2001.5-Lei10257.rtf
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2001-5-lei10257.rtf — 54 KB
Conteúdo do arquivo
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Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem p\'fablica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da seguran\'e7a e do bem-estar dos cidad\'e3 os, bem como do equil\'edbrio ambiental. \par \par Art. 2\'ba A pol\'edtica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das fun\'e7\'f5es sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: \par \par I - garantia do direito a cidades sustent\'e1veis, entendido como o direito \'e0 terra urbana, \'e0 moradia, ao saneamento ambiental, \'e0 infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servi\'e7os p\'fa blicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gera\'e7\'f5es; \par \par II - gest\'e3o democr\'e1tica por meio da participa\'e7\'e3o da popula\'e7\'e3o e de associa\'e7\'f5es representativas dos v\'e1rios segmentos da comunidade na formula\'e7\'e3o, execu\'e7\'e3 o e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; \par \par III - coopera\'e7\'e3o entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbaniza\'e7\'e3o, em atendimento ao interesse social; \par \par IV - planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribui\'e7\'e3o espacial da popula\'e7\'e3o e das atividades econ\'f4micas do Munic\'edpio e do territ\'f3rio sob sua \'e1rea de influ\'eancia, de modo a evitar e corrigir as distor\'e7\'f5 es do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; \par \par V - oferta de equipamentos urbanos e comunit\'e1rios, transporte e servi\'e7os p\'fablicos adequados aos interesses e necessidades da popula\'e7\'e3o e \'e0s caracter\'edsticas locais; \par \par VI - ordena\'e7\'e3o e controle do uso do solo, de forma a evitar: \par \par a) a utiliza\'e7\'e3o inadequada dos im\'f3veis urbanos; \par \par b) a proximidade de usos incompat\'edveis ou inconvenientes; \par \par c) o parcelamento do solo, a edifica\'e7\'e3o ou o uso excessivos ou inadequados em rela\'e7\'e3o \'e0 infra-estrutura urbana; \par \par d) a instala\'e7\'e3o de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como p\'f3los geradores de tr\'e1fego, sem a previs\'e3o da infra-estrutura correspondente; \par \par e) a reten\'e7\'e3o especulativa de im\'f3vel urbano, que resulte na sua subutiliza\'e7\'e3o ou n\'e3o utiliza\'e7\'e3o; \par \par f) a deteriora\'e7\'e3o das \'e1reas urbanizadas; \par \par g) a polui\'e7\'e3o e a degrada\'e7\'e3o ambiental; \par \par VII - integra\'e7\'e3o e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais, tendo em vista o desenvolvimento socioecon\'f4mico do Munic\'edpio e do territ\'f3rio sob sua \'e1rea de influ\'eancia; \par \par VIII - ado\'e7\'e3o de padr\'f5es de produ\'e7\'e3o e consumo de bens e servi\'e7os e de expans\'e3o urbana compat\'edveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econ\'f4mica do Munic\'edpio e do territ\'f3rio sob sua \'e1rea de influ\'ea ncia; \par \par IX - justa distribui\'e7\'e3o dos benef\'edcios e \'f4nus decorrentes do processo de urbaniza\'e7\'e3o; \par \par X - adequa\'e7\'e3o dos instrumentos de pol\'edtica econ\'f4mica, tribut\'e1ria e financeira e dos gastos p\'fablicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos geradores de bem-estar geral e a frui\'e7\'e3 o dos bens pelos diferentes segmentos sociais; \par \par XI - recupera\'e7\'e3o dos investimentos do Poder P\'fablico de que tenha resultado a valoriza\'e7\'e3o de im\'f3veis urbanos; \par \par XII - prote\'e7\'e3o, preserva\'e7\'e3o e recupera\'e7\'e3o do meio ambiente natural e constru\'eddo, do patrim\'f4nio cultural, hist\'f3rico, art\'edstico, paisag\'edstico e arqueol\'f3gico; \par \par XIII - audi\'eancia do Poder P\'fablico municipal e da popula\'e7\'e3o interessada nos processos de implanta\'e7\'e3o de empreendimentos ou atividades com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente natural ou constru\'ed do, o conforto ou a seguran\'e7a da popula\'e7\'e3o; \par \par XIV - regulariza\'e7\'e3o fundi\'e1ria e urbaniza\'e7\'e3o de \'e1reas ocupadas por popula\'e7\'e3o de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbaniza\'e7\'e3o, uso e ocupa\'e7\'e3o do solo e edifica\'e7\'e3o, consideradas a situa \'e7\'e3o socioecon\'f4mica da popula\'e7\'e3o e as normas ambientais; \par \par XV - simplifica\'e7\'e3o da legisla\'e7\'e3o de parcelamento, uso e ocupa\'e7\'e3o do solo e das normas edil\'edcias, com vistas a permitir a redu\'e7\'e3o dos custos e o aumento da oferta dos lotes e unidades habitacionais; \par \par XVI - isonomia de condi\'e7\'f5es para os agentes p\'fablicos e privados na promo\'e7\'e3o de empreendimentos e atividades relativos ao processo de urbaniza\'e7\'e3o, atendido o interesse social. \par \par Art. 3\'ba Compete \'e0 Uni\'e3o, entre outras atribui\'e7\'f5es de interesse da pol\'edtica urbana: \par \par I - legislar sobre normas gerais de direito urban\'edstico; \par \par II - legislar sobre normas para a coopera\'e7\'e3o entre a Uni\'e3o, os Estados, o Distrito Federal e os Munic\'edpios em rela\'e7\'e3o \'e0 pol\'edtica urbana, tendo em vista o equil\'edbrio do desenvolvimento e do bem-estar em \'e2mbito nacional; \par \par III - promover, por iniciativa pr\'f3pria e em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Munic\'edpios, programas de constru\'e7\'e3o de moradias e a melhoria das condi\'e7\'f5es habitacionais e de saneamento b\'e1sico; \par \par IV - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habita\'e7\'e3o, saneamento b\'e1sico e transportes urbanos: \par \par V - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordena\'e7\'e3o do territ\'f3rio e de desenvolvimento econ\'f4mico e social. