Notícias
Ministro acompanha presidenta em agenda no Ceará
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, participou na manhã desta terça-feira da 17ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) no Centro de Eventos do Ceará (CEC) em Fortaleza. Cristino integrou a comitiva da Presidenta da República, Dilma Rousseff, composta pelo Governador do Ceará, Cid Gomes e demais autoridades. O encontro contou também com a presença dos nove governadores da região Nordeste e mais autoridades de Minas Gerais e do Espírito Santo.
A Sudene é uma autarquia administrativa, financeiramente autônoma que integra o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, recriada pela Lei Complementar nº 125, de 03/01/2007 vinculada ao Ministério da Integração Nacional. A instituição tem como objetivo planejar, articular e coordenar todo o esforço do Governo Federal para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. A implementação desses programas, ações ou projetos contribuíram de modo relevante para a viabilização e consolidação do desenvolvimento sustentável da região.
Durante a reunião o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresentou um balanço das ações implementadas para enfrentar a estiagem e anunciou novas medidas a serem adotadas. O Governo Federal já destinou, até o momento, R$ 7,6 bilhões a ações de enfrentamento aos efeitos da seca que vem atingindo a Região Nordeste. No evento a Presidenta anunciou a liberação de mais R$ 9 bilhões a serem destinados ao abastecimento d’água, construção de cisternas, perfuração de poços, apoio aos agricultores, Garantia-Safra, entre outras ações.
O Condel é o órgão máximo de articulação, decisões estratégicas da Sudene, responsável pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento de sua área de atuação. O Conselho é integrado pelo Presidenta, por 9 Ministros de Estado, pelos 11 Governadores dos Estados, por 3 Prefeitos da Região indicados pela Associação Brasileira dos Municípios, por 3 representantes da classe empresarial indicados, respectivamente, pelas Confederações Nacionais da Agricultura, Comércio e Indústria, por 3 representantes da classe dos trabalhadores indicados, respectivamente, pelas Confederações Nacionais dos Trabalhadores na Agricultura, no Comércio e na Indústria, pelo Superintendente da Sudene e pelo Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Ainda no Ceará a Presidenta fez a entrega de 31 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras, que vão ajudar mais de 257 mil pessoas que moram no meio rural e 37 mil agricultores familiares do Ceará. Para a Presidenta, é imprescindível unir os programas emergenciais aos programas estruturantes e defendeu medidas para garantir água para as populações mais atingidas. Depois da entrega simbólica das chaves a Presidenta assinou o termo de compromisso entre o Governo Federal e o Governo do Estado para a construção da Barragem de Lontras que vai levar água para mais de 17 mil moradores da Região da Ibiapaba.
Na parte da tarde a comitiva participou inauguração da 91ª Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará do Ceará, no bairro Luciano Cavalcante.
Assessoria de Comunicação Social
comunicacaosocial.sep@portosdobrasil.gov.br
(61) 3411.3702