Projeto Trens Regionais
Sobre o Programa de Trens Regionais de passageiros, o Ministério dos Transportes esclarece o que segue:
Está em andamento o Plano de Revitalização das Ferrovias e o ministério tem o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros. Neste programa existe o Projeto Trens Regionais, reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES, nos anos 90.
Nessa retomada foram pré selecionados 14 trechos dentre os 64 trechos originais para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal (EVTESAJ) para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular. Os trechos são:
Estado | Trecho | Quilometragem |
SE |
São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras |
40 km |
PR |
Londrina - Maringá |
122 km |
RS |
Bento Gonçalves - Caxias do Sul | 65 km |
PE | Recife - Caruaru | 139 km |
RJ | Campos - Macaé | 94 km |
MG | Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete | 149 km |
SC | Itajaí - Blumenau - Rio do Sul | 146 km |
RS | Pelotas - Rio Grande | 52 km |
SP | Campinas - Araraquara | 192 km |
RJ | Santa Cruz - Mangaratiba | 49 km |
MG | Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba | 217 km |
SP | São Paulo - Itapetininga | 199 km |
BA | Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas | 238 km |
MA/PI | Codó – Teresina - Altos | 205 km |
Adicionalmente foi incluído o trecho São Luis – Itapecurú-Mirim, no Estado do Maranhão, que terá também a finalidade de suprir a necessidade de transportes em Bacabeira/MA, onde será instalado o maior complexo industrial da região e haverá uma grande demanda de transportes de trabalhadores.
O Ministério da Infraestrutura finalizou os estudos de viabilidade entre os trechos de Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Estado do Paraná.
Foram contratados, no período 2011/2012, estudos para quatro novos trechos: Pelotas – Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas – Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI – Codó/MA e São Luis – Itapecurú-Mirim, no estado do Maranhão.
Somente os estudos de viabilidade (EVTESAJ) determinarão as melhores soluções técnicas para cada projeto, o que, dentre outras variáveis, indicarão as obras necessárias, uso de linhas e faixas de domínio existentes, adequações, tecnologia do maquinário, velocidade e custos de implantação.
Os estudos, quando concluídos, serão apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los, promovendo as articulações necessárias entre as diversas esferas de governo, a iniciativa privada, as instituições de financiamento e com a agência competente.