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO II \par \par DOS INSTRUMENTOS DA POL\'cdTICA URBANA \par \par SE\'c7\'c3O I \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Dos instrumentos em geral \par \par Art. 4\'ba Para os fins desta Lei, ser\'e3o utilizados, entre outros instrumentos: \par \par I - planos nacionais, regionais e estaduais de ordena\'e7\'e3o do territ\'f3rio e de desenvolvimento econ\'f4mico e social; \par \par II - planejamento das regi\'f5es metropolitanas, aglomera\'e7\'f5es urbanas e microrregi\'f5es; \par \par III - planejamento municipal, em especial: \par \par a) plano diretor; \par \par b) disciplina do parcelamento, do uso e da ocupa\'e7\'e3o do solo; \par \par c) zoneamento ambiental; \par \par d) plano plurianual; \par \par e) diretrizes or\'e7ament\'e1rias e or\'e7amento anual; \par \par f) gest\'e3o or\'e7ament\'e1ria participativa; \par \par g) planos, programas e projetos setoriais; \par \par h) planos de desenvolvimento econ\'f4mico e social; \par \par IV - institutos tribut\'e1rios e financeiros: \par \par a) imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU; \par \par b) contribui\'e7\'e3o de melhoria; \par \par c) incentivos e benef\'edcios fiscais e financeiros; \par \par V - institutos jur\'eddicos e pol\'edticos: \par \par a) desapropria\'e7\'e3o; \par \par b) servid\'e3o administrativa; \par \par c) limita\'e7\'f5es administrativas; \par \par d) tombamento de im\'f3veis ou de mobili\'e1rio urbano; \par \par e) institui\'e7\'e3o de unidades de conserva\'e7\'e3o; \par \par f) institui\'e7\'e3o de zonas especiais de interesse social; \par \par g) concess\'e3o de direito real de uso; \par \par h) concess\'e3o de uso especial para fins de moradia; \par \par i) parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o compuls\'f3rios; \par \par j) usucapi\'e3o especial de im\'f3vel urbano; \par \par l) direito de superf\'edcie; \par \par m) direito de preemp\'e7\'e3o; \par \par n) outorga onerosa do direito de construir e de altera\'e7\'e3o de uso; \par \par o) transfer\'eancia do direito de construir; \par \par p) opera\'e7\'f5es urbanas consorciadas; \par \par q) regulariza\'e7\'e3o fundi\'e1ria; \par \par r) assist\'eancia t\'e9cnica e jur\'eddica gratuita para as comunidades e grupos sociais menos favorecidos; \par \par s) referendo popular e plebiscito; \par \par VI - estudo pr\'e9vio de impacto ambiental (EIA) e estudo pr\'e9vio de impacto de vizinhan\'e7a (EIV). \par \par \'a7 1\'ba Os instrumentos mencionados neste artigo regem-se pela legisla\'e7\'e3o que lhes \'e9 pr\'f3pria, observado o disposto nesta Lei. \par \par \'a7 2\'ba Nos casos de programas e projetos habitacionais de interesse social, desenvolvidos por \'f3rg\'e3os ou entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica com atua\'e7\'e3o espec\'edfica nessa \'e1rea, a concess\'e3o de direito real de uso de im\'f3 veis p\'fablicos poder\'e1 ser contratada coletivamente. \par \par \'a7 3\'ba Os instrumentos previstos neste artigo que demandam disp\'eandio de recursos por parte do Poder P\'fablico municipal devem ser objeto de controle social, garantida a participa\'e7\'e3o de comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O II \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Do parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o compuls\'f3rios \par \par Art. 5\'ba Lei municipal espec\'edfica para \'e1rea inclu\'edda no plano diretor poder\'e1 determinar o parcelamento, a edifica\'e7\'e3o ou a utiliza\'e7\'e3o compuls\'f3rios do solo urbano n\'e3o edificado, subutilizado ou n\'e3 o utilizado, devendo fixar as condi\'e7\'f5es e os prazos para implementa\'e7\'e3o da referida obriga\'e7\'e3o. \par \par 1\'b0 Considera-se subutilizado o im\'f3vel: \par \par I - cujo aproveitamento seja inferior ao m\'ednimo definido no plano diretor ou em legisla\'e7\'e3o dele decorrente; \par \par II - (VETADO) \par \par \'a7 2\'ba O propriet\'e1rio ser\'e1 notificado pelo Poder Executivo municipal para o cumprimento da obriga\'e7\'e3o, devendo a notifica\'e7\'e3o ser averbada no cart\'f3rio de registro de im\'f3veis. \par \par \'a7 3\'ba A notifica\'e7\'e3o far-se-\'e1: \par \par I - por funcion\'e1rio do \'f3rg\'e3o competente do Poder P\'fablico municipal, ao propriet\'e1rio do im\'f3vel ou, no caso de este ser pessoa jur\'eddica, a quem tenha poderes de ger\'eancia geral ou administra\'e7\'e3o; \par \par II - por edital quando frustrada, por tr\'eas vezes, a tentativa de notifica\'e7\'e3o na forma prevista pelo inciso I. \par \par \'a7 4\'ba Os prazos a que se refere o caput n\'e3o poder\'e3o ser inferiores a: \par \par I - um ano, a partir da notifica\'e7\'e3o, para que seja protocolado o projeto no \'f3rg\'e3o municipal competente; \par \par II - dois anos, a partir da aprova\'e7\'e3o do projeto, para iniciar as obras do empreendimento. \par \par \'a7 5\'ba Em empreendimentos de grande porte, em car\'e1ter excepcional, a lei municipal espec\'edfica a que se refere o caput poder\'e1 prever a conclus\'e3o em etapas, assegurando-se que o projeto aprovado compreenda o empreendimento como um todo. \par \par Art. 6\'ba A transmiss\'e3o do im\'f3vel, por ato inter vivos ou causa mortis , posterior \'e0 data da notifica\'e7\'e3o, transfere as obriga\'e7\'f5es de parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o previstas no art. 5\'ba desta Lei, sem interrup \'e7\'e3o de quaisquer prazos. