Notícias
Rodovia BR-116/RS terá bloqueios neste sábado (18/01) para obras do viaduto de Sapucaia
Haverá bloqueios na pista no próximo sábado, 18. Pela manhã, das 7 às 12 horas, serão retirados três módulos da passarela metálica provisória instalada junto à Avenida Hugo Gerdau. No período da tarde, serão içadas mais nove vigas no sentido interior-Capital da rodovia. Este serviço tem previsão para ser executado até as 17 horas, e faz parte da construção do novo viaduto.
Os motoristas devem ficar atentos. Pela manhã a interrupção do tráfego será total nos dois sentidos por cerca de cinco minutos. A retirada da passarela metálica provisória é necessária para manter a sequência do lançamento das vigas do viaduto. A operação removerá um módulo de 24 metros que está sobre a antiga pista principal da rodovia e dois módulos de 12 metros que estão sobre os dois sentidos de tráfego das ruas laterais, que atualmente funcionam como desvios da obra. Para não prejudicar a travessia de pedestres, foi implantada uma segunda passarela provisória sobre a própria estrutura construída do viaduto, sendo conectada nas suas extremidades com a passarela de concreto existente. O local estará sinalizado.
Serão içadas mais nove vigas de 25 metros de extensão, pesando aproximadamente 27 toneladas cada uma. Para cada lançamento de viga, a faixa esquerda da pista terá de ser bloqueada por cerca de 15 minutos, sendo liberada em seguida. Durante o bloqueio, o tráfego será desviado para a faixa da direita. Em caso de chuva intensa, os serviços previstos serão adiados ou readequados para diferentes horários.
Das 324 vigas projetadas para o viaduto já foram instaladas 225. A obra está com 65% dos serviços executados e a previsão de conclusão contratual é para o final deste ano. Mas os trabalhos estão adiantados e a expectativas é de que o tráfego sobre o viaduto seja liberado em junho, minimizando os congestionamentos no local. Em seguida, os colaboradores darão continuidade nas atividades sob o viaduto. Entre as ações previstas está a construção de calçadas e canteiros.
Fonte: DNIT