Sistema Seguro e Visão Zero
A abordagem de Sistema Seguro e Visão Zero reconhece que a segurança no trânsito é resultado da relação de diversos componentes que atuam juntos, formando um sistema. As dinâmicas nas ruas são influenciadas pela interação de diferentes variáveis: instituições, leis, regulamentos, usos do solo, infraestrutura, veículos e usuários da via. Esse sistema interfere na maneira como as pessoas se deslocam e, consequentemente, no seu nível de exposição ao risco de uma colisão.
A abordagem de Sistema Seguro pressupõe uma responsabilidade compartilhada pela segurança viária. Para um trânsito mais seguro cabe às autoridades a responsabilidade de projetar e construir sistemas que considerem as falhas humanas, enquanto os usuários da via devem obedecer às leis e regulações de trânsito.
O conceito de Visão Zero define que nenhuma morte no trânsito é aceitável, entendendo que a principal prioridade é a vida humana. Portanto, o sistema de mobilidade deve ser feito de forma que minimize o grau de gravidade caso um sinistro ocorra.
Um sistema de mobilidade com alto grau de segurança gera benefícios sociais mais amplos, já que seus impactos trazem outras externalidades positivas em termos de saúde pública, acessibilidade, atividade física, qualidade do ar e sustentabilidade ambiental. Para alcançar melhores resultados em termos de segurança viária e atingir a meta de redução de mortes no trânsito, a SENATRAN através do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito traz ações que visam zerar as mortes no trânsito.
A Tabela a seguir apresenta a diferença dos paradigmas de uma abordagem tradicional para tratar a segurança viária em comparação ao Sistema Seguro.