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Se\'e7\'e3o III \par \par Do IPTU progressivo no tempo \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 7\'ba Em caso de descumprimento das condi\'e7\'f5es e dos prazos previstos na forma do caput do art. 5\'ba desta Lei, ou n\'e3o sendo cumpridas as etapas previstas no \'a7 5\'ba do art. 5\'ba desta Lei, o Munic\'edpio proceder\'e1 \'e0 aplica\'e7\'e3 o do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) progressivo no tempo, mediante a majora\'e7\'e3o da al\'edquota pelo prazo de cinco anos consecutivos. \par \par \'a7 1\'ba O valor da al\'edquota a ser aplicado a cada ano ser\'e1 fixado na lei espec\'edfica a que se refere o caput do art. 5\'ba desta Lei e n\'e3o exceder\'e1 a duas vezes o valor referente ao ano anterior, respeitada a al\'edquota m\'e1 xima de quinze por cento. \par \par \'a7 2\'ba Caso a obriga\'e7\'e3o de parcelar, edificar ou utilizar n\'e3o esteja atendida em cinco anos, o Munic\'edpio manter\'e1 a cobran\'e7a pela al\'edquota m\'e1xima, at\'e9 que se cumpra a referida obriga\'e7\'e3 o, garantida a prerrogativa prevista no art. 8\'ba. \par \par \'a7 3\'ba \'c9 vedada a concess\'e3o de isen\'e7\'f5es ou de anistia relativas \'e0 tributa\'e7\'e3o progressiva de que trata este artigo. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O IV \par \par Da desapropria\'e7\'e3o com pagamento em t\'edtulos \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 8\'ba Decorridos cinco anos de cobran\'e7a do IPTU progressivo sem que o propriet\'e1rio tenha cumprido a obriga\'e7\'e3o de parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o, o Munic\'edpio poder\'e1 proceder \'e0 desapropria\'e7\'e3o do im\'f3 vel, com pagamento em t\'edtulos da d\'edvida p\'fablica. \par \par \'a7 1\'ba Os t\'edtulos da d\'edvida p\'fablica ter\'e3o pr\'e9via aprova\'e7\'e3o pelo Senado Federal e ser\'e3o resgatados no prazo de at\'e9 dez anos, em presta\'e7\'f5es anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indeniza\'e7\'e3 o e os juros legais de seis por cento ao ano. \par \par \'a7 2\'ba O valor real da indeniza\'e7\'e3o: \par \par I - refletir\'e1 o valor da base de c\'e1lculo do IPTU, descontado o montante incorporado em fun\'e7\'e3o de obras realizadas pelo Poder P\'fablico na \'e1rea onde o mesmo se localiza ap\'f3s a notifica\'e7\'e3o de que trata o \'a7 2\'ba do art. 5\'ba desta Lei; \par \par II - n\'e3o computar\'e1 expectativas de ganhos, lucros cessantes e juros compensat\'f3rios. \par \par \'a7 3\'ba Os t\'edtulos de que trata este artigo n\'e3o ter\'e3o poder liberat\'f3rio para pagamento de tributos. \par \par \'a7 4\'ba O Munic\'edpio proceder\'e1 ao adequado aproveitamento do im\'f3vel no prazo m\'e1ximo de cinco anos, contado a partir da sua incorpora\'e7\'e3o ao patrim\'f4nio p\'fablico. \par \par \'a7 5\'ba O aproveitamento do im\'f3vel poder\'e1 ser efetivado diretamente pelo Poder P\'fablico ou por meio de aliena\'e7\'e3o ou concess\'e3o a terceiros, observando-se, nesses casos, o devido procedimento licitat\'f3rio. \par \par \'a7 6\'ba Ficam mantidas para o adquirente de im\'f3vel nos termos do \'a7 5\'b0 as mesmas obriga\'e7\'f5es de parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o previstas no art. 5\'b0 desta Lei. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O V \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Da usucapi\'e3o especial de im\'f3vel urbano \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 9\'ba Aquele que possuir como sua \'e1rea ou edifica\'e7\'e3o urbana de at\'e9 duzentos e cinq\'fcenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposi\'e7\'e3o, utilizando-a para sua moradia ou de sua fam\'edlia, adquirir-lhe-\'e1 o dom\'ednio, desde que n\'e3o seja propriet\'e1rio de outro im\'f3vel urbano ou rural. \par \par \'a7 1\'ba O t\'edtulo de dom\'ednio ser\'e1 conferido ao homem ou \'e0 mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. \par \par \'a7 2\'ba O direito de que trata este artigo n\'e3o ser\'e1 reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. \par \par \'a7 3\'ba Para os efeitos deste artigo, o herdeiro leg\'edtimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que j\'e1 resida no im\'f3vel por ocasi\'e3o da abertura da sucess\'e3o. \par \par Art. 10. As \'e1reas urbanas com mais de duzentas e cinq\'fcenta metros quadrados, ocupadas por popula\'e7\'e3o de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposi\'e7\'e3o, onde n\'e3o for poss\'ed vel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, s\'e3o suscept\'edveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores n\'e3o sejam propriet\'e1rios de outro im\'f3vel urbano ou rural. \par \par \'a7 1\'ba O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por, este artigo, acrescentar sua posse \'e0 de seu antecessor contanto que ambas sejam cont\'ednuas. \par \par \'a7 2\'ba A usucapi\'e3o especial coletiva de im\'f3vel urbano ser\'e1 declarada pelo juiz, mediante senten\'e7a, a qual servir\'e1 de t\'edtulo para registro no cart\'f3rio de registro de im\'f3veis. \par \par \'a7 3\'ba Na senten\'e7a, o juiz atribuir\'e1 igual fra\'e7\'e3o ideal de terreno a cada possuidor, independentemente da dimens\'e3o do terreno que cada um ocupe, salvo hip\'f3tese de acordo escrito entre os cond\'f4minos, estabelecendo fra\'e7\'f5 es ideais diferenciadas. \par \par \'a7 4\'ba O condom\'ednio especial constitu\'eddo \'e9 indivis\'edvel, n\'e3o sendo pass\'edvel de extin\'e7\'e3o, salvo delibera\'e7\'e3o favor\'e1vel tomada por, no m\'ednimo, dois ter\'e7os dos cond\'f4minos, no caso de execu\'e7\'e3o de urbaniza\'e7 \'e3o posterior \'e0 constitui\'e7\'e3o do condom\'ednio. \par \par \'a7 5\'ba As delibera\'e7\'f5es relativas \'e0 administra\'e7\'e3o do condom\'ednio especial ser\'e3o tomadas por maioria de votos dos cond\'f4minos presentes, obrigando tamb\'e9m os demais, discordantes ou ausentes. \par \par Art. 11. Na pend\'eancia da a\'e7\'e3o de usucapi\'e3o especial urbana, ficar\'e3o sobrestadas quaisquer outras a\'e7\'f5es, petit\'f3rias ou possess\'f3rias, que venham a ser propostas relativamente ao im\'f3vel usucapiendo. \par \par Art. 12. S\'e3o partes leg\'edtimas para a propositura da a\'e7\'e3o de usucapi\'e3o especial urbana: \par \par I - o possuidor, isoladamente ou em litiscons\'f3rcio origin\'e1rio