Notícias
Ministro homenageia presidente Bolsonaro com Medalha do Mérito Mauá
Ao todo, 180 personalidades públicas, entre elas, o vice-presidente Mourão, e dezenas de ministros e parlamentares, receberam a condecoração mais importante da Pasta
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entregou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a mais alta homenagem da Pasta: a Medalha do Mérito Mauá. A entrega, realizada numa cerimônia em Brasília, nesta quinta-feira (15), simboliza o reconhecimento das personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país.
Confira como foi a cobertura da cerimônia pelo Twitter do Ministério da Infraestrutura
Para o ministro Tarcísio, a Medalha do Mérito Mauá representa não só reconhecimento a cada um dos agraciados, mas o compartilhamento da responsabilidade pela solução dos problemas nacionais. “Isso não é uma tarefa só do governo. A união dos brasis, tão iguais e tão diferentes, mas aglutinados numa só nação, fará com que o país atinja a sua vocação: ser grande. E todos nós poderemos em breve ter orgulho de fazer parte de uma geração que não se permitiu ser a geração perdida, mas sim a geração da reconstrução nacional. Nós vamos dizer ao final da jornada: não vivemos em vão”, avaliou o ministro.
Ao todo, 180 pessoas foram agraciadas, entre elas, o vice-presidente, Hamilton Mourão, além de 18 ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), três comandantes das Forças Armadas, mais de 20 parlamentares e servidores públicos de diversas instituições.
A premiação é dividida em duas categorias: “Serviços Relevantes” e “Cruz Mauá”. Na primeira, são agraciados aqueles que trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. Já a categoria “Cruz Mauá” premia quem tenha cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor de transporte, bem como aqueles que, pelo seu nível de conhecimento, tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência dos serviços.
Na categoria “Serviços Relevantes”, foram homenageados os ministros de Estado: Paulo Guedes, da Economia; Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública; Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Ricardo Salles, do Meio Ambiente; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Fernando Azevedo, da Defesa; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência; Jorge Antônio de Oliveira, da Secretaria-Geral; Bento Albuquerque, de Minas e Energia; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União; entre outros.
As medalhas nesta categoria também foram concedidas aos ministros do STF, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e Gilmar Mendes; e aos comandantes das Forças Armadas: Edson Pujol, do Exército; Antônio Carlos Bermudez, da Aeronáutica; Ilques Barbosa Junior, da Marinha. O Advogado-Geral da União, André Mendonça, e o assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional, Eduardo Villas Bôas, também foram condecorados. O presidente do TCU, José Múcio Monteiro Filho, e os ministros Bruno Dantas e Benjamin Zymler, também receberam a homenagem.
Já na categoria “Cruz de Mauá”, foram contemplados representantes das entidades parceiras e vinculadas, entre elas o DNIT, a Valec, a Infraero, a EPL, a ANTT, a Anac, a Antaq, as Companhias Docas, o Ibama, o PPI, entre outras instituições. Secretários e técnicos do ministério da Infraestrutura também receberam do ministro Tarcísio, do presidente Bolsonaro e do vice-presidente Mourão, as medalhas por sua contribuição ao longo dos anos em prol da infraestrutura brasileira.
PATRONO DOS TRANSPORTES – A Medalha de Mérito Mauá, instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, na década de 1940, também são creditados a ele.
A Medalha de Mérito Mauá é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham trabalhado de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil.
A relação com os nomes de todos os homenageados foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Decreto de 8 de agosto de 2019 do Ministério da Infraestrutura .
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura