Notícias
No Ceará, ministro sobrevoa trechos da Transnordestina
Vistoria aconteceu nesta sexta-feira (26), durante agenda com o presidente Jair Bolsonaro
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sobrevoou, na manhã desta sexta-feira (26), trechos da ferrovia Transnordestina, no Ceará. Freitas acompanhou o presidente da República, Jair Bolsonaro, que durante a agenda inaugurou as obras finais da transposição do Rio São Francisco no Estado, no município de Penaforte.
A Transnordestina é uma das obras que serão retomadas pelo Governo Federal. O empreendimento, que teve início em 2006, surgiu como uma proposta articuladora do desenvolvimento regional do Nordeste, com a redução dos custos de transportes dos produtos provenientes dos polos industriais, minerais e de agronegócios existentes na região.
As obras da ferrovia foram retomadas em 2019, nos trechos entre o Ceará e o Piauí, após tratativas com o player privado CSN, que se comprometeu a investir R$ 257 milhões, de capital próprio, na concessão.
Já o Ministério da Infraestrutura (MInfra), estuda medidas para estimular o reinvestimento em empreendimentos ferroviários, como a Transnordestina. "Essa é uma obra que trará muitos benefícios quando concluída. Irá alavancar o escoamento da produção da região, aumentar a competitividade agrícola, dinamizar as economias locais e reduzir as desigualdades sociais", destacou o ministro.
Foto: Secom/PR
Assessoria Especial de Comunicação
Ministro da Infraestrutura