ou superveniente; \par \par II - os possuidores, em estado de composse; \par \par III - como substituto processual, a associa\'e7\'e3o de moradores da comunidade; regularmente constitu\'edda, com personalidade jur\'eddica, desde que explicitamente autorizada pelos representados. \par \par \'a7 1\'ba Na a\'e7\'e3o de usucapi\'e3o especial urbana \'e9 obrigat\'f3ria a interven\'e7\'e3o do Minist\'e9rio P\'fablico. \par \par \'a7 2\'ba O autor ter\'e1 os benef\'edcios da justi\'e7a e da assist\'eancia judici\'e1ria gratuita, inclusive perante o cart\'f3rio de registro de im\'f3veis. \par \par Art. 13. A usucapi\'e3o especial de im\'f3vel urbano poder\'e1 ser invocada como mat\'e9ria de defesa, valendo a senten\'e7a que a reconhecer como t\'edtulo para registro no cart\'f3rio de registro de im\'f3veis. \par \par Art. 14. Na a\'e7\'e3o judicial de usucapi\'e3o especial de im\'f3vel urbano, o rito processual a ser observado \'e9 o sum\'e1rio. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O VI \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Da concess\'e3o de uso especial para fins de moradia \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }{\lang1033\langfe1046\langnp1033 Art. 15. (VETADO) \par \par Art. 16. }{(VETADO) \par \par Art. 17. (VETADO) \par \par }{\lang1033\langfe1046\langnp1033 Art. 18. (VETADO) \par \par Art. 19. }{(VETADO) \par \par Art. 20. (VETADO) \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O VII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Do direito de superf\'edcie \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 21. O propriet\'e1rio urbano poder\'e1 conceder a outrem o direito de superf\'edcie do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura p\'fablica registrada no cart\'f3rio de registro de im\'f3veis. \par \par \'a7 1\'ba O direito de superf\'edcie abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espa\'e7o a\'e9reo relativo ao terreno, na forma estabelecida no contrato respectivo, atendida a legisla\'e7\'e3o urban\'edstica. \par \par \'a7 2\'ba A concess\'e3o do direito de superf\'edcie poder\'e1 ser gratuita ou onerosa. \par \par \'a7 3\'b0 O superfici\'e1rio responder\'e1 integralmente pelos encargos e tributos que incidirem sobre a propriedade superfici\'e1ria, arcando, ainda, proporcionalmente \'e0 sua parcela de ocupa\'e7\'e3o efetiva, com os encargos e tributos sobre a \'e1 rea objeto da concess\'e3o do direito de superf\'edcie, salvo disposi\'e7\'e3o em contr\'e1rio do contrato respectivo. \par \par \'a7 4\'ba O direito de superf\'edcie pode ser transferido a terceiros, obedecidos os termos do contrato respectivo. \par \par \'a7 5\'ba Por morte do superfici\'e1rio, os seus direitos transmitem-se a seus herdeiros. \par \par Art. 22. Em caso de aliena\'e7\'e3o do terreno, ou do direito de superf\'edcie, o superfici\'e1rio e o propriet\'e1rio, respectivamente, ter\'e3o direito de prefer\'eancia, em igualdade de condi\'e7\'f5es \'e0 oferta de terceiros. \par \par Art. 23. Extingue-se o direito de superf\'edcie: \par \par I - pelo advento do termo; \par \par II - pelo descumprimento das obriga\'e7\'f5es contratuais assumidas pelo superfici\'e1rio. \par \par Art. 24. Extinto o direito de superf\'edcie, o propriet\'e1rio recuperar\'e1 o pleno dom\'ednio do terreno, bem como das acess\'f5es e benfeitorias introduzidas no im\'f3vel, independentemente de indeniza\'e7\'e3o, se as partes n\'e3 o houverem estipulado o contr\'e1rio no respectivo contrato. \par \par \'a7 1\'ba Antes do termo final do contrato, extinguir-se-\'e1 o direito de superf\'edcie se o superfici\'e1rio der ao terreno destina\'e7\'e3o diversa daquela para a qual for concedida. \par \par \'a7 2\'ba A extin\'e7\'e3o do direito de superf\'edcie ser\'e1 averbada no cart\'f3rio de registro de im\'f3veis. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O VIII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Do direito de preemp\'e7\'e3o \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 25. O direito de preemp\'e7\'e3o confere ao Poder P\'fablico municipal prefer\'eancia para aquisi\'e7\'e3o de im\'f3vel urbano objeto de aliena\'e7\'e3o onerosa entre particulares. \par \par \'a7 1\'ba Lei municipal, baseada no plano diretor, delimitar\'e1 as \'e1reas em que incidir\'e1 o direito de preemp\'e7\'e3o e fixar\'e1 prazo de vig\'eancia, n\'e3o superior a cinco anos, renov\'e1vel a partir de um ano ap\'f3 s o decurso do prazo inicial de vig\'eancia. \par \par \'a7 2\'ba O direito de preemp\'e7\'e3o fica assegurado durante o prazo de vig\'eancia fixado na forma do \'a7 1\'ba, independentemente do n\'famero de aliena\'e7\'f5es referentes ao mesmo im\'f3vel. \par \par Art. 26. O direito de preemp\'e7\'e3o ser\'e1 exercido sempre que o Poder P\'fablico necessitar de \'e1reas para: \par \par I - regulariza\'e7\'e3o fundi\'e1ria; \par \par II - execu\'e7\'e3o de programas e projetos habitacionais de interesse social; \par \par III - constitui\'e7\'e3o de reserva fundi\'e1ria; \par \par IV - ordenamento e direcionamento da expans\'e3o urbana; \par \par V - implanta\'e7\'e3o de equipamentos urbanos e comunit\'e1rios; \par \par VI - cria\'e7\'e3o de espa\'e7os p\'fablicos de lazer e \'e1reas verdes; \par \par VII - cria\'e7\'e3o de unidades de conserva\'e7\'e3o ou prote\'e7\'e3o de outras \'e1reas de interesse ambiental; \par \par VIII - prote\'e7\'e3o de \'e1reas de interesse hist\'f3rico, cultural ou paisag\'edstico; \par \par IX - (VETADO) \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A lei municipal prevista no \'a7 1\'ba do art. 25 desta Lei dever\'e1 enquadrar cada \'e1rea em que incidir\'e1 o direito de preemp\'e7\'e3o em uma ou mais das finalidades enumeradas por este artigo. \par \par Art. 27. O propriet\'e1rio dever\'e1 notificar sua inten\'e7\'e3o de alienar o im\'f3vel, para que o