Notícias
Nota ao jornal Zero Hora
Presidência da República
Secretaria de Aviação Civil
Assessoria de Comunicação Social
Em relação à matéria “Risco aéreo força o governo a negociar com controladores”, publicada nesta segunda-feira (29/08), no jornal Zero Hora, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) esclarece:
1. Não procede a informação de que a SAC “reabriu as discussões” sobre a questão da desmilitarização da atividade de controlador de voo no Brasil. O ministro Wagner Bittencourt recebeu, na última quinta-feira (25), representantes da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA). A reunião foi solicitada pela ABCTA, com a pauta de “Tráfego aéreo civil e a profissão de controlador de tráfego aéreo”.
2. Desde a sua criação, a SAC vem mantendo reuniões periódicas com diversas entidades e segmentos da sociedade com o intuito de coletar o maior número possível de informações sobre a situação do setor aéreo brasileiro.
3. Obviamente, o tema de segurança aérea fez parte do escopo da reunião. Mas o ministro reiterou durante o encontro que a responsabilidade pelo Sistema de Controle de Tráfego Aéreo é integrado à Defesa Aérea (Decea/Ministério da Defesa).
4. Ainda em relação à pauta dessa reunião, é também inverídica a informação de que “as falhas nos mecanismos de segurança” teriam motivado essa “negociação” com os controladores. A SAC reitera que as ferramentas de prevenção do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro estão em perfeito funcionamento e em estrito acordo com as normas internacionais de segurança.