \par \'a74}{\strike\f1 \'ba}{\f1 \~ Em caso de reincid\'eancia, a libera\'e7\'e3o do \'f4nibus dar-se \'e1 por interm\'e9dio de ato do Diretor Geral do DPRF/MJ. \par }{\b\f1 \par }\pard \s17\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 CAP\'cdTULO VII\line \par Da Fiscaliza\'e7\'e3o do Transporte Internacional de Cargas \par }{\f1 \par }\pard \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 Art. 38. Nos termos do inciso I, da Cl\'e1usula Terceira, do Conv\'eanio n}{\f1\ul\super o}{\f1 004/2001, e tendo por base o Decreto n}{\f1\ul\super o}{\f1 99.704, de 20 de novembro de 1990, e os Acordos Internacionais, enquanto vinculem a Rep\'fablica Federativa do Brasil, constituem obriga\'e7\'f5es do DPRF/MJ, no tocante ao transporte rodovi\'e1rio internacional de cargas: \par }\pard\plain \s18\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 I - desenvolver a\'e7\'f5es de acordo com a presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o; \par II - fiscalizar os servi\'e7os de transporte rodovi\'e1rio internacional de cargas, nos termos da legisla\'e7\'e3o espec\'edfica; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 III - aplicar as penalidades de multas, reten\'e7\'e3o e apreens\'e3o de ve\'ed culos em decorr\'eancia de infra\'e7\'f5es a dispositivos legais em vigor, pertinentes \'e0 atividade; \par IV \endash prestar informa\'e7\'f5es aos usu\'e1rios das a\'e7\'f5es decorrentes da execu\'e7\'e3o dos respectivos controles do transporte internacional de cargas. \par \par Art. 39. Para efeito da presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o, a \'e1rea de atua\'e7\'e3o do DPRF/MJ, no tocante ao transporte internacional de cargas, compreender\'e1 as rodovias federais sob jurisdi\'e7\'e3o do referido Departamento e o s Postos de Fronteira habilitados, e compreender\'e1: \par I \endash A verifica\'e7\'e3o da autoriza\'e7\'e3o concedida pelo DTR/MT para o transporte rodovi\'e1rio internacional de carga, observando se os ve\'edculos que ingressarem ou sa\'edrem do pa\'eds: \par a) constam da rela\'e7\'e3o de frota de empresas brasileiras, habilitadas atrav\'e9s do Documento de Idoneidade, ou de empresas estrangeiras, atrav\'e9s da Licen\'e7a Complementar; \par }\pard\plain \s21\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 b) constam da rela\'e7\'e3 o de frota de empresas autorizadas a operar em regime de viagem especial conforme autoriza\'e7\'e3o concedida pelo pa\'eds de origem e confirmadas pelo pa\'eds de destino Quando necess\'e1rio; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 c) portam o correspondente Manifesto Internacional de Cargas \endash MIC / DTA. \par II - Verifica\'e7\'e3o dos aspectos de seguran\'e7a: \par }\pard\plain \s21\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \~a)\~ condi\'e7\'f5es operacionais dos ve\'edculos quanto ao atendimento das exig\'ea ncias de seguran\'e7a de tr\'e2nsito com base nos acordos internacionais e, no que couber, no C\'f3digo de Tr\'e2nsito Brasileiro; \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 b) porte obrigat\'f3rio da via original da ap\'f3 lice de Seguro de Responsabilidade Civil contra Terceiros, com cobertura no Territ\'f3rio Nacional, relativa aos ve\'edculos autorizados a executar o transporte rodovi\'e1rio internacional de carga que ingressarem no pa\'eds; \par c) condi\'e7\'f5es de seguran\'e7a quanto o atendimento ao Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos. \par }\pard\plain \s19\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \'a71}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A fiscaliza\'e7\'e3o dos ve\'edculos dos pa\'ed ses integrantes do MERCOSUL, que transportam produtos perigosos, dever\'e1 ser realizada segundo as instru\'e7\'f5es do REGULAMENTO \'daNICO DE FISCALIZA\'c7\'c3O DE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS NO \'c2MBITO DO MERCOSUL, que far\'e3 o parte da presente instru\'e7\'e3o. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \'a72}{\strike\f1 \'ba}{\f1 As multas aplicadas\~ \'e0 s empresas integrantes do MERCOSUL que cometerem infra\'e7\'f5es ao Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos, ser\'e3o processadas de acordo com o Protocolo Adicional ao Acordo para Facilita\'e7\'e3o do Transporte de Produtos Perigosos. \par }\pard\plain \s19\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \'a73}{\strike\f1 \'ba}{\f1 O agente, ap\'f3s aplicar as penalidades decorrentes da opera \'e7\'e3o do transporte internacional de cargas, dever\'e1 encaminhar os respectivos autos de infra\'e7\'e3o \'e0 autoridade hier\'e1rquica imediatamente superior, adotando o mesmo procedimento para os recursos interpostos. \par }\pard\plain \s21\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \'a74}{\strike\f1 \'ba}{\f1 - Ser\'e3o aplicadas \'e0s empresas infratoras, san\'e7\'f5 es previstas nos acordos internacionais, especialmente o Protocolo Adicional ao Acordo Sobre Transporte Internacional Terrestre \endash ATIT, relativo \'e0\~ infra\'e7\'f5es e san\'e7\'f5es. \par \'a75}{\strike\f1 \'ba}{\f1 Dever\'e3o ser comunicados ao DTR/MT todos os atos das empresas, que impliquem em descumprimento \'e0s normas e regulamentos vigentes para o transporte internacional. \par }\pard\plain \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \'a76}{\strike\f1 \'ba}{\f1 A fiscaliza\'e7\'e3o dever\'e1 ocorrer, preferencialmente, na fronteira, antes da entrada ou sa\'edda do ve\'edculo, podendo ser verificada ou confirmada em qualquer ponto do Territ\'f3rio Nacional a condi\'e7\'e3o de legalidade do transporte. \par }{\b\f1 \par }\pard \s17\ql \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\b\f1 \par \par \par \par \par \par CAP\'cdTULO VIII\line \par Das Disposi\'e7\'f5es Gerais \par }{\f1 \par }\pard \s17\qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 Art.40. O DTR/MT manter\'e1 permanente controle das infra\'e7\'f5es praticadas e das multas pagas, para fins de avalia\'e7\'e3o dos servi\'e7 os prestados e fornecimento de "NADA CONSTA", quando solicitado. \par \par Art.41. Periodicamente, na forma prevista no instrumento que regula a presta\'e7\'e3o de contas entre a Receita Federal e o MT, o DTR/MT analisar\'e1 os relat\'f3rios financeiros fornecidos pelo DPRF/MJ, para fins de controle e arquivamento dos processos de multas. \par \par Art.42. Os casos omissos ser\'e3o dirimidos pelo Secret\'e1rio de Transportes Terrestres. \par \par Art.43. A presente Instru\'e7\'e3o de Servi\'e7o entra em vigor na data de sua publica\'e7\'e3o no Di\'e1rio Oficial da Uni\'e3o. \par \~ \par }\pard\plain \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par \par CARLOS GUTERRES PARADA JUNIOR \par }\pard\plain \s17\qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \f28\fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 Substituto\line Secretaria de Transportes Terrestres\line do Minist\'e9rio dos Transportes \par }\pard \s17\qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {\f1 \par }\pard\plain \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 \fs24\lang1046\langfe1046\cgrid\langnp1046\langfenp1046 {\f1 \par }}