Munic\'edpio, no prazo m\'e1ximo de trinta dias, manifeste por escrito seu interesse em compr\'e1-lo. \par \par \'a7 1\'ba \'c0 notifica\'e7\'e3o mencionada no caput ser\'e1 anexada proposta de compra assinada por terceiro interessado na aquisi\'e7\'e3o do im\'f3vel, da qual constar\'e3o pre\'e7o, condi\'e7\'f5es de pagamento e prazo de validade. \par \par \'a7 2\'ba O Munic\'edpio far\'e1 publicar, em \'f3rg\'e3o oficial e em pelo menos um jornal local ou regional de grande circula\'e7\'e3o, edital de aviso da notifica\'e7\'e3o recebida nos termos do caput e da inten\'e7\'e3o de aquisi\'e7\'e3o do im\'f3 vel nas condi\'e7\'f5es da proposta apresentada. \par \par \'a7 3\'ba Transcorrido o prazo mencionado no caput sem manifesta\'e7\'e3o, fica o propriet\'e1rio autorizado a realizar a aliena\'e7\'e3o para terceiros, nas condi\'e7\'f5es da proposta apresentada. \par \par \'a7 4\'ba Concretizada a venda a terceiro, o propriet\'e1rio fica obrigado a apresentar ao Munic\'edpio, no prazo de trinta dias, c\'f3pia do instrumento p\'fablico de aliena\'e7\'e3o do im\'f3vel. \par \par \'a7 5\'ba A aliena\'e7\'e3o processada em condi\'e7\'f5es diversas da proposta apresentada \'e9 nula de pleno direito. \par \par \'a7 6\'ba Ocorrida a hip\'f3tese prevista no \'a7 5\'ba o Munic\'edpio poder\'e1 adquirir o im\'f3vel pelo valor da base de c\'e1lculo do IPTU ou pelo valor indicado na proposta apresentada, se este for inferior \'e0quele. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O IX \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Da outorga onerosa do direito de construir \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 28. O plano diretor poder\'e1 fixar \'e1reas nas quais o direito de construir poder\'e1 ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento b\'e1sico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo benefici\'e1rio. \par \par \'a7 1\'ba Para os efeitos desta Lei, coeficiente de aproveitamento \'e9 a rela\'e7\'e3o entre a \'e1rea edific\'e1vel e a \'e1rea do terreno. \par \par \'a7 2\'ba O plano diretor poder\'e1 fixar coeficiente de aproveitamento b\'e1sico \'fanico para toda a zona urbana ou diferenciado para \'e1reas espec\'edficas dentro da zona urbana. \par \par 3\'ba O plano diretor definir\'e1 os limites m\'e1ximos a serem atingidos pelos coeficientes de aproveitamento, considerando a proporcionalidade entre a infraestrutura existente e o aumento de densidade esperado em cada \'e1rea. \par \par Art. 29. O plano diretor poder\'e1 fixar \'e1reas nas quais poder\'e1 ser permitida altera\'e7\'e3o de uso do solo, mediante contrapartida a ser prestada pelo benefici\'e1rio. \par \par Art. 30. Lei municipal espec\'edfica estabelecer\'e1 as condi\'e7\'f5es a serem observadas para a outorga onerosa do direito de construir e de altera\'e7\'e3o de uso, determinando: \par \par I - a f\'f3rmula de c\'e1lculo para a cobran\'e7a; \par \par II - os casos pass\'edveis de isen\'e7\'e3o do pagamento da outorga; \par \par III - a contrapartida do benefici\'e1rio. \par \par Art. 31. Os recursos auferidos com a ado\'e7\'e3o da outorga onerosa do direito de construir e de altera\'e7\'e3o de uso ser\'e3o aplicados com as finalidades previstas nos incisos I a IX do art. 26 desta Lei. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O X \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Das opera\'e7\'f5es urbanas consorciadas \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 32. Lei municipal espec\'edfica, baseada no plano diretor, poder\'e1 delimitar \'e1rea para aplica\'e7\'e3o de opera\'e7\'f5es consorciadas. \par \par \'a7 1\'ba Considera-se opera\'e7\'e3o urbana consorciada o conjunto de interven\'e7\'f5es e medidas coordenadas pelo Poder P\'fablico municipal, com a participa\'e7\'e3o dos propriet\'e1rios, moradores, usu\'e1 rios permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcan\'e7ar em uma \'e1rea transforma\'e7\'f5es urban\'edsticas estruturais, melhorias sociais e a valoriza\'e7\'e3o ambiental. \par \par \'a7 2\'ba Poder\'e3o ser previstas nas opera\'e7\'f5es urbanas consorciadas, entre outras medidas: \par \par I - a modifica\'e7\'e3o de \'edndices e caracter\'edsticas de parcelamento, uso e ocupa\'e7\'e3o do solo e subsolo, bem como altera\'e7\'f5es das normas edil\'edcias, considerado o impacto ambiental delas decorrente; \par \par II - a regulariza\'e7\'e3o de constru\'e7\'f5es, reformas ou amplia\'e7\'f5es executadas em desacordo com a legisla\'e7\'e3o vigente. \par \par Art. 33. Da lei espec\'edfica que aprovar a opera\'e7\'e3o urbana consorciada constar\'e1 o plano de opera\'e7\'e3o urbana consorciada, contendo, no m\'ednimo: \par \par I - defini\'e7\'e3o da \'e1rea a ser atingida; \par \par II - programa b\'e1sico de ocupa\'e7\'e3o da \'e1rea; \par \par III - programa de atendimento econ\'f4mico e social para a popula\'e7\'e3o diretamente afetada pela opera\'e7\'e3o; \par \par IV - finalidades da opera\'e7\'e3o; \par \par V - estudo pr\'e9vio de impacto de vizinhan\'e7a; \par \par VI - contrapartida a ser exigida dos propriet\'e1rios, usu\'e1rios permanentes e investidores privados em fun\'e7\'e3o da utiliza\'e7\'e3o dos benef\'edcios previstos nos incisos I e II do \'a7 2\'b0 do art. 32 desta Lei; \par \par VII - forma de controle da opera\'e7\'e3o, obrigatoriamente compartilhado com representa\'e7\'e3o da sociedade civil. \par \par \'a7 1\'ba Os recursos obtidos pelo Poder P\'fablico municipal na forma do inciso VI deste artigo ser\'e3o aplicados exclusivamente na pr\'f3pria opera\'e7\'e3o urbana consorciada. \par \par \'a7 2\'ba A partir da aprova\'e7\'e3o da lei espec\'edfica de que trata o caput , s\'e3o nulas as licen\'e7as e autoriza\'e7\'f5es a cargo do Poder P\'fablico municipal expedidas em desacordo com o plano de opera\'e7\'e3o urbana consorciada. \par \par Art. 34. A