Notícias
Navio de cabotagem financiado pelo FMM entra em operação
O Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, financiou o projeto de construção do graneleiro LOG-IN Tambaqui, que entrou em operação este mês. O valor do projeto é de R$ 167,7 milhões, dos quais 90% foram financiados pelo FMM, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A embarcação foi construída no Estaleiro Ilha S.A. ( EISA), no Rio de Janeiro (RJ).
É mais um navio de cabotagem (navegação entre portos marítimos de um mesmo país) produzido com recursos do Fundo, que, em 2012, investiu R$ 4,8 bilhões para o fortalecimento da marinha mercante e da indústria naval brasileira. A embarcação, encomendada pela empresa Log-In Logística Intermodal, foi concluída em dezembro de 2012.
Com capacidade para transportar 75 mil toneladas, o Log-In Tambaqui possui 245 m de comprimento e 11,58 m de calado. De acordo com a empresa, o graneleiro será utilizado no transporte de bauxita entre os portos de Trombetas e Vila do Conde, ambos no estado do Pará, em substituição a navios estrangeiros afretados.
O LOG-IN Tucunaré - navio semelhante também financiado com recursos do Fundo - está em construção no mesmo estaleiro com previsão de conclusão para o final de 2013.