Notícias
Aeroportos de Brasília e Confins atentos a focos de incêndio
As Seções Contra Incêndio (SCI) dos aeroportos internacionais de Brasília (DF) e de Confins (MG) têm tido trabalho extra nos últimos dias em virtude das queimadas registradas dentro da área dos aeroportos.
No Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek – que chegou a operar por instrumentos por cinco horas nesta sexta-feira (9/9) por conta da grande coluna de fumaça nas suas imediações - a situação das queimadas é monitorada por meio de câmeras de segurança e de rondas periódicas realizadas no perímetro do aeroporto. A cada novo foco detectado, uma viatura da Seção de Contra Incêndio do aeroporto é deslocada para verificar a situação, efetuar o combate e, se necessário, acionar os bombeiros urbanos para prestarem apoio. “O nosso trabalho é preventivo, de evitar a concentração de fumaça”, explicou o sargento Aldair Vanderlei Coronheiro, da SCI. Além da viatura utilizada para o resfriamento do local à distância, a Seção conta também com abafadores para o combate direto das chamas.
“Estamos em alerta todo o tempo para que a fumaça não cause impacto às operações”, ressaltou o superintendente do Juscelino Kubitschek, Antonio Sales. A Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Brasília conta com 72 bombeiros – resultado de um convênio com o Governo do Distrito Federal - divididos em quatro pelotões em regime de escala, e seis veículos de Carro de Combate a Incêndios especiais para aeroporto e um carro de resgate e salvamento.
Esta semana, o Aeroporto de Confins também foi sofreu impacto das queimadas. O Aeroporto Tancredo Neves conta com 49 empregados da Infraero que atuam como bombeiros de aeródromo. A Seção Contra Incêndio conta com seis Carros de Combate a Incêndios, um carro de resgate e salvamento, além de equipamentos como motosserra e abafadores. Todos os casos de incêndio na área do Aeroporto de Confins são atendidas pela equipe de bombeiros do aeroporto. “Esse trabalho é realizado em paralelo com a manutenção dos níveis de proteção contra incêndio do aeroporto”, destacou o superintendente de Segurança Operacional da Infraero, Washington Santana.
Fonte: Infraero
Assessoria de Comunicação
(61) 3311.7284
imprensa@aviacaocivil.gov.br