Notícias
Novo auditório da ANTT ganha maior capacidade para audiências públicas
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (12/06) a solenidade de inauguração do novo auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com acomodação para 350 pessoas e equipado com sistemas de audiovisuais modernos, o que irá ampliar a infraestrutura para realização de audiências públicas e demais eventos. Batizado em homenagem ao ex-ministro dos Transportes e ex-senador Eliseu Resende, falecido em 2011, a cerimônia reuniu o ministro dos Transportes, César Borges, o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, o ex-ministro Paulo Sérgio Passos, além do primeiro diretor da Agência, José Alexandre Resende, gestores e parlamentares para o descerramento da placa inaugural do espaço.
Na ocasião, os integrantes da mesa lembraram Eliseu Resende, ao destacar suas ações e iniciativas para que a ANTT e outras agências reguladores fossem instituídas além dos feitos do homem público e gestor que sagrou-se como uma importante personalidade pública, a partir de suas realizações que redefiniram novos rumos e perspectivas para setor de transportes do Brasil.
José Alexandre, primeiro diretor da ANTT e filho de Eliseu Resende, conta que as tratativas para a criação do órgão iniciaram ainda em 1996. “A homenagem é muito significativa, pois sei o quanto foi feito, todo o trabalho, estudos e tempo dedicado à criação das agências reguladoras. Foram muitas discussões entre especialistas, entre mim e meu pai, e outros colegas também aqui presentes. Lembro até os domingos que eu e ele, caminhando pelo calçadão de Copacabana, ainda discutíamos a necessidade da modernização do país e o surgimento das agências”, relembrou.
Para o diretor Jorge Bastos, outros momentos também marcaram a sua trajetória. “O senador foi meu relator à época de minha nomeação para a diretoria da ANTT. Sem dúvida, foi um grande incentivo para minha atuação, o qual deixou minha incumbência ainda maior, para o exercício do cargo. Todos aqui presentes sabem o quanto o nome de Resende representa em nosso segmento. Tanto que foram unânimes na escolha da denominação do Auditório, cuja homenagem ainda é mínima diante de tudo que Eliseu Resende fez para o país”, afirmou o diretor Jorge Bastos.
O ministro César Borges adensou o reconhecimento ao trabalho de Eliseu Resende, recordando situações em que ele teve a oportunidades de apreciar e dividir ideias com o senador. “Quando ainda era um jovem engenheiro e atuava nas inspeções da rodovia BR 324, que liga Salvador a Feira de Santana, fui agraciado com a presença de Resende, enquanto presidente do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Mais adiante, testemunhei sua dedicação incansável junto às Comissões de Infraestrutura do Congresso, em sua passagem política”, rememorou.
O ministro ressaltou que Resende foi responsável pela implantação do verdadeiro rodoviarismo no país, mas lamentou que ainda há uma grande luta pela frente a ser travada para que novas metas sejam alcançadas, como programa o governo federal. “Sem dúvida é um exemplo a ser seguido, um paradigma inspirador para as futuras gerações. Mas é preciso que haja uma conscientização dos órgãos fiscalizadores e de controle, para que este cipoal de leis não vença os nossos objetivos e não impeça o crescimento do país”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes