Notícias
Ministro César Borges destaca investimentos em obras na Bahia
As obras de infraestrutura logística, previstas e em execução, que irão fomentar a economia da Bahia foram apresentadas pelo ministro dos Transportes, César Borges, nesta quinta-feira (08/08) em Salvador para uma plateia de empresários e lideranças políticas reunida no Fórum de Oportunidades de Investimento na Bahia. “Nós devemos nos debruçar cada vez mais na eficiência dessa malha. Essa é a grande malha que apoia a logística da Bahia e do Brasil”, garantiu.
Sobre a BR-116, no trecho compreendido entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais, o ministro informou que a concessionária ViaBahia irá entregar a duplicação do trecho entre Feira de Santana e o Rio Paraguaçu até fevereiro de 2014. “A ViaBahia tem a obrigação de iniciar, em outubro deste ano, mais de 90 quilômetros de duplicação” acrescentou. Para César Borges, a licitação de outro trecho, na parte norte da BR-116, prevista para este semestre, “deve resolver o grande gargalo do contorno de Feira de Santana”.
A duplicação do trecho sul da BR-101, compreendido entre Feira de Santana e a divisa do Espírito Santo, está incluída no Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal. César Borges avalia que a rodovia é a segunda mais importante para o estado da Bahia. “Para o trecho norte está prevista, também para este semestre, a licitação para duplicação do trecho que vai de Feira de Santana até a divisa com o Sergipe”, disse.
Na ocasião, o ministro destacou ainda a recuperação de toda a BR-242 e salientou que só não está concluído o trecho Luis Eduardo Magalhães (BA) ao Tocantins (TO), mas a empresa contratada já está pronta para iniciar as obras neste trecho.
Ferrovias – Para o setor ferroviário da Bahia, está prevista a concessão de 1.643 mil quilômetros conforme os estudos do Programa de Investimento em Logística (PIL). Ainda segundo o PIL, deverão ser investidos R$ 12,65 bilhões para implantação e manutenção da malha ferroviária concedida. A previsão é que as licitações ocorram no primeiro semestre de 2014, segundo informou o ministro.
De acordo com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), outros 1.022 quilômetros de ferrovias serão construídos na Bahia, dos quais as obras de 537 quilômetros já estão em execução. Os investimentos do PAC para esses ramais ferroviários na ordem de R$ 4,4 bilhões.
Também estiveram presentes no “Fórum de Oportunidades de Investimento na Bahia” o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o diretor-geral do DNIT, Jorge Fraxe, além de secretários estaduais e empresários. Essa foi a primeira edição do fórum, que teve como objetivo fomentar a economia da região.
Confira a apresentação Infraestrutura de Transportes Existente e Projetada/Visão do Governo Federal/Fórum de Oportunidades de Investimentos na Bahia
Foto: Governo do Estado da BA