lei espec\'edfica que aprovar a opera\'e7\'e3o urbana consorciada poder\'e1 prever a emiss\'e3o pelo Munic\'edpio de quantidade determinada de certificados de potencial adicional de constru\'e7\'e3o, que ser\'e3o alienados em leil\'e3 o ou utilizados diretamente no pagamento das obras necess\'e1rias \'e0 pr\'f3pria opera\'e7\'e3o. \par \par \'a7 1\'ba Os certificados de potencial adicional de constru\'e7\'e3o ser\'e3o livremente negociados, mas convers\'edveis em direito de construir unicamente na \'e1rea objeto da opera\'e7\'e3o. \par \par \'a7 2\'ba Apresentado pedido de licen\'e7a para construir, o certificado de potencial adicional ser\'e1 utilizado no pagamento da \'e1rea de constru\'e7\'e3o que supere os padr\'f5es estabelecidos pela legisla\'e7\'e3o de uso e ocupa\'e7\'e3o do solo, at \'e9 o limite fixado pela lei espec\'edfica que aprovar a opera\'e7\'e3o urbana consorciada. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O XI \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Da transfer\'eancia do direito de construir \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 35. Lei municipal, baseada no plano diretor, poder\'e1 autorizar o propriet\'e1rio de im\'f3vel urbano, privado ou p\'fablico, a exercer em outro local, ou alienar, mediante escritura p\'fa blica, o direito de construir previsto no plano diretor ou em legisla\'e7\'e3o urban\'edstica dele decorrente, quando o referido im\'f3vel for considerado necess\'e1rio para fins de: \par \par I - implanta\'e7\'e3o de equipamentos urbanos e comunit\'e1rios; \par \par II , preserva\'e7\'e3o, quando o im\'f3vel for considerado de interesse hist\'f3rico, ambiental, paisag\'edstico, social ou cultural; \par \par III - servir a programas de regulariza\'e7\'e3o fundi\'e1ria, urbaniza\'e7\'e3o de \'e1reas ocupadas por popula\'e7\'e3o de baixa renda e habita\'e7\'e3o de interesse social. \par \par \'a7 1\'ba A mesma faculdade poder\'e1 ser concedida ao propriet\'e1rio que doar ao Poder P\'fablico seu im\'f3vel, ou parte dele, para os fins previstos nos incisos I a III do caput . \par \par 2\'ba A lei municipal referida no caput estabelecer\'e1 as condi\'e7\'f5es relativas \'e0 aplica\'e7\'e3o da transfer\'eancia do direito de construir. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {SE\'c7\'c3O XII \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {Do estudo de impacto de vizinhan\'e7a \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 36. Lei municipal definir\'e1 os empreendimentos e atividades privados ou p\'fablicos em \'e1rea urbana que depender\'e3o de elabora\'e7\'e3o de estudo pr\'e9vio de impacto de vizinhan\'e7a (EIV) para obter as licen\'e7as ou autoriza\'e7\'f5 es de constru\'e7\'e3o, amplia\'e7\'e3o ou funcionamento a cargo do Poder P\'fablico municipal. \par \par Art. 37. O EIV ser\'e1 executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto \'e0 qualidade de vida da popula\'e7\'e3o residente na \'e1rea e suas proximidades, incluindo a an\'e1lise, no m\'ed nimo, das seguintes quest\'f5es: \par \par I - adensamento populacional; \par \par II - equipamentos urbanos e comunit\'e1rios; \par \par III - uso e ocupa\'e7\'e3o do solo; \par \par IV - valoriza\'e7\'e3o imobili\'e1ria; \par \par V - gera\'e7\'e3o de tr\'e1fego e demanda por transporte p\'fablico; \par \par VI - ventila\'e7\'e3o e ilumina\'e7\'e3o; \par \par VII - paisagem urbana e patrim\'f3nio natural e cultural. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. Dar-se-\'e1 publicidade aos documentos integrantes do EIV, que ficar\'e3o dispon\'edveis para consulta, no \'f3rg\'e3o competente do Poder P\'fablico municipal, por qualquer interessado. \par \par Art. 38. A elabora\'e7\'e3o do EIV n\'e3o substitui a elabora\'e7\'e3o e a aprova\'e7\'e3o de estudo pr\'e9vio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legisla\'e7\'e3o ambiental. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO III \par \par DO PLANO DIRETOR \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 39. A propriedade urbana cumpre sua fun\'e7\'e3o social quando atende \'e0s exig\'eancias fundamentais de ordena\'e7\'e3o da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidad\'e3os quanto \'e0 qualidade de vida, \'e0 justi\'e7a social e ao desenvolvimento das atividades econ\'f4micas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2\'ba desta Lei. \par \par Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, \'e9 o instrumento b\'e1sico da pol\'edtica de desenvolvimento e expans\'e3o urbana. \par \par \'a7 1\'ba O plano diretor \'e9 parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes or\'e7ament\'e1rias e o or\'e7amento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. \par \par \'a7 2\'ba O plano diretor dever\'e1 englobar o territ\'f3rio do Munic\'edpio como um todo. \par \par \'a7 3\'ba A lei que instituir o plano diretor dever\'e1 ser revista, pelo menos, a cada dez anos. \par \par \'a7 4\'ba No processo de elabora\'e7\'e3o do plano diretor e na fiscaliza\'e7\'e3o de sua implementa\'e7\'e3o, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantir\'e3o: \par \par I - a promo\'e7\'e3o de audi\'eancias p\'fablicas e debates com a participa\'e7\'e3o da popula\'e7\'e3o e de associa\'e7\'f5es representativas dos v\'e1rios segmentos da comunidade; \par \par II - a publicidade quanto aos documentos e informa\'e7\'f5es produzidos; \par \par III - o acesso de qualquer interessado aos documentos e informa\'e7\'f5es produzidos. \par \par \'a7 5\'ba (VETADO) \par \par Art. 41. O plano diretor \'e9 obrigat\'f3rio para cidades: \par \par I - com mais de vinte mil habitantes; \par \par II - integrantes de regi\'f5es metropolitanas e aglomera\'e7\'f5es urbanas; \par \par III - onde o Poder P\'fablico municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no 4\'ba do art. 182 da