2001-11-MP2107-12.rtf
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Conteúdo do arquivo
{\rtf1\ansi\ansicpg1252\uc1 \deff1\deflang1046\deflangfe1046{\fonttbl{\f0\froman\fcharset0\fprq2{\*\panose 02020603050405020304}Times New Roman;}{\f1\fswiss\fcharset0\fprq2{\*\panose 020b0604020202020204}Arial;} {\f32\froman\fcharset238\fprq2 Times New Roman CE;}{\f33\froman\fcharset204\fprq2 Times New Roman Cyr;}{\f35\froman\fcharset161\fprq2 Times New Roman Greek;}{\f36\froman\fcharset162\fprq2 Times New Roman Tur;} {\f37\froman\fcharset177\fprq2 Times New Roman (Hebrew);}{\f38\froman\fcharset178\fprq2 Times New Roman (Arabic);}{\f39\froman\fcharset186\fprq2 Times New Roman Baltic;}{\f40\fswiss\fcharset238\fprq2 Arial CE;}{\f41\fswiss\fcharset204\fprq2 Arial Cyr;} {\f43\fswiss\fcharset161\fprq2 Arial Greek;}{\f44\fswiss\fcharset162\fprq2 Arial Tur;}{\f45\fswiss\fcharset177\fprq2 Arial (Hebrew);}{\f46\fswiss\fcharset178\fprq2 Arial (Arabic);}{\f47\fswiss\fcharset186\fprq2 Arial Baltic;}} {\colortbl;\red0\green0\blue0;\red0\green0\blue255;\red0\green255\blue255;\red0\green255\blue0;\red255\green0\blue255;\red255\green0\blue0;\red255\green255\blue0;\red255\green255\blue255;\red0\green0\blue128;\red0\green128\blue128;\red0\green128\blue0; 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\par \par II - a empresa transportadora que subcontratar servi\'e7o de transporte de carga prestado por transportador aut\'f4nomo. \par \par Art. 2\'ba O valor do Vale-Ped\'e1gio n\'e3o integra o valor do frete, n\'e3o ser\'e1 considerado receita operacional ou rendimento tribut\'e1vel, nem constituir\'e1 base de incid\'eancia de contribui\'e7\'f5es sociais ou previdenci\'e1rias. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. O valor do Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio dever\'e1 ser destacado em campo espec\'edfico no documento comprobat\'f3rio do transporte. \par \par Art. 3\'ba A partir de 12 de maio de 2000, o embarcador passar\'e1 a antecipar o Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio ao transportador, em modelo pr\'f3prio ou em esp\'e9cie, independentemente do valor do frete, ressalvado o disposto no \'a7 5\'ba deste artigo. \par \par \'a7 1\'ba Quando o Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio for expedido em modelo pr\'f3prio, a aquisi\'e7\'e3o, pelo embarcador, para fins de repasse ao transportador de carga, dar-se-\'e1 junto \'e0s concession\'e1rias das rodovias, podendo a comercializa\'e7 \'e3o ser delegada a centrais de vendas ou a outras institui\'e7\'f5es, a crit\'e9rio da concession\'e1ria. \par \par \'a7 2\'ba O Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio dever\'e1 ser entregue ao transportador rodovi\'e1rio aut\'f4nomo no ato do embarque decorrente da contrata\'e7\'e3o do servi\'e7o de transporte no valor necess\'e1rio \'e0 livre circula\'e7\'e3 o entre a sua origem e o destino. \par \par \'a7 3\'ba Sendo o transporte efetuado por empresa comercial para um s\'f3 embarcador, aplica-se o disposto no par\'e1grafo anterior. \par \par \'a7 4\'ba O rateio do valor do Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio, no caso do transporte fracionado, ser\'e1 definido em regulamento. \par \par \'a7 5\'ba No caso de transporte fracionado, efetuado por empresa comercial de transporte rodovi\'e1rio, o rateio do Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio ser\'e1 feito por despacho, destacando-se seu valor no conhecimento para quita\'e7\'e3 o, pelo embarcador, juntamente com o valor do frete a ser faturado. \par \par \'a7 6\'ba At\'e9 o dia 20 de julho de 2000, as concession\'e1rias de rodovias que pratiquem a cobran\'e7a de ped\'e1gio informar\'e3o \'e0 Secretaria de Transportes Terrestres do Minist\'e9rio dos Transportes o modelo pr\'f3prio de Vale-Ped\'e1 gio obrigat\'f3rio que estejam disponibilizando aos interessados e os locais em que poder\'e3o ser adquiridos. \par \par \'a7 7\'ba O descumprimento do que estabelece o par\'e1grafo anterior implicar\'e1 a aplica\'e7\'e3o de multa di\'e1ria de R$ 550,00 (quinhentos e cinq\'fcenta reais). \par \par Art. 4\'ba Ao fornecer o Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio ao transportador rodovi\'e1rio de carga, o embarcador tem o direito de deduzir valor correspondente at\'e9 um por cento do frete contratado, a t\'edtulo de indeniza\'e7\'e3o. