Base de Dados Georreferenciada
Banco de Dados Georreferenciado 2010
A reestruturação da base de dados geográfica do PNLT adota nova organização interna, proposta para apresentação dos dados geoespaciais. Ela se aproxima das diretrizes apontadas pela Comissão Nacional de Cartografia – CONCAR, para a organização da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais do Brasil – INDE, bem como da lógica conceitual apresentada pelo Sistema de Informações Geográficas para Transportes – SIG–T, em desenvolvimento por consórcio de empresas para o Ministério dos Transportes – MT.
As informações que compõem a base de dados do PNLT podem ser divididas conforme a estrutura de origem e a natureza da informação em dados de oferta, demanda e custos.
Considerações Finais
O presente documento apresenta a estrutura conceitual, os formatos de dados e a organização interna, adotados para a reestruturação da base de informações georreferenciada, disponibilizada durante o processo de perenização do PNLT.
Os novos atributos da base de dados encontram–se divididos em informações sobre oferta, demanda e custos de transportes, a partir de organização hierárquica e de fluxo de dados por meio de códigos conectores.
A nova estrutura da base de dados do PNLT facilita a manipulação das informações tanto por especialistas quanto pelos demais usuários, bem como a organização dos arquivos, considerando o intercâmbio, a integração e a utilização dos dados.