Constitui\'e7\'e3o Federal; \par \par IV - integrantes de \'e1reas de especial interesse tur\'edstico; \par \par V - inseridas na \'e1rea de influ\'eancia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de \'e2mbito regional ou nacional. \par \par \'a7 1\'ba No caso da realiza\'e7\'e3o de empreendimentos ou atividades enquadrados no inciso V do caput , os recursos t\'e9cnicos e financeiros para a elabora\'e7\'e3o do plano diretor estar\'e3o inseridos entre as medidas de compensa\'e7\'e3o adotadas. \par \par \'a7 2\'ba No caso de cidades com mais de quinhentos mil habitantes, dever\'e1 ser elaborado um plano de transporte urbano integrado, compat\'edvel com o plano diretor ou nele inserido. \par \par Art. 42. O plano diretor dever\'e1 conter no m\'ednimo: \par \par I - a delimita\'e7\'e3o das \'e1reas urbanas onde poder\'e1 ser aplicado o parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o compuls\'f3rios, considerando a exist\'eancia de infra-estrutura e de demanda para utiliza\'e7\'e3o, na forma do art. 5\'ba desta Lei; \par \par II - disposi\'e7\'f5es requeridas pelos arts. 25, 28, 29, 32 e 35 desta Lei; \par \par III - sistema de acompanhamento e controle. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO IV \par \par DA GEST\'c3O DEMOCR\'c1TICA DA CIDADE \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 43. Para garantir a gest\'e3o democr\'e1tica da cidade, dever\'e3o ser utilizados, entre outros, os seguintes instrumentos: \par \par I - \'f3rg\'e3os colegiados de pol\'edtica urbana, nos n\'edveis nacional, estadual e municipal; \par \par II -debates, audi\'eancias e consultas p\'fablicas; \par \par III - confer\'eancias sobre assuntos de interesse urbano, nos n\'edveis nacional, estadual e municipal; \par \par IV - iniciativa popular de projeto de lei e de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; \par \par V - (VETADO) \par \par Art. 44. No \'e2mbito municipal, a gest\'e3o or\'e7ament\'e1ria participativa de que trata a al\'ednea f do inciso III do art. 4" desta Lei incluir\'e1 a realiza\'e7\'e3o de debates, audi\'eancias e consultas p\'fablicas sobre as propo stas do plano plurianual, da lei de diretrizes or\'e7ament\'e1rias e do or\'e7amento anual, como condi\'e7\'e3o obrigat\'f3ria para sua aprova\'e7\'e3o pela C\'e2mara Municipal. \par \par Art. 45. Os organismos gestores das regi\'f5es metropolitanas e aglomera\'e7\'f5es urbanas incluir\'e3o obrigat\'f3ria e significativa participa\'e7\'e3o da popula\'e7\'e3o e de associa\'e7\'f5es representativas dos v\'e1 rios segmentos da comunidade, de modo a garantir o controle direto de suas atividades e o pleno exerc\'edcio da cidadania. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {CAP\'cdTULO V \par \par DISPOSI\'c7\'d5ES GERAIS \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par Art. 46. O Poder P\'fablico municipal poder\'e1 facultar ao propriet\'e1rio de \'e1rea atingida pela obriga\'e7\'e3o de que trata o caput do art. 5\'ba desta Lei, a requerimento deste, o estabelecimento de cons\'f3rcio imobili\'e1 rio como forma de viabiliza\'e7\'e3o financeira do aproveitamento do im\'f3vel. \par \par \'a7 1\'ba Considera-se cons\'f3rcio imobili\'e1rio a forma de viabiliza\'e7\'e3o de planos de urbaniza\'e7\'e3o ou edifica\'e7\'e3o por meio da qual o propriet\'e1rio transfere ao Poder P\'fablico municipal seu im\'f3vel e, ap\'f3s a realiza\'e7\'e3 o das obras, recebe, como pagamento, unidades imobili\'e1rias devidamente urbanizadas ou edificadas. \par \par \'a7 2\'ba O valor das unidades imobili\'e1rias a serem entregues ao propriet\'e1rio ser\'e1 correspondente ao valor do im\'f3vel antes da execu\'e7\'e3o das obras, observado o disposto no \'a7 2\'b0 do art. 8\'ba desta Lei. \par \par Art. 47. Os tributos sobre im\'f3veis urbanos, assim como as tarifas relativas a servi\'e7os p\'fablicos urbanos, ser\'e3o diferenciados em fun\'e7\'e3o do interesse social. \par \par Art. 48. Nos casos de programas e projetos habitacionais de interesse social, desenvolvidos por \'f3rg\'e3os ou entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica com atua\'e7\'e3o espec\'edfica nessa \'e1rea, os contratos de concess\'e3 o de direito real de uso de im\'f3veis p\'fablicos: \par \par I - ter\'e3o, para todos os fins de direito, car\'e1ter de escritura p\'fablica, n\'e3o se aplicando o disposto no inciso II do art. 134 do C\'f3digo Civil; \par \par II - constituir\'e3o t\'edtulo de aceita\'e7\'e3o obrigat\'f3ria em garantia de contratos de financiamentos habitacionais. \par \par Art. 49. Os Estados e Munic\'edpios ter\'e3o o prazo de noventa dias, a partir da entrada em vigor desta Lei, para fixar prazos, por lei, para a expedi\'e7\'e3o de diretrizes de empreendimentos urban\'edsticos, aprova\'e7\'e3 o de projetos de parcelamento e de edifica\'e7\'e3o, realiza\'e7\'e3o de vistorias e expedi\'e7\'e3o de termo de verifica\'e7\'e3o e conclus\'e3o de obras. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. N\'e3o sendo cumprida a determina\'e7\'e3o do caput , fica estabelecido o prazo de sessenta dias para a realiza\'e7\'e3o de cada um dos referidos atos administrativos, que valer\'e1 at\'e9 que os Estados e Munic\'ed pios disponham em lei de forma diversa. \par \par Art. 50. Os Munic\'edpios que estejam enquadrados na obriga\'e7\'e3o prevista nos incisos I e II do art. 41 desta Lei que n\'e3o tenham plano diretor aprovado na data de entrada em vigor desta Lei, dever\'e3o aprov\'e1-lo no prazo de cinco anos. \par \par Art. 51. Para os efeitos desta Lei, aplicam-se ao Distrito Federal e ao Governador do Distrito Federal as disposi\'e7\'f5es relativas, respectivamente, a Munic\'edpio e a Prefeito. \par \par Art. 52. Sem preju\'edzo da puni\'e7\'e3o de outros agentes p\'fablicos envolvidos e da aplica\'e7\'e3o de outras san\'e7\'f5es cab\'edveis, o Prefeito incorre em