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A dedu\'e7\'e3o de que trata o caput deste artigo fica limitada ao valor do Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio. \par \par Art. 5\'ba O descumprimento do disposto nesta Medida Provis\'f3ria sujeitar\'e1 o infrator \'e0 aplica\'e7\'e3o de multa administrativa de R$ 550,00 (quinhentos e cinq\'fcenta reais) a R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), a ser aplicada pelo \'f3rg \'e3o competente, na forma do regulamento. \par \par Art. 6\'ba Compete ao Minist\'e9rio dos Transportes a ado\'e7\'e3o das medidas indispens\'e1veis \'e0 implanta\'e7\'e3o do Vale-Ped\'e1gio obrigat\'f3rio, a regulamenta\'e7\'e3o, a coordena\'e7\'e3o, a delega\'e7\'e3o e a fiscaliza\'e7\'e3 o, o processamento e a aplica\'e7\'e3o das penalidades por infra\'e7\'f5es a esta Medida Provis\'f3ria. \par \par \'a7 1\'ba A fiscaliza\'e7\'e3o, o processamento e a aplica\'e7\'e3o das penalidades previstas neste artigo poder\'e3o ser descentralizados mediante conv\'eanio a ser celebrado com o Minist\'e9rio do Trabalho e Emprego e com outros \'f3rg\'e3 os ou entidades da Administra\'e7\'e3o P\'fablica Federal, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Munic\'edpios. \par \par \'a7 2\'ba O Minist\'e9rio dos Transportes obriga-se a subsidiar os \'f3rg\'e3os ou as entidades de que trata o par\'e1grafo anterior, fornecendo-lhes elementos necess\'e1rios e atualizados. \par \par Art. 7\'ba Caso o Minist\'e9rio do Trabalho e Emprego venha a exer\'e7er, por delega\'e7\'e3o e descentraliza\'e7\'e3o, as atividades inerentes ao Minist\'e9rio dos Transportes, os valores arrecadados, decorrentes das multas por ele aplicadas, constituir \'e3o receita adicional do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, de que trata a Lei n\'ba 7.998, de 11 de janeiro de 1990. \par \par Art. 8\'ba Sem preju\'edzo do que estabelece o art. 5\'ba, nas hip\'f3teses de infra\'e7\'e3o ao disposto nesta Medida Provis\'f3ria, o embarcador ser\'e1 obrigado a indenizar o transportador em quantia equivalente a duas vezes o valor do frete. \par \par Art. 9\'ba Os \'f3rg\'e3os competentes do Poder Executivo, no \'e2mbito de suas atribui\'e7\'f5es, tomar\'e3o as provid\'eancias necess\'e1rias, em trinta dias, para o cumprimento do disposto nesta Medida Provis\'f3ria. \par \par Par\'e1grafo \'fanico. A partir das nove horas do dia 4 at\'e9 as vinte e quatro horas do dia 11 de maio de 2000, os ve\'edculos de transporte rodovi\'e1rio de carga ter\'e3o livre circula\'e7\'e3o, sem pagamento da tarifa de ped\'e1gio, nas rodovias so b concess\'e3o federal. \par \par Art. 10. Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provis\'f3ria n\'ba 2.107-11, de 26 de janeiro de 2001. \par \par Art. 11. Esta Medida Provis\'f3ria entra em vigor na data de sua publica\'e7\'e3o. \par \par Bras\'edlia, 23 de fevereiro de 2001; 180\'ba da Independ\'eancia e 113\'ba da Rep\'fablica. \par }\pard \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }\pard \qc \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 {FERNANDO HENRIQUE CARDOSO \par Pedro Parente \par }\pard \ql \li0\ri0\widctlpar\aspalpha\aspnum\faauto\adjustright\rin0\lin0\itap0 { \par }}