Notícias
Ministro faz abertura do Fórum Santos Export
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, participou nesta segunda-feira (26/08) da abertura do Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos (Santos Export), no litoral paulista. Ao lado dos Prefeitos de Santos, Guarujá e Cubatão, Bertioga e São Vicente, Cristino anunciou a união com o Ministério dos Transportes para a integração dos modais e ressaltou a importância de agregar os projetos entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.
O Fórum é uma iniciativa do Sistema "A Tribuna de Comunicação" e uma realização da "Una Marketing de Eventos". A edição deste ano tem como objetivo debater os problemas verificados na logística do complexo portuário santista.
O novo marco regulatório foi um dos assuntos que o Ministro abordou no discurso de abertura do Fórum. Cristino afirmou que o marco estimulará investimentos privados e trará desenvolvimento dos portos públicos do País. "O governo federal vai continuar cuidando dos portos públicos, mas vai ampliar as condições para o setor privado investir também", frisou o Ministro.
O Ministro esclareceu ainda que os portos privados poderão movimentar qualquer tipo de carga. Além disso, comentou os investimentos do Governo Federal nos acessos aos portos, dragagem e exigência de metas para serem cumpridas pelas autoridades portuárias.
O Ministro aproveitou o momento e anunciou no evento que a Secretaria de Portos (SEP) pretende se unir ao Ministério dos Transportes (MT) para auxiliar no aumento da capacidade das ferrovias que seguem em direção à Baixada Santista. A integração entre SEP e MT tem como objetivo: aumento da movimentação de cargas sobre trilhos; redução de custos; diminuir o número de carretas nas rodovias e desafogar o trânsito.
Informou ainda a chegada da draga HIN HAI NIU, que fará o aprofundamento do trecho 4, uma extensão de 5 km. Segundo os técnicos a draga fará em torno de 4 a 5 viagens por dia e irá retirar o canal cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos. Depois deste trecho o canal de Santos estará totalmente dragado pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Assessoria de Comunicação Social
comunicacaosocial.sep@portosdobrasil.gov.br
(61) 3411.3702