Notícias
Definidas as datas para transferência de operações para novos terminais
As mudanças devem ser realizadas no menor tempo possível, no entanto, requerem cautela para garantir que a população não seja prejudicada
Brasília (DF) – Começa na próxima semana o período de transferência de operações das empresas aéreas para os novos terminais que estão sendo construídos nos aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas). O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, recebeu, no início da tarde de hoje, cronograma das ações definido pelas companhias para cada caso. O processo mais complexo, do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), será discutindo em nova reunião que será realizada no próximo dia 22.
As primeiras alterações serão feitas em Brasília, entre 16 de abril e 24 de maio; Guarulhos será de 11 de maio a 27 de setembro; e em Viracopos, de 3 de junho a 5 de outubro.
“Essa transferência não pode ser feita de maneira açodada. Tem que ser programada para que o direito dos passageiros não seja prejudicado”, explicou o ministro Moreira Franco. Ele defendeu que a preocupação da SAC é com os passageiros. “Certamente algumas áreas estarão funcionando imediatamente e outras não, devido à complexidade de cada área. A transferência da infraestrutura tecnológica, por exemplo, requer mais tempo e cuidado”, disse.
Os documentos detalham como cada companhia aérea fará a transferência de operação (estrutura de check-in, de equipe, de tecnologia e de rotina de trabalho) do atual terminal para o que está sendo construído causando o mínimo de transtorno possível aos usuários do sistema aéreo brasileiro.
Para que isso ocorra, a mudança deverá ser gradativa e as concessionárias dos quatro aeroportos terão de exercer um papel fundamental no processo: atualizar as sinalizações e comunicar aos passageiros as alterações. As empresas e os aeroportos também vão lançar uma campanha de serviço à população para divulgar informações referentes ao período de mudança.
O cronograma mais elaborado será o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ao contrário dos demais aeroportos que passarão por mudanças, o aeroporto potiguar será erguido do zero, independente do antigo. No caso de Guarulhos, Viracopos e Brasília, os novos terminais de passageiros serão expansões das atuais estruturas.
Participaram da reunião as quatro empresas aéreas nacionais - TAM, GOL, Azul e Avianca - e as concessionárias, além da Anac e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O prazo inicial de entrega do planejamento era dia 27 de março. No entanto, as companhias pediram ao ministro Moreira Franco mais dez dias no prazo para concluir o trabalho.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Aviação Civil
Telefone: (61) 3311.7284
E-mail:
imprensa@aviacaocivil.gov.br