Notícias
Moreira Franco assume Secretaria de Aviação Civil
Durante cerimônia de transferência de cargo, ministro afirma que setor aéreo dará mobilidade necessária ao cidadão que virou protagonista do mercado de consumo
Brasília (DF) – O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou que a mobilidade é um fator fundamental para que os cidadãos possam exercer com plenitude a nova condição de protagonismo no mercado de consumo brasileiro. “Nesse sentido, num país continental, é o setor aéreo que pode viabilizar essa mobilidade”, ressaltou. A declaração foi feita durante a cerimônia de transmissão de cargo, ocorrida nesta quarta-feira, em Brasília. Moreira Franco foi empossado pela presidenta Dilma Rousseff, no sábado (16/03).
Para uma plateia de cerca de 50 pessoas, entre servidores da SAC, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Infraero, Moreira Franco destacou como o principal desafio na condução da SAC a melhora contínua da prestação do serviço aos cidadãos que utilizam os serviços aéreos no Brasil. O novo ministro disse ainda que, ao assumir uma área tão sensível, espera poder dar respostas corretas e adequadas ao setor.
Em discurso, o ex-ministro Wagner Bittencourt, que assumirá a vice-presidência do BNDES, agradeceu a oportunidade de ter passado por um produtivo período de aprendizado à frente da pasta desde a sua criação, em 2011, especialmente nos processos de concessão dos aeroportos de Viracopos, Brasília e Guarulhos. Bittencourt lembrou ainda a melhoria da gestão dos aeroportos a partir da criação do Conselho Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Moreira Franco disse à sua nova equipe que cada decisão da SAC será executada num ambiente de parceria e transparência. “Vocês terão a minha lealdade e toda a iniciativa será lastreada em bons fundamentos técnicos. Precisamos encontrar os melhores caminhos para que cada um se realize como servidor público que tem a missão de prestar o melhor serviço ao cidadão”.
O ministro da Aviação elogiou o nível técnico dos servidores da SAC: “É um ativo, um patrimônio para se preservar. O que foi construído até aqui será mantido e aperfeiçoado de forma a obtermos resultados ainda melhores no que se refere à melhoria da qualidade do serviço prestado ao usuário dos aeroportos”. Disse ainda que o trabalho da secretaria envolve pensar, formular, decidir e cumprir prazos e metas. “É preciso aliar o embasamento teórico com a obsessão de acertar. Vamos temer o erro e cada ação deve ser realizada no sentido de que possamos avaliar o resultado do nosso trabalho”, ressaltou.
Por fim, Moreira Franco afirmou que os grandes eventos que o Brasil sediará a partir desse ano, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo, são pontuais. “Temos especialistas para resolver as questões. Nosso desafio é resolver o dia a dia dos usuários dos aeroportos. Todos os players que trabalham no setor devem trabalhar para atender bem o cliente”.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Aviação Civil
Telefone: (61) 3311.7284
E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br