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Nordeste é região com maior regularidade em aeroportos bem avaliados
Dos quatro terminais nordestinos que estão entre os 15 principais do país, três seguiram nas seis primeiras posições de ranking
Brasília (DF) – Três aeroportos do NE continuam entre os seis melhores do país, conforme a segunda pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada hoje, o que permitiu à região ser a única a manter o maior número de terminais com índices acima da média (3,81).
Natal, Recife e Salvador ficaram respectivamente nos terceiro, quinto e sexto lugares no estudo que colheu informações entre abril e junho. No primeiro levantamento (janeiro a março), esses mesmos terminais estavam na quarta, segunda e sexta posições, e ainda contavam com a companhia de Fortaleza, que passou do terceiro para o 11º posto.
O diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, Paulo Henrique Possas, avaliou que a diminuição na notas do terminal de Pernambuco mais a significativa baixa de desempenho no da capital cearense pode estar relacionada ao perfil dos passageiros.
“O primeiro trimestre engloba o período de férias, quando é grande o número de turistas nos aeroportos. Eles tendem a dar notas melhores porque não estão sob o estresse do trabalho.
Já no segundo trimestre, é grande o número de pessoas viajando a trabalho. Este público é mais exigente”, disse.
Quanto a Salvador, que nos dois estudos –ambos com a mesma média– permaneceu na sexta posição, sua nota teve uma melhora, pois passou de 3,89 para 3,91.
Em síntese, a região nordestina –a segunda em maior quantidade de terminais aéreos no conjunto dos 15 principais do Brasil, atrás do SE, com seis– se manteve em destaque em relação às demais.
Das estações de SP, MG e RJ só Santos Dumont (segundo lugar) e Confins (quarto) figuraram no sexteto classificado pelos passageiros com avaliações acima da média e que é liderado por Curitiba, novamente em primeiro.
Os dois representantes do CO (Brasília e Cuiabá) ficaram nas quatro últimas posições, como Manaus (antepenúltimo e único do Norte). Porto Alegre, que é um dos dois do Sul teve, nota 3.76.
Possas ponderou que os números tendem a melhorar a partir do quarto semestre: “a expectativa é que os passageiros comecem a perceber as mudanças que estão sendo implantadas pelas administrações dos aeroportos”.
Ele recordou que nos últimos meses, os gestores dos terminais elaboraram planos para melhorar o desempenho dos serviços indicados como ruins pelos passageiros.
As metas foram definidas a pedido da SAC, no período entre a primeira a segunda pesquisa, uma ação que corrobora a política da entidade para que os aeroportos nacionais “se adequem às necessidades do século XXI”, como defende o ministro Moreira Franco.
METODOLOGIA – Para chegar aos resultados do segundo trimestre, a SAC ouviu 23.006 passageiros nas salas de embarque e desembarque dos principais aeroportos do país. Mais da metade esperava por voos internacionais quando foram ouvidos. Os viajantes deram notas de 1 a 5 a 41 itens apresentados, entre serviços executados pelas empresas aéreas, administrações dos aeroportos e estabelecimentos comerciais em funcionamento nos terminais.
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