Notícias
O mundo da aviação se reúne no Rio a partir desta quarta
Participarão do evento dirigentes das instituições que comandam o setor no mundo. Eles vão discutir como dinamizar o mercado, abrir novos negócios e fortalecer a aviação
Para dinamizar o mercado do setor aéreo, promover negócios, fomentar o debate e fortalecer a Aviação na América Latina, importantes players da aviação executiva e comercial e da indústria aeronáutica no mundo vão se reunir desta quarta-feira (29/03) a domingo (02/04), no International Brazil Air Show (IBAS), no Rio de Janeiro. Também estarão presentes governos, executivos do setor privado e representantes da alta gestão aeroportuária brasileira e internacional. São esperados cerca de 80 mil visitantes.
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, vai abrir os trabalhos da quinta-feira (30), no mesmo horário. A secretária-geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês), Fang Liu, estará presente no evento. O Brasil pertence ao grupo 1, grupo dos 10 países mais importantes que define as diretrizes para o futuro da aviação na ICAO. Também participam dirigentes de entidades internacionais como a FAA (Federal Aviation Administration), a IATA (International Air Transport Association) e a CLAC (Comisión Latinoamericana de Aviación Civil), entre outras.
O IBAS será realizado em auditórios do Terminal 1 do RIO Galeão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, ocupando uma área aproximada de 50 mil m2. A programação se divide entre palestras, workshops, seminários e rodadas dedicados ao público de negócios (dias 29, 30 e 31) e atividades dedicadas ao público em geral (dias 1 e 2 de abril).
O evento vai discutir as tendências, perspectivas, entraves e soluções para o setor, que hoje contribui com 1,3% do PIB do Brasil e é responsável por cerca de 1,6 milhão de empregos – quando adicionados postos de trabalho relacionados ao turismo na Aviação.
PAUTA EM DESTAQUE - Os grandes temas em discussão são organizados por eventos. A Secretaria Nacional de Aviação Civil realizará seu 1º Seminário de Tecnologia e Inovação para Aeroportos, que visa debater e apresentar novidades que aprimoram o desenvolvimento das operações aeroportuárias no Brasil.
De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, é possível estimar o legado do evento a partir dos grandes temas em destaque. “A importância da aviação como indutor do desenvolvimento e o seu potencial para a geração de oportunidades de negócios, emprego e renda, assim como seu papel como promotor da mobilidade e conectividade em todo o país estão entre as grandes questões do IBAS 2017”, defende
Outro destaque da programação está no seminário Wings os Change (WoC), que vai reunir, de forma inédita, líderes e especialistas de vários segmentos da Aviação. A atividade é organizada pela IATA (International Air Transport Association), entidade que congrega cerca de 265 companhias aéreas, o equivalente a 83% do trafego aéreo total do mundo.
Já o Aerospace Day, realizado em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, terá como foco a indústria Aeroespacial do Brasil e as oportunidades do mercado brasileiro para este setor. Além disso, haverá demonstração de paraquedismo, exposição de aeronaves e equipamentos, simuladores de voo e apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Esquadrilha CEU, em Copacabana.
O evento também contará com a participação de uma das maiores instituições educacionais do mundo com foco em aeronáutica, a Embry-Riddle Aeronautical University. Fundada em 1926, possui campi residenciais nos Estados Unidos e mais de 125 localidades ao redor do mundo, e oferece um dos mais avançados centros de pesquisa aeroespacial do mundo.
O IBAS traz, ainda, o seminário Women in Aviation, com a finalidade de promover discussões a respeito do incentivo à participação das mulheres na aviação na América Latina e reconhecer as pioneiras que trouxeram contribuições históricas para o setor.
No Brasil, vários destinos turísticos são ligados aos grandes centros a partir de aeroportos. O Landings Latin America, seminário focado exclusivamente na relação do turismo com a aviação, irá avaliar o cenário da integração aérea no continente e o desafio do desenvolvimento de novas rotas na região, além de traçar estratégias de ampliação da conectividade.
TRADIÇÃO E MERCADO PROMISSOR – O Brasil é um grande produtor de aeronaves e tem grande importância nesse setor para a América Latina, já que a Embraer é o terceiro produtor mundial de jatos comerciais e suas aeronaves operam em mais de 150 companhias aéreas ao redor do mundo. O Brasil ainda se destaca por uma ampla aviação geral (executiva), incluindo voos com helicópteros, além de ter uma grande força na aviação agrícola.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do IBAS 2017
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil