Notícias
MT realiza oficina para captar experiências internacionais
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, abriu nesta terça-feira (8/05), às 9h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, a oficina internacional “Governança no Setor de Transportes”, na busca pelas “melhores práticas existentes no mundo para a gestão do setor”. As reuniões de trabalho - abertas a representantes de diversos órgãos públicos, órgãos de acompanhamento e controle, entidades de classe e universidades - serão realizadas até a próxima quinta-feira (10).
Durante a abertura, o ministro destacou a atual política macroeconômica adotada pelo país e os reflexos trazidos pela estabilidade como o interesse de investidores estrangeiros. Segundo Passos, a recente mudança no cenário econômico trouxe uma maior preocupação com a otimização dos recursos orçamentários e com o aprimoramento dos processos de parceria com o setor privado.
Ao detalhar os objetivos da oficina, o ministro assegurou que os três dias de trabalho vão permitir uma discussão rica e capaz de “trazer um substancial aporte de boas práticas”. “Estamos reunidos para tratar das melhores experiências e práticas no mundo para a gestão dos transportes. O que nos motiva neste momento é o desejo de avançarmos do ponto de vista institucional, do planejamento e da gestão das obras públicas dos transportes. Nós queremos fazer mais, queremos fazer de forma mais competente, queremos que nosso país se estruture e se aprimore em todos os seus Poderes para levar a cabo as responsabilidades das áreas de transportes, porque ela é instrumento fundamental para o processo de crescimento e desenvolvimento econômico do nosso país”.
Ao todo, serão 13 palestrantes, oriundos de 10 diferentes países, divididos em três áreas de discussão: aspectos institucionais da gestão, planejamento e projeto de obras públicas e contratação, controle e gestão de obras públicas. O desafio dos técnicos envolvidos nesse fórum de discussões está na busca permanente da melhoria do gasto público, maximizando a utilização dos recursos orçamentários, enfrentando as necessidades de reestruturar todo o setor, além de aprimorar as parcerias com a iniciativa privada.
A oficina internacional realizada pelo Ministério dos Transportes recebe apoio do Banco Mundial e do Movimento Brasil Competitivo e tem como justificativa central, a busca de melhores práticas, na gestão pública. As discussões também reunirão técnicos de outros ministérios (Casa Civil, Planejamento, Meio Ambiente, Portos, Aviação Civil, Defesa e Desenvolvimento, Indústria e Comércio), além de órgãos de controle (AGU, CGU, TCU, MPU e Polícia Federal), universidades e associações privadas de usuários, operadores, projetistas e construtores do sistema de transportes.
Os debates começaram nesta terça-feira com quatro palestrantes: Adolfo Menéndez, membro da Confederação Espanhola das Organizações de Negócios (CEOE) e da Comissão para Infraestrutura e Planejamento Urbano, ex-vice secretário do Ministério dos Transportes e Infraestrutura da Espanha; King Gee, ex-administrador associado para infraestrutura da Administração Federal Rodoviária (Federal Highway Administration – FHWA) dos Estados Unidos da América; Robin Dunlop, secretário de Transportes do Ministério de Transportes da Nova Zelândia; e Pedro Navarro, diretor-geral de Tráfego do Ministério do Interior da Espanha.
- Notícias
- Programação
- Minibiografia
-Apresentações
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fones: (61) 2029-7038/7039