improbidade administrativa, nos termos da Lei n\'b0 8.429, de 2 de junho de 1992, quando: \par \par I - (VETADO) \par \par II - deixar de proceder, no prazo de cinco anos, o adequado aproveitamento do im\'f3vel incorporado ao patrim\'f4nio p\'fablico, conforme o disposto no \'a7 4\'ba do art. 8\'b0desta Lei; \par \par III - utilizar \'e1reas obtidas por meio do direito de preemp\'e7\'e3o em desacordo com o disposto no art. 26 desta Lei; \par \par IV - aplicar os recursos auferidos com a outorga onerosa do direito de construir e de altera\'e7\'e3o de uso em desacordo com o previsto no art. 31 desta Lei; V - aplicar os recursos auferidos com opera\'e7\'f5 es consorciadas em desacordo com o previsto no \'a7 1\'ba do art. 33 desta Lei; \par \par VI - impedir ou deixar de garantir os requisitos contidos nos incisos I a III do \'a7 4\'ba do art. 40 desta Lei; \par \par VII - deixar de tomar as provid\'eancias necess\'e1rias para garantir a observ\'e2ncia do disposto no \'a7 3\'ba do art. 40 e no art. 50 desta Lei; \par \par VIII - adquirir im\'f3vel objeto de direito de preemp\'e7\'e3o, nos termos dos arts. 25 a 27 desta Lei, pelo valor da proposta apresentada, se este for, comprovadamente, superior ao de mercado. \par \par Art. 53. O art. 1\'ba da Lei n\'ba 7.347, de 24 de julho de 1985, passa a vigorar acrescido de novo inciso III, renumerando o atual inciso III e os subseq\'fcentes: \par \par "Art. 1\'ba ................................................................................ ................................................ \par \par ................................................................................ ....................................................................... \par \par III - \'e0 ordem urban\'edstica; \par \par ................................................................................ .................................................." (NR) \par \par Art. 54. O art. 4" da Lei n\'b0- 7.347, de 1985, passa a vigorar com a seguinte reda\'e7\'e3o: \par \par "Art. 4\'b0 Poder\'e1 ser ajuizada a\'e7\'e3o cautelar para os fins desta Lei, objetivando, inclusive, evitar o dano ao meio ambiente, ao consumidor, \'e0 ordem urban\'edstica ou aos bens e direitos de valor art\'edstico, est\'e9tico, hist\'f3rico, tur \'edstico e paisag\'edstico (VETADO)." (NR) \par \par Art. 55. O art. 167, inciso 1, item 28, da Lei n" 6.015, de 31 de dezembro de 1973, alterado pela Lei n\'b0- 6.216, de 30 de junho de 1975, passa a vigorar com a seguinte reda\'e7\'e3o: \par \par "Art.167. ................................................................................ ............................................. \par \par I - ................................................................................ ........................................................ \par \par ................................................................................ ....................................................................... \par \par 28) das senten\'e7as declarat\'f3rias de usucapi\'e3o, independente da regularidade do parcelamento do solo ou da edifica\'e7\'e3o; \par \par ................................................................................ .................................................." (NR) \par \par Art. 56. O art. 167, inciso I, da Lei n\'ba 6.015, de 1973, passa a vigorar acrescido dos seguintes itens 37, 38 e 39: \par \par "Art.167. ................................................................................ ............................................. \par \par I - ................................................................................ ........................................................ \par \par 37) dos termos administrativos ou das senten\'e7as declarat\'f3rias da concess\'e3o de uso especial para fins de moradia, independente da regularidade do parcelamento do solo ou da edifica\'e7\'e3o; \par \par 38) (VETADO) \par \par 39) da constitui\'e7\'e3o do direito de superf\'edcie de im\'f3vel urbano;" (NR) \par \par Art. 57. O art. 167, inciso II, da Lei n\'b0- 6.015, de 1973, passa a vigorar acrescido dos seguintes itens 18, 19 e 20: \par \par "Art.167. ................................................................................ ............................................. \par \par II - ................................................................................ ....................................................... \par \par 18) da notifica\'e7\'e3o para parcelamento, edifica\'e7\'e3o ou utiliza\'e7\'e3o compuls\'f3rios de im\'f3vel urbano; \par \par 19) da extin\'e7\'e3o da concess\'e3o de uso especial para fins de moradia; \par \par 20) da extin\'e7\'e3o do direito de superf\'edcie do im\'f3vel urbano." (NR) \par \par Art. 58. Esta Lei entra em vigor ap\'f3s decorridos noventa dias de sua publica\'e7\'e3o. \par \par Bras\'edlia, 10 de julho de 2001; 180\'ba da Independ\'eancia e 113\'b0 da Rep\'fablica. \par \par }\pard \qc \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {FERNANDO HENRIQUE CARDOSO \par \par Paulo de Tarso Ramos Ribeiro \par \par Geraldo Magela da Cruz Quint\'e3o Pedro Malan \par \par Alcides Lopes T\'e1pias \par \par Alberto Mendes Cardoso \par \par Ov\'eddio Ant\'f4nio de \'c2ngelis \par \par }\pard \qj \fi1134\li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par \par RETIFICA\'c7\'c3O \par \par \par \par LEI N\'ba 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 \par \par (Publicada no Di\'e1rio Oficial de 11 de julho de 2001, Se\'e7\'e3o 1) \par \par Na p\'e1gina 5, 1\'aa coluna, nas assinaturas, leia-se: Fernando Henrique Cardoso, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, Geraldo Magela da Cruz Quint\'e3o, Pedro Malan, Benjamin Benzaquen Sics\'fa, Martus Tavares, Jos\'e9 Sarney Filho e Alberto Mendes Cardoso. \par \par \par \par }}